Dicas

Qual o custo de vida na França? Descubra aqui!

Já pensou morar em Paris? Essa é uma realidade que pode ser sua, desde que você saiba qual é o custo de vida para residir no país. Para mais informações sobre o assunto, continue a leitura do artigo adiante.

Anúncios

Confira o custo de vida antes de pensar em mudar de país

Confira as nossas dicas sobre custo de vida na França e veja se vale a pena se mudar para o país. Fonte: Freepik.
Confira as nossas dicas sobre custo de vida na França e veja se vale a pena se mudar para o país. Fonte: Freepik.

Morar na França é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, saber qual o custo de vida na França é imprescindível para verificar se essa é uma opção viável ou não.

Afinal de contas, há quem diga que não há preço que pague para morar em um dos países com a cultura mais rica mundialmente. Mas, na prática, não é bem assim que funciona.

13 aplicativos para organizar suas finanças

Está buscando alguma alternativa para organizar as suas finanças? Listamos aqui 13 dicas de apps que podem te ajudar com isso, continue a leitura e saiba mais.

Antes de decidir sobre a sua mudança ao país, você vai precisar avaliar os custos básicos para viver na França, a fim de definir se esse é um valor que cabe no seu orçamento.

E para te ajudar nessa função, reunimos aqui neste artigo as principais informações sobre o custo de vida na França.

Por que se mudar para a França?

Veja aqui os motivos de morar na França. Fonte: Freepik.
Veja aqui os motivos de morar na França. Fonte: Freepik.

Antes de mais nada, você precisa primeiro entender quais são os motivos que justificam a mudança para a França.

E sobre isso, temos que dizer que os motivos são variados. Não é à toa que atualmente, segundo informações divulgadas pelo Itamaraty, já são mais de 80 mil brasileiros residentes no país.

Isso é, engana-se quem pensa que o único motivo que justifica a mudança para a França é o fato de ser um belo ponto turístico, sendo considerado o país que mais recebe visitantes.

Além da atração turística, o país também é referência quando o assunto é qualidade de vida, saúde, educação, segurança e transporte público, fatores que impactam diretamente a vida das pessoas.

Conheça o cartão Smiles Santander Platinum

10 melhores cartões de crédito para viajar

Deseja solicitar um cartão para utilizar em sua viagem? Então confira aqui as nossas dicas e veja quais são as melhores opções de cartão de crédito para viajar.

Qual o custo de vida na França?

Bom, possivelmente você está encantando com tantos motivos que justificam a mudança para a França, ainda que seja por alguns meses ou anos.

No entanto, antes de tomar a decisão de mudar para o país, você precisa realizar um planejamento financeiro dentro da realidade de custo de vida da França. Veja alguns dados que separamos a seguir.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Moradia

De início, vamos começar pela moradia. Vale ressaltar que, assim como acontece em outros países do mundo, o valor com moradia é o que mais vai comprometer a sua renda mensal.

No entanto, atualmente, o valor estimado para moradia no país mantém uma média entre 775 euros a 1.120 euros, a depender da cidade, localização, distância para o centro e tamanho do imóvel.

Transporte

Sobre o transporte, o valor poderá sofrer alterações de acordo com cada cidade, uma vez que cada uma delas oferece um preço único.

A boa notícia é que a França disponibiliza opções de planos para transportes, que podem ser solicitados de forma diária, semanal ou mensal.

Para que você possa ter uma noção, realizamos uma estimativa de custo levando em consideração cidades com valores mais altos e cidades com valores reduzidos.

Asim, chegamos no resultado estimado de 1,80 euros (para bilhetes únicos) e 63,60 euros considerando o passe mensal.

Saúde

Quando pensamos em custo de vida, não tem como não considerarmos os gastos com a saúde. 

Ainda que a França seja um dos países em que a saúde pública é a mais eficiente, não tem como considerar que os gastos serão 100% financiados pelo governo. 

Diferente disso, o valor que costuma ser custeado pelo sistema público de saúde no país é de 78% do orçamento total, sendo de responsabilidade do indivíduo arcar com a diferença.

Para que você tenha uma ideia, em média, o valor de uma consulta com a especialidade clínico geral gira em torno de 25 euros.

Por outro lado, há quem opte pela saúde privada e, ao aderir um plano de saúde, a empresa fica responsabilizada por arcar com o valor que o governo não paga, em troca do valor de uma mensalidade.

Em relação aos remédios, caso você tenha uma receita com prescrição de um ou mais medicamentos, você pode retirá-los de forma gratuita nas farmácias de todo o país.

