Dicas

Como organizar finanças para investir em 2021

Cuidar do nosso dinheiro é uma sensação aliviante, contando que não teremos dívidas para pagar. Mas você já pensou em economizar para investir? Aprenda como fazer isso hoje!

por

Maria Luísa Barbosa

Publicado em

ANÚNCIOS

Acabe com as dívidas e comece a investir dinheiro

Antes de mais nada, saiba como organizar suas finanças. | Imagem: GIFE

A maioria das pessoas possui determinada dificuldade ao tratar de finanças quando se fala em patrimônio. Justamente por isso, viemos tratar de organizar finanças para investir.

Ainda que a maior parte da população tenha o desejo incessante de enriquecer, apenas pequena parcela consegue organizar suas finanças. E contando que o princípio básico de uma vida bem sucedida, é a gestão de seu dinheiro.

Um exemplo simples, porém, frequente, é a pessoa que acaba de receber o salário e já precisa utilizar o dinheiro. Isso se ainda não precisar recorrer ao cartão de crédito e ao cheque especial para suprir os gastos do mês. 

Nesses casos, é evidente que manter uma organização dos gastos e ter um planejamento financeiro, não só ajuda a ter uma vida mais estável ao se tratar do controle do próprio dinheiro, como também serve para incentivo ao conquistar metas e sonhos.

Por mais que você não receba um grande salário ou garanta uma alta renda todos os meses, ainda é possível controlar os gastos financeiros através de educação financeira e um gerenciamento de rendimento.

E se você quiser entender mais sobre esse assunto, continue a leitura do post de hoje!

Vamos lá?

Como quitar ou renegociar suas dívidas?

De antemão, tratar de dívida é a última opção que uma pessoa quer. E se você não as tem, já está um passo além de organizar finanças para investir.

Por outro lado, se você chegou a um desequilíbrio financeiro, a primeira coisa que você precisa tratar é suas dívidas.

Contas em atraso por exemplo, produzem novos custos, isso porque a maioria delas possuem juros em cima, o que dificulta a possibilidade de poupar um dinheiro extra, além de não poder se programar melhor. 

Afinal, todo dinheiro que entra vai ser usado para pagar contas. Assim, o objetivo principal das pessoas é zerar tudo o que está em aberto. 

Portanto, antes de qualquer coisa, para fazer aplicações em qualquer modalidade de investimento do mercado financeiro é fundamental que você controle suas dívidas de forma que haja um avanço no orçamento, isto é, ao fazer o pagamento das dívidas deve sobrar um valor significativo ao invés de uma deficiência financeira.

Organizar as finanças para investir: 7 dicas infalíveis para você

Confira nossas dicas para organizar suas finanças. | Imagem: FinanceOne

Crie um planejamento financeiro

Para iniciar sua jornada, organizar o seu orçamento é o primeiro passo para definitivamente organizar suas finanças pessoais. 

Por isso, separe um momento para criar um conjunto que inclui seus gastos fixos mensais (como água, luz, supermercado, médico) e também separar suas receitas mensais (salário contabilizados no orçamento familiar, rendas de outros veículos e etc.). 

Além disso, é fundamental analisar os seus maiores gastos do mês e ponderar se podem ser reduzidos.

Outro ponto de importante atenção é ver o quanto poderá sobrar ao fim de cada mês para economizar, o ideal, é que ao menos 10% esteja disponível para economia. 

Portanto, dedique este primeiro momento a entender a situação completa de suas finanças, para poder prosseguir com o segundo passo de organizar finanças para investir.

Troque dívidas caras por mais baratas

O segundo ponto de atenção, é trocar suas dívidas!

Em outras palavras, ter dívida, no sentido de ter alguma prestação, é até normal, afinal somos consumidores de crédito. 

Agora é preciso tomar muito cuidado para não se apertar, principalmente com o cartão de crédito, pois de acordo com o Banco Central, as taxas de juros do rotativo do cartão é o maior de todas.

Outra dica é entrar em contato com o banco ou credor, e renegociar sua dívida, considerando todas as taxas. É importante ter clareza de quanto você deve e quanto consegue pagar, sem comprometer toda sua renda, pois você também possui outras contas.

