Finanças

Como começar o ano sem dívidas

Comece o ano sem dívidas organizando sua vida financeira em 2021. Abaixo elencamos diversas dicas que irão te ajudar a sair do vermelho. Confira!

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 08/02/2021

Entenda como organizar sua vida financeira em 2021

                Entenda como organizar sua vida financeira em 2021
Entenda como organizar sua vida financeira em 2021

Um ano chega ao fim e mais um novo se inicia. E nesse momento a maioria das pessoas já começa a planejar seus objetivos e metas para os próximos meses, não é? Pois a maior dúvida das pessoas nesse sentido é como começar o ano sem dívidas.

E sabemos que garantir um bom planejamento e organização em sua vida financeira pode fazer toda a diferença na forma como você aproveita seu dinheiro e também em como vive. A pior coisa é mal iniciar um ano e já estar coberto de dívidas e estressado sobre como vai pagar, certo?

Assim, criamos esse artigo reunindo uma série de informações e dicas para incentivar a sua organização financeira para começar o ano sem dívidas. Gostou? Então continue lendo pois nós vamos lhe ajudar a ter um ano diferentes e se sentir mais tranquilo com seus gastos e investimentos. Vamos lá!

Anúncios

Planeje sua vida financeira e para começar o ano sem dívidas

Planeje sua vida financeira e para começar o ano sem dívidas
Planeje sua vida financeira e para começar o ano sem dívidas

Dar um novo rumo para sua vida financeira em 2021 pode ser aquilo que você mais precisa mas ainda não sabe como. E você definitivamente não é a única pessoa nessa situação! Muitas pessoas evitam o planejamento financeiro por motivos errados, como:

  • Achar que é complicado;
  • Pensar que é preciso ser um especialista para saber se organizar bem;
  • Acreditar que o planejamento financeiro não faz diferença de verdade;
  • Ver o planejamento financeiro como algo que só quem tem muito dinheiro precisa fazer.
  • Pensar que apenas quem está endividado precisa se planejar financeiramente.

E isso tudo está bem longe da realidade! Então tome as rédeas da forma como usa seu dinheiro. Entenda que a falta de planejamento é a principal causa do endividamento e da sua conta estar sempre no vermelho. Vamos mudar isso?

A principal maneira de sair desse círculo vicioso dos gastos, dívidas e da conta no vermelho é apenas através do planejamento financeiro. E para lhe ajudar, vamos começar trazendo algumas dicas de como começar o ano sem dívidas e ainda sair do vermelho em 2021. 

15 dicas de como começar o ano sem dívidas

15 dicas de como começar o ano sem dívidas
15 dicas de como começar o ano sem dívidas

Até aqui você já conseguiu entender que a chave para uma mudança na forma como gasta e como investe seu dinheiro está no planejamento financeiro. Mas existem muitas ações que podem ser feitas, antes, durante e após o planejamento e que podem fazer toda a diferença!

Então nós trazemos e explicamos uma a uma as principais dicas para sair do endividamento, melhorar sua relação com o dinheiro e fugir das dívidas neste ano. Continue lendo e entenda como!

Anúncios

Faça uma análise do ano de 2020

Faça uma análise do ano de 2020
Faça uma análise do ano de 2020

Todo bom planejamento começa com uma análise do que fizemos no ano anterior, e com o planejamento financeiro não vai ser diferente. Primeiro de tudo, pare e pense em como foram suas ações em relação ao seu dinheiro em 2020, e como foram os resultados dessas ações ao final do ano.

É interessante se fazer algumas perguntas sobre como você chegou ao final de 2020, por exemplo:

  • Com dívidas?
  •  A conta chegava ao fim do mês sempre no vermelho?
  • Você conseguia passar o mês bem ou no sufoco?
  • Conseguia pagar as contas e guardar uma parte?
  • Muitos gastos todos os meses ou em algum período específico?

Organize suas perguntas dessa forma, e vá refletindo sobre suas atitudes financeiras ao longo do ano anterior. Desse jeito, muitas decisões ou comportamentos que você não percebia podem começar a ser revelados.

E alguns desses comportamentos são os responsáveis por você estar com dívidas, sempre no vermelho ou com muita dificuldade em conseguir guardar algum dinheiro.

Liste suas despesas

Liste suas despesas
Liste suas despesas

Outra forma de entender suas atitudes financeiras é através de uma lista de todas as suas despesas. E não apenas as despesas grandes e recorrentes, mas até aquelas que parecem pequenas e inocentes devem entrar na lista.

