Educação financeira

6 erros comuns ao investir em ações

Quer saber como investir em ações de forma correta e segura? Te contamos aqui quais são os erros comuns dos investidores iniciantes. Veja quais são e saiba como evitá-los.

por

Maria Luísa Barbosa

Publicado em

ANÚNCIOS

Saiba como investir em ações em 2021

Descubra como investir em ações. | Imagem: CNF

De antemão, se você escolheu investir em ações na bolsa, é preciso adquirir alguns conhecimentos básicos.

Uma vez que você inicia as atividades no mercado de investimentos, é muito provável que surjam dúvidas nos processos. Mas para evitar os famosos erros de principiantes, é necessário consultar diversas informações.

No entanto, se você é aquela pessoa que procura investir com segurança e assertividade, este post é para você!

Vem com a gente!

O que é investir?

De início, entender o que é investimento é algo fundamental para alcançar suas metas. Grande quantidade de pessoas possui dúvidas sobre o assunto.

Por se tratar de um campo dentro das finanças, pode parecer que tudo é muito complicado. Mas fique tranquilo, pois não é!

Investimento é qualquer aplicação de recursos que produza um retorno futuro. Esse conceito envolve tanto dinheiro quanto capital intelectual, social ou natural.

Não é preciso que você seja um especialista em finanças para investir, mas é importante ter uma noção do que é investimento, afinal esse conceito faz ou ainda fará parte de sua vida.

Quais os principais erros de principiantes ao investir em ações?

Erros ao investir em ações. | Imagem: Freepik

Neste contexto, é bastante frequente encontrar investidores iniciantes que ao dar seus primeiros passos no mercado financeiro, cometem erros bem comuns, levando até os investidores mais experientes a perder muito dinheiro.

Portanto, é fundamental que você conheça alguns dos principais erros que existem no mercado financeiro antes de realizar seus primeiros aportes.

Se você quer descobrir quais são essas armadilhas, continue a leitura que te contaremos alguns dos erros mais cometidos por investidores iniciantes no mercado de ações. Confira.

Acreditar que investir em ações é apostar dinheiro


Entenda: Investir não é apostar!

Seu capital não foi feito para competir, ok?

Você não aposta no mercado financeiro, você investe em ações no mercado financeiro.

Deduzir que o dólar vai aumentar ou não, que determinada bolsa vai cair, não comprova seu sucesso.

Entenda que no setor de investimentos, tudo precisa ser levado a sério por intermédio de estudos e muita pesquisa.

Não fundamente seu investimento em achismos! E acredite: para ser um investidor de sucesso é necessário muito estudo e dedicação.

Não gerenciar os riscos

Nesse sentido, se você busca investir, nem pense em começar antes de gerenciar seus possíveis riscos.

Isso mesmo! Afinal de contas, o gerenciamento de riscos é uma etapa fundamental no universo dos investimentos.

Considerando que todos os ativos possuem riscos, o investidor precisa estar pronto para enfrentar as incertezas e ameaças do mercado antes de comprometer seu dinheiro.

O mercado de investimento possui grande oscilação, então é importante que você esteja preparado para lidar com essas mudanças.

Você já parou para listar seus riscos? Se não tiver feito ainda, inclua essa pendência em suas tarefas e faça-a quando puder.

ANÚNCIOS

Querer resultados no curto prazo

Em seguida, este é um dos maiores erros de acionistas novatos!

Se a pressa é inimiga da perfeição, ela também é inimiga do seu lucro.

Isso se aplica especialmente ao mercado de renda variável, principalmente ao investir em ações.

Caso opte por esse caminho, é possível que você acabe surpreendido pelas oscilações do mercado e perca dinheiro ao invés de ganhar.

Neste caso, é preciso que você pense a longo prazo, a fim de priorizar o que você tem hoje para, aos poucos, conquistar algo maior no futuro.

Portanto, nada de desorientar, ok? Estude, tenha calma e paciência que o sucesso será consequência.

Não realizar pesquisas antes de investir em ações

Você se lembra que falamos sobre muito estudo e pesquisa?

Este tópico fala justamente sobre isso!

Antes de você começar a investir em ações, é necessário correr atrás de muita informação.

Você gostaria de investir dinheiro em algo que você não tem conhecimento?

Acreditamos que não!

Por isso, existem alguns critérios que necessitam do seu interesse, como por exemplo, o comportamento do mercado.

Hoje, é possível encontrar inúmeras fontes para consultas, porém vá com cuidado. Muitas metodologias te prometem resultados bem atrativos, mas que não funcionam tão bem assim na prática.

O mercado de investimentos é um assunto sério, portanto, busque origens confiáveis.

Conteúdo Recomendado

Como investir de modo recorrente

Você sabe como investir de modo recorrente e quais são as vantagens nisso? Então, vamos te mostrar como você pode começar a ter resultados nos seus investimentos. Veja!

Não trabalhar uma carteira de investimentos diversificada

Neste caso, não possuir uma cartela diversificada de investimentos, pode impactar em seus resultados. Confira o motivo:

A diversificação dos investimentos financeiros se trata de uma estratégia segura para você que deseja ser um investidor. A carteira é uma composição equilibrada de investimentos, divididos entre renda variável e renda fixa.

O objetivo da diversificação de investimentos é minimizar os seus riscos, de maneira que evite a exposição de prejuízos no mercado financeiro.

E justamente por isso, uma carteira de investimentos bem construída deve conter uma diversificação dos ativos que compõem seus objetivos, tudo alinhado com o seu perfil de investidor.

Há vários motivos pelos quais você deve diversificar seus investimentos. Como descrito acima, a administração de risco é o principal deles.

No entanto, você precisa escolher ativos que reajam de maneiras diferentes em uma determinada circunstância.

Ou seja, vale incluir esse critério em sua lista a fim de evitar um possível erro.

Esquecer que é preciso declarar o imposto de renda

Por último, mas não menos importante, todo investidor precisa saber que as operações que geram um lucro maior do que R$20 mil, possuem o Imposto de Renda que deve ser pago em uma taxa de 15% sobre o valor do lucro líquido recebido.

Mais uma vez, é de grande importância que você garanta a ciência das informações, a fim de evitar surpresas desagradáveis.

Conclusão

Investimento em ações. | Imagem: Freepik

Finalmente você chegou até aqui!

O que acha de investir em ações, agora que você aprendeu mais sobre o assunto?

Hoje você aprendeu quais são os tropeços que podem ser evitados, e é dessa forma que será possível prosseguir os próximos passos com mais segurança.

Um bom investidor sempre conhece seus pontos fracos, e sabe que eles devem ser aperfeiçoados.

No mercado de investimentos, as oscilações e riscos são constantes. Justamente por isso, artigos como os de hoje foram pensados com o intuito de fomentar seu conhecimento.

Se você se sente seguro agora, comece sua nova trajetória de investidor.

Lembre-se que nossos posts sempre são pensados para você que busca o aperfeiçoamento da vida financeira.

Se houver alguma dúvida sobre o tema de hoje, conte aqui pra gente. Será um prazer esclarecer!

No mais, continue nos acompanhando e descubra novas maneiras de agregar conteúdo para suas finanças.

Até logo!

Conteúdo Recomendado

Onde investir seu dinheiro?

Confira agora onde investir seu dinheiro para ficar mais perto da sua liberdade financeira!

Publicitária de profissão e de coração, estudante de RH, mãe de pet, e, nas horas vagas, amante da arte, do esporte e da moda. Prazer, Malu. (:

Cartões

Conheça o cartão de crédito Carrefour

Descubra tudo que você precisa saber sobre o Cartão de crédito Carrefour. Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens do cartão e como solicitar o seu.

por

Duda Razzera

Publicado em

| Atualizado em

Descubra as características do cartão de crédito Carrefour

O cartão de crédito Carrefour é uma ótima alternativa para quem busca economizar. Assim como qualquer outro cartão, você pode utilizá-lo para fazer compras em qualquer estabelecimento que aceita as bandeiras emissoras (Mastercard e Visa) e faz o pagamento da fatura ao final do mês.

