Dicas

Prova de Vida do INSS 2021: como fazer?

Criamos um conteúdo pensando em você, aposentado ou pensionista do INSS! Leia este post e veja tudo sobre como fazer a prova de vida do INSS.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 20/09/2021

Passo a passo da prova de vida do INSS

Antes de mais nada, confira como vai funcionar a prova de vida do INSS 2021. Fonte: Diário do Nordeste.
Antes de mais nada, confira como vai funcionar a prova de vida do INSS 2021. Fonte: Diário do Nordeste.

É um aposentado ou pensionista? Encontre aqui tudo que você precisa saber sobre a prova de vida do INSS 2021.

Devido à pandemia de coronavírus, o procedimento estava suspenso desde março de 2020, mas agora, já foi liberado e pode ser realizado com muita praticidade e de diversas maneiras.

Para conhecer as mudanças no serviço, e tudo que precisa saber para realizar a sua comprovação, basta continuar a leitura. Acompanhe!

Anúncios

O que é a Prova de Vida INSS?

Antes de mais nada, vamos te falar sobre a prova de vida INSS. Então, vamos lá! A prova de vida do INSS refere-se a uma exigência do Instituto do Seguro Social a todo mundo que recebe um ou mais benefício previdenciário, como é o caso da aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-doença.

Em atividade desde 2012, o seu objetivo é, por sua vez, fazer a comprovação de que a pessoa está viva, para que ela consiga garantir o pagamento do benefício.

Portanto, todas as pessoas que tenham direito a um desses benefícios, devem realizar a prova de vida INSS ao menos uma vez por ano. Caso contrário, elas terão os benefícios automaticamente bloqueados. Falaremos mais sobre isso adiante!

Como funciona a Prova de Vida do INSS?

Como abordado no tópico anterior, todos os beneficiários do INSS devem realizar a prova de vida ao menos uma vez por ano.

Para isso, você deve comparecer na agência do banco onde recebe o pagamento com o documento de identificação com foto em mãos, como RG ou CNH.

No entanto, vale ressaltar que algumas instituições também podem utilizar a biometria como forma de validação da prova de vida em seus terminais de autoatendimento.

Anúncios

E quem não pode ir até uma agência?

Agora, se o beneficiário não conseguir comparecer presencialmente em um terminal bancário, será possível realizar a prova de vida através de um procurador cadastrado no Instituto Nacional do Seguro Social.

Quem precisa fazer a prova de vida INSS?

Em síntese, todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios precisam realizar o processo. Fonte: Governo Federal.
Em síntese, todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios precisam realizar o processo. Fonte: Governo Federal.

É necessário realizar prova de vida INSS todos os indivíduos que recebem algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social, seja através da conta poupança, conta corrente ou pelo cartão.

Como fazer a prova de vida pela internet?

O INSS iniciou uma parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia em fevereiro deste ano a fim de garantir mais praticidade aos mais de 5 milhões de beneficiários que precisam realizar a prova de vida anualmente.

Agora, é possível realizá-la por meio da internet, de forma simples e rápida. Para isso, basta acessar o aplicativo gov.br e seguir as orientações indicadas.

E se o beneficiário não foi selecionado para a prova de vida por biometria? Precisa fazer no banco?

Nesse sentido, o INSS esclarece que é necessário sim! 

Neste caso, a prova de vida deverá ser realizada em uma agência da instituição financeira que o indivíduo recebe o benefício, sempre respeitando o calendário anual.

É possível fazer a prova de vida em domicílio?

Sim, isso é possível!

Caso o beneficiário tenha mais de 80 anos, ou mais de 60 anos com dificuldade de locomoção comprovada através de laudo médico, será possível solicitar a visita residencial para a comprovação de vida.

Para fazer a solicitação, basta entrar em contato através do telefone do INSS (135). 

O que acontece se não realizar a prova de vida?

Essa é a questão de maior importância!

Se a prova de vida não for realizada, o benefício poderá ficar suspenso ou até mesmo ser bloqueado, sendo necessário realizar a reativação do benefício por meio do app Meu INSS.

Como funciona a prova de vida para quem mora no exterior?

Existem três opções para você que mora no exterior e recebe algum benefício do INSS, são eles: através de documentos gerais, pela biometria facial ou por meio do atestado de vida. No entanto, o que irá determinar qual você vai utilizar, é o país que você mora.

Vale dizer que, a regra citada acima, vale para todos os países, desde aqueles que o Brasil possui acordo, até aqueles que não possui. 

Ou seja, todos os brasileiros que moram fora precisam realizar prova de vida, sem exceção. Caso contrário, eles poderão ter o acesso ao benefício suspenso ou bloqueado, como falamos anteriormente. 

10 melhores bancos que fazem empréstimo consignado

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, precisa conhecer os 10 melhores bancos brasileiros que fazem empréstimo consignado INSS. Leia este post e confira!

Como funciona a biometria facial?

Anteriormente, te falamos a respeito da biometria facial para prova de vida INSS. Agora, vamos te falar como realiza-la.

Veja abaixo o passo a passo detalhado.

  • Em seu smartphone, instale os dois apps Meu INSS e Gov.br; 
  • Em seguida, faça o seu cadastro em ambos;
  • Tenha em mãos um documento de identificação com foto;
  • No app Meu INSS, vá na opção “Prova de Vida” e, em seguida, inicie a operação;
  • Clique no botão “meugov.br”. O aplicativo irá abrir e, em seguida, e vá em “Autorizações”;
  • Quando aparecer um botão de autorização, clique em autorizar e depois em “ok”;
  • Preencha as informações solicitadas sobre seus documentos pessoais;
  • Em seguida, o app irá solicitar que uma selfie seja tirada. Siga as instruções;
  • Feito isso, abra o aplicativo Meu INSS para confirmar a solicitação;
  • Por fim, anote o número do protocolo da sua solicitação e pronto! O processo foi finalizado.

Por fim, esperamos que agora, tenha ficado mais fácil de realizar a sua prova de vida do INSS.

Ademais, se você está precisando de um empréstimo emergencial para resolver os problemas financeiros, não deixe de ler o nosso conteúdo recomendado abaixo.

logo bmg senhor finanças

Conheça o empréstimo BMG emergencial

Se você está passando por uma situação em que precisa de crédito rápido, que tal conhecer o empréstimo BMG emergencial para negativados?

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Com os editais publicados, confira as datas de inscrições no Sisu, Prouni e Fies

Para quem participou do Exame Nacional do Ensino Médio, é importante ficar atento as datas de inscrições do Sisu, Prouni e Fies! Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Inter

Que tal conhecer o processo de solicitação do cartão Inter? Ele é online e pode ser feito pelo app do banco. Leia o post e confira!

Continue lendo
content

É seguro comprar no site Shein?

A loja Shein é uma e-commerce chinesa que entrega em todo o mundo e oferece baixos preços e descontos, com segurança. Saiba mais aqui sobre!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Você pode ter direito a PIS/Pasep em dobro e não sabe

Você sabia que parte da população receberá o PIS/Pasep em dobro, este ano? Leia o post, entenda o motivo e veja se você será contemplado!

Continue lendo
content

Agora é possível pagar a fatura do cartão Nubank no débito automático

Mais uma novidade para melhorar o dia a dia dos usuários do roxinho! Quem desejar, pode ativar o débito automático para pagamento de fatura Nubank.

Continue lendo
content

Transição de carreira: como organizar as finanças pessoais

Deseja mudar de profissão? Aqui você irá encontrar dicas para organizar suas finanças pessoais durante a transição de carreira. Veja!

Continue lendo