Educação financeira

Passo a passo para investir com a Rico

A Rico pode ser uma ótima opção para você que quer fazer o dinheiro render! Venha saber mais sobre a corretora e como começar a investir nela

Anúncios

por Aline Saes

Publicado em 23/02/2021

Conheça a corretora Rico

image

A corretora Rico está na ativa desde 2011, com foco exclusivo nos investimentos de pessoas físicas. E é uma empresa que aposta totalmente no mercado digital, tendo como lema principal que todos podem investir e ganhar dinheiro, só precisam de uma boa educação financeira para isso.

Dessa forma, a Rico procura ajudar as pessoas a entenderem o mundo dos investimentos, facilitando o processo de descoberta do seu perfil de investidor e quais os tipos de ativos de investimento você deve conhecer.

E com essa estratégia, a corretora já conta com mais de 900 mil clientes e cerca de 20 milhões de reais em sua custódia. Portanto, é uma excelente opção para você que está pensando em começar a investir de maneira prática e fácil.

Então, que tal conhecermos melhor como funcionam os produtos de investimentos da corretora Rico? Pois reunimos todas as informações de que vai precisar, além de um passo a passo simples para você começar a investir já!

Vamos lá?

Anúncios

Rico Investimentos

Rico Investimentos
Rico Investimentos

Como já dissemos, a Rico é uma plataforma de investimentos totalmente online e que aposta em educar financeiramente seus clientes para que consigam ótimos rendimentos com suas opções em ativos de investimento.

Além disso, a corretora oferece a vantagem de uma taxa de corretagem zero Assim, você poderá investir em ativos de ações, BDRs e Fundos Imobiliários sem pagar nenhuma taxa de corretagem a mais por isso!

E assim como a maioria das corretoras financeiras, a Rico tem boas opções de ativos nas seguintes modalidades:

  • Renda fixa;
  • Renda variável;
  • Mercado de ações e BM & F;
  • Outros investimentos, como Fundos de investimento e imobiliários.

Para quem quer começar a investir sem muitos riscos, pode optar pelos ativos de renda fixa, como o Tesouro Direto, CDI e CDB. Veja quais as opções disponíveis para você na plataforma digital:

Renda fixa e variável

Renda fixa e variável
Renda fixa e variável

Já para a modalidade de renda fixa, você poderá optar entre:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • Letras de câmbio;
  • LCA;
  • LCI;
  • Debêntures;

E tudo isso acompanhando sua carteira de investimentos totalmente online, com a opção de contratar serviços de assessoria com os profissionais da Rico.

Mas se você já tem um perfil um pouco mais ousado, é possível escolher entre muitas opções de ativos na renda variável. E o melhor é poder ficar sempre de olho nos seus investimentos através do aplicativo no seu celular.

Então, as opções para os ativos de renda variável na Rico são:

  • Ações;
  • Aluguel de ações;
  • Futuro de Ações;
  • Micro S&P 500;

E não se preocupe com burocracias ou com dificuldades em conseguir administrar os seus investimentos online. Pois o site da corretora Rico é bastante intuitivo e lhe oferece sempre muitas informações.

Além disso, você poderá contar com um simulador de investimentos para que entenda melhor seu perfil investidor antes mesmo de abrir a sua conta com a corretora. E quando estiver certo de que é isso que quer fazer, basta fazer o seu cadastro com a Rico pelo site ou pelo aplicativo!

Mas para que fique ainda mais simples de passar pelo processo de cadastro, nós montamos um passo a passo para lhe ajudar. Então, confira a seguir:

Anúncios

Como abrir uma conta na Rico Corretora

Como abrir uma conta na Rico Corretora
Como abrir uma conta na Rico Corretora

Para quem já se decidiu e quer começar a investir com a Rico, é preciso abrir primeiro a sua conta com a corretora financeira. Mas tudo ocorre totalmente online, pelas plataformas digitais da corretora.

Então, vamos entender como você pode abrir a sua conta. Mas não se preocupe, é muito rápido e prático! Vamos lá:

Quem pode abrir conta na Rico?

Quem pode abrir conta na Rico?
Quem pode abrir conta na Rico?

Para começar a investir com a Rico existem poucos pré-requisitos que você vai precisar cumprir. Mas sem eles, não será possível abrir a sua conta com a corretora. Portanto, fique atento aos seguintes requisitos:

  • Você pode ser brasileiro ou estrangeiro;
  • Porém, é preciso ter residência no Brasil, e comprovar isso preenchendo o seu endereço e enviando um comprovante;
  • Também precisa ser maior de 18 anos;
  • E estar plenamente capaz de exercer seus direitos econômicos;

Viu só como não é preciso tanta coisa assim? Pois se você tiver residência em território nacional e for um maior de 18 anos já está apto a abrir a sua conta com a Rico. Mas também vai precisar apresentar alguns documentos em seu cadastro. E são eles:

  • Documento de identidade válido, como RG ou sua carteira nacional de habilitação (CNH);
  • Mas se for estrangeiro, é preciso apresentar o seu Registro Nacional de Estrangeiros (RNE);
  • E também fornecer seu endereço residencial ou comercial;
  • Finalmente, é preciso cadastrar os dados da sua conta bancária, como número de conta e agência bancária. Pois assim você consegue realizar transações entre a sua conta bancária e a sua carteira digital da Rico mais facilmente.

