Auxílio Governo

Restituição IR 2022: pagamento das retificações

Às vezes, ao enviar a declaração do IR, descobrimos que há algum erro de digitação ou valor enviado e, com isso, é preciso retificar a declaração enviada. Mas será que essa ação altera a data de recebimento da restituição IR 2022? Para saber a resposta, continue a leitura!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 20/07/2022

Descubra hoje como funciona a restituição IR 2022 depois da declaração retificadora

Antes de mais nada, veja aqui como funciona a restituição IR 2022. Fonte: Canva / Receita Federal.
Antes de mais nada, veja aqui como funciona a restituição IR 2022. Fonte: Canva / Receita Federal.

Uma das principais perguntas que os contribuintes têm sobre o Imposto sobre a Renda de Pessoa Física é sobre a restituição IR 2022. O valor pode ser usado para o pagamento de contas, adiantamento de pagamentos e o que for da sua preferência.

Mas, para poder se planejar quanto ao uso, é preciso saber a data em que será feita a restituição e se há algum acontecimento que pode mudar esse prazo.

Caso você queira fazer a retificação de uma declaração de IR, é importante saber que essa ação afeta o prazo de recebimento da restituição do valor e também, para conseguir fazê-la, é necessário seguir um passo a passo detalhado.

Declaração para pessoa física.

Como declarar empréstimo no Imposto de Renda

Você sabia que é necessário declarar os empréstimos acima de 5 mil na declaração do imposto de renda? É isso mesmo, te esclarecemos as dúvidas do assunto aqui, veja!

Por isso, é de extrema importância conhecer um pouco mais sobre o imposto de renda, como funciona a retificação e a restituição. Dessa forma, você evita problemas ou até mesmo ficar sem receber os valores que estava esperando ou, ainda, cair na temida “malha fina”.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto e como fazer a retificação do imposto de renda de 2022, da forma correta, para receber a sua restituição no prazo definido pela Receita Federal? Então, continue a leitura com a gente!

Documentos para Imposto de Renda: veja quais são!

Que a declaração do imposto de renda é obrigatória você já deve saber, mas e os documentos necessários para conseguir realizá-la com sucesso, você sabe quais são? Veja!

Anúncios

Qual o prazo para retificar o Imposto de Renda 2022?

O imposto de renda de pessoa física está na legislação brasileira desde 1992, com o objetivo de destinar os valores arrecadados para diversos setores do país, como segurança, saúde e educação.

Cada contribuinte, que atinge um determinado teto de ganhos ao ano, paga de acordo com os seus rendimentos anuais, que podem ser de 8 a 20% do valor, a depender dos seus ganhos anuais.

Ou seja, esse imposto é aplicado sobre o percentual de ganho que é declarado pelo contribuinte, e as taxações maiores ocorrem para os cidadãos com salários e rendimentos maiores, e quem ganha abaixo do limite estabelecido pela Receita Federal não precisa declarar o imposto de renda.

Mas, é importante saber que além do salário, existem outros valores tributáveis, como prêmios em dinheiro, investimentos, aluguéis, etc.

A entrega do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física de 2022 acabou em 31 de maio, mas se você precisar ou desejar fazer uma alteração, para corrigir erros de informação ou outras coisas, poderá pedir a retificação de dados em até 5 anos após o envio da declaração original.

Porém, é importante saber que na retificação não é permitido trocar o modelo da declaração enviada. Essa ação só é permitida se a retificação for feita dentro do prazo de entrega da IRPF, que, no caso, já expirou. Sendo assim, o contribuinte poderia alterar a forma de tributação e escolher o modelo simplificado ou completo.

Além disso, é importante ressaltar, também, que a retificação feita após o prazo de entrega do Imposto de Renda não tem nenhuma multa ou custo ao contribuinte, somente se cair na “malha fina”.

Neste caso sim, será necessário apresentar documentos e comprovantes que atestem as informações contestadas pela Receita Federal. Caso contrário, haverá a possibilidade de ser multado.

Como fazer a retificação do imposto de renda 2022?

Então, saiba aqui como funciona a retificação do IRPF 2022. Fonte: Freepik.
Então, saiba aqui como funciona a retificação do IRPF 2022. Fonte: Freepik.

