Dicas
Novo RG Digital: veja como funciona e como solicitar o seu
Com o objetivo de inserir mais tecnologia nos processos burocráticos de documentação, o Governo Federal criou o RG Digital. O documento promete mais segurança e praticidade na vida dos brasileiros, e já está disponível para solicitação. Confira!
Anúncios
O documento já está valendo em todo o Brasil e está disponível nas versões física e online. Confira!
A partir deste mês, o novo RG digital passa a valer em todo o Brasil. No início de março, o Governo Federal anunciou a criação de um novo modelo de carteira de identidade online. A nova versão está disponível para solicitação via internet, e coloca um prazo e validade sobre a versão física.
Segundo o próprio governo, o objetivo da criação do novo RG digital é desburocratizar o processo de emissão do documento, além de implementar novas tecnologias na identificação dos cidadãos brasileiros. Com o novo registro, ficam unificados o RG e CPF do indivíduo, proporcionando uma camada a mais de segurança contra possíveis falsificações.
Qual a diferença entre o novo RG digital e o RG físico?
Primeiramente, ele funciona de forma estritamente digital, com uma numeração única que funciona para autenticar o registro do cidadão. Além disso, será incluído um QR Code no documento para verificações offline. Dessa forma, o titular não precisa estar conectado à internet ao apresentar o RG.
No Brasil é comum o número de RG ser diferente entre os Estados. No entanto, com a nova tecnologia, a forma de emissão é unificada. Isso faz com que o risco no roubo de dados diminua e evita que estelionatários solicitem mais de um documento em diferentes regiões.
Você será redirecionado a outro site
Existe emissão física do novo RG digital?
Sim, mas para solicitar o documento físico deve-se comparecer à Secretaria de Segurança Pública do Estado em que o titular reside. De acordo com informações do governo, todas as unidades em território nacional receberam orientações sobre as mudanças e estão aptas a emitir o RG Digital.
Portanto, basta ir até a entidade com a certidão de nascimento ou de casamento e entrar com o pedido. Pode-se fazer a emissão de duas formas: em um cartão plástico ou em um papel de segurança. Além do físico, o titular também tem acesso à versão digital através da plataforma oficial do governo, o GovBr.
Ademais, se o solicitante não tiver um número válido de CPF no ato do pedido, a Secretaria de Segurança se encarrega de gerar o documento na mesma hora para incluir no novo RG Digital.
Por fim, se você se interessou pelo novo formato de registro geral, que tal conhecer também o Documento Nacional de Identidade? Então, confira o conteúdo recomendado abaixo!
Em Alta
Como conseguir empréstimo 240 meses para pagar
Quer realizar um sonho mas não tem dinheiro o suficiente? Leia o post de hoje e confira mais informações sobre o empréstimo com 240 meses para pagar
Continue lendoCartão Mooba ou cartão PagBank: qual escolher?
Cartão Mooba ou cartão PagBank, qual deles é o melhor? Ambos são Visa Internacional e com programa de benefícios. Confira mais em nosso post!
Continue lendoConheça a conta à ordem BPI Age Jovem
No BPI, clientes a partir dos 13 anos podem fazer a conta Age Jovem e aproveitar os cartões e transferências gratuitas. Veja mais informações!
Continue lendoVocê também pode gostar
Cartões EuroBic: quais são e como escolher o melhor?
Conhece os cartões EuroBic e suas principais características? Listamos aqui quais são para que possa escolher o seu, confira agora!
Continue lendoC6 Bank permite transferência de pontos Átomo para programa de recompensas Livelo
Em nova parceria, agora o cliente C6 Bank pode efetuar a transferência de pontos Átomo para o Livelo através do app do banco digital.
Continue lendoTesouro Nacional anunciou projeto de Título Previdenciário
Com a Reforma Previdenciária cada vez mais urgente, o Tesouro Nacional anuncia um projeto de investimento, o Título Previdenciário.
Continue lendo