Auxílio Governo

Qual a diferença entre o Auxílio Brasil e o Auxílio Permanente, e quem pode receber os benefícios?

A Câmara dos Deputados avançou nas discussões sobre a criação de um auxílio específico para amparar mães solteiras em estado de vulnerabilidade econômica no país. No entanto, beneficiários do Auxílio Brasil querem saber se também tem direito ao abono. Confira!

Anúncios

Com o projeto de um novo benefício para mães solteiras, muitos brasileiros têm dúvidas se terão direito aos dois abonos. Entenda.

 Qual a diferença entre o Auxílio Brasil e o Auxílio Permanente? Fonte: Adobe Stock.
 Qual a diferença entre o Auxílio Brasil e o Auxílio Permanente? Fonte: Adobe Stock.

Existe um novo benefício social em processo de avaliação pelo governo federal. Desde o início de março, muito se houve falar sobre a criação de um Auxílio Permanente para mulheres chefes de família. Agora, parece que ele realmente pode se tornar uma realidade.

Em sessões especiais na Câmara dos Deputados nos últimos dias, foram avaliadas as possibilidades para a concessão de um benefício destinado às mulheres chefes de família que estão em situação de vulnerabilidade econômica. 

A adoção de medidas sociais e econômicas que beneficiem a população vulnerável do país têm se mostrado essenciais durante o período de crise econômica em que vivemos. Com o Auxílio Permanente, as mães solteiras que cumprirem os requisitos do programa teriam direito a uma renda mensal de R$1.200,00.

Apesar de o Governo Federal já proporcionar o Auxílio Brasil para amparar as famílias de baixa renda do país, e medida tem se mostrado insuficiente em relação a diminuição do mapa da fome em território nacional. 

Isso porque, no atual contexto de inflação, uma mensalidade de R$400,00 fica muito abaixo do custo mensal para uma mulher que sustenta seu lar sem a ajuda de terceiros. Entretanto a proposta do Auxílio Permanente ainda não foi aprovada e segue apenas em discussão no plenário. 

Conheça o benefício Auxílio Brasil

Veja como funciona o novo projeto de distribuição de renda do Governo Federal.

Quem recebe o Auxílio Brasil poderá receber o Auxílio Permanente?

Sim, é possível fazer a transação de um benefício para o outro. Porém, é impossível receber os dois incentivos ao mesmo tempo. Tendo em vista que o abono proporcionado pelo Auxílio Permanente é maior que o do Auxílio Brasil, fica vetado o vínculo da beneficiária a outros projetos sociais do governo. 

Quais as regras para receber o Auxílio Permanente?

Pois bem, o benefício não está disponível para todas as mulheres chefes de família do país. Para participar, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter inscrição ativa e atualizada no Cadastro Único;
  • Não possuir emprego formal;
  • Não ser titular de nenhum outro benefício previdenciário, assistencial ou receber seguro-desemprego;
  • Possuir renda familiar mensal igual ou inferior a meio salário mínimo per capita, ou renda familiar em que a soma seja igual ou inferior a 3 salários mínimos.

Sem dúvida, a principal exigência é a inscrição atualizada no Cadastro Único. Isso porque todo o processo seletivo dos beneficiários de qualquer projeto social do governo é feita exclusivamente por lá. 

Se você pretende solicitar o Auxílio Permanente mas ainda não participa do Cadastro Único, procure a prefeitura da sua cidade com a documentação necessária – sua e dos moradores da sua residência – para efetuar a inscrição. 

Em Alta

content

Cartão de crédito Cheapoair: como funciona

Quem está sempre viajando, procura sempre as melhores condições e opções para aproveitar ao máximo. Por isso, é essencial conhecer o cartão Cheapoair.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito TudoAzul

Você conhece o cartão de crédito TudoAzul? Ele é o cartão exclusivo dos clientes da Azul. Então, leia este post e saiba tudo sobre ele!

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo Mister Money

Descubra agora como solicitar o seu empréstimo Mister Money, bem como confira suas principais características e vantagens neste post.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Crefisa é confiável?

Afinal de contas, pedir empréstimo com a Crefisa é confiável? Analisamos vários aspectos para chegar a resposta desse questionamento. Veja!

Continue lendo
content

Como funciona o cashback no Inter Shop

O Inter Shop é o cashback do Banco Inter que te dá dinheiro de volta quando compra pelo site do banco ou usa um de seus serviços.

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito N Card

Você conhece o cartão de crédito N Card? Ele é o produto financeiro oficial da Netshoes e da Zattini. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo