Educação financeira

Descubra o que é stock picking

Quem deseja ter lucratividade através de bons investimentos, não deve deixar de conhecer e praticar a estratégia de stock picking. Confira abaixo do que se trata e obtenha resultados surpreendentes!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 22/03/2021

Saiba como fazer stock picking na Bolsa de Valores

Quer aumentar sua lucratividade? Te ensinamos sobre stock picking. Confira! | Imagem: Freepik
Quer aumentar sua lucratividade? Te ensinamos sobre stock picking. Confira! | Imagem: Freepik

Um grande objetivo de todas as pessoas que fazem investimentos é encontrar maneiras para obter lucratividade através das operações. Para isso, muitos optam pela assessoria, fazem pesquisas para entender qual é o melhor tipo de investimento, buscam corretoras com a menor taxa de corretagem… Enfim, existem várias ações que podem ser tomadas para atingir o objetivo. E uma delas é o stock picking.

Afinal, quem deseja, de fato, conquistar bons resultados, não deve deixar de realizar o stock picking. Você sabe do que se trata? Já te adiantamos que é uma técnica muito utilizada por grandes investidores, entre eles o Warren Buffet, que com certeza irá te auxiliar.

Enfim, para que você fique por dentro do assunto, resolvemos criar esse post com as principais informações e vantagens do stock picking. Se esse assunto te interessa, basta continuar a leitura!

Anúncios

O que é stock?

Afinal, o que é stock? | Imagem: Freepik
Afinal, o que é stock? | Imagem: Freepik

Stock picking refere-se a uma estratégia utilizada pelos investidores para fazer uma seleção de ações. Dessa forma, haverá maiores chances de ganhar na valorização, influenciando diretamente na sua lucratividade.

Portanto, quem realiza essa estratégia busca entender as ações para escolher dentre as opções disponíveis aquela que o investidor acredita que terá mais chance de valorização após considerar o risco, retorno e oscilações do mercado.

Vale ressaltar que esse processo poderá oscilar bastante de acordo com as oportunidades que ele enxergar na Bolsa de Valores. Por isso, quem segue o stock picking deve ter em mente que é necessário fazer uma análise constante para que os resultados sejam verdadeiramente satisfatórios.

Como funciona stock picking?

Você sabe como funciona stock picking? | Imagem: Freepik
Você sabe como funciona stock picking? | Imagem: Freepik

Como foi dito anteriormente, o princípio do stock picking é a análise do mercado para a escolha das ações que mais valerão à pena investir. No caso, o investidor realiza esse estudo para conseguir comprar as ações quando estiverem em baixa e vender quando estiverem em alta, compreendendo o seu potencial de valorização e entendendo também quando elas chegarão no nível em que fica difícil de continuar crescendo.

Para isso é necessário saber que existem uma série de estratégias e técnicas a serem adotadas, precisando avaliar individualmente o tipo do investidor e os seus objetivos. Veja abaixo alguns critérios a serem analisados ao fazer o stock picking:

Anúncios

Investimentos em boas empresas

Em síntese, o investimento em boas empresas é essencial para seu sucesso. | Imagem: Freepik
Em síntese, o investimento em boas empresas é essencial para seu sucesso. | Imagem: Freepik

Esse é sem dúvidas um dos principais aspectos que deve ser avaliado para garantir sucesso em sua estratégia: a escolha das melhores empresas para realizar os seus investimentos.

Neste período, é essencial que você avalie critérios como: mercado que ela atua, potencial de crescimento, possíveis oportunidades, margem de lucro, grau de endividamento, tempo de mercado, etc.

Lembre-se que o máximo de informações que você conseguir colher, mais poderá contribuir para que você esteja seguro(a) quanto à sua decisão de fazer investimentos naquela instituição.

Ações com preços de oportunidade

Saiba como confirir preços em oportunidade. | Imagem: Freepik
Saiba como confirir preços em oportunidade. | Imagem: Freepik

Outro ponto que deve ser avaliado é se a ação que você quer adquirir está realmente com um preço atrativo. Para chegar nessa conclusão, você deve realizar alguns cálculos, sendo possível utilizar o valuation da empresa.

Mas afinal, do que se trata o valuation? Este é um processo que visa analisar e identificar qual é o valor real da ação naquela empresa. Assim ficará mais fácil de descobrir se as ações estão desvalorizadas mesmo ou se você precisará aguardar por mais um tempo para adquiri-las.

Para realizar esta análise, é importante que você tenha em mente que o valuation é um estudo complexo e que precisará de bastante empenho de sua parte. Inclusive, existem diversos livros e cursos que podem te ajudar nesse sentido.

Como fazer stock picking?

