Educação financeira

Confira 5 dos erros mais comuns ao solicitar a aposentadoria do INSS

A aposentadoria é um benefício vitalício e pode ser mais vantajoso para quem sabe quais caminhos tomar ao solicitar o direito. Confira a seguir os erros mais comuns cometidos pelos segurados e veja como evitá-los.

Anúncios

Se informar antes de pedir o benefício é essencial para que não ocorram erros no processo. Veja mais a seguir!

Veja quais são os erros ao solicitar a aposentadoria. Fonte: Adobe Stock.
Veja quais são os erros ao solicitar a aposentadoria. Fonte: Adobe Stock.

De acordo com dados do governo, hoje existem mais de 1,6 milhão de solicitações de benefícios pendentes de aprovação pelo INSS. A grande maioria é relacionada à aposentadoria. Apesar da lentidão do órgão oficial em conceder o direito aos brasileiros, também é comum o cidadão cometer alguns erros ao solicitar a aposentadoria, o que acaba atrasando ainda mais o processo. 

Segundo o Instituto, a análise dos pedidos é maior do que os requerimentos, e a intenção é acabar com a fila de espera até o fim de 2022. No momento, são 751 mil solicitações pendentes. Então, para ter certeza de que o preenchimento da requisição está correto e evitar a negação do benefício, confira a seguir quais os erros mais comuns de quem dá entrada na aposentadoria, e como evitá-los.

Não saber quais são as regras de aposentadoria

Com a Reforma da Previdência, em 2019, as regras para se aposentar sofreram mudanças drásticas, e algumas delas são atualizadas anualmente. Dessa forma, é essencial conhecer quais normas em vigor e quais as exigências do INSS na concessão do benefício. Então, antes de solicitar o direito, verifique quais são os requisitos vigentes de idade mínima, regra de pontos e regras de pedágio. 

Não ter um bom Planejamento Previdenciário

Essa é uma estratégia importante para assegurar uma aposentadoria confortável ao trabalhador. Com ela, o segurado pode analisar quais alternativas de aposentadoria estão disponíveis para o seu perfil e escolher a mais vantajosa. Isso porque o Planejamento Previdenciário proporciona uma pesquisa mais aprofundada para que o cidadão não tenha prejuízos financeiros com recolhimentos. 

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Pedir a aposentadoria antes do tempo

Solicitar o benefício alguns meses antes da data correta pode significar uma enorme diferença no cálculo da renda inicial da aposentadoria. Por isso é crucial planejar e calcular qual o melhor momento para solicitar o direito junto ao INSS. 

Escolher a modalidade incorreta

A aposentadoria é um benefício vitalício oferecido ao contribuinte, e o INSS dispõe de três modalidades diferentes: a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e a aposentadoria especial. Antes de entrar com o pedido, vale a pena calcular qual das três opções é mais benéfica.

Tempo de contribuição para mulheres

Com a Reforma da Previdência, a idade mínima para solicitar a aposentadoria entre mulheres foi de 60 para 62 anos. Contudo, muitas pessoas desconhecem a regra de aumento gradativo imposta pelas novas leis, que concede o benefício mesmo antes de chegar aos 62. Isso faz com que um grande número de mulheres não peça a aposentadoria por achar que ainda não cumpriu os requisitos. 

Portanto, é muito importante se informar corretamente antes de dar entrada no processo de aposentadoria no Brasil. Para te ajudar, separamos os 6 tipos do benefício oferecidos pelo INSS aos cidadãos da melhor idade. Confira o conteúdo recomendado abaixo e saiba mais sobre eles!

6 tipos de aposentadoria no Brasil

Conheça quais os tipos de aposentadoria são oferecidas pelo INSS no Brasil e se planeje corretamente antes de solicitar o benefício!

Sobre o autor  /  Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Vale a pena fazer um cartão de crédito sem anuidade?

Será que vale a pena fazer um cartão de crédito sem anuidade? Leia este post e descubra a resposta para essa pergunta. Vamos lá?

Continue lendo
content

Cartão de crédito Azul Itaucard Gold Mastercard: como funciona

Você sabia que a Azul e o Itaú lançaram um cartão para quem viaja? Então, conheça o cartão Azul Itaucard Gold Mastercard e suas vantagens.

Continue lendo
content

Restituição IR 2022: pagamento das retificações

Descubra agora como fica o prazo da restituição IR 2022 depois da declaração retificadora e como fazer a sua em um passo a passo completo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Empréstimo Koerich

Com o empréstimo da Koerich você escolhe onde vai usar o dinheiro e pode parcelar o valor em até 36x. Aproveite para saber mais aqui.

Continue lendo
content

Como abrir conta MEI Inter

Descubra como solicitar a conta MEI Inter e aproveitar todos os seus benefícios exclusivos para a sua empresa. Confira e saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Cartão Porto Seguro ou Cartão Trigg: qual o melhor?

Veja se o cartão Porto Seguro ou cartão Trigg vale a pena, quais são as suas principais características e como escolher o melhor, confira!

Continue lendo