Educação

Conheça o Escola Educação

Quer ter destaque profissional para ter sucesso na sua carreira? Saiba como a plataforma Escola Educação pode te ajudar.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 14/04/2021

Por que investir em qualificação profissional?

Afinal, você sabe quais são os benefícios do Escola Educação? Veja aqui. | Imagem: Freepik
Afinal, você sabe quais são os benefícios do Escola Educação? Veja aqui. | Imagem: Freepik

Em primeiro lugar, os estudos e as qualificações profissionais sempre foram um diferencial. As empresas realizam processos seletivos que testam a capacidade cognitiva e os conhecimentos gerais dos candidatos, e é por meio deles que será possível conquistar um cargo dentro de uma instituição. Com isso, empresas que oferecem cursos profissionalizantes, como o Escola Educação vem ganhando cada vez mais importância no mercado.

Afinal, é interessante perceber, que atualmente a maioria das pessoas procuram realizar ao mínimo um curso profissionalizante. No mercado existem incontáveis áreas de atuação, desde as mais rigorosas até as mais descontraídas. Ou seja, opção é o que não falta!

No artigo de hoje, veremos como iniciar uma qualificação profissional.  Você irá conhecer as etapas, analisar as opções e adquirir muita informação complementar. Desta forma, sua carreira poderá deslanchar daqui em diante. Tudo depende de você.

Entretanto, se esse assunto te interessa, recomendamos que você continue a leitura para descobrir o que podemos te dizer sobre o assunto. Vamos lá?

Anúncios

O que é um curso profissionalizante?

Iniciaremos a jornada entendendo o que é um curso profissionalizante.

Os cursos dessa modalidade, tem como objetivo primordial a preparação para o mercado de trabalho. Ou seja, todo o seu conteúdo terá relação entre o teórico e o prático. A parte prática será muito valorizada, uma vez que você precisará dela para exercer sua função. Então pode apostar em muitos exercícios.

Todo curso profissionalizante funciona de forma bem democrática, podendo qualquer pessoa o realizar independente de seu grau de escolaridade. Ainda assim, vale lembrar que é aconselhado ao mínimo a conclusão do ensino fundamental.

Como funciona um curso profissionalizante?

Antes de mais nada, saiba como funciona um curso profissionalizante. | Imagem: Freepik
Antes de mais nada, saiba como funciona um curso profissionalizante. | Imagem: Freepik

Os cursos profissionalizantes possuem uma duração bem menor que uma graduação. Eles têm um prazo que gira em torno de 01 a 02 anos no máximo.

O curso deverá apresentar em seu cronograma, todo o conteúdo que será utilizado na área de atuação escolhida. Por exemplo, o curso de administração irá apresentar todas as matérias pertinentes ao ramo que serão utilizadas no futuro trabalho. As mesmas serão estudadas e praticadas até que o aluno conclua sua grade e se sinta preparado para colocar em prática.

As escolas geralmente certificam os alunos aplicando uma prova final. É por meio dela que o candidato será avaliado de acordo com seu rendimento e conhecimento das matérias ensinadas. Aprovado, o aluno receberá um certificado de aprovação e finalização do curso.

Anúncios

Quais as modalidades de cursos profissionalizantes?

Dentro deste campo, existem algumas modalidades de cursos profissionalizantes. É importante que você conheça todas elas e veja qual se adequa mais ao seu caso. Vamos lá:

  • Curso Técnico Integrado: Este curso pode ser realizado assim que o estudante terminar o ensino fundamental. Após isso, o aluno escolhe o curso técnico desejado e ao final recebe dois diplomas > um do ensino médio e o outro do curso técnico.
  • Curso técnico concomitante: Duração de até dois anos, e realizado de forma separada do ensino médio, porém ao mesmo tempo.
  • Curso para formação inicial ou continuada: cursos direcionados principalmente para trabalhadores que desejam se profissionalizar em uma área isolada. Após a conclusão do curso, os mesmos receberão um certificado para exercer a área apendida.
  • Curso técnico profissionalizante subsequente: curso para quem já concluiu o ensino médio e deseja se especializar em algum ramo de atuação no mercado de trabalho.

Vale a pena investir nesse tipo de curso?

Afinal, curso profissionalizante vale a pena? Descubra. | Imagem: Freepik
Afinal, curso profissionalizante vale a pena? Descubra. | Imagem: Freepik

Claro que vale!

