Dicas

Tudo sobre a conta online

As inovações tecnológicas impactaram os produtos e serviços financeiros. Diante disso, surgiram as contas online. Elas podem facilitam muito a sua vida. Quer saber mais sobre essas contas? Então, continue a leitura.

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 24/02/2021

Abra sua conta online

Mas, afinal, como abrir a conta online? Fonte: Pexels.

As mudanças no comportamento das pessoas, que, por sua vez, estão cada vez mais digitais. Impulsionaram o surgimento de muitas startups no segmento financeiro, ou seja, as famosas fintechs. Elas visam proporcionar um atendimento desburocratizado com base na tecnologia para facilitar o dia a dia dos clientes. A partir disso, surgiu a conta online ou digital.

Engane-se quem acha que apenas os jovens estão aderindo a essas contas. Ao contrário, pessoas de qualquer idade estão enxergando as vantagens de possuir essa nova modalidade de serviço financeiro. Já que ela apresenta características próprias, que, por sua vez, se diferenciam das contas correntes dos bancos tradicionais.

Mas, afinal, qual é a diferença entre essas contas? Quais são as suas vantagens? A conta online é segura? Como funciona o processo de abertura? Quais são as principais tarifas cobradas? Ou, ainda, quais são os melhores bancos digitais do Brasil?

Essas perguntas serão respondidas durante este texto, por isso não perca tempo! Continue a leitura e confira todas as informações que nós do Senhor Finanças separamos sobre as contas online. Vamos lá!

Anúncios

O que é uma conta online?

Mas, afinal, o que é uma conta online?
Mas, afinal, o que é uma conta online? Fonte: Pexels.

As contas online surgiram porque o sistema tradicional bancário não estava mais atendendo plenamente as necessidades das pessoas. Diante disso, as fintechs perceberam essa oportunidade e transformaram a forma como as pessoas fazem as suas movimentações financeiras.

O número de contas digitais cresce a cada dia, já que elas estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil. Mas, afinal, o que são as contas online? Antes de descrevê-las é importante falar sobre as contas correntes dos bancos tradicionais. Elas são o oposto das digitais, pois o processo de abertura e fechamento é presencial.

Assim como a contratação de novos produtos e serviços deve ser realizada por meio do gerente da conta. Além disso, essas contas são mais burocráticas e apresentam tarifas e taxas muito elevadas devido ao custo das operações bancárias.

Normalmente, elas oferecem um pacote de serviços limitado em troca de uma anuidade, que inclui talões de cheques, saques, transferências, entre outros serviços. Caso o cliente extrapole esse limite, deve pagar os valores adicionais.

Não se engane, hein! Muitos bancos tradicionais passaram pela transformação digital nos últimos anos, mas eles não podem ser considerados digitais. Ou seja, não é porque essas instituições financeiras têm site ou app para abertura e movimentação da conta que eles têm uma conta digital.

Já que elas ainda continuam cobrando altas tarifas e necessitam da presença do cliente para contratar serviços ou resolver problemas. Por outro lado, as contas digitais, normalmente, não cobram tarifas ou, ainda, se existe cobrança ela é bem menor.

Ademais, desde a abertura até o fechamento da conta os processos são realizados totalmente online pelo site ou pelo app, sem a presença física do cliente nas agências. 

Como funciona a conta online?

Mas, afinal, como funciona a conta online? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, como funciona a conta online? Fonte: Pexels.

Mas, afinal, como funciona uma conta online? Por meio dela, você tem acesso a transferências, pagamento de contas, depósitos, investimentos, empréstimos, consórcios, seguros, entre outros produtos e serviços financeiros.

Além disso, é possível fazer saques em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas, rede Cirrus, rede Plus, entre outros. Assim como a maioria das contas digitais tem cartão de débito e crédito ou pré-pago vinculadas, ou seja, quando você abre a conta já recebe na sua casa o plástico.

Todo o controle e movimentação dessa conta pode ser feito pelo app ou pelo site do banco. Então, você tem acesso a acompanhar o extrato bancário, fazer transferências, pagar contas, fazer recarga de celular, incluir o cartão em carteiras digitais, emitir cartão virtual, entre outros.