Bem simples, não é? Agora, como você faz o cadastro? Vamos entender o passo a passo, a seguir.

Passo a passo para abrir a sua conta

Passo a passo
Passo a passo

Para quem se interessou em abrir uma conta com a corretora Rico, é muito simples. Pois todo o processo de cadastro ocorre online e em poucos minutos.

Primeiro, você deve acessar o site da Rico ou baixar o aplicativo e acessar direto por ele (disponível para IOS e Android). E são apenas três etapas rápidas antes de ter a sua própria carteira digital de investimentos com a corretora. 

  1. Você deve acessar uma das plataformas digitais da Rico, e procurar o formulário de cadastro. Caso acesse através do site para computadores, procure a aba “Cadastre-se”, que estará no canto direito superior da sua tela;
  1. Após isso, uma tela de boas vindas irá aparecer, oferecendo uma série de campos para que você preencha com seus dados. Portanto, são 15 pequenas etapas de preenchimento, todas muito simples e rápidas.
  1.  Pois você precisará preencher dados nas seguintes etapas: Dados de acesso, Dados pessoais, Endereço residencial, Documentos, Filiação, Profissão, Endereço comercial, Dados financeiros, Origem dos recursos, Dados bancários, Como conheceu a Rico, Declarações e autorização, Termos de serviço, Questionário de segurança.
  1. Após preencher todos os dados de cada etapa, você só precisa transferir valores para a sua carteira digital, para começar a investir. Para isso, pode transferir dinheiro usando os dados da conta bancária da Rico, através de uma TED simples.
  1. Finalmente, escolha quais serão os seus ativos de investimentos. E ao acessar sua conta pela primeira vez, a plataforma lhe dará a opção de realizar uma análise de perfil investidor. Assim, você pode saber mais facilmente onde investir o seu dinheiro. 

E assim você está pronto para iniciar no mundo dos investimentos com todo o auxílio e suporte da corretora Rico. Foi bem fácil, não é?

Como começar a investir na Rico?

Como começar a investir na Rico?
Como começar a investir na Rico?

Muitas pessoas ainda têm receio de começar a investir o seu dinheiro. Pois há uma ideia de que é preciso ter muito conhecimento, ou começar investindo enormes somas de dinheiro. Mas não é bem assim!

Por exemplo, com a corretora Rico todo o processo de investimento ocorre totalmente online e através do site ou do aplicativo da corretora. Além disso, você tem todo o suporte e assistência para entender mais sobre educação financeira e multiplicar seu dinheiro.

Mas como começar hoje a investir valores? É muito mais simples do que você imagina. Veja nossas dicas a seguir para criar confiança e começar a investir na Rico:

Dicas para começar já com seus investimentos 

Dicas para começar  
Dicas para começar  
  1. Crie metas financeiras, colocando quais os motivos de você começar a investir seu dinheiro. Por exemplo, você pode estar pensando em abrir um negócio próprio, realizar uma grande viagem ou pagar pelos seus estudos. E tente separar suas metas em curto, médio e longo prazo, vai ajudar!
  1. Saiba a quantia exata que você pretende começar a investir em cada tipo de meta. Além disso, saiba quanto você deve investir mensalmente, anualmente, etc. Pois você poderá investir tudo de uma vez, ou dividir em várias vezes. Assim, é ideal que você já tenha um bom planejamento financeiro antes de começar a investir.
  1. Estude e conheça bem todos os tipos de ativos de investimentos que a corretora Rico oferece aos seus clientes. Pois com educação financeira, você poderá tomar melhores decisões e estratégias na forma de investir o seu dinheiro. Por exemplo, saber termos e tipos de produtos de investimento fará toda a diferença nos seus resultados.
  1. Saiba bem qual é o seu perfil de investidor, que pode ser Conservador, Moderado ou Agressivo. E nisso a Rico lhe ajuda assim que acessa a sua carteira digital pela primeira vez, com um teste de perfil. Então, saiba bem quais riscos está disposto a ter, e se os seus objetivos permitem maior ou menor variação nas taxas de rendimento.

Qual o valor mínimo para investir na Rico?

Qual o valor mínimo para investir na Rico?
Qual o valor mínimo para investir na Rico?

Você sabia que cada corretora financeira pode exigir um valor mínimo para que você possa investir em determinados tipos de ativos de investimento? Pois é! Portanto, preste atenção nos valores mínimos que a Rico exige dos seus clientes, para poder se planejar bem.

