Educação financeira

Planejamento Previdenciário 2021: comece a se organizar

Quer saber como se planejar para a aposentadoria? Te contamos aqui nesse post. Continue a leitura e descubra!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 10/07/2021

Como planejar sua aposentadoria

Antes de mais nada, saiba como planejar a sua aposentadoria. | Imagem: Freepik
Antes de mais nada, saiba como planejar a sua aposentadoria. | Imagem: Freepik

Já parou para cuidar de seu planejamento previdenciário?

Se não, aproveite o post de hoje!

Se você procura curtir a terceira idade, com tranquilidade e estabilidade financeira para deixar todas as suas contas em ordem, é importante programar a aposentadoria e assim poder aproveitar sua fase.

No entanto, se você optar por cuidar do assunto tarde demais, talvez seja bem provável um trabalho mais demorado. E ninguém quer enrolar não é mesmo?

Deixar para depois significa compensar o dinheiro que poderia ter sido guardado antes e, claro, os juros que deixaram de se acumular.

E então, você já começou a pensar nessa questão?

Neste texto vamos apresentar a você as melhores dicas para planejar a aposentadoria.

Vamos lá!

Anúncios

Por que planejar a aposentadoria?

Primeiramente, para garantir um planejamento previdenciário, é interessante que você se faça algumas perguntas: o que você quer fazer no futuro, quando aposentar-se? Fazer o que gosta? Ter sossego? Segurança? Viajar? Ter qualidade de vida? Manter o mesmo padrão de vida de hoje? 

Com as suas respostas você poderá atingir tudo isso!

E por isso, salientamos que o planejamento para a aposentadoria exige uma reflexão. É por isso que preparar-se envolve diferentes aspectos: os desejos, os sonhos e as escolhas de cada um. E seja qual for a sua escolha, uma coisa é certa, haverá implicações financeiras.

Por isso, esse é um dos aspectos mais importantes da educação financeira. 

Como é feito o Planejamento de Aposentadoria?

O planejamento de aposentadoria consiste em uma análise aprofundada e completa dos dados previdenciários afim de se obter o melhor benefício possível.

Em síntese, estes dados, que são o tempo de contribuição, idade, tipo de atividade, cumprimento de requisitos específicos e outros, são cruzados e apresentam todas as diferentes opções de aposentadoria, com as vantagens e desvantagens de cada uma.

Assim, você poderá dar entrada na sua aposentadoria buscando, desde o início, a opção que é a melhor para o seu caso.

O planejamento de aposentadoria é baseado em: Cálculo do Tempo de Contribuição, Cálculo do Valor do Benefício e Prospecção de Possibilidades.

O 13º dos aposentados será adiantado?

6 tipos de aposentadoria no Brasil

Você conhece os tipos de aposentadoria no Brasil? Se ainda não, confira agora as opções para se aposentar e também como pode fazer isso antes do tempo.

Anúncios

Como se planejar para a aposentadoria?

Em síntese, saiba o que fazer durante o planejamento previdenciário. | Imagem: Freepik
Em síntese, saiba o que fazer durante o planejamento previdenciário. | Imagem: Freepik

Em seguida, confira as orientações mais importante para você desenvolver seu planejamento previdenciário.

Invista na previdência privada

Investir na previdência desde cedo é uma ótima decisão para um bom planejamento previdenciário. 

Como dissemos, o quanto antes você investir, menor vai ser a quantia mensal que precisará aplicar. Sem contar que seu retorno será muito maior no futuro.

Jamais esqueça a importância de pensar no seu futuro com antecedência. Planeje-se e organize-se a partir de agora para conquistar todos os seus objetivos financeiros com tranquilidade.

Conheça os planos disponíveis

Em seguida, ressaltamos que para programar uma aposentadoria tranquila, você deve saber com quais receitas você poderá contar. 

A previdência social é um regime compulsório, ou seja, todo trabalhador contribui, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). 

O valor pode variar conforme a contribuição feita no decorrer dos anos, limitado a um teto (valor máximo de recebimento). Além disso, o início da aposentadoria depende da idade e do tempo de contribuição. Veja:

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)

Esse plano é para quem declara o Imposto de Renda (IR) no modelo completo, pois todas as contribuições realizadas podem ser deduzidas da base de cálculo do IR até o limite de 12% da renda bruta anual. No PGBL, o imposto a ser cobrado no momento do resgate será sobre o valor total.