A profissionalização garantirá o seu conhecimento.

Assim que uma empresa solicitar uma entrevista, o candidato poderá apresentar suas qualificações, e serão por meio delas que ele poderá ser contratado.

Afinal, não é possível realizar nenhum trabalho de qualidade sem o conhecimento pertinente. As empresas buscam pessoas que ofereçam novas ideias, que apresentem projetos, que tragam a resolução de problemas, pessoas que possuam a capacidade de desenvolver a área que escolheu.

Como ambos se beneficiarão, o investimento é válido sim!

Como saber em qual curso devo ingressar?

Ainda que pareça um pouco improvável, muitas pessoas alimentam essa dúvida. Em alguns casos, pode parecer difícil escolher um curso, levando em conta os outros fatores primordiais de uma carreira.

No entanto, o primeiro tópico para considerar é a área de interesse: o que você gosta? Quais áreas te interessam? Você gostaria de exercer essa área? Liste todas essas perguntas e responda você mesmo. Após isso, comece a traçar seus objetivos. Avaliar alguns cursos disponíveis em plataformas como o Escola Educação poderão te auxiliar nesse sentido. Experimente.

Além disso, considere alguns quesitos como:

  • Oportunidades: Quais fases você poderá concluir de acordo com as oportunidades que surgem para você? Por exemplo, uma oportunidade de poder estudar online e gratuitamente. Isso te favoreceria? Busque por opções.
  • Esforço: Você se sente motivado a buscar conhecimento para ingressar na área de interesse? Se a resposta for sim, vá em frente sem medo.
  • Comece: Assim que você tiver todas as conclusões, inicie sua caminhada. Não fique preocupado em realizar tudo de forma rápida. Passos curtos geram grandes resultados.

Estude o mercado

Antes de mais nada, estudar o mercado de trabalho facilitará muito o seu entendimento na hora de optar por uma área de atuação.

Com a automatização de processos, entender como as empresas funcionam em sua região, pode mostrar se é promissor ou não o investimento em tal setor.

O mercado de trabalho opera em constante mudança todos os dias, portanto, é imprescindível que as informações sejam atualizadas regularmente.

Levamos por exemplo, uma pessoa deseja se profissionalizar em contabilidade. O estudo de mercado se inicia quando a mesma consultar as possibilidades: escolas disponíveis, empresas que oferecem novas vagas regularmente, região de atuação, posicionamento e outros critérios necessários.

O que um curso profissionalizante agrega além do conhecimento?

Em síntese, saiba o que o curso agrega em seu conhecimento. | Imagem: Freepik
Em síntese, saiba o que o curso agrega em seu conhecimento. | Imagem: Freepik

Sabemos que a pérola do estudo é o próprio conhecimento.

Porém, um curso profissionalizante também te garante a mudança de patamar profissional. Ou seja, o seu currículo poderá ser incrementado, sua experiência será muito mais válida, o seu desempenho terá um progresso significativo e suas ideias serão bem mais férteis.

Já imaginou o seu chefe vendo tudo isso?

A pessoa que se interessa pelo estudo uma vez, com certeza voltará com mais anseio de aprender.

Seja como for, com certeza você subirá mais um degrau de sua carreira!

O curso profissionalizante garante as vagas de emprego?

O curso não garante 100% de tudo. Ou seja, você precisará dedicar tempo e esforços para conquistar uma vaga de emprego.

O curso não promete vaga de bandeja. O candidato deve estudar e também procurar novas oportunidades de mercado. Assim que finalizar o seu curso, será mais fácil procurar um posto de trabalho de forma mais objetiva. A dedicação de encaminhar currículos será única e exclusivamente sua!

Lembre-se, o curso será o auxílio primordial para o seu conhecimento, mas não fará de tudo por você. Então, mão na massa!

Posso fazer um curso profissionalizante mesmo trabalhando?

Afinal, o trabalho impossibilita o curso profissionalizante? | Imagem: Freepik
Afinal, o trabalho impossibilita o curso profissionalizante? | Imagem: Freepik

Sim, pode!

Porém vamos analisar alguns pontos:

Escolha uma área que tenha ligação com aquilo que você deseja exercer, ainda que não seja sua função atual. Não saia fazendo milhares de cursos sem finalidade. Projete tudo antes!

