Investimentos
Nova alta da Selic atrai a atenção de investidores brasileiros
Para os especialistas, o horizonte econômico de 2022 não é dor melhores. Nesse sentido, a oscilação do mercado pode afetar investidores despreparados. Portanto, mesmo com a alta da Selic, o interessante é diversificar investimentos e não apostar todas as fichas em apenas um lugar.
Anúncios
A taxa favorece investimentos em renda fixa, mas especialistas não recomendam colocar todos os ovos em uma só cesta. Entenda o que fazer.
Primeiramente, o cálculo da taxa Selic envolve diretamente o Banco Central, e influencia o retorno de diversos tipos de investimento. Com a nova alta da Selic no final de 2021, muitos investidores pensam em migrar seus fundos para renda fixa. Mas será que essa é realmente a melhor estratégia?
Pois bem, a taxa Selic é a principal ferramenta para estabilizar a moeda. Além disso, com o aumento da taxa, sobem também os juros e as modalidades de crédito ficam mais custosas. Do mesmo modo, a queda deixa os custos dos bancos mais leves, de modo que a oferta de crédito fica mais barata.
Ademais, a taxa também influencia os investimentos como renda fixa, variável e investimentos estrangeiros. Por exemplo, aplicações, caderneta de poupança e, claro, Tesouro Selic, todos são atrelados a taxa. Logo, seus rendimentos vão variar de acordo com a flutuação da Selic. Embora a influência da taxa em renda variável seja menor e menos imediata, ela também acontece.
Ou seja, como você pode comprovar, a taxa Selic move a economia brasileira, sendo a principal ferramenta do Banco Central. Além do mais, é ela que serve como base para todos os outros juros praticados no país e, portanto, é um foco que interessa e muito aos investidores.
Tesouro IPCA ou Tesouro Selic: qual o melhor
Antes de escolher seu investimento, é importante comparar as opções e entender as vantagens de cada uma. Confira qual a melhor aqui!
Então, você deve imaginar que a nova alta da Selic causou certo alvoroço e chamou a atenção dos brasileiros no final do ano passado. Com esse horizonte de novas possibilidades muitos queriam migrar seus investimentos para a renda fixa, principal afetada pela Selic. Entretanto, analistas ainda pedem cautela na hora de investir!
Isso porque a melhor estratégia com a economia instável do país atualmente é diversificar a carteira de investimentos, sempre de acordo com o seu perfil. Dessa forma, os impactos da oscilação da economia serão menores. Aliás, eles também encorajam que os investidores fiquem de olho e revisem seus investimentos de tempos em tempos, de modo a tirar maior proveito das oportunidades do mercado financeiro.
Por agora, com a nova alta da Selic, a maior desde 2017, os especialistas encorajam investimentos a longo prazo, além de uma pequena parcela em CDI. A ideia é procurar opções com rendimento acima de 100% do CDI na liquidez diária. No entanto, tudo vai depender do perfil de risco do investidor.
Em Alta
10 dicas de como economizar dinheiro para investir
como economizar dinheiro e começar a investir? Pode até parecer difícil, mas mude suas atitudes e vai conseguir! Confira nossas dicas
Continue lendoCartão de crédito Abanca: o que é o Abanca?
Conheça o Abanca, banco espanhol espalhado por países como Portugal e Brasil. Além disso, veja as vantagens do cartão Abanca e tenha para si.
Continue lendoCartão de crédito Walmart: como funciona
O cartão Walmart oferece muitas vantagens. Entre elas estão o cashback e a anuidade grátis. Quer saber mais? Acompanhe nosso conteúdo.
Continue lendoVocê também pode gostar
Cartão Wise ou Cartão BPI Gold: qual o melhor?
Conheça hoje o cartão Wise ou cartão BPI Gold e entenda como escolher entre essas opções incríveis de crédito para você aproveitar, confira.
Continue lendoConheça o cartão de crédito Ripio Card
Quer um cartão de crédito diferenciado e sem anuidade? Então conheça cartão de crédito Ripio Card e se surpreenda com os seus benefícios!
Continue lendoPesquisas de opinião do Nubank recompensaram usuários em R$600,00 este mês
As pesquisas Nubank no mês de março chegaram a remunerar R$600 para clientes selecionados da fintech. Confira mais aqui!
Continue lendo