Dicas

Como ganhar dinheiro com artesanato

Se você adora fazer artesanato, que tal transformar seu hobby em renda extra? Continue a leitura deste texto e confira como fazer isso.

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 08/03/2021

Faz artesanato? Aposte na renda extra

Faz artesanato? Aposte na renda extra. Fonte: Pexels.
Faz artesanato? Aposte na renda extra. Fonte: Pexels.

Se você faz artesanato para relaxar aos finais de semana e precisa de dinheiro extra para ajudar no orçamento familiar. Que tal transformar o seu hobby em um negócio lucrativo? Isso mesmo! É possível ganhar dinheiro com artesanato.

Imagine trabalhar com o que ama, não seria legal? Então, você que já fazia artesanato para compor a decoração da sua casa ou para presentear amigos e parentes. Agora pode obter renda extra fazendo aquilo que gosta.

Para que isso aconteça é necessário aperfeiçoar as suas técnicas e aprender a vender seus produtos. Assim como ficar de olho nas tendências do mercado para produzir peças que as pessoas queiram comprar.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, continue a leitura e confira todas as informações que nós do Senhor Finanças separamos para você. Acompanhe!

Anúncios

Qual artesanato está em alta em 2021?

Qual artesanato está em alta em 2021? Fonte: Pexels.
Qual artesanato está em alta em 2021? Fonte: Pexels.

O primeiro passo para vender seu artesanato é saber quais são as tendências, ou seja, o que está em alta em 2021 na área de decoração. Isso ajuda a entender o que as pessoas estão comprando no momento. Além disso, o artesanato como peça decorativa vem ganhando espaço no mercado nos últimos anos.

Em 2021, peças de enxovais e decoração infantil são tendência. Nesse caso, temos diversos tipos de artesanatos que podem ser usados em eventos e decoração, bem como presentes em festas de aniversário, batizado ou nascimento.

Dentre esses itens podemos destacar: pipas, varal de letras, máscaras de papel, carimbos, brinquedos geométricos, bolsas, acessórios, bonecos, entre outros. Outra tendência, são as peças em crochê e tricô. 

Essas duas técnicas são antigas, mas nunca saem de moda. Nesse caso, os principais itens em alta são: bonecas, almofadas, forro de mesa, bolsas de fio de malha, amigurumi, capas de crochê para puffs, acessórios, vestuário tanto para pessoas quanto para pets, cachepôs, entre outros.

Ademais, os cosméticos artesanais, como sabonetes, cremes hidratantes, sais de banho, shampoos, esfoliantes, entre outros, estão ganhando espaço no mercado da beleza. Além de ajudar na higiene pessoal, eles também são uma boa opção de presente.

Agora que você já conhece as tendências para 2021 fica mais fácil escolher em qual delas vai investir para ganhar dinheiro com artesanato, não é verdade? Então, não perca tempo! Comece agora mesmo a aprimorar os seus conhecimentos para produzir produtos de qualidade.

Ideias de como ganhar dinheiro com artesanato

Ideias de como ganhar dinheiro com artesanato. Fonte: Pexels.
Ideias de como ganhar dinheiro com artesanato. Fonte: Pexels.

Como vimos anteriormente, existe uma infinidade de opções de artesanatos para você ganhar dinheiro. Pensando em ajudar você a escolher a melhor opção, resolvemos descrever algumas delas aqui. Assim, é possível analisar se você tem as habilidades necessárias para produzir essas peças ou precisa de aprimorar os seus conhecimentos. Vamos lá!

Anúncios

Sabonetes artesanais

Sabonetes artesanais. Fonte: Pexels.
Sabonetes artesanais. Fonte: Pexels.

A primeira opção para ganhar dinheiro com artesanato é o sabonete artesanal. Ele pode ser considerado uma alternativa mais barata de presente ou de lembrancinhas de eventos especiais, como casamentos, aniversários, chás de bebê, confraternizações, entre outros.

Por isso, é um dos itens mais vendidos. Isso acontece porque os custos para sua produção são mais baixos e a sua aceitabilidade no mercado é muito boa. Já que você consegue encontrar kits com os insumos necessários para produção em lojas de artesanato.

Encadernação artesanal

Encadernação artesanal. Fonte: Pexels.
Encadernação artesanal. Fonte: Pexels.

