Cartões

Como saber o estabelecimento pela fatura do cartão?

Manter a organização financeira é fundamental para ficarmos tranquilos e livres de golpes financeiros. Para isso, quanto mais detalhadas forem as faturas do cartão, melhor, não é mesmo? Para saber como procurar mais detalhes sobre os estabelecimentos onde você comprou, localização e pedir o seu detalhamento de fatura, continue com a gente neste artigo!

Anúncios

Saber estabelecimento pela fatura do cartão: tudo o que você precisa saber para analisar o detalhamento da sua fatura

Afinal de contas, como saber o estabelecimento pela fatura do cartão? Te contamos aqui, descubra! Fonte: Freepik.
Afinal de contas, como saber o estabelecimento pela fatura do cartão? Te contamos aqui, descubra! Fonte: Freepik.

Sabe aquele momento em que você vai preencher a sua planilha financeira e não reconhece do que se trata uma compra em específico? Ou ainda, não reconhece de onde é a compra? Você pode pesquisar esses dados de várias maneiras, e assim, saber estabelecimento pela fatura do cartão.

Contudo, pesquisar da maneira correta é imprescindível para você ter os dados corretos em mãos. Dessa forma, você fica mais tranquilo sobre suas compras e evita até mesmo cair em golpes financeiros ou que clonem seu cartão e façam dívidas no seu nome.

Quer saber um pouco mais sobre pesquisas de estabelecimento por CNPJ e outras maneiras? Continue com a gente ao longo deste review!

Como descobrir a loja pelo nome que vem na fatura?

Muitas vezes, ao fazer as compras do dia a dia no cartão de crédito, esquecemos onde foi a loja e quando procuramos na fatura, não entendemos quais são os dados fornecidos.

Essa busca serve para detalhar os seus gastos, justificar uma conta, para o imposto de renda de pessoa física ou até para gerar a nota fiscal para a troca de um produto que você comprou, por exemplo.

Uma das formas mais simples de descobrir o nome da loja que vem na sua fatura é ir direto no site da Receita Federal e usar o recurso Consulta CNPJ, disponibilizado de forma gratuita para os cidadãos. Ao entrar na página, insira o CNPJ fornecido pela sua fatura e assim, terá acesso a ficha empresarial de onde fez a compra.

Caso não encontre nenhuma informação relevante, entre em contato com a operadora do seu cartão para ter mais informações sobre essa compra. Dessa forma, a instituição poderá investigar junto com você. 

Como saber onde foi usado o cartão de crédito?

Saiba mais como foi utilizado o seu cartão de crédito. Fonte: Freepik.
Saiba mais como foi utilizado o seu cartão de crédito. Fonte: Freepik.

Sempre que temos acesso ao detalhamento da nossa fatura, nos deparamos com compras que não conhecemos, não é mesmo? Contudo, depois de pesquisar o CNPJ na Receita Federal, se você ainda não reconhecer a compra feita, é possível que tenha passado por golpe ou outro problema com a sua conta.

Dessa forma, a maneira mais simples de descobrir onde foi feita a compra, em qual estabelecimento o seu cartão foi usado, é direto no aplicativo do seu cartão. Com o passar do tempo, os recursos nos apps próprios de cada banco foram refinados. Assim, você tem acesso a mais informações mais precisas sobre as suas compras. 

Assim, quando acessar o histórico completo da sua, você encontrará o nome do local e a localização de onde a sua compra foi feita. Em alguns casos, você consegue ver, também, o horário e a data da compra, e assim, associar a algum evento ou até mesmo lembrar onde foi usado.

Contudo, se mesmo assim não conseguir identificar ou pelo aplicativo você não consiga todas as informações, entre em contato com a central de atendimento do seu cartão de crédito. Caso você esteja suspeitando de fraude ou realmente não sabe a origem de uma compra, ligue o mais rápido possível.

Como parcelar fatura C6 Bank pelo app

Precisa parcelar a sua fatura do cartão C6 Bank? É simples, fácil e digital. Então, veja aqui como parcelar sua fatura através do aplicativo.

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

O que é o detalhamento da fatura?

O detalhamento de fatura é algo muito importante para que você saiba onde o seu cartão está sendo usado, quais são as taxas e juros cobrados e quais são o nome das lojas em que você compra. O detalhamento é diferente do extrato, pois tem informações adicionais como data, local, juros e outras informações que mudam de uma instituição para a outra.

Geralmente, os aplicativos dos bancos oferecem esse detalhamento de forma rápida, no próprio aplicativo sem precisar solicitar. Contudo, caso não encontre essa opção, principalmente nos cartões de crédito que não são de contas digitais, terá que solicitar o seu detalhamento por e-mail ou na central de atendimento. 

Uma vez que esteja com o seu detalhamento de fatura em mãos, poderá fazer a sua planilha de gastos com mais tranquilidade. Assim, você evita cobranças indevidas, juros abusivos, pagamentos duplicados ou até golpes financeiros. Nessa hora, não poupe tempo, seja bem criterioso e leia todas as linhas!

Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

Confira a diferença entre razão social e nome fantasia. Fonte: Freepik.
Confira a diferença entre razão social e nome fantasia. Fonte: Freepik.

Para fazer a busca do CNPJ e descobrir qual é a instituição que você fez a compra, saber o que é razão social, nome fantasia e as diferenças entre os dois conceitos é fundamental para não cair em golpes e verificar se a empresa é de fato a que foi apresentada pela plataforma.

Razão Social

A razão social é o nome jurídico da empresa, que é registrado no cartório e demais órgãos. Nos certificados, transações legalizadas, notas fiscais e contratos, é este o nome que você vai encontrar. 

Junto com a razão social, geralmente você inclui o LTDA (Sociedade Limitada), EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e SA (Sociedade Anônima). No caso do MEI (microempreendedor individual), a razão social é formada de forma automática pelo nome completo do proprietário e o seu CPF.

Nome Fantasia

Já o nome fantasia é o nome apresentado em situações informais, comerciais, impresso em cartões e usado na publicidade e campanhas de marketing. Logo, seu principal objetivo é ter um fim comercial. Ao escolher o nome fantasia, é importante sempre dar prioridade a nomes fáceis de decorar e que sejam marcantes para os clientes não esquecerem sua marca.

Contudo, agora que você já sabe os conceitos de cada um dos nomes, deve estar se perguntando qual é a diferença entre eles, não é mesmo?

A principal diferença entre os dois é que o nome jurídico, chamado de razão social, é de uso obrigatório. Ele é uma obrigação para usar nos documentos e assinar contratos. Já o nome fantasia é uma forma de implementar o marketing e a publicidade na sua empresa com um nome mais atrativo.

Portanto, caso veja que na nota fiscal ou detalhes da sua fatura a compra mostra um nome fantasia, tome cuidado. A loja ou empresa pode não exercer a atividade proposta nas características do seu CNPJ na Receita Federal.

Por fim, agora fica muito mais fácil descobrir do que se tratam as suas compras no cartão de crédito, não é mesmo?

Esperamos que o nosso conteúdo te ajude a detalhar ainda mais as suas planilhas financeiras e te mantenha tranquilo sobre as suas compras.

Ademais, se quiser mais dicas como essa, é só ficar de olho aqui no blog. Até mais!

Como imprimir fatura cartão Caixa Mulher

Tem o cartão Caixa Mulher e deseja saber como imprimir a sua fatura? É fácil, nós te contamos o que fazer aqui. Confira!

Sobre o autor  /  Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por  /  Junior Aguiar

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Itaú Credicard: como funciona

O Itaú Credicard é um cartão de crédito sem anuidade com descontos especiais e vantagens. Quer descobrir todos os detalhes? Acompanhe aqui!

Continue lendo
content

Como abrir conta à ordem CGD Extracto

Descubra como solicitar a sua conta à ordem CGD Extracto de forma fácil e rápida, e garanta mais recursos e benefícios para as suas finanças.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão Santander SATA Blue

Veja como ter para si o cartão de crédito Santander SATA Blue e aproveitar o programa de milhas aéreas e as vantagens da bandeira Visa.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão de crédito BMG em poucos passos

Dentre tantas opções de cartão de crédito, descubra as vantagens e benefícios do cartão BMG e como solicitar o seu para não ficar de fora!

Continue lendo
content

Conheça o crédito automóvel Cofidis

Conheça o crédito automóvel Cofidis e descubra como essa opção pode ajudar a financiar o seu automóvel com mais tranquilidade e segurança.

Continue lendo
content

Empréstimo consignado Eu quero grana: o que é o Eu quero grana?

Veja aqui quais são as vantagens e características do empréstimo consignado Eu quero grana e veja se você pode pedir para si.

Continue lendo