Educação financeira
Deflação: o que é e como ela afeta sua vida?
Você já ouviu falar sobre a deflação e como ela pode impactar a sua vida? Se ainda não, esse artigo é para você. Confira para saber o que é, como ela é calculada e como afeta o seu dia a dia.
Anúncios
Entenda como ela pode impactar as suas finanças e sua vida ao longo do tempo
A nossa vida financeira depende de diversos índices econômicos, como a inflação, valor da moeda do nosso país, poder de compra, etc. Um deles, que nem sempre é falado, mas que exerce grande influência em nossas finanças é a deflação.
De forma resumida, ela age de forma oposta à inflação, ao diminuir os preços de forma gradual ao longo do tempo.
Reajuste anual do salário mínimo: saiba tudo aqui
O salário mínimo teve um reajuste anual de R$ 112,00 no ano de 2022, e a expectativa é que aumente ainda mais para o próximo ano. Confira tudo do assunto aqui.
Então, ficou interessado em saber mais sobre o tema e em como a deflação afeta a sua vida financeira? Então, continue a leitura e confira mais informações!
O que é deflação?
A deflação é a queda progressiva do preço de produtos por longo período de tempo. É o oposto da inflação, que faz com que os preços subam.
Quando os consumidores compram menos e as empresas têm problemas financeiros, pode haver deflação, que é uma taxa de inflação mais lenta em comparação com a economia. Ambos diminuem a economia e podem levar à depressão.
Durante a deflação, o valor real do dinheiro cresce. Em contraste, a inflação faz o dinheiro perder seu valor real. Você pode comprar mais mercadorias pelo mesmo custo quando ocorre a deflação. Por exemplo, o Japão experimentou uma década perdida devido à inflação antes de experimentar a Grande Depressão devido à deflação.
A diminuição da demanda agregada reduz a oferta de produtos possíveis, o que leva a um ritmo constante de deflação. Isso cria expectativas econômicas de anos futuros de baixas vendas e inflação.
Primeira deflação desde o início da pandemia
A primeira deflação no Brasil, desde o início da pandemia, ocorreu em maio de 2022. Vem conferir mais informações sobre o assunto aqui.
Você será redirecionado a outro site
Qual é o impacto das empresas perante à deflação?
As empresas não podem vender seus produtos se não houver pessoas suficientes dispostas a comprá-los. Isso leva à diminuição da receita e do lucro, o que força as empresas a reduzir sua produção e demitir funcionários. Isso resulta em preços mais baixos para produtos que não são vendidos o suficiente para compensar as vendas perdidas.
Como as pessoas normalmente não gastam muito dinheiro durante o alto desemprego, o crescimento dos estoques e serviços reforça a manutenção de uma oferta crescente de bens. Isso leva a preços mais baixos do que em períodos anteriores e mercadorias mais do que suficientes no mercado.
A menos que haja um grande número de empréstimos sendo oferecidos ou investimentos sendo feitos, o dinheiro será escasso na economia.
Isso causa mudanças significativas nos mundos financeiro, agrícola, manufatureiro e social, a deflação é causada quando há falta de dinheiro na economia, o que resulta em altas taxas de juros ou falta de investimentos.
O que causa a deflação?
A causa da deflação está relacionada à relação desequilibrada entre oferta e demanda, onde o mercado vende mais produtos e serviços do que os clientes desejam ou precisam consumir. Portanto, os preços caem, conforme ditado pelo princípio básico de oferta e demanda.
Dessa forma, podemos entender que a deflação é um sinal de baixo crescimento econômico ou economia estagnada, sendo assim, ela contribui para o aumento do desemprego, da queda do poder aquisitivo da população e para a diminuição do crescimento dos negócios em empresas em geral.
Como esse indicador é calculado?
A deflação é calculada da mesma forma como calculamos a inflação. No Brasil, nós temos diversos índices que medem a variação dos preços, e o principal deles é o IPCA, divulgado todos os meses pelo IBGE, e é com base nele que o Banco Central define a política monetária.
Sendo assim, os estudiosos usam o índice de inflação do período vigente, transformam essa inflação em um índice de preços, depois, em um índice de preços com fator de deflação, multiplicando o valor pelo preço nominal e, assim, obtendo os valores.
Como a deflação impacta a vida das pessoas?
Bom, como vimos ao longo do artigo, a deflação, ao contrário da inflação, reduz o valor dos produtos, pois a moeda é mais valorizada no contexto econômico. Logo, num primeiro momento, podemos imaginar que essa queda nos preços pode ser algo positivo, não é mesmo? Principalmente se as quedas forem pontuais, pois todos queremos economizar.
No entanto, a deflação impacta a nossa vida financeira de uma forma que, geralmente, não estamos esperando. De uma forma resumida, os especialistas informam que uma queda generalizada de preços por tempo indeterminado pode ser algo ruim.
Pois a deflação só existe em um cenário onde o poder de compra da população, anteriormente, estava baixo e, com isso, os prestadores de serviço e comerciantes precisaram cortar os seus ganhos para despertar a demanda de compra na sociedade.
Essa dinâmica pode causar um verdadeira ciclo vicioso no mercado financeiro, pois com a tendência de queda, as pessoas adiam as suas compras e intenções de consumo, com a esperança de em um futuro próximo adquirir os produtos com o mesmo preço ou até mais barato.
Esse adiamento alimenta ainda mais a deflação, já que o comércio fica sem outras opções, a não ser reduzir ainda mais o preço. Sendo assim, podemos entender que a deflação, em um primeiro momento, pode ter um impacto positivo em nossa vida, pois poderemos comprar itens com preços mais baixos de forma progressiva.
Mas, a longo prazo, por ser um sistema que se alimenta das expectativas do público e das ações de contenção de perdas do comércio, prejudica e muito a economia da sociedade, pois uma hora, para compensar esse descontrole de preços, os valores precisarão subir podendo gerar a temida hiperinflação.
Para mais conteúdos como esse, acesse o conteúdo recomendado abaixo.
O que significa a inflação e indexação da economia
Se esse tipo de assunto te interessa, continue a leitura aqui e saiba mais sobre a inflação e indexação da economia, confira!
Sobre o autor / Maria Luísa Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Como se preparar para entrevista de emprego
Algumas dicas de como se preparar para entrevista de emprego são: treinar as perguntas mais comuns, boa postura e relaxar. Confira mais aqui!
Continue lendoConheça o cartão de crédito BTG Opção Básica
Quer um cartão sem anuidade e com ampla aceitação? O cartão de crédito BTG Opção Básica pode ser a solução. Confira os benefícios aqui!
Continue lendoConheça a conta digital PicPay
Em busca de uma conta digital completa? Confira aqui todas as principais informações sobre a conta digital PicPay e veja como abrir uma.
Continue lendoVocê também pode gostar
Quanto rende 1000 reais no PagBank? Descubra a resposta!
Saiba quanto rende 1000 reais no PagBank e como a conta rendeira pode ser a opção ideal para multiplicar o seu dinheiro com segurança, veja!
Continue lendoConheça o curso de inglês online Ask Jackie
Quer aprender inglês a partir do diálogo? A plataforma Ask Jackie é uma boa opção para você. Continue a leitura e descubra como.
Continue lendoYounited: o que é o Empréstimo Younited?
O empréstimo Younited é mais uma opção de solicitar seu crédito no mercado, é uma plataforma prática e com alta taxa de aprovação. Confira!
Continue lendo