Educação financeira

Qual a diferença entre SPC e Serasa

Muita gente acha que SPC e Serasa são a mesma coisa. Mas saiba que existem diferenças entre os dois órgãos de proteção ao crédito, como a fonte das informações do seu banco de dados. Portanto, confira a seguir as suas principais características e entenda como eles podem influenciar o seu perfil de consumidor!

Anúncios

por Amanda Laet

Publicado em 30/09/2021

SPC e Serasa: entenda como as empresas influenciam a sua vida financeira

Mas, afinal, qual a diferença entre SPC e Serasa? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, qual a diferença entre SPC e Serasa? Fonte: Pexels.

Você sabe qual é a diferença entre SPC e Serasa? Se a resposta foi não, nós podemos te ajudar!

Pois bem, hoje nós vamos explicar como cada órgão de proteção ao crédito funciona e como você pode fazer a consulta do seu nome.

Portanto, continue a leitura e entenda melhor sobre o SPC e Serasa e as suas principais características. Confira a seguir!

5 opções de empréstimo para negativado assalariado

Você precisa de um empréstimo, mas não consegue porque está negativado? Que tal conhecer 5 opções de empréstimo para negativado assalariado? Continue a leitura e confira!

Anúncios

Qual é o mais importante SPC ou Serasa?

Pois bem, embora os dois órgãos tenham as suas diferenças, eles apresentam uma função bastante parecida.

Assim, tanto o SPC quanto a Serasa são usados como bancos de dados que fornecem informações sobre os consumidores, seja pessoa física ou jurídica.

Então, as instituições e estabelecimentos podem fazer a consulta aos birôs de crédito utilizando o nome e CPF do consumidor para verificar possíveis dívidas e inadimplências.

Dessa forma, ao analisar o score de crédito do consumidor, as empresas entendem quais são os riscos que aquela pessoa representa para os seus negócios.

Portanto, se você quer saber qual órgão de proteção ao crédito é mais importante, a resposta é: os dois!

Isso porque cada órgão coleta informações sobre os consumidores de forma diferente e ambos podem ajudar na hora de fazer a consulta.

Quanto tempo leva para o nome sair do SPC ou Serasa?

Mas, afinal, quanto tempo leva para o nome sair do SPC ou Serasa? Fonte: Unsplash.
Mas, afinal, quanto tempo leva para o nome sair do SPC ou Serasa? Fonte: Unsplash.

Pois bem, uma preocupação de quem está negativado é saber quanto tempo leva para o nome sair dos birôs de crédito, como o SPC e Serasa, não é mesmo?

Então, se você também tem essa questão, saiba que o prazo de prescrição da dívida é de 5 anos.

Assim, o seu nome não fica mais visível nos órgãos de proteção ao crédito e você deixa de estar com o nome sujo.

Porém, é muito importante lembrar que a dívida não deixa de existir. Dessa forma, você ainda continua pendente com a empresa para a qual está devendo. Entretanto, outras empresas não podem mais consultar a inadimplência.

Cartão de crédito para quem está negativado

Se você está procurando um cartão de crédito para negativado, então está no lugar certo! Confira a seguir as melhores alternativas para quem está com o nome sujo.

Anúncios

Como consultar o nome no SPC

Mas, afinal, como fazer a consulta? Fonte: Unsplash.
Mas, afinal, como fazer a consulta? Fonte: Unsplash.

Então, se você quer fazer a consulta do seu nome no SPC, saiba que o processo é bastante simples.

Para isso, você pode acessar o Portal do Consumidor do SPC Brasil ou baixar o app SPC Consumidor, disponível tanto para o sistema Android quanto para iOS.

Assim, basta realizar o seu cadastro de forma gratuita, informando os dados solicitados. Ademais, será necessário fazer a confirmação do seu e-mail e gerar um token para registro utilizando o aplicativo Google Authenticator.

Após concluir todas as etapas, você já pode consultar o seu CPF e descobrir se existe alguma pendência no seu nome.

Como consultar o nome no Serasa

Pois bem, a consulta à Serasa pode ser feita de forma fácil e gratuita.

Assim, você pode consultar por meio do site da Serasa ou do app, que está disponível tanto na Google Play quanto na App Store.

Então, caso seja o seu primeiro acesso, será necessário realizar o cadastro, informando os seus dados pessoais.

Se estiver no site, você receberá um código de verificação por e-mail ou SMS para finalizar o processo.

Depois disso, você já pode consultar o seu CPF sem pagar nada e verificar se existem pendências no seu nome.

E então, qual a diferença entre SPC e Serasa?

Pois bem, as duas empresas atuam como birôs de crédito para a consulta do histórico de inadimplência dos consumidores. Porém, a diferença entre eles está na fonte das informações do banco de dados.

Então, o SPC, ou Serviço de Proteção ao Crédito, reúne dados disponibilizados por empresas credenciadas e associações comerciais de todo o país, sendo constituído pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas.

Dessa forma, quando uma pessoa adquire uma dívida, o comerciante pode notificar o SPC para que a inadimplência seja registrada e outras empresas fiquem sabendo sobre os riscos que aquele consumidor pode oferecer.

Já a Serasa é uma empresa criada em parceria entre a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e a Assobesp (Associação de Bancos do Estado de São Paulo).

Assim, diferentemente do SPC, a fonte das informações são os bancos e as instituições financeiras, e não o comércio.

Dessa forma, os dados do consumidor também podem ser consultados, como dívidas pendentes, ações judiciais, entre outros.

Então, agora que você já descobriu a diferença entre SPC e Serasa, faça a consulta do seu CPF para garantir que não tem nenhuma pendência no seu nome!

E se você quer descobrir como limpar o seu nome e ter mais liberdade financeira, confira o nosso conteúdo recomendado abaixo!

Como limpar nome e aumentar score do CPF

Quer aprender como limpar nome e quitar suas dívidas por apenas R$100 reais? Leia o texto abaixo e conheça o Feirão Serasa Limpa Nome.

Sobre o autor

Amanda Laet

Graduada em Letras e pós-graduada em Tradução. Atua como redatora, revisora e tradutora autônoma de diversos temas. Por meio da escrita, busca transmitir informações a todas as pessoas que querem aprofundar seus conhecimentos ou aprender algo novo.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o projeto Brasil Sorridente 2022

Você já conhece o projeto Brasil Sorridente? O seu intuito é proporcionar saúde odontológica aos participantes. Leia aqui e saiba mais!

Continue lendo
content

Empréstimo com a Bom Pra crédito: liberação em até 2 dias úteis!

O empréstimo com a Bom Pra Crédito é a opção ideal para sair das dívidas e se organizar financeiramente. Veja mais sobre o assunto aqui.

Continue lendo
content

Como tirar a primeira carteira de trabalho

A carteira de trabalho é obrigatório para todas as pessoas que querem trabalhar de acordo com as leis trabalhistas, veja como fazer a sua.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o empréstimo pessoal Caixa

Você conhece o empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal? Então, leia este post e saiba tudo sobre esse crédito que oode ajudar você.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro na Ame Digital? Confira as dicas

Quer fazer uma renda extra no conforto da sua casa de forma simples e fácil? Saiba aqui como ganhar dinheiro na Ame Digital e se surpreenda!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Submarino

Descubra o passo a passo para solicitar o cartão Submarino online, via telefone ou direto pelo aplicativo. Conheça seus benefícios e vantagens exclusivas.

Continue lendo