Concilie os horários de sua rotina. Se você optar por estudar e trabalhar, crie um cronograma e não se sobrecarregue.

Se você deseja desenvolver o setor que trabalha, um curso profissionalizante será super eficiente.

Não se esqueça de pesquisar boas escolas e escolher um curso ideal ao seu cenário. Portanto, a plataforma Escola Educação pode te auxiliar nesse sentido.

Ainda preciso fazer faculdade mesmo após um curso profissionalizante?

Isso é uma questão bem pessoal. Considerando que cada um tem o próprio entendimento do que acha necessário para sua carreira.

Quem escolhe cursar uma graduação após um curso profissionalizante, garante uma posição ainda melhor no mercado de trabalho.

Outro ponto, é que a pessoa que escolhe fazer uma graduação, terá mais facilidade para lidar com o conteúdo repassado, uma vez que a mesma já teve contato com os assuntos abordados.

Melhores cursos de ensino superior para 2021

Quer ter sucesso na sua carreira profissional? Confira aqui quais são os melhores cursos de ensino superior para 2021 e escolha o seu!

Vantagens de uma boa formação

Para tudo isso, com certeza existe um lado promissor, ou seja, tudo aquilo que você vai conquistar medindo seus esforços. Entre eles estão:

  • Aceitação no mercado de trabalho: Se você for uma pessoa bem equipada de conhecimento, com certeza será bem posicionada no mercado de trabalho. As empresas se interessam por candidatos com um bom histórico de preparação.
  • Estabilidade: Uma vez preparado, você terá a segurança de conseguir boas vagas de emprego. E caso não consiga de primeira, ainda assim terá a chance de desenvolver novas oportunidades.
  • Estratégia: Com todos os seus conhecimentos adquiridos durante o percurso, sua mente terá mais facilidade para traçar novas estratégias de negócio, principalmente se você for um empreendedor.
  • Adaptação: Com sua experiencia vivida de trabalho ou de estudo, você será bem mais flexível, ou seja, terá facilidade de se adaptar a novas tarefas e desafios.

Quais são os cursos que mais empregam?

Já te contamos as vantagens de uma boa formação, certo? Portanto, é importante também que você saiba quais são as áreas de maior empregabilidade.

Pensando nisso, vamos conferir agora, os cursos profissionalizantes que possuem mais chances de empregabilidade para os próximos anos:

  • Design Gráfico
  • Técnico em programação
  • Desenvolvedor mobile
  • Administração de empresas
  • Analistas de marketing
  • Contabilidade
  • Eletroeletrônica

E muitos outros.

Pensando nisso, consulte as áreas de interesse e veja quais cursos mais se adequam a você. Além do mais, dedique tempo para estudar as entrelinhas do curso desejado, e já entre no curso com um pé à frente.

Não se esqueça: a sua vaga está te esperando, então corra até ela!

Empreendedorismo através de cursos profissionalizantes

Entretanto, saiba como empreender através dos cursos profissionalizantes. | Imagem: Freepik
Entretanto, saiba como empreender através dos cursos profissionalizantes. | Imagem: Freepik

Vamos citar o outro lado do aperfeiçoamento profissional: O empreendedorismo!

Afinal das contas, empreender é o processo de implementação de novas empresas. E o estudo, pode ser a fonte de novos negócios.

O Brasil apresenta a 4º maior taxa de empreendedorismo inicial. Hoje em dia, muitas pessoas possuem a ambição de iniciar o próprio negócio. E sim, isso exige prática.

Um curso de gestão ou até mesmo administração por exemplo, pode estimular e orientar uma pessoa que está projetando a abertura de sua própria empresa.

Iniciar um novo negócio, exige muita dedicação e resiliência, uma vez que será necessário a realização de inúmeras etapas, e que por sinal, possuem grande peso de importância.

Plataforma Escola Educação

Em meio a todas essas informações, precisamos dar o primeiro passo para o início da jornada. Por isso, vamos conhecer a plataforma Escola Educação:

A plataforma Escola Educação, oferece uma incrível infinidade de cursos profissionalizantes para todos aqueles que desejam iniciar seus aperfeiçoamentos para o mercado de trabalho.

No site você pode encontrar as mais variadas áreas de atuação e realizar a matrícula de forma muito simplificada.