Outra alternativa para ganhar dinheiro com artesanato é a encadernação artesanal. Isso mesmo! Lembra quando você estava na escola e sua mãe encadernava os seus cadernos da escola? Então, é possível ganhar renda extra fazendo isso.

Nesse caso, você precisa usar técnicas mais elaboradas para fazer encadernações customizadas e criativas em álbuns de fotografias, cadernos, carteirinhas de vacina, bíblias, agendas, livros, entre outros itens de papelaria.

Além dos materiais de encadernação, você pode utilizar fitas, adesivos, carimbos, entre outros apetrechos para deixar o seu produto mais atrativo aos olhos dos clientes.

Guia rápido de como fazer renda extra

Está precisando de mais dinheiro? Então, não perca o guia rápido com as melhores ideias para fazer renda extra agora mesmo. Confira!

Aromatizadores

Aromatizadores. Fonte: Pexels.
Aromatizadores. Fonte: Pexels.

Também temos os aromatizadores, ou seja, perfumes de ambiente aplicados no ar para deixar um determinado local com um cheiro mais agradável. Essa é uma das opções mais usadas para ganhar dinheiro com artesanato.

Normalmente, eles são aplicados em diversos ambientes tanto em casa quanto no escritório. Além disso, você pode produzir diversos tipos de fragrâncias de aromatizadores, como florais, cítricos, neutros, entre outros. 

Para isso, é necessário fazer um curso para aprender a preparar os aromatizadores, bem como entender como funciona a aromaterapia. Assim, é possível criar produtos que provocam boas sensações nos clientes, como o relaxamento.

Conheça os cursos de finanças pessoais gratuitos da FGV e aprenda a gastar de modo consciente.

40 cursos gratuitos e online para se capacitar

Ansioso com as incertezas da economia e política em meio à essa pandemia do coronavírus? Mas enquanto você está em quarentena, aproveite para se capacitar. Confira!

Amigurumis

Amigurumis. Fonte: Pexels.
Amigurumis. Fonte: Pexels.

Mas, afinal, o que são Amigurumis? É uma técnica para produzir bonecos de crochê e tricô. Eles costumam ter mais ou menos 30 centímetros, bem como a cabeça é maior que o corpo. Os Amigurumis são uma ótima opção para decorar o quarto das crianças. 

Ademais, eles também podem ser uma alternativa de presente para adultos, desde que simbolizem algo especial para a pessoa. Essa técnica é japonesa e exige muita prática, por isso é recomendado que você faça um curso para se aperfeiçoar.

Guirlandas de feltro

Guirlandas de feltro. Fonte: Escola do Feltro.
Guirlandas de feltro. Fonte: Escola do Feltro.

As guirlandas de feltro são muito conhecidas como porta maternidade, mas elas têm muitas outras utilidades. Já que podem ser utilizadas na decoração da casa ou de eventos festivos, como Natal e Páscoa.

Como vimos, as guirlandas são feitas de feltro e podem ser customizadas com miçangas, botões e outras peças de feltro em formato de flores, bichos, bonecas, entre outros. Além disso, é possível inserir o nome do cliente na peça.

Caixas decoradas de MDF

Caixas decoradas de MDF. Fonte: Pexels.
Caixas decoradas de MDF. Fonte: Pexels.

As caixas decoradas de MDF também são uma forma de ganhar dinheiro com artesanato. Elas podem ser usadas para guardar jóias, fotos, entre outros. Assim como servem como porta lembrancinhas em eventos, como casamento e batizado.

Também existe a possibilidade de fazer caixas para compor o kit de higiene do bebê. Já o processo de produção envolve muita criatividade, já que as peças de MDF podem ser compradas prontas. Então, você se preocupa apenas com a customização da peça.

Velas artesanais

Velas artesanais. Fonte: Pexels.
Velas artesanais. Fonte: Pexels.

As velas deixaram de ser apenas um item para iluminar o ambiente. Hoje, elas são peças de decoração que deixam os locais mais bonitos e, ao mesmo tempo, mais cheirosos. Já que a maioria delas são aromáticas.

Existe uma infinidade de modelos, cores e aromas de velas artesanais. E cada uma delas pode combinar com um ambiente ou um evento diferente. Portanto, temos velas para o dia a dia, bem como para dias especiais, como um jantar romântico.

