Empréstimo

Como é feito um refinanciamento?

O refinanciamento pode ser uma ótima forma de evitar atrasos de pagamento e renegociar as condições de crédito. Continue a leitura desse texto e veja como essa prática funciona!

Anúncios

Veja como se livrar das dívidas de maneira saudável

Veja agora como é feito o refinanciamento. Fonte: Adobe Stock.
Veja agora como é feito o refinanciamento. Fonte: Adobe Stock.

Entender como é feito um refinanciamento é essencial para aqueles que fizeram a adesão de alguma modalidade de crédito. A prática pode ser considerada mais saudável do que não cumprir com os prazos de pagamento. 

Em resumo, refinanciar pode ajudar a pessoa a quitar as suas dívidas e reconquistar a sua autonomia financeira. Nesse sentido, é importante avaliar se essa opção será mais vantajosa que a antiga. 

Qual a melhor conta digital para pedir empréstimo?

Está buscando um empréstimo? Veja aqui quais são as melhores contas digitais para conseguir crédito.

Isso porque não adianta nada fazer acordos no qual você não conseguirá cumprir. Portanto, é interessante se informar de todas as opções e soluções disponíveis para você. 

Quer saber mais? Continue a leitura e entenda como é feito um refinanciamento! 

Como funciona a renegociação de empréstimos?

A renegociação de empréstimos vai depender da instituição. Fonte: Pexels.
A renegociação de empréstimos vai depender da instituição. Fonte: Pexels.

Antes de mais nada, para entender como é feito um refinanciamento, você precisa conhecer as principais modalidades oferecidas no mercado. Sendo assim, começaremos pela renegociação de empréstimos. 

Em resumo, esse tipo de renegociação pode ser bastante interessante para quem não conseguir cumprir com o pagamento de suas parcelas. Dessa forma, renegociar é uma forma de não sofrer com os juros da inadimplência. 

Então, caso você queira renegociar os prazos, será necessário entrar em contato com o banco no qual você realizou o empréstimo. Em seguida, perguntar se a instituição oferece essa possibilidade. 

Caso a resposta seja positiva, é importante que você avalie as condições oferecidas. Ou seja, se conseguirá cumprir com o pagamento e se as ofertas disponíveis realmente valem a pena. 

Aliás, caso o seu empréstimo tenha taxas pré-fixadas, vale conferir se a substituição por um de pós-fixadas vale mais a pena. Isso porque as variações na taxa Selic podem torná-las menores. 

Como pedir empréstimo rápido em 2022

Está precisando de um dinheiro rápido? Veja aqui as melhores opções de empréstimo.

Quantas parcelas pagas para refinanciar consignado?

Então, para entender como é feito um refinanciamento de empréstimo consignado é bem simples. Antes de mais nada, é importante saber que a prática possui alguns pré-requisitos. O primeiro deles é que o usuário já tenha pago pelo menos entre 15% e 30% da dívida. 

Além disso, a modalidade consignada depende do que chamamos de margem consignada, Ela define que a pessoa pode comprometer de 30% a 35% do seu salário ou benefício mensalmente. Ou seja, as parcelas do financiamento ou do refinanciamento não devem ultrapassar esse valor. 

Aliás, existem duas opções dentro da modalidade: a com troco e a sem troco. A primeira, é ideal para quem quer mais dinheiro e dividir esse saldo junto das parcelas do outro empréstimo. 

Dessa forma, o usuário pagará o empréstimo no mesmo prazo definido anteriormente, porém com um valor acrescido. Em resumo, o troco é basicamente a diferença relacionada aos descontos e a redução de juros. 

Já a segunda, foi feita para aqueles que precisam de mais prazo para quitar os seus débitos. Portanto, o valor da dívida é dividido novamente e os acréscimos nas parcelas são frutos do juros. 

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quem pode fazer refinanciamento?

Para utilizar de algum bem como garantia é necessário que ele esteja em seu nome. Fonte: Adobe Stock.
Para utilizar de algum bem como garantia é necessário que ele esteja em seu nome. Fonte: Adobe Stock.

Além de entender como é feito um refinanciamento, é importante saber que essa prática não está disponível para qualquer um. Então, a depender da modalidade que você escolher, serão necessários alguns pré-requisitos. 