Também existem algumas contas online que possibilitam que o seu dinheiro tenha rendimentos com taxas maiores do que as da poupança, por exemplo. Vale destacar que todo o atendimento é realizado online e, em muitos casos, existe suporte 24 horas nos 7 dias da semana.

Portanto, ela é uma conta de banco normal na qual você consegue fazer tudo virtualmente, ou seja, sem deslocar até uma agência. Isso facilita muito a vida dos clientes, que na correria do dia a dia não podem parar para ir pessoalmente resolver um problema no banco.

Anúncios

Quais as vantagens da conta digital?

Quais as vantagens da conta digital?
Mas, afinal, quais as vantagens da conta digital? Fonte: Ecoacre

Chegamos na parte do texto que você estava esperando, agora vamos falar sobre as vantagens da conta online. E podemos dizer que são inúmeras, já que você não tem cobrança de tarifas abusivas quando usa o pacote de serviços associados a conta.

Na verdade, muitas vezes essas tarifas não existem. Além disso, o banco digital oferece pacotes de serviços mais robustos e ilimitados que os bancos tradicionais. Por exemplo, na conta digital você tem a possibilidade de fazer transferências, sejam elas TEDs, DOCs ou Pix com uma tarifa baixa ou gratuitamente.

Outra vantagem é o atendimento, que pode ser feito pelos meios digitais, como site, app, chats, redes sociais e WhatsApp. Em alguns casos, esse suporte pode ser disponibilizado 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Diferente dos bancos tradicionais que tem um horário restrito de atendimento ao cliente.

Ademais, você pode pedir um empréstimo ou cartão de crédito em poucos minutos direto da sua casa. Assim como receber a resposta da aprovação pelos canais digitais e, ainda, tem acesso ao dinheiro ou ao cartão em poucos dias após a solicitação.

São muitas vantagens em comparação a conta corrente dos bancos tradicionais, não é verdade? Mas, lembre-se de que é essencial pesquisar cada um dos banco digitais para verificar o que eles podem te proporcionar de benefícios antes de abrir uma conta online.

Como abrir uma conta online?

Mas, afinal, como abrir uma conta online? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, como abrir uma conta online? Fonte: Pexels.

O processo de abertura de uma conta online é rápido, intuitivo e seguro. Para isso, você precisa ter idade mínima de 18 anos e CPF regular, bem como não ter restrições nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista.

Normalmente, você precisa acessar o site ou o app do banco digital. Esse segundo, normalmente, está disponível nas principais lojas de aplicativos do Brasil, como Google Play e Apple Store.

Após acessar o site ou o app, basta fazer um cadastro inicial para criar o seu login e senha. Na sequência, deve-se terminar de preencher o formulário com informações pessoais, profissionais e de renda. 

Feito isso, é necessário enviar uma foto da documentação, que inclui RG, CPF, comprovante de renda e comprovante de residência. Assim como uma selfie sua e, em alguns casos, segurando o documento de identificação.

Após esse processo, os seus dados são enviados para a análise de crédito do banco. Em alguns dias você recebe a resposta por meio dos canais digitais. Se for aprovado, pode acessar novamente o site ou o app e começar a movimentar a sua conta.

Quais são os melhores bancos digitais do Brasil?

Programa de recompensas Modalmais Rewards
Mas, afinal, quais são os melhores bancos digitais do Brasil? Fonte: Pexels.

Existem diversos bancos digitais que oferecem contas online no Brasil. Eles, normalmente, são fintechs que nasceram com o objetivo de desburocratizar os produtos e serviços financeiros. Assim como facilitar o acesso das pessoas a eles.

Separamos aqui os principais bancos digitais do Brasil para que você possa conhecê-los e escolher qual é o melhor para você abrir a sua conta sem sofrer com taxas abusivas e fazer suas movimentações do seu smartphone. Vamos lá!

Agibank

Mas, afinal, quem é o Agibank? Fonte: Agibank.

O Agibank oferece conta digital sem tarifas de manutenção. Além disso, você conta com diversos benefícios, como transferências entre bancos ilimitadas via Pix, primeira anuidade do cartão de crédito grátis, pagamentos ilimitados por QR Code, transferências ilimitadas entre clientes do banco, geração de até 4 boletos e 4 saques por mês.