Lembrancinhas em EVA

Lembrancinhas em EVA. Fonte: Espaço Infantil.
Lembrancinhas em EVA. Fonte: Espaço Infantil.

As lembrancinhas em EVA também representam uma forma para ganhar dinheiro com artesanato. Aliás, elas são uma opção barata de presente ou lembrancinha para datas especiais.

Com apenas algumas folhas de EVA, tinta, cola quente e muita criatividade você consegue fazer belas peças. Além disso, é possível achar diversos moldes na Internet para utilizar, em especial, no Pinterest.

Lembrancinhas em feltro

Lembrancinhas em feltro. Fonte: Escola do Feltro.
Lembrancinhas em feltro. Fonte: Escola do Feltro.

Assim como as lembrancinhas de EVA, as peças de feltro também são mais baratas devido ao custo operacional menor. Nesse caso, é possível fazer chaveiros, bolsas, sacolinhas, entre outros.

Por isso, elas são uma boa opção de lembrança para casamentos, batizados, chás de bebê, entre outras datas festivas. Vale destacar que o feltro é muito versátil, já que você consegue fazer toda a composição da lembrancinha usando apenas ele e cola quente.

Lembrancinhas em tricotin

Lembrancinhas em tricotin. Fonte: Decor Fácil.
Lembrancinhas em tricotin. Fonte: Decor Fácil.

O tricotin é uma técnica que usa arames para criar estruturas para peças produzidas em linhas ou lã. Por meio dela, é possível fazer tapetes, quadros e esculturas, que, por sua vez, podem ser usados como decoração de imóveis ou de eventos festivos.

Para isso, você precisa investir em um bom curso para aprender a técnica. Dessa forma, você consegue aplicá-la no dia a dia para produzir suas peças e ganhar dinheiro com artesanato.

Patchwork

Patchwork. Fonte: Pexels.
Patchwork. Fonte: Pexels.

Outra técnica que pode te ajudar a ganhar dinheiro com artesanato é o patchwork. Ela usa retalhos de tecidos para produzir peças novas e customizadas, como bolsas, panos de prato, colchas, entre outros.

Nesse caso, além do curso técnico, você precisa ter uma máquina de costura para que suas peças tenham um acabamento de qualidade. Assim como é necessário encontrar uma fábrica que revenda ou doe os retalhos para você utilizar como matéria-prima.

Luminárias artesanais

Luminárias artesanais. Fotne: Pexels.
Luminárias artesanais. Fotne: Pexels.

As luminárias artesanais também são uma opção para você ganhar dinheiro com artesanato. Já que elas não servem apenas para iluminar um ambiente, agora as luminárias  são peças de decoração que podem fazer diferença no design no cômodo da sua casa.

Existem luminárias com diversos formatos e cores, dentre elas podemos destacar aquelas como modelo de flores, personagens, animais, entre outros. Além disso, é possível fabricar essas peças com materiais recicláveis.

Pintura em tecido

Pintura em tecido. Fonte: Pexels.
Pintura em tecido. Fonte: Pexels.

A pintura em tecido ainda continua sendo uma boa forma de ganhar dinheiro com artesanato. Nesse caso, temos a pintura em panos de prato, toalhas, jogos americano, caminhos de mesa, colchas, entre outros itens de cama e mesa.

Esse trabalho envolve muita técnica, criatividade, tinta acrílica e pincéis. E as peças são customizadas de acordo com o gosto do cliente. Para se dar bem nesse negócio é necessário ter habilidade com desenho. Assim, as pinturas fluem com mais facilidade.

Bordado em fita de cetim

Bordado em fita de cetim. Fonte: Pexels.
Bordado em fita de cetim. Fonte: Pexels.

É possível usar o bordado em fita de cetim para fazer o acabamento de almofadas, toalhas de banho, toalhas de mesa, panos de pratos, fraldas de pano, entre outras peças de enxoval. Já que ele pode dar um toque especial nesses itens de decoração.

Além disso, o custo de produção é barato, pois os insumos têm um valor mais baixo e podem ser encontrados em qualquer loja de artesanato. Nesse caso, você pode trabalhar fazendo apenas o bordado ou produzindo as peças inteiras.

Lembrancinhas em biscuit

Lembrancinhas em biscuit. Fonte: Elo7.
Lembrancinhas em biscuit. Fonte: Elo7.

