Investimentos

Qual a diferença entre Bitcoin e Ethereum?

As criptomoedas Bitcoin e Ethereum possuem o objetivo de tornar as operações e trocas financeiras entre as pessoas mais ágeis e menos burocráticas, porém, fazem isso de maneira distinta. Confira, em seguida, as diferenças entre as redes BTC e ETH.

Anúncios

por Fernanda Weber

Publicado em 07/07/2022

Entenda o que as principais criptomoedas possuem de diferenças e semelhanças

Conheça as diferenças entre as duas criptomoedas. Fonte: Senhor Finanças / Pexels.
Conheça as diferenças entre as duas criptomoedas. Fonte: Senhor Finanças / Pexels.

Não é segredo para ninguém que o Bitcoin (BTC) e o Ethereum (ETH) são os principais e mais valiosos cripto ativos do mundo. Mas você saberia dizer qual a diferença entre Bitcoin e Ethereum?

Em suma, ambas surgiram como uma alternativa para o sistema financeiro tradicional, oferecendo a ideia de descentralização das finanças. Assim sendo, as trocas de dinheiro podem ocorrer sem o controle de bancos centrais, como ocorre com moedas como o real, o dólar e o euro.

Onde investir em criptomoedas no Brasil?

Existem algumas formas para você investir em criptomoedas no Brasil. Neste artigo te contamos as principais e como você pode fazer para começar, confira.

Além disso, o BTC e o ETH funcionam em redes blockchain (cada um com a sua, claro!), que nada mais são do que sistemas de blocos em cadeia (correntes de blocos) que tornam possível enviar e receber valores, informações, entre outras coisas via internet.

Mas podemos dizer que as semelhanças param por aí. Afinal, a essência de cada projeto é diferente e cada projeto possui um objetivo específico. 

Quer saber exatamente o que é o Bitcoin e o Ethereum e, principalmente, o que cada uma tem de diferença em relação a outra? Então leia o post a seguir e tire todas as suas dúvidas antes de investir. 

Qual a criptomoeda mais valorizada em 2022?

Para além de Bitcoin e Ethereum, outras criptomoedas estão movimentando o mercado em 2022. Descubra quais são elas e como cada uma funciona.

Anúncios

O que é Bitcoin (BTC)?

Saiba mais sobre o Bitcoin. Fonte: Pexels.
Saiba mais sobre o Bitcoin. Fonte: Pexels.

Começando por aquela que é a primeira moeda digital, o Bitcoin. Em síntese, sua história começa em 2008, quando sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto (que pode ser tanto apenas uma pessoa quanto um grupo) publicou um whitepaper sobre a criptomoeda.

De modo geral o BTC surge como uma alternativa para que as pessoas deixem de usar o dinheiro de papel emitido por órgãos de regulação e passem a usar um sistema financeiro sem intermediadores.

Assim sendo, o Bitcoin é uma criptomoeda que funciona em um sistema chamado de blockchain, ou corrente de blocos. Este sistema tem o mesmo princípio do que um livro contábil, ou seja, registra todas as operações de compra e venda da moeda.

Além disso, ele fica responsável por verificar e autorizar as transações de modo seguro, ágil e anônimo.

Para que isso seja possível, os BTC são gerados a partir de um sistema de mineração de criptomoedas. Sendo que o trabalho de supercomputadores para resolver cálculos matemáticos complexos resulta em prêmios em moedas digitais. 

Esse trabalho dentro da rede ficou conhecido como proof of work (PoW) e geram um consumo elevado de energia (saiba mais sobre a mineração do BTC logo abaixo).

Agora que entendemos um pouco melhor como o Bitcoin funciona, podemos falar sobre o Ethereum e, assim, saber a diferença que há entre as duas redes.

como minerar bitcoin

Como minerar Bitcoins: passo a passo

Minerar Bitcoin já foi mais fácil no passado, mais ainda não é impossível. Portanto, se tem interesse em começar, não perca mais tempo e descubra aqui como fazer isso.

O que é Ethereum (ETH)?

Veja como funciona o Ethereum. Fonte: Pexels.
Veja como funciona o Ethereum. Fonte: Pexels.

Um pouco mais novo que o Bitcoin, o Ethereum, que surgiu em 2013, tem uma diferença crucial para sua concorrente: o fato de ser uma rede que permite mais tipos de operações.

Desse modo, a rede Ethereum funciona, na verdade, como um grande celeiro para o desenvolvimento de outras plataformas. Ou seja, não é apenas uma moeda digital e sim uma rede que permite a criação de aplicativos descentralizados, contratos inteligentes, além da criação de outras criptos a partir da sua blockchain.

Além disso, para que toda a rede funcione, o trabalho de mineração gera a moeda virtual conhecida como Ether (ETH). Essa moeda é o ‘gás’ ou combustível da rede e serve para realizar as transações via Ethereum.

Até o momento, todo o sistema é mantido por meio de mineração, em que os mineradores validam as operações e, em troca, recebem Ether como recompensa. Este trabalho é chamado de proof of work (PoW), assim como ocorre com o Bitcoin.

No entanto, os desenvolvedores do ETH estão mudando a forma de operação da rede para que ela se torne mais sustentável, cobre menos taxas e seja mais rápida. 

Assim sendo, logo mais a mineração deixará de existir e as novas moedas serão geradas por proof of stake (PoS), ou prova de participação.

Enquanto que o Ethereum 2.0 ainda não está no ar, ele continua mantendo esta semelhança com o Bitcoin, para além do que cada uma tem de diferença.