Entretanto, você sabe como fazer stock picking? Descubra. | Imagem: Pixabay
Entretanto, você sabe como fazer stock picking? Descubra. | Imagem: Pixabay

Bom, agora você já sabe do que se trata o stock picking e a sua importância para o sucesso do investimento. Então provavelmente você quer saber como fazê-lo de forma eficaz, certo? Para isso, siga o passo a passo abaixo:

Acompanhe a economia

Realize acompanhamento da economia. | Imagem: Pixabay
Realize acompanhamento da economia. | Imagem: Pixabay

O primeiro passo para um stock picking de sucesso é realizar o acompanhamento da economia. Somente assim você conseguirá saber quais serão os seus focos e riscos através de um olhar analítico.

Além disso, quando você acompanha a economia, você conseguirá entender com mais facilidade as perspectivas de crescimento da instituição a curto, médio e longo prazo para tomar decisões mais assertivas.

Estude sobre mercado de ações

Desde já, faça o acompanhamento da economia. | Imagem: Freepik
Desde já, faça o acompanhamento da economia. | Imagem: Freepik

Além do acompanhamento da economia, você precisará também estudar o mercado de ações. E vale ressaltar que este estudo vai muito além de saber como ter acesso ao home broker ou como comprar e vender ações.

É necessário que você saiba realizar o acompanhamento de indicadores, o movimento do mercado de ações, análise técnica de gráficos, análise fundamentalista, como também a identificação dos principais players (afinal, são eles que movimentarão o mercado).

Aprenda como analisar os fundamentos de uma ação

Faça a análise de fundamentos da economia. | Imagem: Pixabay
Faça a análise de fundamentos da economia. | Imagem: Pixabay

Para realizar a análise de uma ação, é possível utilizar vários indicadores, gráficos e caminhos como: EBITDA, EBIT e P/L. E conhecê-las é extremamente importante para que você consiga obter maiores informações sobre as instituições.

Nesse sentido, um investidor poderá criar uma rotina para realizar diversas consultas que colaborarão na análise de fundamentos, como é o caso da leitura de relatórios e assinatura de cases de análise.

Saiba qual é a diferenciação entre valor e preço

Sobretudo, você sabe a diferença entre valor e preço? | Imagem: Freepik
Sobretudo, você sabe a diferença entre valor e preço? | Imagem: Freepik

Uma questão que costuma gerar bastante dúvida entre os investidores (principalmente os iniciantes) é em relação ao valor e preço das ações.

Antes de adquirir uma ação, você precisa saber diferenciar se ela está com um bom preço para ser adquirida e mantida a longo prazo ou se a tendência é que ela caia mais. Portanto, o ideal é que você busque informações sobre a instituição, principalmente no que diz respeito ao seu grau de endividamento.

Ah, e temos mais uma dica extra para você: vale pesquisar se a empresa está em um cenário econômico favorável, pois caso a resposta seja positiva, o grau de endividamento que ela se encontra pode estar relacionado aos financiamentos que ela fez para expandir o seu negócio, o que te beneficiaria mais adiante.  

Crie uma conta em uma corretora de valores

Contrate corretora de valores. | Imagem: Freepik
Contrate corretora de valores. | Imagem: Freepik

Neste momento, quando você já tiver noção sobre o mercado de investimento, saiba que é essencial criar uma conta em uma corretora de valores para ter acesso ao home broker e iniciar os seus investimentos.

Lembre-se de escolher uma corretora confiável e que vá proporcionar boas taxas de corretagem e te ajudar a alcançar os melhores resultados e lucratividade.

Tenha uma carteira diversificada

Todavia, uma carteira diversificada é essencial para você. | Imagem: Freepik
Todavia, uma carteira diversificada é essencial para você. | Imagem: Freepik

Ter uma carteira diversificada contribui bastante para as maiores chances de ganho através da prática do stock picking. Afinal, dessa forma você passará a investir em mais empresas e poderá a ter retornos acima do seu benchmark.

Essa diversificação poderá acontecer dentro de setores e mercados distintos, sempre avaliando as melhores oportunidades segundo o seu perfil de investidor.

Foque no longo prazo

Investimento a longo prazo. | Imagem: Freepik
Investimento a longo prazo. | Imagem: Freepik

Diferentemente do que muitos pensam, focar em ações a longo prazo é o que mais irá te garantir boa lucratividade e sucesso no mercado de ações. E isso se justifica porque quanto mais tempo você conseguir se manter em boa posição, maiores serão as chances de bons retornos do seu investimento.

Então, priorize o longo prazo ainda que você use o stock picking, as estratégias tradicionais ou o fundo de ações e aumente as chances de sucesso nos seus investimentos.

Qual o melhor investimento a longo prazo?

Tudo o que você precisa saber sobre investimento a longo prazo está aqui. Esse é o conteúdo mais completo que você vai encontrar sobre o tema! Leia o artigo e descubra.

