Investimentos

Descubra o que são as commodities agrícolas

O Brasil é um dos maiores produtores de commodities agrícolas e se destaca na produção de soja, boi gordo, laranja, algodão e café. Portanto, vale a pena conhecer essa forma de investimento e passar a lucrar no mercado de produtos "in natura". Saiba como fazer isso no post abaixo.

Anúncios

Aprenda como investir nas principais matérias-primas do Brasil e do mundo

Veja como investir em commodities agrícolas. Fonte: Pxhere.
Veja como investir em commodities agrícolas. Fonte: Pxhere.

Certamente você já deve ter ouvido falar de commodities agrícolas. Afinal, esse termo está sempre aparecendo nos noticiários e tem grande importância para a economia brasileira.

Mas, você sabe o que é uma commodity? E como investir nesse tipo de ativo?

As commodities são produtos que servem de matéria-prima para muitos outros e possuem baixa industrialização. Além disso, você consegue investir nelas a partir das bolsas de valores.

Então, que tal aprender tudo sobre esse produto tão importante e conhecer os detalhes por trás do investimento? Para isso, fique conosco e acompanhe tudo!

O que são commodities agrícolas?

Antes de entender o que é uma commodity agrícola, precisamos entender o conceito por trás desse produto.

Em suma, as commodities são produtos com pouca ou nenhuma industrialização, padronizados no mundo inteiro, com alto valor de mercado para a indústria, que estão disponíveis na natureza, podem ser estocados, tem grande volume de produção e comercialização mundial.

Em outras palavras, significa que são matérias-primas essenciais para a produção de outros produtos e que possuem valor determinado pelo mercado mundial.

Assim sendo, veja os tipos de commodities abaixo.

  • Ambientais: água, madeira ou geração de energia;
  • Minerais: minério de ferro, metais, petróleo, gás natural;
  • Financeiras: moedas de países, como o real e o dólar, por exemplo, e títulos de dívida pública (Tesouro Direto);
  • Agrícolas: café, soja, boi gordo, etc.

Ou seja, as commodities agrícolas são produtos “in natura” de origem vegetal ou animal  que assumem status de matéria-prima fundamental e têm comércio no mundo todo.

Quais os tipos de commodities agrícolas?

A soja é a principal commodity brasileira. Fonte: Pixabay.
A soja é a principal commodity brasileira. Fonte: Pixabay.

Como acabamos de te mostrar, as commodities agrícolas são oriundas de recursos naturais e que possuem importância para todo o planeta.

Desse modo, para que uma matéria-prima seja uma commodity agrícola, ela precisa ter características uniformes e ter comercialização universal.

Isto é, o trigo produzido no Brasil é bastante similar ao da Argentina. No mercado mundial, eles representam a mesma coisa: trigo!

Além disso, esse tipo de commodity pode ter origem vegetal ou animal.

  • Vegetal: soja, trigo, milho, arroz, açúcar, café, etc.;
  • Animal: carne bovina, carne suína, leite, entre outros.

Pelos exemplos acima, podemos perceber que estes alimentos compõem a base da nossa alimentação. Seja como produto “in natura” ou como produto industrializado, são indispensáveis para o mundo atual.

Por isso é que esses produtos são tão valorizados e uma opção de investimento muito procurada por quem busca diversificar sua carteira de ativos.

Para conhecer outros tipos de investimento, confira o artigo recomendado em seguida!

Veja quais são os tipos que existem.

Quais são os tipos de ativos de renda fixa

Descubra quais são e como investir em ativos de renda fixa. Assim, invista na sua aposentadoria com Títulos Públicos, CDBs e letras de crédito (LCA e LCI). Saiba mais.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Como funciona o mercado de commodities?

Para resumir bem a conversa, o mercado de commodities é autorregulado. Ou seja, quem manda no preço de uma commodity é o próprio mercado de acordo com a lei de oferta e procura.

Como uma commodity é sempre a mesma em qualquer parte do mundo, não importando a origem brasileira ou chinesa, seu preço será determinado pelo mercado. Dessa forma, tende a ser igual no mundo todo e ter cotação em dólar, para facilitar o comércio.

Por exemplo, se há alta procura por soja ou trigo, o preço dessas commodities agrícolas tende a subir, o que gera mais lucro. Agora, se a demanda cai, os produtos ficam mais baratos, o que gera menos lucro para quem os comercializa.

