Investimentos

HASH11 ou QBTC11: qual o melhor ETF?

No post de hoje falaremos sobre o HASH11 e o QBTC11. Os dois são ETFs com foco voltado em criptomoedas e podem ser um bom início para quem procura entrar nesse mercado. Ficou interessado? Confira!

Anúncios

por Maria Luiza Ishimoto

Publicado em 30/03/2022

HASH11 ou QBTC11: confira qual ETF combina melhor com seu perfil

Confira como investir em criptomoedas através de ETFs. Fonte: Adobe Stock.
Confira como investir em criptomoedas através de ETFs. Fonte: Adobe Stock.

Antes de mais nada, podemos dizer que o mercado de investimentos em criptomoedas vem crescendo cada vez mais. Contudo, essa prática ainda não está tão forte no Brasil, pois muita  gente ainda não sabe como funciona. Aliás, uma das formas de começar a investir pode ser através dos chamados ETFs. Nesse sentido, no post de hoje te ajudaremos a escolher entre o HASH11 ou o QBTC11.

Ficou interessado? Continue a leitura e conheça mais sobre as duas opções de ETF. 

Anúncios

O que é ETF HASH11?

Para te ajudar a decidir entre o HASH11 ou o QBTC11, falaremos agora sobre as principais características de cada um. No entanto, começaremos pelo primeiro citado. Confira! 

O HASH11 nada mais é do que o primeiro ETF baseado em índices de criptomoedas da Bolsa de Valores brasileira. Além disso, o índice replicado pelo HASH11 é o NCI ou Nasdaq Crypto Index e as ações que compõem o fundo mudam a cada 3 meses. Ademais, o ETF é composto principalmente de Bitcoin, Ethereum e Litcoin. Contudo, é possível encontrar outras, como Chainlink, Uniswap, Bitcoin Cash e mais. 

Assim como qualquer ETF, o usuário que optar por esta modalidade deverá pagar a quantia de 0,3% ao ano por taxa administrativa e incluindo o índice alvo o valor vai para 1,3%. Aliás, para os novos investidores que querem começar a aplicar em criptomoedas, utilizar o ETF pode ser uma ótima opção. 

Nesse sentido, o fundo é uma das opções mais seguras no sentido técnico. Isso porque possui a seguridade da B3. Além disso, como pudemos ver anteriormente, ela possui uma composição com diferentes moedas, o que pode ser uma ótima vantagem para aqueles que buscam diversidade. 

Outro ponto interessante é que quando comparamos o investimento em criptomoedas fora da modalidade ETF, percebemos que é algo bem mais trabalhoso. Isso porque fora da bolsa, o usuário deve buscar uma corretora e etc. Desse modo, o HASH11 facilita, reunindo as diferentes moedas e tornando-as apenas um fundo, controlado e consultado igual a qualquer outro fundo da bolsa. 

Para conseguir investir, é preciso em primeiro lugar possuir uma conta em uma corretora de investimentos e procurar pelo ETF. Em seguida, aplicar seu investimento na cota desejada e acompanhá-los. 

O que é ETF QBTC11?

Dando continuidade na ajuda para decidir entre o HASH11 e o QBTC11, apresentamos agora o segundo. Veja abaixo!

Primeiramente, o QBTC11 é um ETF que tem como foco o investimento em bitcoins. Nesse sentido, ele investe na criptomoeda de maneira indireta. Isso porque, por se tratar de um ETF, o usuário basicamente investe no índice do fundo de ações da moeda. Aliás, o índice do QBTC11 é o CME CF Bitcoin Reference Rate. Essa pode ser uma ótima maneira para os que têm interesse em começar a investir em bitcoin, tendo em vista que é uma forma regulamentada.

Ademais, o investidor precisa pagar uma taxa para a administradora que custa 0,75% ao ano. Além disso, pode ser que existam outras taxas cobradas em cima do ETF. Isso vai depender de qual instituição o usuário escolherá. Então, o investimento também conta com uma porcentagem do imposto de renda em cima das operações. Sendo assim, ela pode variar entre 15% a 20% e abrange todas as operações em geral, como venda e etc.

Por mais que investir em bitcoin através de ETF seja uma maneira reconhecida e regulamentada, não significa que a ação está isenta de riscos. Desse modo, ela sofre como qualquer outra, estando dependente da variação da moeda. 

Contudo, o investimento tem a grande vantagem de ser mais barato do que investir diretamente na criptomoeda. Ademais, obtém certa facilidade, uma vez que aplicar no fundo não requer que o usuário contrate uma corretora. Em resumo, como a própria modalidade, por se basear em um índice, o ETF funciona de maneira bem transparente. 

