Educação

Governo aprova medida que garante até 92% de desconto para o estudante que renegociar a dívida do Fies a partir do próximo mês

Estudantes que solicitaram o crédito do Fundo de Financiamento Estudantil até o segundos semestre de 2017 e estão com mensalidades em atraso agora podem renegociar seus débitos com condições especiais de pagamento. Veja mais aqui!

Anúncios

Alunos que aderiram ao programa de Financiamento Estudantil e estão com mensalidades em atraso podem contar com condições especiais para a quitação do débito. Confira mais a seguir!

Agora é possível renegociar a dívida do Fies com descontos especiais. Fonte: Pixabay.
Agora é possível renegociar a dívida do Fies com descontos especiais. Fonte: Pixabay.

Estudantes que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil e estão com débitos em aberto poderão contar com condições especiais para renegociar a dívida do Fies. De acordo com a resolução anunciada pelo Governo Federal no último dia 10 de fevereiro, agora é possível parcelar os boletos das mensalidades em atraso. Além disso, para pagamentos à vista, fica disponível a opção da retirada dos juros, com descontos que podem chegar a até 92% do valor integral para alunos inscritos no Cadastro Único. 


As novas oportunidades de refinanciamento têm como contexto a Medida Provisória Nº 1.090, publicada em dezembro de 2021. Nela, fica estabelecida a possibilidade de renegociação dos valores devidos para os cidadãos que aderiram ao Fies até o segundo semestre de 2017. Sendo assim, o prazo para iniciar o acordo de quitação das mensalidades junto ao agente financeiro do programa é de 7 de março a 31 de agosto deste ano através dos canais de atendimento oficiais da instituição.

Como saber o valor da minha dívida FIES?

Veja como consultar o saldo devedor do seu Financiamento Estudantil e como solicitar uma renegociação se precisar!

Regras estabelecidas para renegociar a dívida do Fies

Pois bem, para viabilizar o refinanciamento dos débitos em aberto, o Governo Federal definiu uma tabela com os descontos e parcelamentos disponíveis de acordo com a situação do estudante. Portanto, a negociação fica da seguinte forma:

Estudantes que estão com suas mensalidades em atraso há mais de 360 dias e que estão inscritos no Cadastro Único ou receberam o Auxílio Emergencial em 2021 tem direito a um desconto de até 92% do valor da dívida para liquidação integral à vista ou em até 10 vezes com o valor das parcelas corrigidas pela taxa Selic. Para os demais financiados, o desconto para pagamento total do saldo devedor pode chegar a 86,5%. 

Já os estudantes que têm débitos vencidos há mais de 90 dias, o desconto para pagamento à vista corresponde a 12% do valor principal, além da isenção dos juros acumulados neste período. Em caso de parcelamento, é possível dividir o débito em até 150 vezes, com redução total dos juros e multas. No entanto, o valor das parcelas não pode ser inferior a R$200,00 mensais. E, o atraso de três mensalidades consecutivas da negociação implica na perda do acordo. 

Segundo dados obtidos pelo Ministério da Educação, a nova medida deve beneficiar cerca de 1 milhão de estudantes que estão inadimplentes em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil. 

Sobre o autor  /  Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Bitfy é confiável?

Você é investidor de criptomoedas e está procurando por uma carteira digital? No post de hoje falaremos se a Bitfy é confiável.

Continue lendo
content

Novo empréstimo Nubank oferece prazo de até 90 dias para começar a pagar!

O novo empréstimo Nubank proporciona uma linha de crédito com contratação online e parcelamento em até 24 vezes. Saiba mais agora mesmo!

Continue lendo
content

Descubra como funciona o empréstimo para assalariado

Descubra como funciona o empréstimo para assalariado. Você, como trabalhador registrado, tem direito ao empréstimo para assalariado.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Afinal, será que o MEI pode receber o salário-família?

Ainda resta dúvida se o MEI pode receber salário-família, mas existem alguns pré-requisitos que precisam ser levados em conta ao solicitar.

Continue lendo
content

Como solicitar o empréstimo AFEAM

Na AFEAM quem tem um negócio pode pedir empréstimo para pagar despesas, aumentar capital de giro, etc. Confira aqui como pedir até R$100 mil.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Extra

Descubra agora como solicitar o seu cartão Extra ainda hoje, com 24x para parcelar as suas compras e anuidade diferenciada, confira!

Continue lendo