Finanças
É preciso declarar o seguro de vida no Imposto de Renda 2022?
O prazo de entrega da declaração do IR 2022 foi prorrogado para 31 de maio, e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que deve ou não constar no documento. Confira a seguir quais as exigências referentes ao seguro de vida.
Anúncios
Veja quais as considerações da Receita Federal referente à inclusão do seguro de vida no IR deste ano.
O prazo para a declaração do IR 2022 está chegando ao fim, e segundo dados da Receita Federal, uma grande parcela dos contribuintes ainda não entregou o documento. Quem teve despesas médicas em 2021 e ainda não preencheu o informe, pode ficar por último na hora da restituição. Sabemos que gastos com saúde devem constar na ficha, mas seguro de vida precisa ser declarado no Imposto de Renda?
Essa é uma dúvida pertinente aos contribuintes que pagam pelo serviço e buscam preencher o documento corretamente para não correrem o risco de cair na malha fina da Receita Federal.
Declara-se o seguro de vida no Imposto de Renda?
Pois bem, o valor da mensalidade do seguro em si não precisa constar na declaração. No entanto, os rendimentos em cima do valor pago, se existirem, precisam constar no informe. O mesmo serve para indenização ou resgate de valores.
Mesmo que sejam isentos, especialistas financeiros recomendam declarar qualquer rendimento ou indenização no Imposto de Renda. Isso evita que o contribuinte precise prestar esclarecimentos à Receita por informações incorretas ou incompletas no documento. Sendo assim, deve-se identificar a origem do recurso.
No caso de indenizações por doenças graves ou invalidez permanente, a quantia recebida através do seguro de vida deve constar na seção “Rendimentos Isentos Não Tributáveis”. A alternativa fica na seção do código 03, que se refere ao “Pecúlio recebido de entidades de previdência privada decorrentes de morte ou invalidez permanente” e também “Capital das Apólices de Seguro ou pecúlio pago por morte do segurador”.
Você será redirecionado a outro site
Deduz-se o seguro de vida do Imposto de Renda?
Segundo a Receita Federal, o seguro de vida não configura como despesa médica ou despesa da Previdência Social. Dessa forma, abater o valor pago na base de cálculo do Imposto de Renda é impossível.
Os gastos médicos passíveis de dedução são apenas os relacionados à saúde, educação, doações, contribuições ao INSS e Previdência Privada, gastos com dependentes e pensão alimentícia.
O prazo para a entrega do Imposto de Renda 2022 era até o dia 29 de abril. No entanto, no início deste mês, a Receita Federal prorrogou o prazo até o dia 31 de maio. Espera-se que mais de 34 milhões de informes sejam entregues até a data. O prazo estabelecido para a restituição do imposto permanece o mesmo e deve começar também em 31 de maio.
Por fim, se você tem um empréstimo bancário em andamento e não sabe como declará-lo no IR deste ano, confira o conteúdo recomendado abaixo!
Como declarar empréstimo no Imposto de Renda 2022?
Veja como declarar o seu empréstimo bancário no Imposto de Renda deste ano!
Em Alta
Consulte CPF online e descubra se está negativo
Consulte CPF online e descubra se o seu nome está sujo na praça. Não precisa gastar tempo, pois basta conferir online direto da sua casa e sem custo.
Continue lendoVotação sobre o complemento do Auxílio Brasil é adiada novamente
Governo deve votar sobre a permanência do complemento Auxílio Brasil até o final de abril. Saiba mais detalhes sobre o caso aqui!
Continue lendoReview cartão BluBank 2022
Está procurando por um cartão de crédito pré-pago atrelado à uma conta digital? Confira já o nosso review do cartão BluBank.
Continue lendoVocê também pode gostar
Como fazer renda extra com pouco dinheiro
Para fazer renda extra com pouco dinheiro, você pode trabalhar na internet, com vendas online, fazendo comida para fora, e mais! Saiba como.
Continue lendoCartões de crédito com aprovação imediata
Se você está buscando um cartão para chamar de seu. Leia este post e confira os cartões de crédito com aprovação imediata.
Continue lendoComo fazer controle de cartão de crédito?
Confira aqui dicas incríveis para fazer o controle de cartão de crédito, montar a sua própria planilha de gastos e estar em dia com suas finanças.
Continue lendo