Dicas

Guia da Bolsa de Valores: começar a investir em ações

Para como começar a investir em ações na bolsa de valores é preciso entender tipos de ações, riscos e estratégias. Confira nossas dicas!

Anúncios

Descubra o básico para começar a investir dinheiro

Saiba como investir na bolsa de valores. | Imagem: Suno
Saiba como investir na bolsa de valores. | Imagem: Suno

Atualmente é bastante comum encontrar pessoas com o desejo de investir o dinheiro em fontes mais rentáveis. Com um mercado de investimentos tão abrangente, ficar apenas na poupança não traz tantos resultados. E justamente por isso, investir em ações se tornou uma escolha de grande interesse.

Ao mesmo tempo, também é preciso o conhecimento necessário, uma vez que este mercado trata de assuntos consideravelmente detalhados.

Se você quer mergulhar neste campo, mas ainda não saber por onde começar, fique conosco e te mostraremos tudo sobre o assunto.

O post de hoje te traz um guia básico para começar a investir dinheiro!

Anúncios

O que são ações e como funcionam?

Antes de mais nada, é fundamental que você compreenda o conceito e a prática das ações.

De maneira objetiva, uma ação pode ser definida como uma parcela do capital de uma empresa. Ou seja, é a parte de uma instituição.

Em outras palavras, é como se uma empresa se dividisse em milhares de pedaços, vendendo suas partes para outras pessoas.

Uma vez que você compra o pedaço de uma empresa (uma ação), você se torna sócio dela, podendo participar dos lucros da mesma.

Vale lembrar que nem todas as empresas possuem capital aberto, ou seja, nem todas vendem ações.

Como investir em ações?

Aprenda a investir em ações. | Imagem: Remessa Online
Aprenda a investir em ações. | Imagem: Remessa Online

Para iniciar o processo de investimento, considere que o mercado de ações pode agregar grandes resultados, mas ao mesmo tempo também pode trazer riscos.

Para manter o seu conforto ao investir, separamos as principais dicas para realizar todas as etapas de maneira segura e confiável.

Confira nos tópicos abaixo.

Anúncios

Abra sua conta

Primeiramente, será preciso abrir uma conta em um banco de investimentos. É através dessa etapa que você de fato poderá mergulhar no setor de investimento.

Crie um planejamento financeiro

Juntamente com a abertura de uma conta, crie o seu planejamento financeiro. É por meio dele que você poderá estipular e controlar os custos e entradas mensais, e consequentemente, definir o quanto poderá investir.

Tenha paciência

Não espere lucratividade do dia para noite. Grandes investidores sofreram riscos e perdas para conseguirem o status de hoje. Portanto, fique ciente das oscilações antes mesmo de investir.

Invista com constância

Investir com continuidade te garante maior crescimento e experiência, considerando que o mercado de investimento é bastante dinâmico.

Comece aos poucos

Inicie seus investimentos com paciência e conhecimento. Feito isso, com o tempo você pode partir para investimentos mais avançados.

Não tenha medo

A dica é não ter medo de investir. O investimento pode te trazer grande rentabilidade, ainda mais se você escolher empresas bem estáveis no mercado.

Quando investir na bolsa de valores?

Você deseja iniciar os seus investimentos na bolsa de valores? Separamos um conteúdo especial para que você entenda quando e como realizá-los. Confira a seguir.

Quais são as estratégias para investir em ações?

Nesse quesito, para manter uma boa rentabilidade de suas ações, é necessário o estudo de uma estratégia.

A mesma determinará o resultado de sua relação com as ações, repassando o seu retorno ao longo do tempo.

Existem algumas principais estratégias no mercado de investimentos, e nós iremos apresentá-las a você. confira abaixo:

  • Investimento a curto prazo: Quando se opta por estratégia em curto prazo, a mesma precisará ser estruturada com cautela, considerando que algumas opções oferecem grandes riscos. Os investimentos de curto prazo duram entre 1 e 90 dias. Geralmente, as movimentações são marcadas pela alta rentabilidade e liquidez.
  • Investimento a longo prazo: Em contrapartida, uma estratégia de longo prazo está relacionada à uma carteira de investimentos diversificada. Essa categoria de análise permite que você escolha ações de empresas que tenham uma melhor expectativa de resultado futuro.
  • Buy and Hold: Essa é uma das estratégias que te permitem acompanhar a valorização do papel durante os anos. Em outras palavras, você poderá se beneficiar com as altas do mercado. No entanto, é preciso levar em conta que existirão variáveis e sua rentabilidade consequentemente poderá cair.

