Finanças

Governo inicia testes do Documento Nacional de Identidade, ou DNI

Com a implementação do DNI, Documento Nacional de Identidade, os cidadãos brasileiros não precisarão mais andar com documentos impressos. Além disso, fraudes por falsificação de identidade serão quase extintas.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 16/02/2022

Com a nova ferramenta, o cidadão brasileiro não precisará andar com todos os documentos, já que eles devem ser unificados no aplicativo. Confira!

Conheça o Documento Nacional de Identidade. Fonte: DNI.
Conheça o Documento Nacional de Identidade. Fonte: DNI.

Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico avançando mais rapidamente do que muitas pessoas podem acompanhar, as informações chegam cada dia mais digitalizadas. Nesse sentido, o Governo Federal também tem um plano em ação, o de digitalizar os mais de 200 milhões de brasileiros, evitando fraudes e crimes de identidade. Estamos falando do Documento Nacional de Identidade, ou DNI. Entenda melhor a seguir.

Pois bem, foi há alguns anos que o projeto de unir e digitalizar os documentos dos cidadãos brasileiros surgiu. Dessa forma, aprovado pelo Congresso em 2017, iniciou-se lentamente o desenvolvimento do DNI, ou Documento Nacional de Identidade. O objetivo era reunir os documentos como CPF, Carteira Nacional de Habilitação e Título Eleitoral, todos em um só lugar.

Ademais, com a possibilidade de verificação biométrica, a ideia é diminuir casos de fraudes que acontecem com falsificação de identidade. Aliás, isso deve beneficiar até mesmo o sistema penitenciário, já que, cadastrando todos os brasileiros, não existirão mais casos de pessoas invisíveis no sistema. Além disso, o DNI acaba com problemas de pessoas com nomes iguais, já que deve usar a biometria como identificação.

Veja como se cadastrar no app da caixa

Confira como atualizar seu cadastro no app Caixa

Se você é um beneficiário que utiliza o aplicativo Caixa TEM, é importante manter seu cadastro atualizado. Veja como fazer!

De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ou TSE, Luís Alberto Barroso, o Brasil deverá imergir como um universo digital com a implementação do DNI. Na verdade, esse será o primeiro aplicativo do gênero nas Américas e atualmente o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking de governos digitais.

Além do mais, devem embarcar na onda do Documento Nacional de Identidade o NIS/PIS/PASEP, o Número da Carteira de Trabalho e Previdência Social, a Carteira Nacional de Saúde, o Certificado Militar e o Documento de Identidade Profissional. Desse modo, a implementação do DNI também deve extinguir a prova geral de vida realizada pelo INSS. Anualmente, idosos e pessoas em situações vulneráveis precisam se dirigir até as repartições públicas para realizar a comprovação de vida.

Assim, o ministro da economia, Paulo Guedes celebra a parceria entre o Judiciário e o Executivo e destaca a importância de dados biométricos, sem os quais outros serviços não estariam ativos hoje. O Documento Nacional de Identidade deve iniciar sua primeira fase em março desse ano, mas apenas servidores da Justiça Eleitoral e outros órgãos públicos deverão participar do teste.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

10 apps para assistir futebol ao vivo no celular!

Se você é fã de futebol, que tal ter um desses apps para assistir futebol ao vivo no seu celular? Eles vão desde ESPN até Sportzone. Confira!

Continue lendo
content

Qual o limite Cartão Luiza Ouro?

Você sabia que é possível aumentar o limite cartão Luiza Ouro de forma fácil e prática? Te contamos tudo sobre o assunto aqui. Confira!

Continue lendo
content

Superdigital ou Neon: qual é o melhor?

Super digital ou Neon? No texto a seguir iremos comparar as características das contas digitais, cartões de crédito e vantagens de cada fintech.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o benefício Auxílio Mãe Solteira

Se aprovado, o benefício Auxílio Mãe Solteira tem o potencial de auxiliar muitas famílias em todo o país. Leia este post e entenda mais!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Digimais

Descubra o passo a passo para solicitar o cartão Digimais online, via telefone ou pelo aplicativo. Além de analisar se é a alternativa certa para você.

Continue lendo
content

Veja como adquirir seu informe de rendimentos no C6 Bank

Descubra como obter seu informe de rendimentos do C6 Bank para preencher a declaração do imposto de renda 2022. Confira mais aqui!

Continue lendo