Acompanhe nos tópicos abaixo.

Quais são os cursos oferecidos pela plataforma Escola Educação?

Afinal, você sabe quais são os cursos disponíveis na plataforma? | Imagem: Freepik
Afinal, você sabe quais são os cursos disponíveis na plataforma? | Imagem: Freepik

Confira agora alguns dos cursos que são disponibilizados na plataforma:

  • Departamento Pessoal
  • Auxiliar de Pet Shop e Veterinário
  • Almoxarifado
  • Etiqueta social
  • Empreendedorismo
  • Culinária
  • Oratória
  • Educação Inclusiva
  • Teologia Básica
  • Exercícios Físicos

E muitos outros.

Além da grande variedade, os cursos são gratuitos e online. Assim que os alunos clicarem na opção escolhida, toda a descrição e programação será exibida. Isso facilita a escolha e compreensão do conteúdo que será apresentado no curso.

Como me cadastrar no Escola Educação?

Mas afinal, como realizar o cadastro na plataforma? Já te adiantamos que o processo para se cadastrar é muito simples! Basta seguir o passo a passo a seguir:

Para efetuar o cadastro, o aluno deve criar um login e senha. Além disso, a plataforma oferece a possibilidade de o aluno receber conteúdos e informações atualizadas. Basta apenas informar o e-mail.

Após isso, a conta será ativada na plataforma e poderá ser acessada através do portal do Aluno.

Simples, não é? Faça já o seu cadastro e usufrua das vantagens agora mesmo!

Por que fazer cursos na plataforma Escola Educação?

Por fim, saiba quais são os benefícios do Escola Educação. | Imagem: Freepik
Por fim, saiba quais são os benefícios do Escola Educação. | Imagem: Freepik

A plataforma Escola Educação é um meio super viável e prático para as pessoas que querem iniciar cursos profissionalizantes. Por meio do site, é possível categorizar suas buscas por área de atuação e encontrar de forma mais objetiva o setor em que vai atuar.

Além disso, o aluno se beneficia de forma gratuita e sai muito mais preparado que antes.

Conclusão

Em síntese, conseguimos captar todas as informações necessárias para realizar um curso profissionalizante.

Por meio de um sistema prático como o Escola Educação, todas as pessoas conquistam a liberdade de realizar seu desenvolvimento pessoal para o mercado de trabalho.

Com uma competitividade tão grande atualmente, é bom saber que existem formas facilitadas de ocupar um novo cargo em uma instituição.

Com muito esforço e dedicação, tudo é possível!

Bom, esperamos firmemente que você tenha gostado de todo o conteúdo, e que de alguma forma você possa aplicá-lo em sua carreira.

No mais, não deixe de acompanhar nosso blog para mais dicas e informações de mercado de trabalho como essa e de comentar nesse post para esclarecer suas dúvidas, caso tenha.

Te esperamos por aqui mais vezes!!

Saiba o que é a carteira de trabalho.

Conseguir Uma Vaga no Mercado de Trabalho em 2021

Confira nossas dicas para conseguir uma oportunidade de trabalho no ano de 2021, principalmente em termos de quais são as melhores vagas e áreas de atuação.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Mercado acionista cresce com investidor brasileiro jovem

Segundo a B3, Bolsa de Valores, investidor brasileiro jovem com menos de 24 anos já representa 12% do mercado acionista da Bolsa.

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Apple

Conheça o Cartão de crédito APPLE, pague compras com seu iphone com praticidade. Conheça as vantagens e desvantagens e veja como solicitar.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo Zema

Você conhece o empréstimo Zema? Ele é exclusivo para beneficiários do INSS e servidores públicos. Leia este post e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Crise financeira: como organizar as finanças pessoais

Se você está no vermelho e precisa aprender a organizar as suas finanças pessoais, leia esse artigo. Você aprenderá como organizar suas finanças pessoais.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Sicoob Gold

O cartão de crédito Sicoob Gold oferece benefícios exclusivos e programas de recompensas da cooperativa. Clique aqui e conheça mais sobre ele!

Continue lendo
content

O que fazer quando o IPTU está na dívida ativa?

Está com dívida ativa por conta do IPTU e não sabe como fazer? Leia o post de hoje e confira como se livrar dessa pendência!

Continue lendo