Como realizar a análise de ações na Bolsa de Valores?

Nesse sentido, é importante salientar que existem inúmeras maneiras de analisar as ações na bolsa, portanto, todas devem ser estudadas profundamente.

A seguir, iremos te apresentar as principais análises feitas, para que você conheça mais sobre o assunto.

Índice Preço sobre o Lucro (P/L)

Também conhecido como “Preço Sobre Resultado – PSR”, esta análise é um dos indicadores mais usados no mercado de ações. Através dele é possível saber se uma determinada ação está mais cara ou mais barata.

Índice P/L: Preço por Ação/Lucro por Ação

Através dessa análise, é possível avaliar em quantos anos você irá recuperar o valor aplicado apenas através dos lucros.  De modo geral, quanto menor o P/L, mais atrativas estão suas ações. Por outro lado, quanto maior o P/L, mais cara estão as ações da empresa.

Índice de Liquidez corrente (LC)

A Liquidez Corrente é uma análise inteiramente contábil. Em outras palavras, representa o quanto a empresa tem a receber no curto prazo em relação ao quanto ela tem a pagar no mesmo período.

Quais as vantagens e riscos de investir na Bolsa de Valores?

Em seguida, veja quais são os principais prós e contras ao investir em ações.

Benefícios

  • Aumento dos ganhos: investir representa outra fonte de renda. Por ser um mercado variável, o valor que estiver disponível pode crescer consideravelmente.
  • Alternativas acessíveis com pouco dinheiro: hoje é possível começar investir em ações com valores baixos, isso pode ser feito por intermédio de bancos que oferecem condições ou programas mais facilitados. Deste modo, é possível entrar no mercado de investimentos sem comprometer sua renda mensal.
  • Conhecimento da economia: a partir do momento em que você entra no mercado de ações, o seu conhecimento sobre a economia cresce.

Riscos

  • O mercado de investimentos exige que você esteja constantemente atualizado sobre a situação econômica, financeira, e política dos países.
  • Você não possui garantia completa de retorno financeiro, sendo considerado um investimento com risco.

Quanto custa investir em ações?

Saiba qual é o custo do investimento na bolsa de valores. | Imagem: Crédito ou Débito
Saiba qual é o custo do investimento na bolsa de valores. | Imagem: Crédito ou Débito

Antes de finalizar, é importante que você conheça as respectivas taxas cobradas, com o intuito de iniciar a compra de suas ações de maneira completa.

Existem três tipos de taxas cobradas ao investidor de ações: a corretagem, a custódia e os emolumentos.

Corretagem: A taxa de corretagem representa o valor cobrado pelas corretoras por cada transação de compra e venda de ações. Deste modo, quanto maior for o montante aplicado, maior será a porcentagem sobre o valor.

Custódia: A custódia também é uma taxa cobrada mensalmente por corretoras e representa os gastos da empresa junto à B3 (Banco de investimentos do Brasil). Entretanto, o repasse do valor fica a critério da própria corretora.

Emolumentos: Os emolumentos são taxas fixas cobradas pela B3 por transação. O valor pode variar de acordo com o tipo de operação realizada, o tipo de investidor ou o valor aplicado.

É de grande importância o conhecimento das taxas aplicadas, uma vez que elas precisarão entrar em seu planejamento.

Conclusão

Baseado nas informações repassadas, você poderá iniciar seu trajeto para o investimento em ações no mercado.

Buscar por alternativas desafiadoras e promissoras no campo monetário, fazem com que o seu relacionamento financeiro seja aprimorado.

Lembre-se que para mergulhar no mercado de ações, é preciso muita pesquisa e análise. Dessa forma, seus processos serão realizados com mais segurança.

Se você gosta de informações como as de hoje, continue no acompanhando por aqui, e garanta a atualização de dados importantes para suas aplicações.

Até logo!

