Educação financeira

Veja como se prevenir do novo golpe da maquininha de cartão de crédito

Mais um golpe em atividade no país colocou as autoridades em alerta nos últimos dias. Trata-se do golpe da maquininha com o visor quebrado, que tem feito cada dias mais vítimas. Entenda como ele funciona e o que você precisa fazer para se proteger.

Anúncios

Golpistas utilizam um aparelho com visor quebrado para cobrarem valores indevidos de consumidores desavisados. Entenda.

Entenda o novo golpe da maquininha. Fonte: Adobe Stock.
Entenda o novo golpe da maquininha. Fonte: Adobe Stock.

Um novo golpe vem chamando a atenção das autoridades em todo o país por conta da quantidade de vítimas que tem feito nos últimos dias: o golpe da maquininha de cartão com o visor quebrado.

Uma grande parcela de consumidores desavisados tem informado suas senhas pessoais ou confirmando compras sem enxergar totalmente o valor cobrado no aparelho. 

Em entrevista ao UOL, o advogado Igor Marchetti alertou sobre o perigo das maquininhas com visor danificado e disse que a melhor maneira de evitar esse tipo de golpe é priorizar as transações financeiras diretamente através dos aplicativos. 

Para o advogado, é importante evitar o contato direto para pagamento justamente por ele vulnerabilizar a relação entre o cliente e o entregador. No caso de transações indevidas por meio de uma plataforma, fica muito mais fácil questionar a empresa e buscar uma solução. 

Marchetti diz que os consumidores devem desconfiar de quaisquer taxas cobradas por fora do que já foi pago inicialmente pelo serviço. Caso aconteça, o cliente deve questionar a alteração no aplicativo para confirmar a veracidade da alteração antes de realizar o pagamento. 

Caí no golpe do cartão de crédito: o que fazer

Confira qual o procedimento a se tomar caso você seja vítima do golpe de cartão de crédito.

Os aplicativos de comida – como iFood e Rappi – reiteram que todo pagamento online é final, e que não existem taxas cobradas além do que foi acordado ao finalizar a compra.

Se mesmo assim o cliente resolver seguir com a operação, ele deve verificar com atenção as condições em que se encontra a maquininha de cartão. No caso de não conseguir visualizar o valor cobrado, ele deve recusar a cobrança imediatamente. 

Ainda segundo o advogado, é importante ser cauteloso e observar se o visor da maquininha mostra as informações necessárias. Outro ponto importante destacado por Marchetti é verificar se a senha fica visível ao ser digitada. Isso porque qualquer máquina deve ocultar os números com asteriscos. Se isso não acontecer, é provável que a senha esteja sendo clonada. 

Por fim, ele diz que é primordial para a segurança do usuário nunca compartilhar o código de segurança do cartão de crédito com outras pessoas fora dos aplicativos em que ele é cadastrado. 

Mesmo o golpe da maquininha sendo recente, suas vítimas não devem ficar desamparadas de auxílio policial. Isso porque ele é qualificado como estelionato, e se enquadra no artigo 171 do Código Penal brasileiro. 

Para quem cair no golpe, o primeiro passo deve ser entrar em contato com o banco emissor do cartão para que ele bloqueie a transação e estorne o valor à conta. Depois, é preciso entrar em contato com a plataforma que o golpista usou para aplicar o furto e informá-los do ocorrido. Por fim, deve-se fazer um boletim de ocorrência. 

Em Alta

content

Entrevista de emprego no exterior: como se preparar

Veja como se preparar para a entrevista de emprego no exterior com dicas incríveis: pesquise sobre a empresa, fale sobre você, entre outras.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Pernambucanas

O cartão de crédito da Pernambucanas e sua conta digital oferecem várias vantagens aos clientes da loja, saiba como solicitar o seu hoje!

Continue lendo
content

Cartão de crédito Itaú Credicard: como funciona

O Itaú Credicard é um cartão de crédito sem anuidade com descontos especiais e vantagens. Quer descobrir todos os detalhes? Acompanhe aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Binance lança empresa de pagamentos com compatibilidade entre criptomoedas e cartões de crédito

Conheça a Bifinity, nova empresa de pagamentos criada pela Binance para facilitar o acesso de comerciantes ao mundo das criptomoedas.

Continue lendo
content

Quais os valores do plano de saúde Unimed?

Está pensando em contratar o plano de saúde Unimed para você e sua família? Reunimos aqui as informações sobre os valores do plano. Confira!

Continue lendo
content

Review cartão Nubank Platinum 2022

Se você viaja muito e está a procura de um cartão que acompanhe o seu estilo de vida, leia este post e confira o review cartão Nubank Platinum!

Continue lendo