Tudo sobre a criptomoeda Solana

A Solana é uma rede de blockchain desenvolvida a partir da rede Ethereum e que conta com diversas características que a tornam mais escalável. Confira aqui como funciona.

Anúncios

Quais as principais diferenças entre Bitcoin e Ethereum?

Pois bem, agora que entendemos um pouco como o BTC e o ETC funcionam, podemos passar a falar do que esses sistemas possuem de diferença. 

Para que fique mais fácil de compreender, fizemos uma tabela que compara a diferença entre Bitcoin e Ethereum de acordo com alguns critérios, confira:

CriptomoedaBitcoinEthereum
ObjetivoSer uma moeda descentralizadaSer uma plataforma descentralizada para a criação de outros produtos
Moeda virtualBitcoin (BTC)Ether (ETH)
Tem limite de emissãoSim, de 21 milhões de unidadesNão
Tipo de protocoloPoWEthereum: PoW até 2022
Ethereum 2.0: PoS
Velocidade das transaçõesCerca de 10 minutosCerca de 20 segundos
Permite criação de outras criptos?NãoSim, pois serve como base para a criação de outras redes blockchain, NFTs, dApps, contratos inteligentes, etc.
Diferenças entre Bitcoin e Ethereum

A partir da tabela podemos entender que Ethereum e Bitcoin não são nada semelhantes, afinal, possuem a diferença entre objetivo, limite de emissão, velocidade de transação e até mesmo na geração de outras criptos.

Qual a melhor criptomoeda Ethereum ou Bitcoin?

Enquanto que o ethereum é uma plataforma com diferentes aplicações, como já falamos, o Bitcoin é uma moeda virtual usada como solução financeira sem intermediários e esta é, sem dúvida, a principal diferença entre as duas redes.

Com propósitos tão distintos, cada uma delas possui diferentes valores de mercado de acordo com a época. Portanto, é difícil fazer a escolha de qual é a melhor criptomoeda entre elas.

O BTC, por exemplo, tem mais valor de mercado, mais negociações diárias e possui um sistema extremamente seguro, que nunca sofreu com ataques de hackers. Porém, ele é bem mais lento e possui menos aplicações, conforme já mostramos.

Já o ETH, é uma rede mais ágil, figura como a segunda cripto mais valiosa e com volume de transações diárias e oferece a opção de criação de novas redes blockchain a partir da sua base. No entanto, ele já teve problemas de segurança no passado e está passando por atualizações agora.

Assim sendo, podemos dizer que escolher entre uma e outra depende muito mais da sua estratégia. Ademais, como são moedas digitais bastante diferentes, você pode, tranquilamente, ter as duas em sua carteira, se assim achar adequado.

Quem rende mais Bitcoin ou Ethereum?

O rendimento das criptos depende do andamento do mercado. Fonte: Pexels.
O rendimento das criptos depende do andamento do mercado. Fonte: Pexels.

Tanto o Bitcoin quanto o Ethereum são ativos digitais de alto risco e, neste ponto, não vemos nenhuma diferença entre as duas criptos. Como os preços são negociados de acordo com a oferta e procura do mercado, podem variar bastante ao longo do dia.

Atualmente, especialistas neste mercado como o pessoal da Mercado Bitcoin (saiba mais sobre ela em seguida), indicam maior crescimento para o Ethereum.

Isso porque, a possibilidade de expansão e as atualizações mais frequentes estão ajudando a torná-lo mais competitivo frente a outras criptos concorrentes, como a Solana (SOL).

No entanto, o BTC ainda tem a maior fatia do mercado e seu uso vem sendo ampliado nos últimos anos. Só para ilustrar, o Bitcoin já é uma das moedas oficiais em El Salvador e a cidade do Rio de Janeiro passará a aceitá-la como moeda de pagamento para impostos municipais a partir de 2023.

Em virtude destes detalhes (muito importantes!), não há como prever qual moeda virtual renderá mais nos próximos dias ou meses. Nesse sentido, vale a pena ficar de olho no andamento do mercado e entender melhor como ele funciona antes de aplicar seu dinheiro.

Ademais, se quiser conhecer uma corretora de criptomoedas, acesse o conteúdo recomendado abaixo.

Conheça a corretora Mercado Bitcoin

A Mercado Bitcoin é uma das melhores corretoras para comprar e vender criptomoedas no Brasil, possui boas taxas e uma grande quantidade de ativos. Conheça mais aqui.

Sobre o autor

Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comparação do cartão Superdigital a outras opções de forma detalhada

O Superdigital é isento de anuidade e possui boas vantagens, veja a comparação detalhada entre ele e outros similares: Santander SX e Nubank.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo pessoal AFEAM

É um pequeno empreendedor e está procurando por uma forma de conseguir dinheiro extra? Então conheça o empréstimo pessoal AFEAM.

Continue lendo
content

Confira como obter o Informe de Rendimentos do PagBank e C6 Bank

Se você vai declarar IR esse ano e tem conta na PagBank e C6, veja como obter o Informe de Rendimentos do PagBank e C6 Bank!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Azul Itaucard ou Itaú Latam Pass

Qual é a diferença entre o cartão Azul Itaucard e Itaú Latam Pass? Então, leia este post e saiba tudo sobre estes dois cartões.

Continue lendo
content

C6 Bank ou Nubank: Qual conta tem mais vantagens?

Ambos são bem aceitos no mercado e são muito procurados pelos brasileiros. Mas, qual é o melhor para você: C6 Bank ou Nubank? Descubra a seguir.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Pernambucanas

O cartão de crédito da Pernambucanas e sua conta digital oferecem várias vantagens aos clientes da loja, saiba como solicitar o seu hoje!

Continue lendo