Aliás, precisamos destacar que o cartão Carrefour é ideal para quem compra de forma regular nas lojas da rede. O motivo? Você tem acesso a diversas condições especiais de pagamento e descontos superexclusivos. Além disso, o cliente também conta com isenção de anuidade se realizar uma compra por mês nas lojas Carrefour.  

Além do mais, você pode utilizar o cartão de crédito em quase todos os estabelecimentos do mundo, não é mesmo? Afinal, difícil o lugar que não aceita a bandeira Visa ou a Master. Você também pode realizar o pagamento de suas compras em até 24 vezes, em determinados casos. Não é ótimo?

Outra grande vantagem é que você pode parcelar suas compras nas drogarias da rede, em até 10 vezes. E, caso abasteça nos Postos Carrefour, você ganha maior prazo para pagar o combustível, utilizando seu cartão.

Ademais, se você realizar o pagamento de sua fatura diretamente em um dos caixas do Carrefour, você tem o limite de crédito liberado na mesma hora. Muita comodidade, não é?

Por fim, o cartão de crédito também permite que você parcele suas compras em até 8 vezes sem juros no setor têxtil e bazar. E de quebra, você tem até 70 dias para começar a pagar.

Só que as características e vantagens do cartão não acabam por aqui, não! Confira tudo sobre o cartão de crédito Carrefour, clicando no botão abaixo:

Grupo Carrefour

O Grupo Carrefour atua há mais de 40 anos, e é uma das empresas líderes no ramo atacadista. Além disso, o grupo também possui o Banco Carrefour, que oferece aos consumidores inúmeros produtos financeiros. E também possui uma vertente para o setor imobiliário.

Aliás, o grupo Carrefour atua no segmento de supermercados, hipermercados, varejo, e-commerce e até mercados de bairros. Além do Atacadão e postos de combustíveis.

Com todas essas frentes, o Carrefour fatura em torno de R$56 bilhões de reais e possui aproximadamente 84 mil funcionários. De fato, a empresa é uma das maiores do Brasil.

Mas, como se não bastasse, a rede também atua no exterior, em mais de 30 países, com lojas na América Latina, Ásia e Europa.

Assim, o Carrefour, em 2019, chegou a faturar aproximadamente 80,6 bilhões de euros, nas operações globais, segundo a revista Isto É Dinheiro.

Agora que você conheceu mais sobre o grupo, que tal passarmos para os cartões Carrefour? Sim, no plural. A empresa tem mais de cinco tipos de cartões, procurando atender o maior número de consumidores possível. Confira a seguir!

Tipos de cartão de crédito Carrefour

Tipos de cartão de crédito Carrefour

O grupo conta com cinco tipos de cartões diferentes. Conheça:

  • Mastercard Gold. Cartão com cobertura internacional, permitindo compras em lojas físicas e on-line no exterior, sendo aceitos em todos os estabelecimentos parceiros da rede Mastercard.
  • Mastercard La Carte. Esse cartão oferece benefícios a mais do que a categoria Gold. Assim, além de todas as vantagens do outro, também conta com assistência técnica de forma gratuita e personalizada para animais, idosos e crianças, além de suporte nutricional.

Na bandeira Visa, temos os cartões Nacional, Internacional e La Carte. Os três funcionam como os cartões Master, a única diferença é a bandeira.

Vantagens do Cartão Carrefour

Vantagens do Cartão Carrefour

Conforme mencionamos no início, o cartão Carrefour possui diversas vantagens. Além de descontos exclusivos para quem compra em lojas da rede e condições especiais de pagamento, destacamos agora algumas outras.

Primeiramente, você pode parcelar suas compras em até 24 vezes sem juros, em produtos sinalizados pela loja ou pelo site. Além disso, a primeira parcela de determinados produtos é paga pela própria rede Carrefour.

Você também pode parcelar suas compras nas drogarias da rede em até 10 vezes sem juros e utilizar o cartão nos postos Carrefour para ter um prazo maior de pagamento do combustível.

