Educação financeira

PIS/PASEP 2022: quem não recebeu o benefício pode entrar com recurso

Quem cumpriu os requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho em 2020 e mesmo assim não teve direito ao pagamento do Abono Salarial este ano pode entrar com um recurso administrativo de não-pagamento. Saiba mais a seguir!

Anúncios

Se você tem direito ao Abono Salarial mas não foi contemplado com o benefício, pode entrar com um recurso de não-pagamento. Entenda.

Veja como entrar com recurso para receber o PIS/PASEP. Fonte: Adobe Stock.
Veja como entrar com recurso para receber o PIS/PASEP. Fonte: Adobe Stock.

No último dia 07 de abril, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que os cidadãos que não receberam o PIS/PASEP este ano já podem entrar com recurso administrativo. Os pagamentos deste ano beneficiaram cerca de 23 milhões de trabalhadores que exerceram suas atividades em 2020. No entanto, o processo do Abono foi marcado por algumas falhas dos órgãos responsáveis. 

Sendo assim, quem acredita que tem direito ao incentivo mas foi excluído do calendário de pagamentos, pode contestar o ocorrido junto às Superintendências Regionais do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Previdência. De acordo com informações do governo, a análise do recurso leva em média 45 dias. 

O Abono Salarial pago pelo governo em conjunto com a Caixa Econômica este ano começou em fevereiro, e teve como referência o ano-base 2020. Isso porque, devido aos gastos com o Auxílio Brasil durante a pandemia, adiaram-se os pagamentos de 2021 para 2022. Quem tem direito ao salário extra pode efetuar o saque até dia 29 de dezembro.

No último mês, a Dataprev reconheceu uma falha sistêmica que acabou excluindo uma parte dos beneficiários do calendário de pagamento do Abono. Após o reprocessamento de dados, mais de 1,9 milhão de trabalhadores foram reconsiderados para receber o PIS/PASEP. 

Os critérios de recebimento do Abono Salarial permanecem os mesmos dos anos anteriores. Quem determina e elegibilidade do cidadão é o Ministério do Trabalho e Previdência.

Como entrar com o recurso administrativo do PIS/PASEP 2022?

Antes de mais nada, é importante destacar que para ter direito ao Abono, o trabalhador precisa cumprir os requisitos exigidos durante o ano-base de pagamento. Ou seja, em 2020. 

Isso significa que ele precisa ter trabalhado mais de 30 dias com carteira assinada. Além disso, precisa estar inscrito no PIS/PASEP a no mínimo 5 anos ante a 2020 e ter recebido menos do que dois salários mínimos por mês.

Se o contribuinte se encaixa nessa categoria e mesmo assim não recebeu o Abono Salarial, ele deve entrar com o recurso de não-pagamento através do endereço de e-mail do Ministério do Trabalho do Estado em que ele reside. 

Por fim, a orientação do MTP em relação ao recurso é que o trabalhador deve buscar auxílio em todos os canais de acesso para confirmar se realmente não recebeu os valores devidos antes de iniciar o processo. 

E, se você ainda não se inscreveu no PIS/PASEP ou não sabe como fazer, confira o conteúdo recomendado abaixo com o passo a passo!

Como se inscrever no PIS/PASEP

Confira em detalhes o processo de inscrição nos programas PIS e PASEP.

Sobre o autor  /  Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão C6 Carbon ou Cartão Unicred Black: qual o melhor?

Veja nossa comparação do cartão C6 Carbon ou cartão Unicred Black para ver qual deles melhor atende suas necessidades financeiras. Confira!

Continue lendo
content

Veja como atualizar dados no Caixa Tem para solicitar o novo microcrédito Caixa

Confira qual o processo que você deve seguir para atualizar dados no Caixa Tem e garantir acesso ao SIM Digital, o novo empréstimo Caixa!

Continue lendo
content

Crefisa é confiável?

Afinal de contas, pedir empréstimo com a Crefisa é confiável? Analisamos vários aspectos para chegar a resposta desse questionamento. Veja!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Agora é possível simular o parcelamento de compras à vista no Nubank antes mesmo de efetuá-las!

Através do simulador de parcelamento Nubank, agora é possível saber o quanto você vai pagar em uma compra antes de passar o cartão!

Continue lendo
content

Cartão Will Bank ou Cartão Méliuz: qual o melhor?

Está em dúvida entre o cartão Will Bank e o Méliuz? Confira o post de hoje e veja a comparação entre esses dois modelos e decida qual deles é o melhor!

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo Click Cash

Conheça o empréstimo pessoal Click Cash e veja em primeira mão como solicitar o seu e aproveitar todos os seus benefícios exclusivos, confira!

Continue lendo