Alimentação

A alimentação é mais um aspecto a se considerar sobre o custo de vida na França e, assim como a moradia, irá consumir boa parte da sua renda mensal.

Em relação aos valores, vale dizer que também pode variar de acordo com a localidade do estabelecimento. 

No entanto, o valor médio dos alimentos geram entre:

  • 15 euros para uma refeição simples;
  • 9 euros em um combo na rede de fastfood McDonald’s;
  • 1,51 euros em meio quilo de pão;
  • 10,30 euros em um 1 quilo de frango;
  • 3,06 euros em uma dúzia de ovos.

Lazer

Se você deseja turistar no país, a boa notícia é que os custos com lazer são considerados relativamente baixos. 

Para ir ao cinema, por exemplo, o seu investimento seria de, em média, 10 euros por bilhete. Já a mensalidade de uma academia gira em torno de 34 euros.

Além disso, o país dispõe também de várias atrações turísticas gratuitas para você conhecer, como: Rio Sena, Jardim Luxemburgo, Museu do Picasso e outros.

Em relação ao Museu do Louvre, um dos principais pontos turísticos do país, a entrada atualmente custa 17 euros, enquanto as crianças possuem entrada gratuita.

Educação

A educação para crianças e jovens de até 17 anos são obrigatórias no país e totalmente custeadas pelo governo.

Entretanto, o ensino superior é pago, ainda que o custo seja considerado baixo levando em conta a excelente qualidade de ensino.

O valor anual estimado é de 2.770 euros para o nível Licence, 3.770 euros para o nível Master e 380 euros para Doutorado.

Qual é o salário mínimo deste país?

Agora que você soube os principais aspectos relacionados ao custo de vida na França, é preciso analisar o salário mínimo do país para realizar um planejamento financeiro.

Sobre isso, o valor do salário mínimo no presente momento é de 1.539,42 euros mensais.

É muito caro viver na França?

Bem, ao analisar os itens anteriores, podemos dizer que sim, o custo de vida na França é considerado alto.

Isso porque, a estimativa é que o custo por pessoa seja, em média, de 1.500 euros mensais, enquanto o salário mínimo também está nessa faixa.

Vale a pena morar na França?

Veja de uma vez por todas se morar na França vale, de fato, a pena. Fonte: Freepik.
Veja de uma vez por todas se morar na França vale, de fato, a pena. Fonte: Freepik.

Por fim, se você deseja saber se mudar para a França valerá a pena, é preciso avaliar os pontos positivos e negativos que listamos acima.

Se considerarmos a qualidade de vida, saúde, educação, transporte público, lazer e segurança que o país oferece, podemos dizer que sim, é bastante vantajoso.

No entanto, para usufruir de todos esses benefícios, você terá um custo de vida considerado alto, então, é preciso colocar na balança os prós e contras antes de chegar a uma conclusão.

Esperamos que o conteúdo tenha sido esclarecedor e que agora que você sabe qual é o custo de vida na França, você possa decidir-se sobre mudar ou não para o país.

E, se você quiser mais informações sobre o custo de vida e como calculá-lo, não deixe de conferir o artigo recomendado que separamos para você.

Diminua seu custo de vida para conseguir economizar mais.

Custo de vida: o que é e como calcular

Você sabe do que se trata e como é calculado o custo de vida? Separamos um material completo sobre o assunto para você, continue a leitura para conferir.

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo?

Você sabe como identificar qual é o banco que tem a menor taxa de juros para empréstimo? Então, leia este post e descubra!

Continue lendo
content

Confira o efeito da vacina Pfizer nos investimentos da empresa

Ainda que o efeito da vacina Pfizer nos investimentos tenha causado alta nas vendas, as ações estão sofrendo queda esse ano.

Continue lendo
content

Como investir em renda fixa em 2021

Descubra como investir em renda fixa e ter mais autonomia financeira. Então, confira a seguir as vantagens da categoria e comece a investir!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Caixa libera novo saque emergencial do FGTS para vítimas de enchente

Moradores afetados pelas fortes chuvas nos estados da Bahia e Minas Gerais poderão optar pelo novo saque emergencial do FGTS. Confira!

Continue lendo
content

O cartão Atacadão tem anuidade? Saiba a resposta aqui!

Se você quer saber se o cartão Atacadão tem anuidade e sobre outras características deste cartão de crédito, é só continuar a leitura.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Itaú Samsung: como funciona

O Banco Itaú em parceria com a Samsung criou o Itaú Samsung. Com ele dá para fazer pagamentos, bem como ter descontos e vantagens incríveis. Confira!

Continue lendo