Além disso, você pode pagar sua fatura em qualquer banco. Mas, se pagar em um dos caixas do Carrefour, você tem o limite de crédito liberado na hora!

O cliente também pode ter até quatro cartões adicionais, também com isenção de anuidade e sem nenhuma cobrança de tarifa para emissão. Aliás, você pode pagar a fatura do cartão em qualquer banco 24 horas, tanto em território nacional como fora do Brasil.

Outra grande vantagem é o atendimento ao consumidor. O site Reclame Aqui mostra que a rede tem uma boa reputação, com uma nota em torno de 8,4 e responde aproximadamente 99% das reclamações. Ademais, mais de 90% dos usuários afirmam que seu problema foi solucionado e cerca de 70% fariam negócios novamente com a empresa.

Além disso, a rede conta com o selo RA1000, que é concedido apenas às empresas que possuem excelente performance quando se trata do atendimento ao cliente.

Desvantagens do Cartão Carrefour

Nem tudo é maravilhoso no mundo Carrefour. O cartão possui algumas desvantagens.

Uma delas é que o cartão tem limite máximo para saque, além de cobrança de encargos e IOF. Além do que, o saque compromete o valor total do seu limite do cartão. E a taxa de saque gira em torno de R$10,90 no Brasil e R$17,90 no exterior.

Além disso, os parcelamentos estão sujeitos ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), e outras condições, como o Custo Efetivo Total (CET) da compra. Você precisa ficar alerta!

Outro ponto é que o prazo estendido para pagamento do combustível depende da data em que você utiliza o cartão. Além da data de vencimento da fatura, dentre outras questões. E mais: você precisa comunicar a operação do caixa para conseguir fazer o pagamento.

O parcelamento da fatura também não é tão simples. Ele é considerado uma operação de crédito e depende da disponibilidade da mesma.

Conforme mencionamos, o cliente é isento de anuidade se fizer uma compra por mês. Caso contrário, você terá que pagar os seguintes valores:

  • Nacionais Visa ou Mastercard: R$142,68, ou então, 12x de R$11,89;
  • Visa Internacional ou Mastercard Gold: R$167,88, ou então, 12x vezes de R$13,99;
  • Cartões Visa e Mastercard La Carte: R$191,88, ou então, 12 vezes de R$15,99.
SOLICITAR PELO APLICATIVO

Aplicativo Cartão de crédito Carrefour

O aplicativo da rede fornece todas as informações sobre suas movimentações financeiras. Além disso, também permite que você visualize qual o seu limite de crédito em tempo real, quais compras foram realizadas e o saldo disponível, além de qual o melhor dia para compra de determinados itens.

Você pode realizar o download pela Play Store ou Apple Store, e o app permite que você gerencie suas finanças pessoais, além de contar com as seguintes funcionalidades:

  • Visualização de fatura
  • Saldo disponível em tempo real
  • Pagamento e parcelamento da fatura
  • Melhor dia de compra

Aliás, você pode fazer a solicitação do cartão Carrefour diretamente pelo app. Quer saber como? Clique aqui.

Como solicitar o cartão de crédito Carrefour

Solicitar o cartão é ainda mais fácil!

Conforme mencionamos, você pode solicitar o cartão de crédito pelo app. Ou então pode fazer pela internet. Você precisa entrar no site do Banco CSF, que é a instituição do Carrefour responsável pelo cartão.

Em seguida, preencha seus dados pessoais e aguarde a resposta sobre sua solicitação.

Além disso, se você preferir, pode ir até uma das lojas físicas com seus documentos em mãos para solicitar um cartão de crédito.

A rede pode levar até 14 dias úteis para aprovar o pedido de cartão. Depois disso, se aprovado, o cartão de crédito deve chegar em até 2 semanas.

Caso você tenha alguma dúvida, pode entrar em contato direto pela Central de Atendimento, nos seguintes números:

4004 6200 (Capitais e regiões metropolitanas);

0800 709 6200 (Demais localidades).

