Finanças
PIS/PASEP do ano vigente de 2020 começa a ser pago em 2022. Veja se você tem direito ao benefício!
Após decisão do Codefat, o abono salarial de 2021 com vigência de 2020 foi adiado para poupar os cofres públicos. Porém, os valores em atraso foram liberados para pagamento e o calendário do PIS/PASEP 2022 já está no ar. Entenda.
Anúncios
Com o pagamento do Pis Pasep adiado, muitos trabalhadores pensaram que haviam perdido o direito ao abono salarial. Porém, o Governo Federal já publicou o calendário de pagamento dos valores atrasados. Confira mais a seguir.
Pois bem, o abono salarial é um benefício oferecido a um grupo de trabalhadores do setor público e privado com pagamento anual através da Caixa Econômica Federal, e com valores que podem chegar a até um salário mínimo. Entretanto, por decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o calendário do Pis Pasep de 2021 foi adiado para 2022. Veredito este que causou mal estar em grande parte da população que depende do auxílio financeiro para pagar suas contas.
Mas, a boa notícia é que os pagamentos do ano vigente de 2020 devem começar ainda este mês. o Governo Federal já preparou o cronograma da remuneração, e você pode conferir se tem direito ao incentivo, bem como o valor disponibilizado, de forma simples e sem sair de casa.
Antes de mais nada, é preciso se enquadrar em algumas situações que exigidas pelo Governo para receber o abono. Primeiramente, você precisa estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos. Além disso, não pode ter recebido mais do que dois salários mínimos por mês no ano vigente, e também precisa ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada.
Não têm direito ao benefício os trabalhadores informais, empregadas domésticas, trabalhadores (urbanos e rurais) empregados por pessoas físicas e trabalhadores contratados por pessoas físicas mas equiparados a jurídica.
Como receber o seguro desemprego
Veja aqui como receber este benefício para colocar as contas em dia!
Então, existem diversas formas de consultar se você tem direito ao PIS. Nesse sentido, é possível se informar sobre o assunto através dos sites da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Trabalho ou do Governo Federal. Além disso, se preferir também pode ligar no número 158 para maiores informações.
Porém, a forma mais simples e completa para saber sobre o abono salarial é através do aplicativo da carteira de trabalho digital. Para utilizá-lo, é necessário primeiro fazer um rápido cadastro no site do Governo Federal. Então, é só baixar o app em seu smartphone através da App Store ou Google Play e inserir os seus dados de CPF e senha.
Com a CTPS digital você tem acesso a todas as suas informações profissionais como contratos de trabalho, alterações salariais e benefícios disponíveis em seu nome. Inclusive, é na aba “benefícios” que você fica sabendo se pode ou não receber o PIS, qual o valor disponível e em qual data ele será pago. Tudo de forma gratuita e em poucos cliques!
Em Alta
Conheça o cartão de crédito Unicred Visa Platinum
Você conhece o cartão de crédito Unicred Visa Platinum? Ele oferece muitos benefícios para quem deseja viajar. Leia este post e confira!
Continue lendoComo solicitar cartão Amazon Visa
Quer descontos e recompensas na hora das suas compras? O cartão Amazon Visa pode te oferecer isso. Basta solicitar o seu e começar a aproveitar.
Continue lendoConheça a conta à ordem BBVA Ordenado
A conta BBVA Ordenado não cobra para fazer transferências SEPA+ e tem benefícios para quem domiciliar salários. Saiba mais sobre ela aqui!
Continue lendoVocê também pode gostar
Melhores contas para MEI: confira aqui as opções
Quer saber quais são as melhores contas para MEI do mercado financeiro? Continue a leitura e se surpreenda com as opções. Confira mais aqui!
Continue lendoConheça o cartão de crédito BrasilCard
Você conhece o cartão de crédito BrasilCard? Ele pode te ajudar a organizar a sua vida financeira. Leia este post e confira!
Continue lendoConheça o cartão de crédito Leroy
Conheça o cartão de crédito Leroy Merlin, suas características gerais, como funciona e como solicitar.
Continue lendo