Para fazer a retificação do imposto de renda 2022, siga os seguintes passos:

  • Acesse o programa da Receita Federal e aceite a solicitação para atualização. Na tela, a versão do software estará na versão 1.7;
  • Abra o programa e entre na aba “transmitidas”;
  • Selecione a última declaração entregue e confirme os dados de número do recibo, o tipo da declaração emitida, o número do seu CPF e se o seu o nome está correto;
  • Clique na seta virada para a esquerda e que mostra a letra “R”. Esse é o ícone de retificação;
  • Selecione a declaração a ser retificada. Uma imagem aparecerá na tela avisando que foi criada uma cópia na aba de preenchimento e outra perguntando se você deseja continuar;
  • Confirme que você deseja continuar e será direcionado automaticamente para dentro da declaração a retificar;
  • Abra a declaração e acesse a aba “identificação do contribuinte”;
  • Salve o recibo da entrega e selecione a aba que deseja acessar para corrigir os dados;
  • Faça todas as alterações, e quando concluir, acesse a aba “entregar declaração”;
  • Depois de entregar a declaração retificadora, a aba “transmitidas” irá mostrar um novo número de recibo.

Anúncios

Restituição do Imposto de Renda para quem fez a retificação

Depois de enviar a declaração retificadora, o contribuinte do IRPF que tem direito à restituição do Imposto de Renda terá o recebimento desses valores adiado, conforme a data da entrega da declaração retificada.

A data passará a contar a partir dessa entrega, de acordo com a Receita Federal. Por isso, já se programe para receber o valor da restituição depois do prazo anterior, da primeira entrega do Imposto de Renda sobre a Pessoa Física.

Como consultar sua declaração retificadora?

Por fim, saiba mais sobre a consulta à sua declaração retificadora. Fonte: Freepik.
Por fim, saiba mais sobre a consulta à sua declaração retificadora. Fonte: Freepik.

Depois de entregar a declaração retificadora, caso você queira consultá-la, você precisa ter o número do recibo que foi gerado na hora do envio.

Depois disso, crie uma senha e gere um código, indo diretamente para a página do e-CAC. Sendo assim, é só informar o CPF, a senha criada e o código de acesso gerado. Depois disso, é só clicar em avançar e seguir com a consulta.

E aí, conseguiu fazer a retificação da sua declaração de imposto de renda?

Esperamos que o nosso conteúdo ajude com essa questão e que em breve consiga o pagamento da restituição do IRPF, após a entrega da declaração retificadora.

Para mais conteúdos como esse, é só continuar a leitura com o nosso conteúdo recomendado abaixo. Até mais!

Declaração para pessoa física.

Como adicionar despesa médicas no Imposto de Renda

Teve alguma despesa médica? Guarde o recibo ou nota fiscal pois, você pode incluí-la em seu imposto de renda. Saiba como aqui!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

7 serviços da Serasa que você provavelmente não conhece

Serviços da Serasa online podem ser uma ótima ajuda para organizar de vez sua vida financeira. Clique e saiba mais sobre isso aqui!

Continue lendo
content

Quem não tem direito ao saque extraordinário de R$1 mil do FGTS?

Confira agora mesmo quem não vai receber o novo saque FGTS de R$1 mil, programado para começar no próximo dia 20 de abril.

Continue lendo
content

Quais os melhores sites para ganhar dinheiro?

Confira a nossa lista com os melhores sites para ganhar dinheiro e comece 2022 de bem com o seu bolso! Clique aqui e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Vale a Pena Investir em ações Azul?

Investir em ações Azul é um bom negócio em geral. Mas houve uma leve queda devido ao surto do Coronavírus. Clique e confira mais sobre isso!

Continue lendo
content

Vale a pena investir em ações Magazine Luiza?

As ações Magazine Luiza são uma das mais famosas no meio dos investimentos. Mas afinal, será que vale a pena investir nelas? Te contamos aqui.

Continue lendo
content

As 25 pessoas mais ricas do mundo e o seu patrimônio líquido. Confira!

Quer saber quem são as pessoas mais ricas do mundo e o seu patrimônio líquido? Então, leia este post e confira a nossa lista com 25 nomes.

Continue lendo