Conteúdo Recomendado

Crise financeira: como organizar as finanças pesso

Saber como organizar as finanças pessoais não é fácil. E também não é algo ensinado na escola. Por isso, aprenda agora a organizar suas finanças pessoais!

ANÚNCIOS

Corte gastos desnecessários

Neste ponto, você já compreendeu melhor sobre o seu orçamento mensal e conseguiu analisar as possíveis reduções de gastos.

O corte de gastos torna-se essencial na busca pela organização de finanças pessoais, visto que sempre temos algumas despesas com itens que podem ser considerados não necessárias, assim como ofertas que podem ser renegociadas ou, ainda, recontratadas com custo menor. 

Portanto, analise onde pode-se abater certos valores, pois, por menor que pareça, essa quantia pode fazer grande diferença ao fim de seu orçamento.

Tenha objetivos financeiros

Para traçar seus objetivos financeiros, você precisará resguardar suas finanças, assim como é feito em todas as etapas.

Você gostaria de economizar dentro do mês? Ou poupar para pode investir? Até mesmo reduzir os custos para manter uma reserva de emergência?

Se sua resposta for sim, entender os seus objetivos financeiros é fundamental para criar um plano de ação e alcança-los da melhor maneira possível.

Para começar, você pode organizar a relação de suas contas e gerar um plano de ação, com metas mensais e pequenos hábitos que podem ser inclusos para chegar a este objetivo. 

Ao realizar esse procedimento, você estará mais adiantado no seu processo de educação financeira!

Comece a economizar dinheiro

Poupar dinheiro é um passo muito importante em qualquer projeto de organização financeira.

Afinal, essa reserva permite que você não seja pego de surpresa e ainda consiga conquistar seus objetivos a curto prazo.

Dessa maneira, organizar finanças para investir será bem mais fácil!

Comece a investir pouco dinheiro

Além de aprender a ganhar dinheiro, é importante aprender a organizar finanças para investir. No entanto, para investir você não precisa ter montantes de dinheiro.

Ou seja, você pode começar a investir com pouco, evitando o gasto com itens que podem ser dispensáveis em sua rotina no momento.

Além disso, busque mais informações sobre investimentos em modalidades que podem oferecer um rendimento mensal extra para você.

Investir pode ser uma forma de utilizar seu capital de maneira mais efetiva, porém, fique atento e tente investir apenas em títulos que possuem condições mais estáveis. 

Reveja a previsão financeira e o realizado

Quando bem utilizado, o planejamento financeiro te ajuda a estabelecer as metas financeiras de curto e longo prazo que serão fundamentais para alcançar os seus objetivos, além de servir como base para a tomada de decisões, afim de permanecer no caminho correto.

Se essas projeções forem utilizadas em conjunto com uma boa análise financeira, o seu planejamento se torna uma das ferramentas mais fundamentais na estratégia do cotidiano.

Tendo receitas e despesas determinadas, você poderá organizar as diretrizes para tratar de seu dinheiro de forma saudável, desviando você do perigo de dificuldades financeiras. 

Conclusão

Dicas de finanças. | Imagem: Freepik

E você? Gostou das dicas sobre organizar finanças para investir? Com elas já é possível mudar sua saúde financeira.

Se gostou, não deixe de compartilhar nosso conteúdo com outras pessoas!

Até a próxima!

Conteúdo Recomendado

Como sair das dívidas em 2021

Ninguém quer ficar endividado, não é mesmo? Mas, se você não sabe como resolver essa situação, leia abaixo nosso passo a passo definitivo para sair das dívidas em 2021

Maria Luísa Barbosa

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Cartões

Conheça o cartão de crédito Carrefour

Descubra tudo que você precisa saber sobre o Cartão de crédito Carrefour. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens do cartão e como solicitar o seu.

por

Duda Razzera

Publicado em

| Atualizado em

Descubra as características do cartão de crédito Carrefour

O cartão de crédito Carrefour é uma ótima alternativa para quem busca economizar. Assim como qualquer outro cartão, você pode utilizá-lo para fazer compras em qualquer estabelecimento que aceita as bandeiras emissoras (Mastercard e Visa) e faz o pagamento da fatura ao final do mês.

