Auxílio Governo

Moradores de Petrópolis tem FGTS Calamidade liberado

O Governo Federal liberou mais um município para o saque do FGTS Calamidade. Com as fortes chuvas e enxurradas, Petrópolis contabiliza mais de 200 mortos e já decretou Calamidade Pública.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 28/02/2022

As fortes chuvas e enxurradas tem causado estrago em diversos municípios que já decretaram Calamidade Pública. Entenda como receber seu FGTS Calamidade.

Liberado saque calamidade do FGTS. Fonte: Senhor Finanças.
Liberado saque calamidade do FGTS. Fonte: Senhor Finanças.

Desde o ano passado que as fortes chuvas vêm causando estragos em regiões de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Recentemente, o desastre de Petrópolis na região serrana do Rio já contabiliza mais de 200 mortos, número recorde até então. Desse modo, já está liberado o saque do FGTS Calamidade para esses moradores, que o intuito de ajudar os cidadãos em situação de vulnerabilidade da região. Entenda melhor a seguir.

Antes de mais nada, o FGTS Calamidade consiste na liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para quem possui contas ativas e inativas. No entanto, para que isso aconteça, deve haver um decreto estadual de Calamidade Pública, bem como a permissão do Governo Federal para que o dinheiro seja liberado. Se você tem dúvidas quanto a benefício, confira as principais delas a seguir.

Casa Cred oferece saque aniversário do FGTS

Você sabia que pode sacar 12 parcelas do seu FGTS de uma só vez? Veja como!

Mas, afinal, quem tem direito ao saque?

Primeiramente, será necessário ter saldo positivo em uma conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para conseguir fazer a retirada. Ou seja, você precisará ser um cidadão com CLT para usufruir do benefício. Além disso, será necessário ser residente em uma região onde tenha sido declarado Calamidade Pública, ou ainda ter perdido todo seu imóvel em um incêndio. Somente então poderá ser liberado o acesso ao FGTS Calamidade.

Anúncios

Situações que dão acesso ao FGTS Calamidade

Pois bem, existem algumas situações específicas que podem te dar acesso ao benefício do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Primeiramente temos enchentes, inundações graduais ou bruscas, alagamentos e enxurradas. Além disso, inundações provocadas pela invasão da água do mar também se classificam para receber o FGTS Calamidade.

Ademais, precipitações de granizo, tempestades, vendavais intensos ou ciclones extratropicais, furacões e tufões também entram na lista. Por fim, tornados e trombas d’águas, além de rompimentos e colapsos de barragens que causem danos residenciais deverão ter direito ao saque do FGTS Calamidade.

Anúncios

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Como solicitar?

Antes de mais nada, será necessário realizar o download do aplicativo do FGTS em seu aparelho celular. Vale lembrar que o app está disponível nas plataformas digitais do Google Play e App Store de forma gratuita. Depois de acessar o app, selecione “Meus saques” e então “Outras opções de saque”. Em seguida, selecione o motivo “Calamidade pública” e escolha entre os municípios disponíveis na lista.

Então, você deverá escolher entre as opções crédito em conta ou sacar pessoalmente para receber o FGTS Calamidade. Vale lembrar que o app irá solicitar alguns documentos pessoais para enviar para análise. Ao finalizar a solicitação, aguarde a análise da Caixa Econômica Federal para liberação do crédito na conta informada.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como abrir conta BMG

Já pensou ter uma conta digital que te permite resolver tudo na palma da sua mão? Então, veja aqui como abrir conta BMG e surpreenda-se!

Continue lendo
content

Gás encanado deve sofrer reajuste de 60% até agosto de 2022

O gás encanado deve passar por um grande reajuste de preço nos próximos meses, chegando a até 60% em agosto. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça a exclusividade da conta Itaú Uniclass

Saiba tudo sobre esse pacote de serviços Itaú Uniclass para a sua conta! Desde assessoria exclusiva até facilidades em investimentos.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Review cartão Carrefour Mastercard Gold 2021

Confira nosso review cartão Carrefour Mastercard Gold e conheça suas vantagens, como cobertura internacional, Mastercard Surpreenda e muito mais!

Continue lendo
content

Veja como contratar e personalizar o seguro de vida do Nubank

Veja agora mesmo como contratar o seguro de vida do Nubank, além das coberturas oferecidas e valores cobrados. Confira aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Wayfair

Com o cartão Wayfair você pode comprar em lojas e até mesmo em sites. Para ver como solicitar direto do site, basta acompanhar aqui.

Continue lendo