Ademais, existem três formas de mercado para as commodities, veja quais são, a seguir.

  • Físico: no qual se compra as sacas de café, por exemplo, diretamente do produtor e paga-se em dinheiro. Nesse mercado, há troca de mercadorias;
  • A termo: também há troca de mercadoria, no entanto, funciona um pouco diferente. O comprador e o vendedor firmam um contrato com termos fixos: preço, quantidade e data de liquidação;
  • Futuro: neste caso, há um contrato com preço, quantidade e validade estipulados. Porém, no mercado futuro, você compra ou vende um derivativo da commodity. Ou seja, não negocia o produto físico e sim o direito de comprar ou vender um ativo de acordo com sua variação no mercado.

Quais são as commodities agrícolas brasileiras?

O Brasil é, sem dúvida, um dos maiores produtores de commodities agrícolas do mundo. Com vasto território e muita riqueza natural, o país se destaca não só pela produção de commodities com origem vegetal e animal como também outros tipos de produtos primários.

Mas, em função disso, o Brasil também fica muito dependente do mercado mundial. Afinal, como os preços das commodities são determinados pelo comércio nas bolsas de valores ao redor do mundo, quando há uma crise em uma das matérias-primas, por aqui, logo sentimos os efeitos.

Dentre as commodities agrícolas, o Brasil se destaca na produção e exportação de:

  • soja;
  • milho;
  • açúcar;
  • carne;
  • algodão;
  • café;
  • laranja;
  • entre outros.

Como investir em commodities

Aprenda como investir. Fonte: Pexels.
Aprenda como investir. Fonte: Pexels.

Para que você possa investir em commodities agrícolas precisará ter uma conta numa corretora de valores. Além disso, precisa entender que este ativo possui alto risco e não é recomendado para quem não tem perfil arrojado na hora de investir.

Ou seja, antes de explicar como investir, precisamos te lembrar que:

Não estamos fazendo nenhum tipo de recomendação e que o risco assumido depende somente de você.

Dito isto, você pode investir numa commodity, principalmente, de duas maneiras.

  • No mercado futuro: aquele mesmo que já falamos antes. Neste mercado, os contratos dão aos compradores e vendedores a capacidade de ter um preço fixo para a produção futura de acordo com o preço desejado hoje. Assim, ao comprar derivativos de commodities você para a operar ‘comprado’ e lucra com a valorização do ativo. Assim como, ao vender um derivativo, você opera ‘vendido’ e lucra se este desvalorizar;
  • Em ações de empresas que trabalham com matérias-primas: desse modo, investe nas empresas e não na commodity diretamente. No entanto, é uma forma de se expor a este mercado sem correr tantos riscos. 

Ainda não sabe como investir em ações? Então, aproveite o conteúdo recomendado abaixo para descobrir como fazer isso e saiba como aplicar seu dinheiro para que renda mais.

Bolsa de Valores: começar a investir em ações

Veja o passo a passo para começar a investir em ações e passar a receber uma renda extra a partir do lucro das melhores empresas do país. Saiba mais aqui.

Sobre o autor  /  Fernanda Weber

Produtora de conteúdos digitais e redatora web com formação na área de Letras. Atua com produção de conteúdos sobre educação financeira e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com seu dinheiro.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o cartão Conforama

O cartão Conforama oferece descontos exclusivos e condições de pagamento especiais. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia o nosso post.

Continue lendo
content

Conheça a conta digital Voltz

Você já conhece a conta digital Voltz? Com diversos benefícios, sem dúvidas é uma excelente opção para você. Clique e saiba mais.

Continue lendo
content

Conheça o benefício Catador de Recicláveis

O benefício Catador de Recicláveis é uma iniciativa do governo do Ceará para todos os profissionais da área. Veja mais sobre o assunto aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o empréstimo GPAtiva

O empréstimo GPAtiva ajuda a realizar algum sonho pagando menos juros a cada mês. Veja como pedir e ter prazo de até 36 meses para pagar.

Continue lendo
content

Extrato IR 2022 para aposentados e outros beneficiários do INSS já está disponível para consulta

Já está disponível a consulta do extrato IR 2022 para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS. Confira aqui como fazer!

Continue lendo
content

Bolsas de estudo Carrefour disponíveis até dia 30 de janeiro

O programa Transforma Tec pretende formar profissionais em tecnologia. Confira os detalhes sobre as bolsas de estudo Carrefour para participar!

Continue lendo