Aliás, precisamos destacar que o cartão Carrefour é ideal para quem compra de forma regular nas lojas da rede. O motivo? Você tem acesso a diversas condições especiais de pagamento e descontos superexclusivos. Além disso, o cliente também conta com isenção de anuidade se realizar uma compra por mês nas lojas Carrefour.  

Além do mais, você pode utilizar o cartão de crédito em quase todos os estabelecimentos do mundo, não é mesmo? Afinal, difícil o lugar que não aceita a bandeira Visa ou a Master. Você também pode realizar o pagamento de suas compras em até 24 vezes, em determinados casos. Não é ótimo?

Outra grande vantagem é que você pode parcelar suas compras nas drogarias da rede, em até 10 vezes. E, caso abasteça nos Postos Carrefour, você ganha maior prazo para pagar o combustível, utilizando seu cartão.

Ademais, se você realizar o pagamento de sua fatura diretamente em um dos caixas do Carrefour, você tem o limite de crédito liberado na mesma hora. Muita comodidade, não é?

Por fim, o cartão de crédito também permite que você parcele suas compras em até 8 vezes sem juros no setor têxtil e bazar. E de quebra, você tem até 70 dias para começar a pagar.

Só que as características e vantagens do cartão não acabam por aqui, não! Confira tudo sobre o cartão de crédito Carrefour, clicando no botão abaixo:

Grupo Carrefour

O Grupo Carrefour atua há mais de 40 anos, e é uma das empresas líderes no ramo atacadista. Além disso, o grupo também possui o Banco Carrefour, que oferece aos consumidores inúmeros produtos financeiros. E também possui uma vertente para o setor imobiliário.

Aliás, o grupo Carrefour atua no segmento de supermercados, hipermercados, varejo, e-commerce e até mercados de bairros. Além do Atacadão e postos de combustíveis.

Com todas essas frentes, o Carrefour fatura em torno de R$56 bilhões de reais e possui aproximadamente 84 mil funcionários. De fato, a empresa é uma das maiores do Brasil.

Mas, como se não bastasse, a rede também atua no exterior, em mais de 30 países, com lojas na América Latina, Ásia e Europa.

Assim, o Carrefour, em 2019, chegou a faturar aproximadamente 80,6 bilhões de euros, nas operações globais, segundo a revista Isto É Dinheiro.

Agora que você conheceu mais sobre o grupo, que tal passarmos para os cartões Carrefour? Sim, no plural. A empresa tem mais de cinco tipos de cartões, procurando atender o maior número de consumidores possível. Confira a seguir!

Tipos de cartão de crédito Carrefour

Tipos de cartão de crédito Carrefour

O grupo conta com cinco tipos de cartões diferentes. Conheça:

  • Mastercard Gold. Cartão com cobertura internacional, permitindo compras em lojas físicas e on-line no exterior, sendo aceitos em todos os estabelecimentos parceiros da rede Mastercard.
  • Mastercard La Carte. Esse cartão oferece benefícios a mais do que a categoria Gold. Assim, além de todas as vantagens do outro, também conta com assistência técnica de forma gratuita e personalizada para animais, idosos e crianças, além de suporte nutricional.

Na bandeira Visa, temos os cartões Nacional, Internacional e La Carte. Os três funcionam como os cartões Master, a única diferença é a bandeira.

Vantagens do Cartão Carrefour

Vantagens do Cartão Carrefour

Conforme mencionamos no início, o cartão Carrefour possui diversas vantagens. Além de descontos exclusivos para quem compra em lojas da rede e condições especiais de pagamento, destacamos agora algumas outras.

Primeiramente, você pode parcelar suas compras em até 24 vezes sem juros, em produtos sinalizados pela loja ou pelo site. Além disso, a primeira parcela de determinados produtos é paga pela própria rede Carrefour.

