Cartões

Caí no golpe do cartão de crédito: o que fazer

Se você foi vítima de um golpe do cartão de crédito e não sabe o que fazer, confira o nosso conteúdo com todas as informações para resolver esse problema de forma simples e rápida!

Anúncios

Descubra o que você deve fazer em caso de golpe do cartão de crédito

Mas, o que é golpe do cartão de crédito? Fonte: Adobe Stock.
Mas, o que é golpe do cartão de crédito? Fonte: Adobe Stock.

Sem dúvida, o cartão de crédito é um excelente aliado financeiro quando utilizado de forma correta. Mas, por ser um produto muito popular, é importante tomar cuidado para não cair no golpe do cartão de crédito.

Lembre-se de que compras em sites desconhecidos, ligações suspeitas solicitando dados do cartão ou até maquininhas que clonam o plástico são os principais responsáveis por causar fraudes em clientes desavisados.

Então, trouxemos um conteúdo especial para você explicando como esses golpes acontecem, o que você deve fazer para evitá-los e como prosseguir caso você seja vítima de um. Vamos lá!

O que é golpe do cartão?

Pois bem, o golpe do cartão de crédito acontece quando você sofre uma fraude ao utilizar o plástico. Seja por clonagem, que copia os dados do cartão, por estelionato através de compras em um site suspeito, confirmação de dados do cartão por meio de ligações falsas, troca do cartão no ato da compra e, mais recentemente, o golpe do delivery.

Mas, o que fazer quando isso acontece? Sabemos que é uma situação delicada, mas existem diversos caminhos que você pode tomar. Na maioria dos casos, a lei protege o cliente e a instituição financeira é que deve se responsabilizar pelos danos causados. Porém, também existem situações em que o banco pode negar a responsabilidade. Então, como proceder nesses casos? Continue a leitura que vamos te explicar!

Como não cair no golpe do empréstimo falso

Você tem medo de fazer empréstimos por que não confia neste modalidade de crédito? Então, leia este post e confira como não cair no golpe do empréstimo falso.

O que fazer ao cair no golpe do cartão de crédito?

Então, o que fazer ao cair no golpe do cartão de crédito? Fonte: Unsplash.
Então, o que fazer ao cair no golpe do cartão de crédito? Fonte: Unsplash.

Então, ao perceber alguma transação suspeita, a primeira atitude deve ser entrar em contato com o banco e solicitar o bloqueio do cartão. Assim, você evita que outras transações sejam efetuadas. Em seguida, entre em contato com a administradora do cartão e informe quais são as compras que você não reconhece para que seja feito o estorno dos valores.

Por lei, as instituições bancárias têm o dever de intervir em qualquer transação bancária que seja considerada irregular. Nesse sentido, se o seu cartão foi roubado ou clonado, é obrigação do banco se responsabilizar por qualquer dano causado a você.

Mas, para isso, é muito importante agir o quanto antes para evitar maiores dores de cabeça. Além disso, tenha certeza de que não foi você quem efetuou a compra antes de fazer a denúncia de fraude, já que ela órgãos competentes farão uma análise minuciosa.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Banco negou reembolso: como proceder

Pois bem, pode ser que a instituição responsável pelo seu cartão de crédito tente se isentar da culpa e te responsabilizar pela fraude. Então, é muito importante entender quais são os seus direitos como consumidor em momentos como esse. Assim, o banco não pode atribuir à você situações que eles mesmos devem controlar, como a clonagem ou compra suspeita.

Então, se houver insistência da parte do banco, você pode fazer uma reclamação junto ao Banco Central e em sites, como Consumidor.gov.br e Procon. E, em casos onde não há solução pelas vias normais, entrar com uma ação de danos morais.

Em situações onde a fraude ocorre de forma presencial, a instituição pode alegar que houve falta de atenção por parte do cliente. Isso geralmente acontece quando você passa o cartão em uma máquina sem checar o valor cobrado ou entrega o cartão para terceiros efetuarem a cobrança. Mesmo nessas situações, vale a pena questionar junto ao banco o valor cobrado, já que ele tem obrigação de cuidar da segurança de seus clientes.

Quando o banco não tem responsabilidade

Mas, afinal, quando o banco não tem responsabilidade? Fonte: Adobe Stock.
Mas, afinal, quando o banco não tem responsabilidade? Fonte: Adobe Stock.

Porém, não é incomum os clientes sofrerem o golpe do cartão de crédito em que a instituição responsável pelo plástico não tem obrigação de fato em arcar com os danos causados. Geralmente, isso acontece em casos de estelionato, através de propagandas enganosas ou ligações de terceiros se passando pelo banco em busca de informações do cartão.

Então, nesses casos, você deve entrar em contato com o banco e tentar cancelar a compra feita. Se isso não for possível, registre um boletim de ocorrência e busque orientação legal para resolver a situação. A instituição emissora do cartão também deve prestar apoio para auxiliar as autoridades na investigação do ocorrido.

E, se você conseguir identificar o estabelecimento em que sofreu a fraude, vale a pena fazer uma denúncia direta e buscar os órgãos de proteção ao consumidor para que eles tomem as medidas cabíveis.

Como evitar cair no golpe do cartão de crédito

Pois bem, é importante destacar que o seu cartão de crédito é de sua responsabilidade e você deve utilizá-lo com cautela. Portanto, evite emprestá-lo para terceiros ou guardar a senha junto do cartão.

Assim, sempre que utilizar o cartão em um estabelecimento físico, preste atenção no valor cobrado e fique de olho para que não troquem a máquina ou que passem o cartão sem que você esteja presente.

Também vale se atentar aos sites em que você efetua compras na internet. Verifique se são sites seguros e se tem uma boa reputação em plataformas como o Procon e Reclame Aqui.

Alguns bancos oferecem serviços de cartões virtuais descartáveis, que ficam disponíveis para uma compra única, além de SMS que notificam o cliente cada vez que existe movimentação de compra no cartão.

Agora que você já sabe como não cair no golpe do cartão de crédito, que tal pedir o seu plástico? Então, clique no conteúdo recomendado abaixo e confira!

Como pedir um cartão de crédito online?

Quer saber como pedir um cartão de crédito? Então, confira o passo a passo da solicitação e descubra quais são as melhores opções para você escolher o seu plástico.

Em Alta

content

Como fazer pós-graduação gratuita?

Já pensou realizar uma pós-graduação gratuita? Isso é muito possível com programas que dão bolsa de estudos. Confira o post e saiba mais!

Continue lendo
content

5 principais investimentos financeiros

Descubra agora quais são os principais investimentos financeiros, suas características e qual é o melhor momento para começar a investir.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Afinz: o que é o Afinz?

Você conhece o cartão de crédito Afinz? Com diversas vantagens para os seus clientes, ele é uma excelente opção para quem quer um cartão.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

20 Cursos de finanças pessoais gratuitos

Conheça os melhores cursos de finanças pessoais gratuitos, de Serasa a FGV, e comece hoje mesmo a mudar como você lida com o seu dinheiro.

Continue lendo
content

Programa Criança Feliz: o que é e como se cadastrar?

Saiba tudo sobre programa Criança Feliz. Veja como se inscrever e como ele pode ajudar sua família e as crianças de até seis anos.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo iDinheiro

Conheça o iDinheiro, plataforma de comparação de empréstimo pessoal, suas principais características e se vale a pena usar, confira!

Continue lendo