Auxílio Governo
Como obter o Subsídio Parental
O Subsídio Parental ajuda os pais e responsáveis a manterem sua renda durante a licença de nascimento de seus filhos. Para saber como obter o Subsídio Parental e aproveitá-lo ao máximo, continue a leitura.
Anúncios
Descubra como garantir o benefício e manter a sua renda durante a licença
O Subsídio Parental é uma fonte de renda para pais, mães e responsáveis que estão em licença pelo nascimento de seu(s) filho(s). Para usá-lo da forma certa e saber como obter o Subsídio Parental, os responsáveis e pais devem estar de acordo com os pré-requisitos e atualizados sobre esse direito.
Com esses valores, os cidadãos podem manter as contas em dia e o orçamento equilibrado, enquanto não voltam à rotina de trabalho regular.
Contudo, ao entender como funciona o benefício, é preciso verificar como solicitá-lo e, assim, aproveitar ao máximo o que ele oferece.
Então, ficou interessado e quer saber como solicitar o benefícios e quais são os pré-requisitos para recebê-lo? Sem problemas. É só continuar a leitura do artigo e conferir!
Quais são os requisitos para receber este benefício?
O governo de Portugal exige alguns pré-requisitos para o cidadão estar qualificado para o Subsídio Parental. Esses pontos são, por exemplo:
- Estar apto a aproveitar as licenças, dispensas e faltas não retribuídas no código de trabalho ou nos períodos equivalentes;
- Ter o prazo de garantia de ao menos 6 meses civis, interpolados ou seguidos, com os devidos registros de remunerações, seguido da data do impedimento para o trabalho;
- Ter a situação contributiva regularizada no governo de Portugal, e se for trabalhador independente, ou ainda, se estiver abrangido pelo regime do seguro social voluntário, poderá solicitar;
- Ser contribuinte da Segurança Social;
- etc.
Você será redirecionado a outro site
Como obter o Subsídio Parental?
Por fim, o Subsídio Parental pode ser solicitado diretamente com o serviço de Segurança Social direta ou pelo formulário Mod.RP5049-DGSS, que acompanha os documentos indicados pelos representantes. Você encontra esses documentos nas lojas do cidadão em Portugal ou nos serviços de atendimento da Segurança Social.
Os documentos enviados na solicitação devem ser guardados durante 5 anos e apresentados sempre que os serviços competentes precisarem atualizar a sua requisição.
Por outro lado, se quiser saber mais sobre a Segurança Social, acesse o conteúdo recomendado abaixo.
Segurança Social em Portugal: o que é?
Veja aqui quais são os benefícios que o trabalhador residente de Portugal possui ao contribuir para a Segurança Social, confira.
Sobre o autor / Maria Luísa Barbosa
Revisado por / Junior Aguiar
Editor(a) sênior
Em Alta
Credibom Crédito Consolidado em até 84x
Quer saber como o Credibom Crédito Consolidado pode auxiliar a sua vida financeira? clique no post e fique por dentro de todas as informações!
Continue lendoEmpréstimo Bom Pra Crédito online: ótimas ofertas de crédito para você
Quer ajuda para colocar as contas em dia e muito mais? Conheça o empréstimo Bom Pra Crédito online e se surpreenda com os seus diferenciais.
Continue lendoConheça o cartão de crédito Afinz
Você conhece o cartão de crédito Afinz e todos os seus benefícios? Te apresentamos aqui a mais nova opção de cartão do mercado. Confira.
Continue lendoVocê também pode gostar
Posso sacar dinheiro só com o número da conta?
Será que posso sacar dinheiro só com o número da conta? Diferente do que muita gente imagina, a resposta para essa pergunta é SIM. Veja aqui.
Continue lendoComo antecipar FGTS pela Caixa? Confira aqui
Quer um empréstimo mais barato e que não comprometa a sua renda? Descubra como antecipar FGTS pela Caixa e organize suas finanças!
Continue lendoComo solicitar o crédito universitário Itaú
Saiba mais sobre como solicitar crédito universitário Itaú, com diversos cursos sem juros, sem acúmulo de parcelas e muito mais, veja!
Continue lendo