Você também pode parcelar suas compras nas drogarias da rede em até 10 vezes sem juros e utilizar o cartão nos postos Carrefour para ter um prazo maior de pagamento do combustível.

Além disso, você pode pagar sua fatura em qualquer banco. Mas, se pagar em um dos caixas do Carrefour, você tem o limite de crédito liberado na hora!

O cliente também pode ter até quatro cartões adicionais, também com isenção de anuidade e sem nenhuma cobrança de tarifa para emissão. Aliás, você pode pagar a fatura do cartão em qualquer banco 24 horas, tanto em território nacional como fora do Brasil.

Outra grande vantagem é o atendimento ao consumidor. O site Reclame Aqui mostra que a rede tem uma boa reputação, com uma nota em torno de 8,4 e responde aproximadamente 99% das reclamações. Ademais, mais de 90% dos usuários afirmam que seu problema foi solucionado e cerca de 70% fariam negócios novamente com a empresa.

Além disso, a rede conta com o selo RA1000, que é concedido apenas às empresas que possuem excelente performance quando se trata do atendimento ao cliente.

Desvantagens do Cartão Carrefour

Nem tudo é maravilhoso no mundo Carrefour. O cartão possui algumas desvantagens.

Uma delas é que o cartão tem limite máximo para saque, além de cobrança de encargos e IOF. Além do que, o saque compromete o valor total do seu limite do cartão. E a taxa de saque gira em torno de R$10,90 no Brasil e R$17,90 no exterior.

Além disso, os parcelamentos estão sujeitos ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e outras condições, como o Custo Efetivo Total (CET) da compra. Você precisa ficar alerta!

Outro ponto é que o prazo estendido para pagamento do combustível depende da data em que você utiliza o cartão. Além da data de vencimento da fatura, dentre outras questões. E mais: você precisa comunicar a operação do caixa para conseguir fazer o pagamento.

O parcelamento da fatura também não é tão simples. Ele é considerado uma operação de crédito e depende da disponibilidade da mesma.

Conforme mencionamos, o cliente é isento de anuidade se fizer uma compra por mês. Caso contrário, você terá que pagar os seguintes valores:

  • Nacionais Visa ou Mastercard: R$142,68, ou então, 12x de R$11,89;
  • Visa Internacional ou Mastercard Gold: R$167,88, ou então, 12x vezes de R$13,99;
  • Cartões Visa e Mastercard La Carte: R$191,88, ou então, 12 vezes de R$15,99.
SOLICITAR PELO APLICATIVO

Aplicativo Cartão de crédito Carrefour

O aplicativo da rede fornece todas as informações sobre suas movimentações financeiras. Além disso, também permite que você visualize qual o seu limite de crédito em tempo real, quais compras foram realizadas e o saldo disponível, além de qual o melhor dia para compra de determinados itens.

Você pode realizar o download pela Play Store ou Apple Store, e o app permite que você gerencie suas finanças pessoais, além de contar com as seguintes funcionalidades:

  • Visualização de fatura
  • Saldo disponível em tempo real
  • Pagamento e parcelamento da fatura
  • Melhor dia de compra

Aliás, você pode fazer a solicitação do cartão Carrefour diretamente pelo app. Quer saber como? Clique aqui.

Como solicitar o cartão de crédito Carrefour

Solicitar o cartão é ainda mais fácil!

Conforme mencionamos, você pode solicitar o cartão de crédito pelo app. Ou então pode fazer pela internet. Você precisa entrar no site do Banco CSF, que é a instituição do Carrefour responsável pelo cartão.

Em seguida, preencha seus dados pessoais e aguarde a resposta sobre sua solicitação.

Além disso, se você preferir, pode ir até uma das lojas físicas com seus documentos em mãos para solicitar um cartão de crédito.

A rede pode levar até 14 dias úteis para aprovar o pedido de cartão. Depois disso, se aprovado, o cartão de crédito deve chegar em até 2 semanas.

Caso você tenha alguma dúvida, pode entrar em contato direto pela Central de Atendimento, nos seguintes números:

4004 6200 (Capitais e regiões metropolitanas);

0800 709 6200 (Demais localidades).

