Finanças

Confira as novas regras para concessão de pensão por morte

Muitos dependentes de segurados do INSS falecidos tinham a concessão de pensão por morte negada. No entanto, com as novas regras, muitos que ainda estavam em processo aguardando uma resposta poderão ter o benefício aprovado.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 19/03/2022

Agora, dependentes financeiros de segurados que estavam incapacitados, internados ou afastados poderão solicitar o benefício. Entenda!

Confira as novas regras para concessão de pensão por morte. Fonte: Meu INSS.
Confira as novas regras para concessão de pensão por morte. Fonte: Meu INSS.

A nova Portaria 60 determinou mudanças na concessão de pensão por morte para os viúvos de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS.

Nesse sentido, desde 7 de março, data em que foi aprovada a nova Portaria, segurados que estavam afastados por auxílio-doença, incapazes ou ainda internados quando ocorreu o óbito continuam mantendo a qualidade de segurados.

Mas, afinal, o que é a concessão de pensão por morte? Pois bem, a pensão é um benefício do INSS concedido aos dependentes do segurado falecido. De acordo com a Lei Complementar 15.142/2018, o benefício previdenciário poderá ser solicitado pelo conjunto de dependentes mediante alguns requisitos básicos.

Primeiramente, precisa-se comprovar o óbito ou morte presumida do segurado em questão. Além disso, é necessário ser de fato dependente do segurado falecido.

Por fim, é preciso comprovar a qualidade de segurado da pessoa falecida no ato do falecimento, e é nessa regra que a nova Portaria realizou mudanças. Antes de entrar em vigor, o Instituto Nacional do Seguro Social acabava negando o benefício a muitos dependentes de segurados falecidos.

Prova de Vida do INSS: como fazer?

Veja como fazer a prova de vida do INSS para aposentados e pensionistas.

Isso porque, de acordo com as regras antigas, quem deixava de contribuir com o INSS por um período de tempo pré-determinado perdia sua condição de segurado. 

Ou seja, tendo perdido essa condição, seus dependentes automaticamente perdiam a pensão por morte. No entanto, com a nova regra em vigor, segurados que estavam incapazes, em condições de auxílio-doença, ou até mesmo internados na época do óbito voltam a serem considerados segurados do INSS. Assim, seus dependentes agora tem direito a concessão de pensão por morte.

Ademais, com as mudanças, serão afetados os requerimentos realizados a partir de 5 de março de 2015. Assim, mesmo quem ainda está aguardando um parecer do Instituto Nacional do Seguro Social deverá receber a resposta positiva de sua concessão de pensão por morte. Advogados e dependentes que brigavam na lei pelo direito à pensão já começam a comemorar.

Segundo as regras do INSS, tem direito a pensão por morte os dependentes financeiros de segurados que vieram à óbito. No entanto, a pessoa deverá receber mensalmente uma renda igual ou inferior a 2 salários mínimos vigentes para conseguir solicitar o benefício. 

Desse modo, mesmo cumprindo com as três exigências citadas anteriormente, o dependente que já tiver renda superior ao estipulado não terá a pensão por morte aprovada pelo INSS

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Opções de empréstimo online confiável

Conseguir um empréstimo online que seja confiável não é impossível. Então, leia este post e descubra como encontrar o crédito certo para você.

Continue lendo
content

Cartão de crédito Next limite inicial

Ter um produto financeiro com bom limite? Então, vem ver qual é o limite inicial do cartão de crédito Next e saiba mais detalhes sobre o cartão.

Continue lendo
content

Vale a pena abrir conta no Banco Neon

Se você está pensando em ter uma conta digital, esse post é para você! Hoje falaremos sobre a conta do Banco Neon e mostraremos se vale a pena abrir ou não.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

O que significa a inflação e indexação da economia?

Veja o que significam os termos inflação e indexação e qual o impacto que ambos podem ter na desestruturação econômica de um país.

Continue lendo
content

Banco do Brasil lança nova linha de crédito para caminhoneiros

Nova linha de crédito BB para caminhoneiros antecipa o frete em até 120 dias e tem juros mensais a partir de 1,79%. Confira mais detalhes!

Continue lendo
content

Conheça o curso de inglês online Wlingua

Através do curso de inglês online Wlingua, você aprende inglês de forma dinâmica e facilitada. Se interessou? Conheça o curso aqui.

Continue lendo