Finanças

Como organizar finanças para investir em 2021

Cuidar do nosso dinheiro é uma sensação aliviante, contando que não teremos dívidas para pagar. Mas você já pensou em economizar para investir? Aprenda como fazer isso hoje!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 02/08/2021

Acabe com as dívidas e comece a investir dinheiro

Antes de mais nada, saiba como organizar suas finanças. | Imagem: GIFE
Antes de mais nada, saiba como organizar suas finanças. | Imagem: GIFE

A maioria das pessoas possui determinada dificuldade ao tratar de finanças quando se fala em patrimônio. Justamente por isso, viemos tratar de organizar finanças para investir.

Ainda que a maior parte da população tenha o desejo incessante de enriquecer, apenas pequena parcela consegue organizar suas finanças. E contando que o princípio básico de uma vida bem sucedida, é a gestão de seu dinheiro.

Um exemplo simples, porém, frequente, é a pessoa que acaba de receber o salário e já precisa utilizar o dinheiro. Isso se ainda não precisar recorrer ao cartão de crédito e ao cheque especial para suprir os gastos do mês. 

Nesses casos, é evidente que manter uma organização dos gastos e ter um planejamento financeiro, não só ajuda a ter uma vida mais estável ao se tratar do controle do próprio dinheiro, como também serve para incentivo ao conquistar metas e sonhos.

Por mais que você não receba um grande salário ou garanta uma alta renda todos os meses, ainda é possível controlar os gastos financeiros através de educação financeira e um gerenciamento de rendimento.

E se você quiser entender mais sobre esse assunto, continue a leitura do post de hoje!

Vamos lá?

Anúncios

Como quitar ou renegociar suas dívidas?

De antemão, tratar de dívida é a última opção que uma pessoa quer. E se você não as tem, já está um passo além de organizar finanças para investir.

Por outro lado, se você chegou a um desequilíbrio financeiro, a primeira coisa que você precisa tratar é suas dívidas.

Contas em atraso por exemplo, produzem novos custos, isso porque a maioria delas possuem juros em cima, o que dificulta a possibilidade de poupar um dinheiro extra, além de não poder se programar melhor. 

Afinal, todo dinheiro que entra vai ser usado para pagar contas. Assim, o objetivo principal das pessoas é zerar tudo o que está em aberto. 

Portanto, antes de qualquer coisa, para fazer aplicações em qualquer modalidade de investimento do mercado financeiro é fundamental que você controle suas dívidas de forma que haja um avanço no orçamento, isto é, ao fazer o pagamento das dívidas deve sobrar um valor significativo ao invés de uma deficiência financeira.

Organizar as finanças para investir: 7 dicas infalíveis para você

Confira nossas dicas para organizar suas finanças. | Imagem: FinanceOne
Confira nossas dicas para organizar suas finanças. | Imagem: FinanceOne

Anúncios

Crie um planejamento financeiro

Para iniciar sua jornada, organizar o seu orçamento é o primeiro passo para definitivamente organizar suas finanças pessoais. 

Por isso, separe um momento para criar um conjunto que inclui seus gastos fixos mensais (como água, luz, supermercado, médico) e também separar suas receitas mensais (salário contabilizados no orçamento familiar, rendas de outros veículos e etc.). 

Além disso, é fundamental analisar os seus maiores gastos do mês e ponderar se podem ser reduzidos.

Outro ponto de importante atenção é ver o quanto poderá sobrar ao fim de cada mês para economizar, o ideal, é que ao menos 10% esteja disponível para economia. 

Portanto, dedique este primeiro momento a entender a situação completa de suas finanças, para poder prosseguir com o segundo passo de organizar finanças para investir.

Troque dívidas caras por mais baratas

O segundo ponto de atenção, é trocar suas dívidas!

Em outras palavras, ter dívida, no sentido de ter alguma prestação, é até normal, afinal somos consumidores de crédito. 

Agora é preciso tomar muito cuidado para não se apertar, principalmente com o cartão de crédito, pois de acordo com o Banco Central, as taxas de juros do rotativo do cartão é o maior de todas.

Outra dica é entrar em contato com o banco ou credor, e renegociar sua dívida, considerando todas as taxas. É importante ter clareza de quanto você deve e quanto consegue pagar, sem comprometer toda sua renda, pois você também possui outras contas.

Crise financeira: como organizar as finanças pesso

Saber como organizar as finanças pessoais não é fácil. E também não é algo ensinado na escola. Por isso, aprenda agora a organizar suas finanças pessoais!