E não esqueça, é possível também solicitar o cartão pelo app. É bem prático, desburocratizado e o processo é super intuitivo!

Anuidade diferenciada

Condições especiais durante a pandemia

Por causa da pandemia do Covid-19, que abalou o mundo todo, o Carrefour decidiu oferecer condições especiais em seus cartões de crédito Carrefour e Atacadão. Afinal, as pessoas foram bastante afetadas economicamente, com uma redução drástica de suas rendais mensais.

Assim, o grupo decidiu permitir o parcelamento em até 24 vezes com juros menores. Aliás, as taxas de juros podem sofrer redução de até 80%. O que é uma grande ajuda para quem está em uma situação financeira difícil e já é cliente da rede, não é mesmo?

Segundo Carlos Mauad, CEO do Banco Carrefour, "Este é o momento de cuidar dos nossos colaboradores e dos nossos clientes. Viabilizamos o parcelamento de fatura com prazos maiores e taxas mais baixas para um grande grupo de clientes e, assim, permitimos que tenham tempo e apoio para se organizar financeiramente".

Para conseguir as condições especiais você precisa contratar o Parcele Fácil. É bem simples e rápido. Em sua última fatura você verá a tabela com as condições que foram pré-definidas com oito opções de parcelamento. Aliás, você também conseguirá visualizar o valor de entrada e o valor das parcelas.

Assim, você escolhe a alternativa que melhor se enquadra na sua situação financeira atual e faz o pagamento ao entrar pelo site ou pelo app. Ou então, se preferir, você pode ir em uma das lojas físicas Carrefour, Atacadão, agência bancária ou casas lotéricas. Não falta opção para você conseguir realizar o parcelamento!

E mais: você consegue consultar e contratar o Parcele Fácil pela central de Atendimento também. Assim, se tiver dúvidas, basta entrar em contato pelos números que informamos no tópico anterior.

Fique em casa!

Fique em casa!

Mesmo com as medidas começando a afrouxar aos poucos, ainda é importante, caso seja possível, ficar em casa!

Assim, o grupo Carrefour liberou o acesso aos serviços pelo WhatsApp, para facilitar. Logo, você consegue consultar sua fatura fechada, verificar o código de barras para fazer o pagamento, consultar o seu limite de crédito e melhor dia para compra, além de poder acompanhar os lançamentos.

Esse acesso é realizado por meio da assistente virtual conhecida como Carina. Assim, basta mandar um "oi" no número (11) 3004-2222 e o cruzamento dos seus dados é realizado de forma automática. Assim, é possível evitar fraudes e garantir sua segurança.

Maud ainda afirmou: "Construímos serviços de consulta e entrega de fatura via WhatsApp para que ninguém precise sair de casa. Continuaremos trabalhando de maneira incansável para que todos passem bem por esse difícil momento".

Lembramos que o serviço é usado por quem tem o número de celular no cadastro da rede Carrefour. Assim, quem ainda não tem, precisa acessar um terminal de autosserviço em algumas das lojas físicas para realizar o cadastro.

O cartão vale a pena?

O cartão vale a pena?

No início do texto afirmamos que se você procura economia e é alguém que compra regularmente na rede Carrefour, esse cartão é para você. Assim, se você realiza pelo menos uma compra por mês, vale a pena procurar saber mais sobre esse cartão de crédito.

Você tem acesso a quatro cartões adicionais, diversos benefícios e descontos exclusivos, além de condições bem especiais de pagamento. Além disso, você conta com os benefícios das próprias bandeiras de emissão do cartão, Mastercard e Visa, que são as mais consolidadas do país.

Entretanto, se você não é um cliente assíduo do grupo Carrefour, pode não valer a pena o valor da anuidade. Além disso, leia com cuidado as desvantagens apontadas, pois você precisa pesar os prós e contras do cartão de crédito.

Por fim, se você tem o nome sujo, lembre-se de que passará por uma análise de crédito. Então, caso você se encontre nessa situação, talvez existam outras opções de crédito no mercado de cartões para você.

Continuar Lendo

Em Alta