Como começar a investir do zero em 2021

Ainda não sabe como investir dinheiro? Não sem problema, no texto abaixo detalhamos tudo o que você precisa saber para começar a investir do zero. Confira!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Em Alta

content

Conheça corretoras para aplicar em fundos imobiliários

Nesse artigo, vamos mostrar como você pode escolher entre as melhores corretoras para aplicar em fundos imobiliários, e outras dicas.

Continue lendo
content

Como quitar dívida cartão de crédito

Aprenda como quitar dívida de cartão de crédito. Afinal, ninguém quer pensar com o nome sujo na praça não é mesmo? Confira nosas dicas e saia do vermelho.

Continue lendo
content

Crédito Imobiliário Safra ou Crédito Imobiliário Credihome: qual o melhor?

Veja aqui qual é o melhor crédito imobiliário para você: Banco Safra ou Credihome. Compare as características dos dois e escolha o seu.

Continue lendo

Cartões

Cartão de crédito Itaú Credicard: como funciona

O Itaú Credicard é um cartão de crédito sem anuidade com descontos especiais e vantagens. Quer descobrir todos os detalhes? Acompanhe aqui!

Cartão Itaú Credicard: controle total pelo app Credicard On

O Banco Itaú é uma das instituições financeiras mais tradicionais no Brasil. Entre os diversos produtos e serviços que ele oferece para todos os clientes, estão os cartões de crédito. Dentre eles podemos destacar o Itaú Credicard. 

Sem anuidade, ele oferece diversas vantagens e descontos para quem o tem em mãos. Além disso, a solicitação dele é prática e fácil. Quer saber mais detalhes sobre ele e as suas vantagens? Então, continue acompanhando abaixo.

AnuidadeIsenta
Renda mínimaNão informada
BandeiraVisa Platinum
CoberturaInternacional
BenefíciosSem anuidade, descontos especiais em lojas parceiras, conta digital gratuita, etc.
Mas, afinal, quais as características do cartão?

Como solicitar o cartão Itaú Credicard

O cartão Itaú Credicard possui conta digital totalmente gratuita, zero anuidade e descontos especiais. Confira como solicitar ele aqui.

Vantagens Itaú Credicard

O cartão de crédito Itaú Credicard possui toda a segurança que a instituição oferece. Além disso, ele tem um app totalmente gratuito e completo para controle das faturas, bem descontos especiais em mais de 40 parceiros.

Entre eles estão algumas lojas, como Dasa, Natura, Netshoes, entre outras. Ademais, a conta digital gratuita vinculada a ele pode ser acessada pelo seu celular sempre que você precisar ou quiser. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Características principais do Itaú Credicard

Assim que você envia sua solicitação para o cartão e ela é aprovada, a instituição dá um prazo de até 20 dias para a entrega do cartão Itaú Credicard na sua casa. Porém, enquanto ele não chega, você não fica sem aproveitar.

Isso porque no aplicativo você pode conferir o cartão virtual. Ele é disponibilizado no mesmo instante após a aprovação, e você pode fazer o uso dele em qualquer estabelecimento credenciado à bandeira.

Para quem o cartão é indicado

Este cartão de crédito é indicado principalmente para quem quer aproveitar sem gastar muito. Com os benefícios que ele oferece você não precisa gastar nada para manter e não deixa de curtir as vantagens.

Mas, você sabe dizer se ele é ou não ideal para você? Se você ainda tem dúvidas, não deixe de conferir o conteúdo que recomendamos abaixo para conhecer melhor o Itaú Credicard.

Conheça o cartão de crédito Itaú Credicard

O Itaú Credicard não possui anuidade e oferece condições especiais. Ainda não conhece esse cartão? Então, clique aqui e não perca mais tempo.

Você também pode gostar

content

Cartão Nubank Ultravioleta ou Cartão Caixa SIM: qual o melhor?

O cartão Nubank Ultravioleta é uma novidade cheia de vantagens, assim como o cartão Caixa SIM. Mas qual deles é o melhor? Acompanhe aqui!

Continue lendo
content

Entenda o que é Taxa DI e para o que ela serve

A Taxa DI é paga por bancos para tomar empréstimos. São juros que acompanham a Taxa SELIC, e referência para aplicações financeiras. Entenda!

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo rápido Credistar

Você já ouviu falar no empréstimo rápido Credistar? Essa é uma excelente opção para quem precisa de dinheiro fácil. Clique aqui e descubra!

Continue lendo