Assim você irá descobrir seu padrão de gastos, ou seja, a forma como você costuma gastar seu dinheiro todos os meses. E descobrindo esse padrão vai ficar mais fácil entender onde você precisa mudar para evitar dívidas, por exemplo, .

Então, pegue um caderno ou pode ser no seu próprio bloco de notas do celular, e comece a listar suas despesas. Para a sua lista, é interessante que você analise:

  • Extratos bancários; 
  • Notas fiscais de produtos adquiridos;
  • Créditos contratados;
  • Faturas do cartão de crédito;
  • Cheques;

Dessa forma, seu comportamento financeiro ficará mais claro e a forma como movimentou seu dinheiro em 2020 poderá trazer respostas para começar o ano sem dívidas em 2021.

Calcule o total de suas dívidas

Calcule o total de suas dívidas
Calcule o total de suas dívidas

Com a lista anterior, você pode ter descoberto de que forma criou suas dívidas. Mas além de entender seu padrão de gastos no geral, é interessante que você tenha uma ideia clara de quais são as suas dívidas e o valor total que precisa pagar. 

Então esse próximo passo é listar o valor de tudo o que você está devendo. E não esqueça de acrescentar nessa lista:

  • Taxa de juros sobre a dívida;
  • Data de vencimento de cada dívida;
  • Se a dívida está em atraso no pagamento, e quanto tempo de atraso;
  • Quais as dívidas mais urgentes e menos urgentes;
  • Dívidas pagas e dívidas ainda em aberto;

Dessa forma, você vai entender melhor a sua situação de dívidas atual, e poderá fazer um planejamento de ações para pagar todas as suas dívidas de forma mais eficaz.

Reflita sobre o que poderia ter feito diferente para começar o ano sem dívidas

Reflita sobre o que poderia ter feito diferente para começar o ano sem dívidas
Reflita sobre o que poderia ter feito diferente para começar o ano sem dívidas

Com o início de um ano novo é natural que fiquemos mais reflexivos sobre o que fizemos e o que poderíamos ter feito. E para começar o ano sem dívidas, isso é essencial também! Afinal, é impossível traçar novos objetivos e metas sem entender o que deve fazer de diferente no futuro.

E com os passos anteriores – análise de 2020, lista de gastos e lista de despesas – pensar sobre o que poderia ter feito diferente fica muito mais fácil e simples. Assim, você poderá ver mais claramente alguns gastos que podem ser cortados, cartões que devem ser deixados de lado e atitudes que devem mudar.

Elabore o planejamento financeiro 2021

Elabore o planejamento financeiro 2021
Elabore o planejamento financeiro 2021

Finalmente, a parte pré-planejamento chegou ao fim, Você já tem uma boa ideia de como foi seu ano de 2020, quais foram seus gastos, quais são suas dívidas e de que forma deveria agir diferente em 2021 para começar o ano sem dívidas.

Então, agora é o momento de fazer o planejamento financeiro para 2021! E tudo aquilo que você viu e refletiu na fase de pré-planejamento será levado em conta para pensar nas seguintes coisas:

  • Ações para modificar a forma como gasto meu dinheiro ao longo do ano;
  • Decisões para fazer meu dinheiro render mais;
  • Quais gastos cortar ou manter;
  • Mudar a forma como se relaciona com o dinheiro;
  • Plano de ações para pagar todas as dívidas em aberto;
  • Gastos novos e/ou corte de gastos em 2021;

E essas são apenas algumas sugestões. A partir do que você entendeu sobre suas atitudes financeiras no ano anterior, ficará mais fácil saber como organizar seu planejamento para 2021.

Você pode fazer uma planilha de gastos mensais, organizar o que entra e sai de dinheiro, quais as metas de longo e curto prazo, dívidas pagas e em aberto, etc. Tudo irá depender de qual o seu objetivo específico e suas circunstâncias financeiras atuais.

Mas além disso, fique atento às outras dicas a seguir para melhorar suas atitudes e decisões em relação aos gastos.

Cuidado com as compras por impulso

Cuidado com as compras por impulso
Cuidado com as compras por impulso

Você analisou seu padrão de gastos, suas dívidas e suas atitudes que precisa mudar em 2021, certo? E um dos principais vilões de um bom planejamento financeiro é o gasto por impulso. 

Também conhecido como gasto supérfluo, esse tipo de gasto muitas vezes é o principal obstáculo para o fim das dívidas e para conseguir economizar dinheiro. Muitas vezes são aquelas compras impulsivas online, em apps, coisas que no final nem precisávamos realmente.

Pode ser que tenha percebido esse padrão no ano anterior, então ele é um dos principais itens da sua lista de atitudes a serem revistas para o planejamento 2021. Você não precisa deixar de gastar e se privar de pequenos prazeres, mas faça isso consciente.

