Auxílio Governo

Congresso Nacional discute a retomada do Auxílio Emergencial de R$600,00

O fim do Auxílio Emergencial deixou milhões de famílias sem assistência financeira. Entretanto, o debate referente ao seu retorno foi novamente trazido à tona no Congresso Federal. Veja mais sobre esse assunto aqui!

Anúncios

O retorno do programa social tem sido pauta nos debates desde o final do ano passado. Entenda mais aqui!

Será que o Auxílio Emergencial vai voltar este ano? Fonte: AdobeStock.
Será que o Auxílio Emergencial vai voltar este ano? Fonte: AdobeStock.

Pois bem, o início do mês de março foi marcado pelo retorno do debate sobre um assunto que não sai da cabeça de milhões de brasileiros desde o fim do ano passado: o Auxílio Emergencial vai voltar? Isso porque, mesmo com a retomada da economia, muitas pessoas ainda se encontram vulneráveis.

Então, com o fim do recesso de carnaval, membros do Congresso Nacional voltaram a defender o pagamento do incentivo de 600 reais para os cidadãos em estado de fragilidade econômica. No entanto, o Ministério da Cidadania mantém a sua posição contra a prorrogação do programa.

O Auxílio Emergencial foi um projeto social de distribuição de renda lançado pelo Governo Federal em 2020. Seu principal objetivo era amparar os cidadãos que sofreram os impactos econômicos trazidos pela pandemia do covid-19. 

O programa, que chegou a beneficiar cerca de 39 milhões de pessoas, acabou em outubro de 2021. Em seu lugar, iniciou-se o Auxílio Brasil, que serviu também para substituir o Bolsa Família.

Porém, os critérios de inclusão no novo benefício fizeram com que apenas 3 milhões de cidadãos fossem elegíveis para a transferência de incentivos. Assim, mais de 25 milhões de brasileiros ficaram desamparados após o pagamento da sétima e última parcela do Auxílio Emergencial no ano passado.

Fim do Auxílio Emergencial causa revolta

O fim do Auxílio Emergencial deixou milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica.

Por conta disso, políticos de diversos partidos acreditam que a retomada do Auxílio Emergencial de R$600 é fundamental para acolher quem ainda precisa de ajuda financeira para manter o sustento próprio e de suas famílias e não conseguiram assistência governamental com o novo programa social. 

Um dos nomes que defende o retorno do Auxílio é o pré-candidato à presidência da República, André Janones. Em entrevista ao site de notícias Poder360, o Deputado Federal afirmou que o incentivo, além de ajudar as famílias em situação vulnerável, ajuda a melhorar a economia do país.

Ainda durante a entrevista, Janones apresentou dados que mostram o aumento da arrecadação de tributos em mais 100%, influenciados diretamente pelo benefício. 

No entanto, mesmo com o assunto em pauta nos bastidores do Congresso, não existem indícios que comprovem o retorno do Auxílio Emergencial tão cedo. Isso porque, além da resistência por parte do Ministério da Cidadania, o Governo Federal alega que todo o espaço do Orçamento da União já está comprometido. Dessa forma, não existem condições financeiras para viabilizar a retomada do programa.

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

PIX parcelado: veja como se prevenir de dívidas ao utilizar o novo recurso

Confira as vantagens e os riscos do PIX parcelado e veja as nossas sugestões de como evitar dívidas com a nova modalidade de pagamento!

Continue lendo
content

Comparação do cartão Nubank a outras opções de forma detalhada

O cartão nubank oferece conta digital e isenção de anuidade. Mas existem outras opções similares, como C6 Bank e Inter. Veja a comparação!

Continue lendo
content

Os melhores cursos gratuitos para sair das dívidas

Confira aqui os melhores cursos gratuitos para sair das dívidas ainda em 2021 e aprenda a administrar melhor seu dinheiro sem sair de casa.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Unicred Visa Gold

O cartão Unicred Visa Gold é uma ótima opção para quem é cooperado Unicred, com programa de pontos e ofertas exclusivas. Veja como solicitar!

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com Méliuz

Ganhar dinheiro com Méliuz é possível! E se você está precisando de renda extra, pode ser uma boa escolha. Então, confira nosso artigo!

Continue lendo
content

Tudo sobre financiamento de veículo

Tem o sonho de possuir o próprio veículo, mas não tem dinheiro para quitá-lo? Confira no post de hoje tudo sobre o financiamento de veículo.

Continue lendo