Educação financeira

Tesouro Nacional anunciou projeto de Título Previdenciário

Já vistos com bons olhos por economistas e especialistas, o projeto do Tesouro Nacional traz a ideia de um investimento a longo prazo. Utilizando-se de um simulador previdenciário, os contribuintes saberiam imediatamente o valor a receber no futuro, criando assim uma melhor educação financeira da população.

Anúncios

Embora ainda sem data para lançamento, o projeto traz ideias muito relevantes para a Reforma Previdenciária. Entenda mais sobre o assunto.

Entenda o projeto do Tesouro Nacional. Fonte: Pexels.
Entenda o projeto do Tesouro Nacional. Fonte: Pexels.

Primeiramente, desde 2014 o Estado não reconhece um superávit primário em sua economia. Ou seja, as despesas estão sendo maiores que as receitas, o que indica que nossa economia está em rota de colisão, já que fecha no vermelho todos os anos. Nesse sentido, a Reforma Previdenciária está se tornando cada vez mais urgente, ao que o Tesouro Nacional anunciou seus planos de lançar um Título Previdenciário. Mas, afinal, como isso pode ajudar?

Antes de mais nada, é importante informar que os estudos para o lançamento deste título ainda estão em sua fase inicial e não foi divulgada nenhuma data de lançamento. No entanto, seu objetivo é bastante claro, o de auxiliar o planejamento previdenciário da população. Assim, com a criação desse Título Previdenciário, a ideia seria de criar um investimento indexado à inflação, que teria um período de acumulação de até 40 anos.

Inspirado em experiências internacionais e outras pesquisas, o projeto traz a ideia de simuladores previdenciários. Ou seja, a cada mês trabalhado e contribuído, o usuário veria o efeito de sua renda após os 65 anos de idade. Assim agindo como um instrumento de educação financeira da população.

Tudo sobre Fundo de Previdência Privada

Existem algumas opções interessantes de fundos de previdência privada. Veja como fazer um investimento e confira as opções.

Embora já existam investimentos que visam algo muito parecido com o projeto do Título Previdenciário, especialistas afirmam que eles ainda não são tão populares. O motivo seria algo bastante simples, eles não carregam no nome a palavra “aposentadoria”. Desse modo, com o lançamento do título, prevê-se um atrativo maior aos investimentos de longo prazo, trazendo talvez uma mudança comportamental da população.

Então, mesmo para os que não entendem desse tipo de investimento, por se tratar de algo tão importante quanto a aposentadoria, a ideia é que muito ampliem sua consciência. Através do simulador previdenciário, do qual o projeto do Título Previdenciário faz menção, o investidor já teria uma previsibilidade de sua aposentadoria. Desse modo, a ideia funcionaria basicamente como uma previdência privada, atrelada ao Tesouro Nacional.

Na verdade, com todos os desafios recentes enfrentados pela economia, torna-se mais do que necessário uma reforma previdenciária, já que futuramente não poderemos contar com a previdência social. Embora ainda em fase inicial, os estudos do Tesouro Nacional para lançamento do projeto já são vistos com bons olhos por economistas.

Sobre o autor  /  Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

BRata: o vírus que pode limpar sua conta bancária e resetar seu celular

Novo vírus pode zerar a conta bancária e ainda resetar o celular de usuários do sistema operacional Android. Saiba mais sobre a ameaça agora mesmo!

Continue lendo
content

Cartão de crédito de fácil aprovação em Portugal: veja os melhores

Simplificando o acesso ao crédito: Conheça opções de cartão de crédito de fácil aprovação para facilitar tua vida financeira.

Continue lendo
content

Cartão Trigg ou Cartão Nubank Ultravioleta: qual escolher?

O cartão Trigg ou cartão Nubank Ultravioleta oferecem cashback e benefícios da bandeira. Confira mais sobre eles aqui e escolha o seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como calcular o seu custo de vida?

Custo de vida é um índice que pode influenciar seu cotidiano e a forma como controla suas finanças pessoais. Saiba mais sobre isso aqui

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito C6

O cartão de crédito C6 Bank não tem anuidade e oferece um ótimo programa de recompensas. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post e confira!

Continue lendo
content

5 opções de melhores taxas de consignado

Conheça hoje os empréstimos com melhores taxas de consignado, suas características, vantagens e se realmente valem a pena, confira!

Continue lendo