Ademais, o Agibank também oferece outros produtos e serviços. Dentre eles podemos destacar: seguros, investimentos, consórcios, empréstimos, entre outros. Assim como ele tem um cartão de débito e crédito internacional com bandeira Mastercard.

Vale destacar que esse banco tem um aplicativo que ajuda a facilitar as movimentações bancárias e o acesso aos produtos e serviços adicionais, como o cartão. Aliás, ele apresenta soluções especiais para aposentados e pensionistas do INSS.

Banco Inter

Melhores Corretoras do País
Mas, afinal, quem é o Banco Inter. Fonte: Inter.

Outro banco digital que devemos destacar é o Inter. Ele oferece conta digital com isenção de tarifas. E muitas vantagens, como Pix, transferências e saques ilimitados e gratuitos, bem como cartão de crédito internacional com bandeira Mastercard sem taxas e com cashback.

Ademais, é possível abrir a conta e fazer as movimentações pelo site ou pelo app do banco. Vale destacar que ele oferece um atendimento 24 horas para os clientes. Além da conta online, é possível fazer investimentos, contratar empréstimos e seguros, entre outros produtos financeiros.

Banco Original

Banco Original
Mas, afinal, quem é o Banco Original. Fonte: Original.

A conta digital do Banco Original tem uma tarifa de manutenção mensal do pacote de serviços de R$ 19,90. Ela inclui transferências, saques e extratos ilimitados. Além disso, o banco oferece diversos modelos de cartão de crédito internacionais com bandeira Mastercard: Internacional, Gold, Platinum e Black.

Os cartões têm anuidade, mas existem condições indicadas pelo banco que oferecem descontos de 50% até 100%. Ademais, eles contam com um programa de cashback. Para abrir a sua conta ou solicitar o seu plástico, basta baixar o aplicativo do banco no Google Play ou na Apple Store e fazer o processo totalmente online.

C6 Bank

Qual o banco do cartão Havan
Mas, afinal, quem é o Banco C6 Bank? Fonte: C6 Bank

Já o C6 Bank não cobra tarifas ou taxas de anuidade pela conta digital. Assim como ele oferece transferências e saques ilimitados e gratuitos. Além disso, tem três cartões: C6 débito, C6 crédito e débito e C6 Black.

Todos eles são internacionais com bandeira Mastercard e contam com muitos benefícios, como a ausência de anuidade e o programa de pontos Átomos. Para abrir a conta e solicitar o cartão basta baixar o app do banco e preencher a proposta.

Banco Neon

Mas, afinal, quem é o Banco Neon? Fonte: Neon.

A conta digital do Banco Neon é livre de tarifas de manutenção. Ela oferece transferências e Pix ilimitados e gratuitos, bem como 3 saques grátis por mês. Ademais, é possível ter um cartão de débito e crédito sem anuidade para fazer as suas compras em diversos estabelecimentos e sites nacionais e internacionais credenciados à Visa.

Também é possível solicitar empréstimos e fazer investimentos por meio da conta online. Para ter acesso aos serviços e as vantagens do Banco Neon é necessário baixar o app do Google Play ou na Apple Store e fazer o passo a passo indicado pelo aplicativo.

Nubank

Conheça a Nubank.
Mas, afinal, quem é o Nubank? Fonte: Nubank.

O Nubank pode ser considerado o banco digital mais famoso do Brasil. Hoje, ele conta com mais de 20 milhões de clientes. A NuConta não tem tarifas, bem como oferece diversos serviços financeiros, como transferências, Pix e depósito por boleto ilimitados e gratuitos. Já os saques na rede do Banco24Horas são cobrados

Além disso, a conta tem rendimento equivalente a 100% de CDI, ou seja, é maior que a poupança. O Nubank também oferece cartão de débito e crédito internacional com bandeira Mastercard sem anuidade. Assim como empréstimo pré-aprovado e programa de recompensas. Ademais, é possível fazer a abertura da conta e a solicitação do cartão pelo site ou pelo app do banco.

Banco Next

Next
Mas, afinal, quem é o Banco Next? Fonte: Next.

O Banco Next foi criado pelo Banco Bradesco para oferecer uma conta digital gratuita para os seus clientes. Além disso, ele tem uma cesta de serviços personalizada para cada pessoa, com transferências e saques ilimitados e gratuitos. Assim como o banco oferece cartão de crédito e débito internacional com bandeira Visa sem anuidade.