Como selecionar empresas?

Então, você sabe como escolher empresas e ações? Veja abaixo. | Imagem: Freepik
Então, você sabe como escolher empresas e ações? Veja abaixo. | Imagem: Freepik

Bom, agora que você já sabe do que se trata o stock picking e o que você deve fazer para realizá-lo, é essencial que você entenda também como separar as melhores empresas para compor o seu portfólio de ações.

Para isso, tenha em mente que a primeira informação que você deve buscar sobre cada instituição é em relação a sua margem de lucro. Para encontrá-la é simples, basta usar a fórmula a seguir:

Margem de Lucro = {[Receita líquidas – (Custos + Despesas)] / Receitas líquidas]} x 100

Com o resultado obtido, leve em conta que, quanto maior for o número, melhor será a lucratividade da empresa e consequentemente maior serão as chances de ser uma boa opção para se ter ações.

No entanto, não há um número mínimo ou máximo para que a empresa seja considerada lucrativa. Essa definição poderá vir juntamente a outros cálculos, como por exemplo o retorno sobre o patrimônio líquido e composição de endividamento.

Veja quais são as fórmulas que são utilizadas para chegar nesses cálculos:

ROE = (Lucro líquido do período / Patrimônio líquido) x 100

CE = (passivo a curto prazo/passivos totais) x 100

Analisando os cálculos da empresa, ficará mais fácil de se decidir quanto a inclusão ou não da mesma em seu portfólio de ações. E lembre-se: a consultoria disponível pelas corretoras de investimentos podem contribuir bastante nesse momento. Utilize-as!

Quais as vantagens dessa estratégia?

Por fim, saiba quais são as vantagens dessa estratégia. | Imagem: Freepik
Por fim, saiba quais são as vantagens dessa estratégia. | Imagem: Freepik

Como nós falamos anteriormente, adotar a estratégia de stock picking pode ser muito atrativo para diversos investidores, independentemente do seu perfil ou tempo de mercado por diversos fatores.

Para que você possa entender o que te levaria de fato investir nessa estratégia, reunimos abaixo as principais vantagens que o stock picking pode te oferecer. Confira:

  • Maior desempenho no mercado de ações: com o estudo do mercado, você fica mais seguro para realizar movimentações de compra e venda e tem retornos financeiros mais atrativos;
  • Menor risco nos investimentos: ainda que não podemos falar que o risco seja zero, com essa estratégia as chances de realizar um investimento em uma empresa que não está consolidada é consideravelmente menor do que quando não há nenhum estudo;
  • Diversificação de portfólio: o stock picking contribui também para que você consiga diversificar o seu portfólio, encontrando oportunidades em ações de diversos segmentos para investir.

Por fim, esperamos que agora você já tenha adquirido todas as informações que precisa a respeito da estratégia de stock picking. Além disso, que possa ter conseguido se decidir se essa técnica é ou não indicada para você.

Não se esqueça de levar em consideração os passos necessários para se ter sucesso na realização da mesma, além de escolher uma boa corretora de valores para te auxiliar.

Dessa forma, acreditamos que você terá muito mais sucesso com seus investimentos e que o seu sucesso financeiro será surpreendente.

E caso queira mais informações e dicas sobre o mercado financeiro, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui! Até a próxima.

Conheça as corretoras com menor taxa de corretagem

Para quem pensa em investir, conhecer as corretoras com menor taxa de corretagem é essencial. Portanto, não deixe de continuar a leitura para conferir.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

14 respostas sobre o cartão Digio

No texto a seguir oferecemos as principais 9 respostas sobre o cartão Digio para que você descubra se esse é o cartão ideal para você.

Continue lendo
content

Conheça o Empréstimo pré-aprovado Claro Smartcred

Conheça o empréstimo pré-aprovado Claro Smartcred, quais são suas características gerais e requisitos para solicitação e descubra se é ideal para você.

Continue lendo
content

Clientes Bradesco Visa Aeternum agora tem acesso a mais um benefício exclusivo com o Dragon Pass

O Bradesco Visa Aeternum agora oferece o programa Dragon Pass. Com ele, você tem acesso às melhores salas VIP do planeta! Confira mais aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta corrente BB

A conta corrente do BB é a mesma tanto para quem prefere acessar os serviços online quanto para quem gosta das agencias. Conheça mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Will Black Internacional

O cartão Will Black Internacional é o produto financeiro do novo banco digital Will. Quer saber como solicitá-lo? Leia este post e confira!

Continue lendo
content

13 aplicativos para organizar suas finanças pessoais

Conheça 13 aplicativos para organizar suas finanças pessoais e ter uma vida financeira tranquila, com as suas contas equilibradas outra vez.

Continue lendo