Ou seja, antes de fazer aquele gasto impulsivo, pense bem em duas coisas:

  • O gasto é realmente necessário no momento?
  • Eu tenho como pagar por isso agora ou no futuro?

Realize pesquisas antes de comprar

Realize pesquisas antes de comprar
Realize pesquisas antes de comprar

Outra forma de melhorar suas atitudes financeiras é pesquisar bem sobre o que irá adquirir antes de comprar. Se você quer começar o ano sem dívidas, essa é uma decisão muito importante.

Além do mais, hoje em dia ficou bem mais fácil pesquisar o mesmo produto em diferentes lojas, das mais diversas marcas. Pois com a internet e a oferta de lojas online ficou bem mais simples para pesquisar e comparar preços.

Não tem mais desculpa para sair comprando o primeiro produto ou marca que aparecer, não é mesmo? Então preste bastante atenção nisso, e melhore sua atitude em relação à forma como gasta seu dinheiro.

Corte gastos desnecessários e reduza custos

Corte gastos desnecessários e reduza custos
Corte gastos desnecessários e reduza custos

Para um bom planejamento financeiro, principalmente para quem está endividado, é essencial cortar os gastos desnecessários onde puder. E não estamos falando apenas de diminuir as compras e as viagens.

É preciso reduzir os custos no dia-a-dia, tanto em casa quanto na rua. 

Em casa você pode:

  • Ver quais as contas de casa mais caras e de que forma podem ser diminuídas;
  • Observar gastos com aparelhos ligados sem necessidade ou durante muito tempo;

Por exemplo, se a conta de água estiver muito alta, procure tomar banhos mais rápidos e fechar sempre as torneiras ao escovar os dentes e ao lavar a louça. No caso de uma conta de luz alta, você pode apagar luzes acesas sem necessidade e desligar aparelhos eletrônicos que não precisam estar ligados na tomada o tempo todo.

Já em relação aos gastos fora de casa, você pode:

  • Avaliar os gastos com deslocamento, como o carro, combustível, transporte público, apps de transporte, etc;
  • Refletir sobre gastos com alimentação fora de casa, como restaurantes, pedidos de entrega e compras de mercado.

Sobre os gastos com deslocamento, repense se é realmente viável manter um carro, ou adquirir um novo. Para quem gasta muito com apps de transporte, pode tentar começar a usar mais o transporte público, por exemplo.

Você pode refazer sua lista de compras e encontrar produtos de marcas mais baratas, ou retirar produtos que não são realmente necessários. Também pode diminuir a ida a restaurantes e o uso de apps de entrega de comida.

Dessa forma, você irá entender onde estão os gastos que podem estar te prejudicando totalmente despercebidos. Eles podem parecer inocentes à primeira vista, mas no longo prazo são muito perigosos. Fique sempre de olho nos gastos supérfluos.

Use um aplicativo para gerenciar suas finanças pessoais

Use um aplicativo para gerenciar suas finanças pessoais
Use um aplicativo para gerenciar suas finanças pessoais

Uma forma de estar sempre atento aos seus gastos, sejam eles os mais necessários ou os supérfluos, é através de aplicativos de gerenciamento financeiro. Hoje em dia existem apps para ajudar na organização da nossa vida em vários aspectos, e não seria diferente com a nossa vida financeira.

Eles podem ser simples planilhas prontas para anotar tudo o que entra e sai mensalmente, ou podem controlar todo o seu orçamento anual. Isso irá depender de qual o seu objetivo. Mas algumas boas opções disponíveis para começar o ano sem dívidas são:

  • Mobills finanças pessoais: um dos mais usados, prático, com várias funções e sincronização de dados;
  • Organizze finanças: ótimo para estabelecer metas a longo prazo;
  • Minhas Economias: prático para organizar a forma de economizar melhor;
  • GuiaBolso: integra cartões de crédito e contas em um só lugar;

Todos esses aplicativos estão disponíveis na versão para navegador, e também para IOS e Android. Experimente e descubra qual o melhor app para seu objetivo financeiro em 2021.

Comece a guardar dinheiro

Comece a guardar dinheiro
Comece a guardar dinheiro

Para quem pretende fugir das dívidas de vez, a atitude essencial de mudança deve ser começar a guardar dinheiro. Não tem melhor forma de começar o ano sem dívidas. 

Agora que você fez todo o seu pré-planejamento e já começou a se planejar financeiramente em 2021 de forma mais organizada, vai ficar mais fácil saber de que forma você conseguirá guardar dinheiro.