Ele também tem outros produtos e serviços financeiros, como empréstimos e investimentos. Para abrir a conta e solicitar o cartão basta baixar o aplicativo no Google Play ou na Apple Store, bem como seguir o processo indicado pelo app.

Superdigital

Vantagens Superdigital
Mas, afinal, quem é o Superdigital? Fonte: superdigital.

Já a Superdigital é o banco digital do Santander. Nela você tem acesso a conta digital com transferências e saques gratuitos, bem como um cartão pré-pago internacional com bandeira Mastercard. A conta tem uma mensalidade, mas ela pode ser isentada se você tiver um gasto igual ou superior a R$ 500,00 por mês no cartão.

Além disso, para abrir a sua conta não há consulta ao SPC e Serasa, bem como não existe a exigência de comprovação de renda. Para fazer esse processo basta acessar o site do banco e preencher o cadastro. Depois disso, toda a movimentação da conta pode ser feita pelo app.

Banco Pan

Banco Pan
Mas, afinal, quem é o Banco Pan? Fonte: Banco Pan.

Nosso penúltimo banco digital é o Pan, ele oferece conta digital totalmente grátis com cartão de crédito internacional com bandeira Mastercard sem anuidade. Além disso, a conta tem rendimento de 111% do DI. Assim como 30 saques, transferências e depósitos por boletos gratuitos por mês.

Para abrir a conta online e solicitar o cartão de crédito é necessário baixar o aplicativo do banco no Google Play ou na Apple Store e fazer o seu cadastro. O processo é rápido, fácil e seguro. Em caso de aprovação, você pode usufruir de todos os benefícios da conta Pan.

Banco BMG

Banco BMG
Mas, afinal, quem é o Banco BMG? Fonte: Banco BMG.

O último banco digital da nossa lista é o BMG. Assim como o Banco Pan, ele também oferece conta digital sem tarifas e um cartão de crédito internacional com bandeira Mastercard sem anuidade. Ademais, você consegue fazer transferências e saques na rede Banco24Horas ou Saque e Pague gratuitamente.

Vale destacar que o cliente do banco pode usufruir de muitos benefícios como o programa de cashback e o programa de recompensas Mastercard Surpreenda. Além disso, é possível abrir a conta e solicitar o cartão pelo site ou pelo app do banco.

Agora que você já conhece o que é, como funciona, as vantagens e quais são as principais contas digitais do Brasil. Fica mais fácil escolher qual se encaixa ao seu perfil, não é verdade? Mas lembre-se de que é importante analisar e comparar as características de cada conta online, antes de tomar sua decisão final.

Que tal agora conhecer as principais contas digitais para investimentos? Então, leia o nosso post Contas digitais para investimento: conheça as melhores. Boa leitura!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Conheça o novo programa de recompensas C6 Experience

Veja como funciona e como participar do programa de recompensas do C6 Experience, do C6 Bank, e garanta diversos benefícios exclusivos!

Continue lendo
content

O melhor cartão de crédito para investir dinheiro

Não existe uma resposta pronta, por isso vamos te ajudar a escolher o melhor cartão de crédito para investir dinheiro e lucrar mais. Confira!

Continue lendo
content

Banco Inter ações: como comprar

Além de ter conta corrente e cartão de crédito, você também pode comprar ações do Banco Inter listadas na bolsa brasileira. Saiba mais aqui.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Cartão Visa Gold ou Cartão Visa Classic: qual o melhor?

Conheça aqui o cartão Visa Gold ou cartão Visa Classic e se surpreenda com os seus benefícios e vantagens exclusivas para clientes.

Continue lendo
content

8 opções de cartão de crédito sem anuidade para negativados

Cartão de crédito sem anuidade é uma ótima opção para quem está negativado! E existem muitas. Clique e conheça 9 opções e suas vantagens!

Continue lendo
content

Febraban, Recovery e Serasa organizam mutirão para negociação de dívidas em atraso com até 99% de desconto!

As entidades Febraban, Recovery e Serasa ofercem mutirões para renegociação de dívidas em suas plataformas até o fim de março!

Continue lendo