Corte gastos desnecessários

Neste ponto, você já compreendeu melhor sobre o seu orçamento mensal e conseguiu analisar as possíveis reduções de gastos.

O corte de gastos torna-se essencial na busca pela organização de finanças pessoais, visto que sempre temos algumas despesas com itens que podem ser considerados não necessárias, assim como ofertas que podem ser renegociadas ou, ainda, recontratadas com custo menor. 

Portanto, analise onde pode-se abater certos valores, pois, por menor que pareça, essa quantia pode fazer grande diferença ao fim de seu orçamento.

Tenha objetivos financeiros

Para traçar seus objetivos financeiros, você precisará resguardar suas finanças, assim como é feito em todas as etapas.

Você gostaria de economizar dentro do mês? Ou poupar para pode investir? Até mesmo reduzir os custos para manter uma reserva de emergência?

Se sua resposta for sim, entender os seus objetivos financeiros é fundamental para criar um plano de ação e alcança-los da melhor maneira possível.

Para começar, você pode organizar a relação de suas contas e gerar um plano de ação, com metas mensais e pequenos hábitos que podem ser inclusos para chegar a este objetivo. 

Ao realizar esse procedimento, você estará mais adiantado no seu processo de educação financeira!

Comece a economizar dinheiro

Poupar dinheiro é um passo muito importante em qualquer projeto de organização financeira.

Afinal, essa reserva permite que você não seja pego de surpresa e ainda consiga conquistar seus objetivos a curto prazo.

Dessa maneira, organizar finanças para investir será bem mais fácil!

Comece a investir pouco dinheiro

Além de aprender a ganhar dinheiro, é importante aprender a organizar finanças para investir. No entanto, para investir você não precisa ter montantes de dinheiro.

Ou seja, você pode começar a investir com pouco, evitando o gasto com itens que podem ser dispensáveis em sua rotina no momento.

Além disso, busque mais informações sobre investimentos em modalidades que podem oferecer um rendimento mensal extra para você.

Investir pode ser uma forma de utilizar seu capital de maneira mais efetiva, porém, fique atento e tente investir apenas em títulos que possuem condições mais estáveis. 

Reveja a previsão financeira e o realizado

Quando bem utilizado, o planejamento financeiro te ajuda a estabelecer as metas financeiras de curto e longo prazo que serão fundamentais para alcançar os seus objetivos, além de servir como base para a tomada de decisões, afim de permanecer no caminho correto.

Se essas projeções forem utilizadas em conjunto com uma boa análise financeira, o seu planejamento se torna uma das ferramentas mais fundamentais na estratégia do cotidiano.

Tendo receitas e despesas determinadas, você poderá organizar as diretrizes para tratar de seu dinheiro de forma saudável, desviando você do perigo de dificuldades financeiras. 

Conclusão

Dicas de finanças. | Imagem: Freepik
Dicas de finanças. | Imagem: Freepik

E você? Gostou das dicas sobre organizar finanças para investir? Com elas já é possível mudar sua saúde financeira.

Se gostou, não deixe de compartilhar nosso conteúdo com outras pessoas!

Até a próxima!

Como sair das dívidas em 2021

Ninguém quer ficar endividado, não é mesmo? Mas, se você não sabe como resolver essa situação, leia abaixo nosso passo a passo definitivo para sair das dívidas em 2021.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

É permitido contribuir com o INSS mesmo sem carteira assinada?

Se você está desempregado e mesmo assim deseja contribuir com o INSS sem trabalhar, saiba que isso pode ser possível! Confira mais aqui.

Continue lendo
content

Cuidado! Novo golpe do Aniversário Nubank está circulando pelo WhatsApp!

Está circulando um novo golpe via WhatsApp que promete remuneração via PIX em comemoração ao aniversário Nubank. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Citi Chairman American Express: como funciona

Saiba como funciona o Citi Chairman American Express, um cartão de luxo para empresas que buscam segurança e exclusividade.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O empréstimo pessoal Just é confiável?

Descubra aqui se o empréstimo Just é confiável e conheça as suas vantagens, como liberação rápida e primeiro pagamento em 60 dias. Não perca!

Continue lendo
content

Como sacar dinheiro da UZZO Pay?

Confira nosso conteúdo sobre a Uzzo Pay e descubra detalhes, como tarifas, limite do cartão e como sacar o seu dinheiro! Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Unicred Visa Gold

Conheça aqui o cartão Unicred Visa Gold, que oferece programa de acúmulo de pontos, parcelamento diferenciado e ofertas exclusivas.

Continue lendo