E não esqueça, é possível também solicitar o cartão pelo app. É bem prático, desburocratizado e o processo é super intuitivo!

Anuidade diferenciada

Condições especiais durante a pandemia

Por causa da pandemia do Covid-19, que abalou o mundo todo, o Carrefour decidiu oferecer condições especiais em seus cartões de crédito Carrefour e Atacadão. Afinal, as pessoas foram bastante afetadas economicamente, com uma redução drástica de suas rendais mensais.

Assim, o grupo decidiu permitir o parcelamento em até 24 vezes com juros menores. Aliás, as taxas de juros podem sofrer redução de até 80%. O que é uma grande ajuda para quem está em uma situação financeira difícil e já é cliente da rede, não é mesmo?

Segundo Carlos Mauad, CEO do Banco Carrefour, "Este é o momento de cuidar dos nossos colaboradores e dos nossos clientes. Viabilizamos o parcelamento de fatura com prazos maiores e taxas mais baixas para um grande grupo de clientes e, assim, permitimos que tenham tempo e apoio para se organizar financeiramente".

Para conseguir as condições especiais você precisa contratar o Parcele Fácil. É bem simples e rápido. Em sua última fatura você verá a tabela com as condições que foram pré-definidas com oito opções de parcelamento. Aliás, você também conseguirá visualizar o valor de entrada e o valor das parcelas.

Assim, você escolhe a alternativa que melhor se enquadra na sua situação financeira atual e faz o pagamento ao entrar pelo site ou pelo app. Ou então, se preferir, você pode ir em uma das lojas físicas Carrefour, Atacadão, agência bancária ou casas lotéricas. Não falta opção para você conseguir realizar o parcelamento!

E mais: você consegue consultar e contratar o Parcele Fácil pela central de Atendimento também. Assim, se tiver dúvidas, basta entrar em contato pelos números que informamos no tópico anterior.

Fique em casa!

Fique em casa!

Mesmo com as medidas começando a afrouxar aos poucos, ainda é importante, caso seja possível, ficar em casa!

Assim, o grupo Carrefour liberou o acesso aos serviços pelo WhatsApp, para facilitar. Logo, você consegue consultar sua fatura fechada, verificar o código de barras para fazer o pagamento, consultar o seu limite de crédito e melhor dia para compra, além de poder acompanhar os lançamentos.

Esse acesso é realizado por meio da assistente virtual conhecida como Carina. Assim, basta mandar um "oi" no número (11) 3004-2222 e o cruzamento dos seus dados é realizado de forma automática. Assim, é possível evitar fraudes e garantir sua segurança.

Maud ainda afirmou: "Construímos serviços de consulta e entrega de fatura via WhatsApp para que ninguém precise sair de casa. Continuaremos trabalhando de maneira incansável para que todos passem bem por esse difícil momento".

Lembramos que o serviço é usado por quem tem o número de celular no cadastro da rede Carrefour. Assim, quem ainda não tem, precisa acessar um terminal de autosserviço em algumas das lojas físicas para realizar o cadastro.

O cartão vale a pena?

O cartão vale a pena?

No início do texto afirmamos que se você procura economia e é alguém que compra regularmente na rede Carrefour, esse cartão é para você. Assim, se você realiza pelo menos uma compra por mês, vale a pena procurar saber mais sobre esse cartão de crédito.

Você tem acesso a quatro cartões adicionais, diversos benefícios e descontos exclusivos, além de condições bem especiais de pagamento. Além disso, você conta com os benefícios das próprias bandeiras de emissão do cartão, Mastercard e Visa, que são as mais consolidadas do país.

Entretanto, se você não é um cliente assíduo do grupo Carrefour, pode não valer a pena o valor da anuidade. Além disso, leia com cuidado as desvantagens apontadas, pois você precisa pesar os prós e contras do cartão de crédito.

Por fim, se você tem o nome sujo, lembre-se de que passará por uma análise de crédito. Então, caso você se encontre nessa situação, talvez existam outras opções de crédito no mercado de cartões para você.

Continuar Lendo

Em Alta