Finanças
Qual a diferença entre conta salário e conta corrente?
Conta salário e conta corrente são diferentes, já que a conta salário deve ser solicitada pelo seu empregador ao banco. Saiba mais diferenças!
Anúncios
Conta salário e conta corrente
Você sabe a diferença entre conta salário e conta corrente? Pois é, apesar de parecer que são a mesma coisa, na verdade elas têm algumas diferenças. Enquanto que uma serve apenas para receber pagamentos, a outra tem serviços financeiros mais completos.
Além disso, existem várias outras características que diferenciam esses dois tipos de contas. Para que fique mais fácil para você entender, vamos te explicar tudo que precisa saber sobre a conta salário e a conta corrente.
Depois disso, você terá mais segurança para lidar com essas duas opções, principalmente se está começando a trabalhar agora e ainda não tem experiência. Siga com a gente e descubra a diferença entre essas contas!
Como tirar a primeira carteira de trabalho
Está procurando emprego? Saiba como tirar sua primeira carteira de trabalho. Ela é um direito e um dever que você tem como trabalhador, por isso você precisa saber tudo s
Qual a diferença entre conta salário e conta corrente?
Antes de mais nada, você precisa entender que conta salário e conta corrente não são a mesma coisa.
Mesmo que você possa ter esses dois tipos de conta no mesmo banco, elas têm características diferentes entre si. Por isso, você deve ficar bem atento.
Enquanto que a conta salário deve ser solicitada por seu empregador, a conta corrente pode ser aberta por você a qualquer momento.
Outra diferença entre elas é que, na primeira, você não tem acesso a cartão de crédito, nem pode realizar pagamentos. Além disso, somente seu empregador pode fazer depósitos.
Agora, em relação à conta corrente, ela é de uso e administração sua. Com ela, você pode ter cartão de débito, crédito, sacar e depositar dinheiro, contratar serviços do banco, entre outras coisas.
Em suma, é como se a conta salário fosse apenas para receber o seu pagamento enquanto que a conta corrente é para fazer qualquer serviço bancário. Desde que respeite as regras de cada banco, é claro.
Ou seja, você recebe seu salário pela primeira opção de conta e administra seu dinheiro pela segunda.
Além disso, vale ficar atento que, caso você não queira receber seu salário pelo banco usado pela empresa, há a possibilidade de fazer a portabilidade para outro banco.
Mas, para entender melhor como cada uma dessas contas funciona e também como fazer a portabilidade, siga com a leitura:
Você será redirecionado a outro site
Que tipo de conta é a conta salário?
Como já dissemos, conta salário e conta corrente não representam os mesmos serviços.
Ter um tipo de conta em um banco não é igual a ter o outro também.
Em primeiro lugar, para ter uma conta salário, você só pode abrí-la com uma carta de solicitação emitida por seu empregador.
Além disso, em uma conta salário você tem uma série de restrições, veja:
- Ela serve para você receber o salário, pensões, abonos e aposentadorias;
- Não é permitido que outra pessoa (ou empresa) faça depósitos além do empregador;
- Você não tem acesso a cartões de crédito ou cheques;
- Não pode fazer aplicações, investimentos nem pagar contas;
- Pode escolher entre sacar o dinheiro com um cartão de débito para conta salário ou então fazer a portabilidade do dinheiro para uma conta corrente;
- Só permite um titular, no caso, o empregado;
- Não há limite de crédito disponível;
- Somente o empregador pode emitir a carta de solicitação para você abrir ou fechar a conta;
- Não é possível receber nenhum outro tipo de ganho a não ser o seu salário.
Ou seja, a conta salário tem somente uma função: servir para você receber seus proventos. Além disso, você não precisa pagar nenhum tipo de taxa.
Desse modo, a conta salário é gratuita.
Mesmo que você solicite a portabilidade do dinheiro para uma conta corrente (do mesmo banco ou de outro), você não será cobrado. Isso está garantido pelo Banco Central.
Aliás, com essa portabilidade, na prática, seu empregador deposita o dinheiro normalmente no banco da conta salário. Depois, é esse próprio banco que faz a portabilidade para outro que você tenha solicitado.
Que tipo de conta é a conta corrente?
Enquanto que a conta salário possui todas as suas limitações, a conta corrente é um serviço bancário completo.
Por meio dela você pode:
- Sacar dinheiro em caixas eletrônicos do seu banco ou do Banco 24h, se for o caso;
- Fazer transferências via TED, DOC e PIX;
- Pagar qualquer tipo de conta;
- Fazer e receber depósitos;
- Ter acesso ao talão de cheque;
- Fazer investimentos que estão liberados pelo seu banco;
- Retirar extratos;
- Programar pagamentos por débito automático;
- Ter cartão de crédito.