Por exemplo, a modalidade consignada geralmente está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e trabalhadores de empresas conveniadas com instituições. 

Sendo assim, é necessário que as parcelas do empréstimo sejam descontadas diretamente do benefício ou salário. Aliás, as regras para a modalidade estão presentes no tópico anterior. 

Além disso, existem também os casos dos refinanciamentos comumente chamados de “empréstimo com garantia”. Essa modalidade, vai utilizar algum bem do requerente como forma de garantir que ele cumprirá com o pagamento. 

Em resumo, caso você queira utilizar o seu imóvel como forma de garantia, terá de cumprir uma série de pré-requisitos. Dentre eles, está o fato de que a propriedade precisa estar em seu nome e com todos os documentos e impostos em dia.

Por fim, caso o objeto utilizado seja um automóvel, as regras também abrangem o ano de fabricação. Portanto, é interessante verificar todas as condições com a instituição de seu interesse. 

Qual o melhor empréstimo consignado INSS?

É aposentado ou pensionista do INSS e quer um empréstimo? Veja aqui quais são as melhores opções disponíveis no mercado para você!

Quanto tempo demora um refinanciamento de empréstimo consignado?

Assim como falamos anteriormente, o refinanciamento de empréstimo consignado é feito de duas maneiras diferentes. Entretanto, ambas dependerão de alguns fatores, como a margem consignada e a quantidade de parcelas do crédito original que já foram pagas. 

Além disso, o processo pode ser feito por meio de duas modalidades, a com troco e a sem troco. Da mesma forma que explicamos antes, a com troco foi feita para quem está buscando um saldo a mais de dinheiro.

Já a sem troco, é ideal para quem deseja aumentar o prazo de pagamento. Isto é, parcelar o saldo restante em mais vezes. Nesse sentido, uma das consequências é que os juros serão pagos por mais tempo. 

Qual banco faz refinanciamento?

Veja quais bancos oferecem o refinanciamento. Fonte: Adobe Stock.
Veja quais bancos oferecem o refinanciamento. Fonte: Adobe Stock.

Agora que você já entendeu como é feito um refinanciamento, falaremos sobre as instituições que oferecem o serviço. De modo geral, podemos dizer que a maioria das instituições tradicionais realiza o serviço. 

Por exemplo, o empréstimo com garantia, que nada mais é do que um refinanciamento de um bem, está disponível nas mais tradicionais. Dentre elas, a Caixa, o Banco do Brasil, o Santander e muitos outros. 

Sendo assim, tudo vai depender de qual modalidade você irá optar. Assim que escolher, confira se a instituição na qual você já tem uma relação disponibiliza o serviço. 

Por fim, caso você ainda não tenha feito um financiamento, separamos um post especial. Confira agora quais são as melhores opções de banco para se fazer um financiamento imobiliário.

Ficou interessado? Vem conferir!

Qual melhor banco para financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário pode ser uma ótima forma de realizar o sonho da casa própria. Veja aqui qual a melhor instituição para realizar o serviço!

Sobre o autor  /  Maria Luiza Ishimoto

Estudante de cinema na UFSC, já cursou 3 semestres em direito. Além de redatora, cria conteúdo e administra páginas no instagram. Tem uma grande paixão pela escrita e adora ler em seu tempo livre.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Os 30 lugares proibidos no mundo: conheça onde os turistas não podem pisar

Você já pensou que há lugares proibidos no mundo para você!? Pois é! Então conheça agora mesmo 30 locais onde você jamais poderá pisar.

Continue lendo
content

Cartão C6 Bank online: sem anuidade e CDB com corretagem zero

Separamos aqui as principais dúvidas do cartão C6 Bank online para que você decida sobre a solicitação ou não do seu, confira aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Seguro de vida vale a pena: descubra agora

Você já pensou em fazer um seguro de vida e não sabe se vale a pena? Então veja aqui como ele funciona e qual a nossa resposta!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Moey!

Você conhece o cartão de crédito Moey!? Este produto do banco digital português oferece muitos benefícios. Leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Confira os 7 melhores filmes que estreiam na Netflix em Janeiro de 2022!

Quer saber quais são os melhores filmes Netflix para Janeiro de 2022? Confira aqui a lista que preparamos para você!

Continue lendo