Pois o planejamento te guia em como gastar menos, sobrando assim mais dinheiro para suas economias. E claro que quanto menos dívidas em aberto para pagar, mais dinheiro pode ser economizado ao longo do tempo.

Dessa forma, você começa a formar uma reserva de emergência no caso de alguma dívida não esperada aparecer. E para aproveitar bem essa reserva, você deve aprender mais sobre investimentos e fazer esse dinheiro render mais.

Confira algumas opções de investimentos que não exigem um valor inicial alto:

  • CDB (Crédito de Depósito Bancário), com valor inicial variável de um banco para o outro;
  • Tesouro Direto;
  • Fundos de investimentos, alguns permitem iniciar o investimento com valores muito baixos – como 50 reais;

Então, priorize seu bem estar através de uma reserva financeira. Pesquise mais sobre finanças e faça seu dinheiro render mais e trazer segurança.

Negocie ou quite suas dívidas

Negocie ou quite suas dívidas
Negocie ou quite suas dívidas

Procure sempre quitar suas dívidas o quanto antes. Não deixe as dívidas se acumularem e virarem uma grande bagunça, caso necessário negocie a dívida. E nisso o planejamento financeiro irá lhe ajudar.

Com a lista de seus gastos e de suas dívidas em mãos, separe aquelas que podem ser negociadas, quais podem ser quitadas, etc. Também procure trocar dívidas mais caras por opções mais baratas.

Por exemplo, sai mais caro se endividar com o uso do cheque especial do que através do empréstimo consignado. É bom ficar de olho nesses pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença.

Então:

  • Troque dívidas “mais caras” por similares que são “mais baratas”;
  • Verifique a taxa de juros para cada tipo de dívida;
  • Negocie as dívidas que não pode quitar de uma vez;

Faça renda extra para começar o ano sem dívidas!

Faça renda extra para começar o ano sem dívidas!
Faça renda extra para começar o ano sem dívidas!

Caso esteja difícil chegar ao final do mês com uma sobra de dinheiro para economizar ou para ajudar a quitar suas dívidas, você pode tentar uma renda extra.

Existem muitas atividades autônomas e freelancer que podem trazer uma renda extra todo o mês. Mesmo que seja pouco, no longo prazo pode fazer muita diferença! Então, pense em alguma habilidade sua que pode ser aproveitada para uma atividade que trará renda extra.

Você pode ser excelente com vendas, escrever muito bem ou fazer produtos artesanais muito interessantes. Então, aqui vão algumas ideias para uma renda extra:

  • Revenda de produtos;
  • Artesanato;
  • Trabalho reelancer;
  • Motorista de aplicativo;
  • Entregador de aplicativo;
  • Brechós de roupas e artigos usados;
  • Utilizar aplicativos de cashback em suas compras.

Concluindo

Concluindo
Concluindo

Então, ficou claro que uma boa análise de suas decisões e atitudes financeiras é a chave para conseguir um bom planejamento? Aproveite o início de 2021 e coloque nossas dicas em prática para começar o ano sem dívidas.

Além disso, ter uma visão de todos os nossos hábitos em relação ao nosso dinheiro é algo muito importante. Pode ter certeza que vai fazer toda a diferença no seu ano refletir sobre suas ações e metas no ano que passou.

Assim, chegamos ao final de nossa série de dicas para começar o ano sem dívidas. Esperamos que goste, e que consiga mudar seu ponto de vista sobre o planejamento financeiro e como ele pode te ajudar.

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão de crédito Santander Universitário SX

Para aliviar a vida financeira dos estudantes, o Santander oferece o cartão de crédito Santander Universitário SX. Quer conhecê-lo? Então, acompanhe!

Continue lendo
content

9 melhores contas para receber salário

No post de hoje mostraremos quais são as melhores contas para receber salário. Ficou interessado? Continue a leitura e confira!

Continue lendo
content

Tudo sobre o Star Atlas: um game em blockchain

O Star Atlas é um game em blockchain que permite explorar o espaço e conquistar moedas digitais de forma única. Confira aqui tudo sobre esse jogo.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o Cartão de crédito Le Biscuit

Conheça o cartão de crédito Le Biscuit, saiba quais são as vantagens, entenda como funciona e descubra como solicitar o seu.

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Ourocard Visa Infinite

Com o cartão de crédito Ourocard Visa Infinite, você participa do programa Ponto pra Você e aproveita todas as vantagens Visa. Confira!

Continue lendo
content

Como conseguir empréstimo com valor alto?

Se você está precisando de uma grande quantia de dinheiro e não sabe o que fazer, o empréstimo com alto valor pode ser uma boa solução! Vem conferir!

Continue lendo