- Entre outros serviços.
É evidente que todos esses serviços estão sujeitos à aprovação do seu banco ou conta digital.
Por mais que você queira, não são todos os bancos que disponibilizam cartão de crédito, por exemplo, principalmente se você estiver negativado.
Mas, de modo geral, a conta corrente é o serviço bancário mais completo que você pode ter.
Além disso, como já falamos antes, se você receber o salário pela conta salário de um banco, pode fazer a portabilidade do dinheiro para a conta que já tem.
Isto é, ao começar num novo emprego, você não precisa ter uma conta no mesmo banco usado pela empresa.
Pode, simplesmente, solicitar que o dinheiro, ao cair na conta salário, seja transferido para sua conta corrente de outro banco.
Esse serviço é gratuito e feito no mesmo dia do pagamento.
Como solicitar cartão para negativado
Está com o nome sujo na praça? Conheça os melhores cartões para negativados de 2021 e descubra qual é o melhor de acordo com o seu perfil.
É possível ter uma conta corrente e uma conta salário no mesmo banco?
Mesmo que não seja obrigatório, é possível sim ter conta salário e conta corrente no mesmo banco.
Como já explicamos, a conta salário tem várias limitações, enquanto que a conta corrente é um serviço completo.
Desse modo, se você precisar abrir uma conta para receber seu pagamento em um banco que ainda não tem conta, basta fazer a portabilidade, como já explicamos.
Agora, se a sua conta salário for no mesmo banco que você já possui conta corrente, basta ir até a agência com a carta de solicitação do empregador.
Lá, a conta salário será vinculada a sua conta corrente que já existia. Assim sendo, você terá apenas uma conta, mas com duas modalidades: corrente e salário.
Com isso, quando você recebe o pagamento ele passa, automaticamente, para a conta corrente no mesmo banco.
Então, respondendo novamente, sim, você pode vincular uma conta na outra sem problemas.
Na prática, será apenas uma conta, mas com duas modalidades.
Como cadastrar conta salário?
Em primeiro lugar, uma pessoa não pode decidir sozinha abrir uma conta salário. Você não pode chegar no banco e querer essa modalidade.
Para que você consiga abrir a conta salário, é necessário uma carta de solicitação do seu empregador.
Dessa forma, primeiro seu empregador faz o convênio com um determinado banco e, depois você será encaminhado para fazer a conta.
Para abrir a conta salário, você vai até a agência com a carta do seu empregador e o banco não pode se negar a abrir sua conta para receber pagamento.
Se você já possuir uma conta corrente no mesmo banco que precisa da conta salário, será mais fácil. Isso porque, você só vai abrir uma nova modalidade para uma conta que já existe.
Agora, se a conta que você vai abrir é nova e você não tem interesse em manter vínculo com o banco conveniado com seu emprego, não tem problema.
De acordo com a resolução nº 4639, emitida pelo Banco Central em 2018, você pode solicitar que seu salário, assim que entrar na conta, seja transferido para outro banco.
Esse processo é gratuito para você e deve ser solicitado pelo empregado.
Além disso, o banco em que você tem a conta salário não pode se negar a fazer o procedimento.
Como funciona a conta salário vinculada à conta corrente?
Na verdade, o funcionamento de uma conta salário vinculada a uma conta corrente é bastante simples.
Como já explicamos antes, quando você tem as duas contas no mesmo banco, na prática será apenas uma conta, mas com duas modalidades.
Dessa forma, quando seu empregador faz o depósito do salário, este já será transferido diretamente para a conta corrente.
Isso é bastante conveniente pois a conta salário tem várias limitações como:
- Só permite 5 saques por mês.
- Duas consultas de saldo e duas emissões de extrato a cada 30 dias.
- Além de todas as limitações que já mencionamos antes.
Você só precisa ficar atento a um detalhe importante: caso você esteja com problemas com o cheque especial, ou outra dívida, quando seu salário entrar na conta corrente, ele vai servir para pagar os atrasos dessa.
Por isso, caso você tenha muitas dívidas ou descontos em sua conta principal, é mais recomendado manter a conta salário separada. De preferência, manter as contas em bancos diferentes.
Isso porque, o seu salário quando está na conta separada, não pode ser usado para amortizar dívidas, afinal a conta salário não fica negativada.
No entanto, no momento em que esse dinheiro for para a conta corrente, o banco entende isso como um pagamento para sua dívida. Portanto, fique atento a isso.