As lembrancinhas em biscuit são uma boa opção de presente, já que é possível fazer chaveiros, porta-retratos, bonecos, entre outros. Além disso, você também pode fazer o topo de bolo de aniversários e casamentos.

Nesse caso, é necessário ter muita habilidade e técnica para fazer a modelagem das peças, bem como contar com os equipamentos certos, como boleadores e ferramentas de corte. Ademais, você precisa ter muita criatividade para produzir peças que superem as expectativas dos clientes.

Tiaras e laços artesanais

Tiaras e laços artesanais. Fonte: Pexels.
Tiaras e laços artesanais. Fonte: Pexels.

Por fim, temos as tiaras e laços artesanais que, por sua vez, também representam uma ótima opção para ganhar dinheiro com artesanato. Nesse caso, você pode produzir peças versáteis que combinam com qualquer look.

Para isso, é possível utilizar tecidos estampados, tecidos lisos, pedras, brilhos, apliques, entre outros materiais para deixar as peças mais atraentes e despojadas. Assim, fica mais fácil atrair a atenção dos clientes.

Como ganhar dinheiro no Mercado Livre

Você conhece o Mercado Livre? Saiba que você pode ganhar dinheiro extra por meio dele? Então, continue a leitura deste texto e aprenda como fazer isso. Confira!

Como ganhar dinheiro com artesanato?

Como ganhar dinheiro com artesanato?
Como ganhar dinheiro com artesanato? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, como ganhar dinheiro com artesanato? O primeiro passo é verificar se você tem as habilidades suficientes para produzir as peças em escala. Já que fazer artesanato para família é diferente de vender para o mercado.

Se você sentir que ainda não está preparado, procure um curso para se especializar e pratique muito antes de começar a oferecer os seus produtos aos potenciais clientes. Ademais, não se esqueça que as pessoas compram peças de artesanato pela sua beleza.

Por isso, use a criatividade, bem como produtos de qualidade na produção das suas peças. Outra dica importante, lembre-se de que você precisa agir como profissional. Então, programe-se para cumprir os prazos acordados com os clientes. Já que muitos deles têm compromissos agendados no qual utilizarão as suas peças, como eventos festivos.

Também fique atento a precificação dos produtos, pois o preço pode ser um fator tanto de atração quanto de afastamento dos clientes. Nesse caso, leve em consideração os custos de produção e o valor que você precisa ganhar para conseguir atingir os seus objetivos.

Além de trabalhar por encomenda, você pode ter peças prontas para vender em plataformas online, como Elo7, Que Barato e Mercado Livre. Assim como deve investir na divulgação por meio das redes sociais ou de um site.

Podemos concluir que é possível ganhar dinheiro com artesanato, desde que você tenha as habilidades e as técnicas certas para produzir as peças para os clientes. Agora que você já conhece as principais ideias de artesanato, que tal aprender a investir a renda que você pode obter com as vendas das suas peças? Então, leia o artigo recomendado pela nossa editora.

Aprenda a investir dinheiro

Você quer começar a investir e não sabe nem por onde começar? Pois vamos te ensinar o caminho das pedras! Confira!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Jornalista (Mtb 0012333/PR), Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO, Conteudista EAD e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo e Publicidade. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Neon

Que tal conhecer o processo de solicitação do cartão Neon? Então, continue a leitura e confira como funciona para você adquiri-lo.

Continue lendo
content

Panorama de Investidor Brasileiro

Quer saber melhor sobre como o investidor brasileiro lida com seu dinheiro, quais as aplicações mais populares? Leia nosso panorama!

Continue lendo
content

Por que você deveria ter um Cartão Next?

O cartão Next não tem anuidade e possui um ótimo programa de cashback. Quer saber mais sobre ele? Então, leia este post e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o Caixa Visa Platinum

Conheça o Cartão de crédito Caixa Visa Platinum e viaje mais acumulando pontos. Entenda os benefícios e saiba como solicitar o seu.

Continue lendo
content

Receita Federal anuncia liberação do programa de declaração do IR 2022

A Receita já anunciou a liberação do programa de declaração do IR 2022, que deve ter início juntamente ao prazo de declaração, dia 7 de março.

Continue lendo
content

Fim do Auxílio Emergencial continua causando revolta entre os brasileiros

Ministério da Cidadania estima que cerca de 25 milhões de brasileiros ficaram desamparados após o fim do Auxílio Emergencial.

Continue lendo