Por fim, para aqueles que se interessaram em iniciar as aplicações, o primeiro passo é criar uma conta em uma corretora de investimentos. Em seguida, acessar o Home Broker, localizar o ETF e selecionar a quantidade de cotas desejada.

Veja os impactos lei Biden sobre as criptomoedas

Confira nesse post quais são os impactos da lei Biden sobre o mercado dos Bitcoins.

Anúncios

HASH11 ou QBTC11: quais as vantagens de cada ETF?

Aliás, quais são as vantagens de cada um deles? Fonte: Adone Stock.
Aliás, quais são as vantagens de cada um deles? Fonte: Adone Stock.

Então, agora que ficou mais claro o que são os ETFs, vamos apresentar as vantagens para te ajudar a decidir entre o HASH11 e o QBTC11.

Primeiramente, por serem ETFs, podemos dizer que as duas têm a mesma vantagem com relação a seguridade, pois possuem o certificado de regulamentação da B3. Ademais, podemos citar a facilidade de investimento. Isso porque diferentemente da maneira tradicional, é possível aplicar o dinheiro diretamente na bolsa e acompanhar por ali. Desse modo, não é necessário contratar nenhuma exchange. 

Além disso, focando agora no HASH11, o fundo possui uma diversidade de criptomoedas. Sendo assim, o usuário que optar pelo investimento tem acesso a diferentes espécies investindo em apenas um fundo. Contudo, já para aqueles que buscam focar em bitcoins, a QBTC11 é ideal, tendo em vista que seu fundo é focado na moeda. 

Por fim, podemos dizer que as duas possuem um custo mais baixo com relação aos meios comuns de investimentos.

HASH11 ou QBTC11: quais as desvantagens de cada ETF?

Como nem tudo é perfeito, falando agora sobre os pontos negativos, podemos dizer que tanto a HASH11 quanto a QBTC11 possuem riscos com relação aos investimentos. Entretanto, esse ponto é comum com qualquer outra aplicação. 

Finalizando, podemos citar também a cobrança de taxas administrativas. Nesse sentido, a HASH11 cobra 0,3% enquanto a QBTC11 0,75%. Vale ressaltar a importância em calcular esses valores, pois muitas vezes o rendimento acaba não valendo a pena. 

QBTC11 ou HASH11: qual vale mais a pena?

E aí, qual dos dois combina mais com seu perfil? Fonte: Pexels.
E aí, qual dos dois combina mais com seu perfil? Fonte: Pexels.

Em conclusão, para decidir qual dos dois fundos vale mais a pena vai depender do usuário. Isso porque cada um possui determinados objetivos e necessidades. Então, tudo vai depender de qual das opções corresponde melhor ao perfil.

Entretanto, buscando resumir, para aqueles que preferem a diversidade, a HASH11 se encaixa melhor, levando em consideração que seu fundo é composto por muitas moedas. Em contrapartida, a QBTC11 é voltada totalmente aos bitcoins.

Por fim, antes de fazer qualquer investimento é importante analisar as taxas e condições para cada um deles. Desse modo, é mais fácil evitar perdas significativas. 

Ademais, se você gosta deste assunto, que tal conferir o nosso artigo sobre minerar Bitcoins? Então, acesse o conteúdo recomendado e boa leitura!

Como minerar Bitcoins

Confira neste post como minerar Bitcoins!

Sobre o autor

Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

7 corretoras com corretagem zero em 2022

Começou a investir agora e está procurando por uma corretora com taxa zero? Confira no post de hoje 7 opções de corretora com zero corretagem em 2022

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Bradesco Visa Internacional

Quer saber como solicitar o cartão Bradesco Visa Internacional? Então, leia o nosso post e confira o passo a passo do processo agora mesmo!

Continue lendo
content

Conta Nubank ou BMG: qual a melhor conta digital?

Está em busca de uma boa conta digital? Conheça a conta Nubank ou BMG e escolha a melhor para você com base nas nossas dicas e comparações, confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Citibank Ultima Infinite viaje com mais benefícios e segurança em 2022

Está a procura de um cartão voltado ao público de alta renda, com vários benefícios exclusivos? Conheça aqui o Citibank Ultima Infinite!

Continue lendo
content

5 opções de carteira criptomoedas

Se você está pensando em investir em criptomoedas, é interessante saber como funciona a carteira de armazenamento. Continue a leitura e aprenda!

Continue lendo
content

Novas vagas abertas para Jovem Aprendiz em 2022

Se você tem entre 14 e 24 anos e está cursando o Ensino Fundamental ou Médio, poderá verificar as vagas abertas do Jovem Aprendiz.

Continue lendo