O que fazer quando o banco descontar a dívida da conta salário?
Lembre-se do seguinte: enquanto o seu pagamento permanecer na conta salário, ele não pode ser penhorado.
Isso é garantido pelo Código do Processo Civil (CPC), Lei 5869 de 1979, artigo 649. De acordo com essa lei, seu pagamento é impenhorável.
Ou seja, o banco não pode tomar esse dinheiro em caso de dívidas.
No entanto, se você tiver uma conta com duas modalidades (salário e corrente), ou fizer a portabilidade do pagamento para outra conta corrente, esse dinheiro não vai mais estar protegido.
Portanto, em caso de portabilidade, você perde o direito da lei e o banco pode usar o pagamento para amortizar dívidas.
Quando isso acontecer, o ideal é procurar organizar suas finanças para que não fique sem salário no próximo mês. Isso porque, dependendo da dívida, todo o salário pode ser usado para pagar o que já estava em aberto.
Outra ideia é não fazer a portabilidade e não manter uma conta salário vinculada a conta corrente. Pelo menos até que você esteja em dia com suas contas.
Dessa forma, quando seu salário for depositado pelo empregador, ele permanece na conta salário.
Assim, você pode ir sacando conforme precisa por meio do cartão da conta salário em um caixa eletrônico ou guichê do banco.
Só fique atento ao limite de saques que seu banco permite. O Banco Central determina que sejam pelo menos 5 saques por mês. Por isso, se organize para não precisar de mais do que esse número de saques ao longo dos 30 dias.
Como organizar as finanças pessoais em 2021?
Para começar o ano com o pé direito você precisa sair do vermelho, não é? Por isso, confira o passo a passo para organizar as finanças pessoais em 2021 de uma vez por tod
É possível ter conta salário e conta corrente com nome sujo?
Tanto a conta corrente quanto a conta salário estão disponíveis para quem tem o nome sujo.
O banco não pode se negar a abrir uma conta salário para ninguém. Portanto, mesmo negativado, você não terá problemas para abrir essa conta.
Agora, em relação à conta corrente, se você estiver com nome sujo, pode ter dificuldades de abrir conta em algum banco ou então para contratar serviços como empréstimos e cartão de crédito.
Em suma, os bancos permitem que você tenha a conta corrente, no entanto, até ter um bom score no Serasa ou estar com o nome limpo no SPC, é provável que não consiga acesso aos serviços mais exclusivos.
Além disso, caso você tenha o nome sujo, lembre-se de não manter a conta salário vinculada a uma conta corrente. Com isso você evita que todo seu pagamento seja usado para pagar dívidas.
Caso você ainda tenha alguma dúvida, fique acompanhando o Senhor Finanças. Temos vários artigos que explicam o funcionamento das mais diversas contas e que explicam como fazer a portabilidade.
Ademais, não perca a chance de mudar de vida em 2021 e sair das dívidas de uma vez por todas. Por isso, aproveite para conhecer alguns cursos de finanças pessoais que são gratuitos e 100% online:
20 Cursos de finanças pessoais gratuitos
Quer investir na educação financeira e acha que isso custa caro? Está enganado! Confira a nossa lista com 20 cursos de finanças pessoais gratuitos.
Sobre o autor / Fernanda Weber
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Roupa Feminina AliExpress: garanta com até 75% de desconto e frete grátis
Descubra roupa feminina mais deslumbrante e acessível no AliExpress. Encontre as tendências mais recentes e economize!
Continue lendoO que significa a inflação e indexação da economia?
Veja o que significam os termos inflação e indexação e qual o impacto que ambos podem ter na desestruturação econômica de um país.
Continue lendoComo se inscrever no Auxílio Acidente
Quer saber qual é o passo a passo para ter acesso ao Auxílio Acidente? Leia o post e veja como solicitar e receber esse benefício!
Continue lendoVocê também pode gostar
Cartão Nubank Ultravioleta ou Cartão Agibank: qual o melhor?
O Ultravioleta oferece cashback. O Agibank tem anuidade grátis. Qual é o melhor: cartão Nubank Ultravioleta ou cartão Agibank? Descubra aqui!
Continue lendoConheça a conta Uber
Se você é trabalhador da Uber e quer começar a receber seu dinheiro na hora, a conta da empresa pode ser uma boa opção. Saiba mais sobre ela!
Continue lendoComo solicitar o cartão IKEA
Quer fazer um cartão IKEA, mas ainda não sabe como proceder? Leia o artigo de hoje e confira o passo a passo para a solicitação.
Continue lendo