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)

Esse plano de previdência privada é ideal para quem declara Imposto de Renda no formulário simplificado ou para quem excedeu o limite de dedução do IR (12% da renda bruta anual) com contribuições no PGBL. Nessa modalidade, o valor do imposto a ser cobrado no momento do resgate será sobre o rendimento do plano.

Defina o valor necessário

Após isso, para o planejamento previdenciário é ideal que você faça estimativas do quanto você precisará para manter o seu padrão de vida. 

Nesse levantamento, você deve considerar despesas como moradia, alimentação, saúde e lazer.

Você também pode incluir outros gastos, de acordo com o estilo de vida que pretende ter na aposentadoria. Com isso, você vai saber qual deverá ser a sua renda quando se aposentar.

Entretanto, é importante reforçar que é comum os gastos de aposentados caírem em até 20%, porém, isso não é uma regra, levando em consideração que alguns custos diminuem enquanto outros aumentam. O importante é ter sempre em foco quais os projetos de vida que pretende realizar.

Planeje sua poupança

Ao mesmo tempo, a renda total da sua aposentadoria pode não ser suficiente para garantir o padrão de vida que você pretende ter. 

Nesses casos, você pode optar por poupar dinheiro!

Poupar pode ser uma alternativa para conquistar o patrimônio adequado.

Para isso, calcule quanto falta para atingir a sua meta e comece a guardar dinheiro. Estipule quais investimentos são os mais indicados para juntar o dinheiro necessário, mas leve em consideração pontos importantes, como a inflação.

Definidos e analisados todos esses pontos, é hora de colocar o plano em ação. Elabore uma boa estratégia de poupança e respeite os prazos e valores, afinal, você está guardando para o seu próprio bem. Certifique-se de que conseguirá alcançar os objetivos estipulados dentro do prazo.

Faça um planejamento previdenciário

E por último, contamos com o planejamento previdenciário. Após já ter uma ideia do valor que deseja ter assim que se aposentar, é preciso calcular o tamanho da reserva que você precisa acumular para que possa manter essa renda mensal na aposentadoria.

E justamente por isso, que um planejamento deve ser formulado.

No entanto, para fazer o cálculo corretamente é necessário levar em conta a rentabilidade líquida de impostos e de taxas, assim como o rendimento real que considera o efeito da inflação.

E sabemos que fazer essas contas não é fácil como parece, por isso consulte um profissional para te ajudar nessa tarefa.

Conclusão

Por fim, saiba como realizar o planejamento previdenciário. | Imagem: Freepik
Por fim, saiba como realizar o planejamento previdenciário. | Imagem: Freepik

Agora que você já sabe como formular seu planejamento previdenciário, qual será o seu próximo passo?

Conta aqui pra gente!

No mais, se gostou do post, não deixe de nos acompanhar e ficar por dentro de temas que te ajudarão a realizar processos e controlar as finanças.

Até a próxima!

Aprenda a planejar usa aposentadoria.

Qual o melhor investimento para aposentadoria?

Veja aqui como você pode iniciar uma reserva financeira para o futuro e não precisar depender da Previdência social do governo em sua aposentadoria.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartões de fácil aprovação: solicite seu cartão agora

Como simplificam sua vida, os cartões de aprovação fácil ajudam na hora do aperto e contam com anuidade zero e benefícios exclusivos. Confira os melhores!

Continue lendo
content

Nubank oferece crédito pré-aprovado

O crédito pré-aprovado do Nubank é um empréstimo para ajudar a descomplicar a vida financeira de quem já possui uma NuConta. Veja mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Telhanorte

Descubra como solicitar o cartão Telhanorte por telefone, online e como baixar o aplicativo para usufruir dos benefícios do mesmo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Descubra como resgatar seu dinheiro guardado no Nubank de maneira simples

Você sabia que é possível resgatar o dinheiro guardado no Nubank de forma gratuita a qualquer momento? Confira aqui o passo a passo!

Continue lendo
content

Cartão‌ ‌Mooba‌ ‌ou‌ ‌cartão‌ ‌PagBank:‌ ‌qual‌ ‌escolher?‌

Cartão Mooba ou cartão PagBank, qual deles é o melhor? Ambos são Visa Internacional e com programa de benefícios. Confira mais em nosso post!

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo pessoal RecargaPay

Saiba mais sobre o empréstimo pessoal RecargaPay, sem consulta ao SPC e Serasa, com liberação imediata e vários outros benefícios. Confira!

Continue lendo