Por exemplo, para você poder investir em ativos de Renda Fixa como CDBs, LCAs, LCIs e debêntures, o valor mínimo que a Rico exige é de 20 mil reais. Já para ativos como COEs (Certificados de Operações Estruturadas), o valor mínimo é de 10 mil reais.

Mas não se preocupe, pois a Rico oferece mais de 200 fundos de todos os tipos. E muitos continuam com valores mínimos mais baixos como o Tesouro Direto, Previdência, Fundos Imobiliários, Ações e Futuros.

Portanto, se programe e tenha uma boa organização financeira para conseguir investir em diferentes ativos com a Rico.

Como investir na Rico com pouco dinheiro?

Investir com pouco
Investir com pouco

E se você se desanimou com alguns valores mínimos para investir, não se preocupe! Pois é sim possível começar a investir com pouco dinheiro. E também tenha paciência com seus investimentos, pois a maioria das pessoas começa com valores pequenos, pouco rendimento e um perfil mais conservador.

Vá no seu tempo, mas não deixe de investir apenas por ter pouco dinheiro para começar, certo? Portanto entende que o que mais vai contar para seus investimentos é a frequência de aplicação e o tempo em que esses valores estão ali na sua carteira de investimentos.

E existem diversas opções para o pequeno investidor começar já a aplicar valores, mesmo que sejam baixos. Por exemplo, você pode começar a investir com apenas 100 reais. Desde que saiba procurar por boas condições de taxas e tributos, e entenda qual o melhor ativo de investimento para o seu dinheiro.

Procure por ativos de investimento que rendam pelo menos 100% da taxa básica de juros. E uma boa dica é evitar a caderneta de poupança, e procurar por ativos como o Tesouro Direto, por exemplo.

E outras boas opções em ativos de investimento para você começar a investir na Rico com pouco dinheiro, são:

  • Os ativos da Renda Fixa;
  • Porém observe se o ativo de renda fixa que você escolher tem rendimento de pelo menos 100% do CDI;
  • Além disso, é interessante procurar por opções que não incidam nas alíquotas do Imposto de Renda, como: LCI e LCA, debêntures (de infraestrutura), CRA e CRI.
  • Mas sempre fique de olho na liquidez, rentabilidade e nos objetivos de cada ativo de investimentos;
  • E no caso de ter uma quantia baixa, como 100 reais, comece pelo Tesouro Direto, que tem valor mínimo abaixo disso para investir. 

Passo a passo para investir com a Rico

Passo a passo para investir com a Rico
Passo a passo para investir com a Rico

Para investir com a Rico é muito simples, você apenas precisará seguir alguns passos bem práticos. E nós vamos lhe explicar cada um, confira a seguir:

Crie a sua conta gratuita e online

Crie a sua conta gratuita e online
Crie a sua conta gratuita e online

Como explicamos acima, é preciso ter uma conta na plataforma digital da Rico. Portanto, abra a sua gratuitamente através do site ou do aplicativo da corretora. Assim, você terá a sua própria carteira digital, e poderá começar a investir.

Transfira valores para a sua conta Rico

Transfira valores
Transfira valores

Após abrir a sua conta e fazer o seu teste de perfil investidor, será preciso transferir dinheiro para a sua carteira digital. Pois somente com o saldo presente na sua conta Rico é que você poderá começar a aplicar em diferentes ativos de investimento.

E para isso, basta fazer uma TED simples entre a sua conta bancária e a sua conta da Rico. Pois você terá em sua conta Rico dados bancários para realizar uma transferência entre titulares de mesma conta. Muito fácil, não é?

Portanto, transfira qualquer valor que desejar para começar a investir.

Pesquise bem os ativos de investimento e comece

Pesquise bem
Pesquise bem

Agora é a hora de colocar seus conhecimentos em educação financeira em prática. Pois você deve pesquisar bem entre os diferentes ativos que a Rico oferece e decidir entre eles quais você irá aplicar seu dinheiro. Além disso, tenha em mente qual será o valor que vai aplicar e por quanto tempo ele ficará nesse ativo.

E assim chegamos ao final de nosso passo a passo para investir com a Rico! Esperamos que agora seja mais fácil tomar a sua decisão de abrir sua conta com a corretora e começar a investir o seu dinheiro de maneira prática.

Invista com a corretora Rico agora mesmo!

Saiba como começar a investir com a corretora Rico agora, e faça seu dinheiro render mais

Sobre o autor

Aline Saes

Mestre em História Social pela USP, com ênfase em História das Mulheres. É escritora autônoma para variados nichos desde história e finanças, até beleza e saúde. Sempre apaixonada pela escrita, tem como missão levar informação para as pessoas de forma simples e atrativa. Vê a importância em saber mais sobre a sociedade e tudo que nos cerca.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como solicitar o Cartão de Crédito Superdigital

Descubra como solicitar Cartão de Crédito Superdigital de forma online, pelo telefone, pelo app ou em uma agência física.

Continue lendo
content

Nubank lança cartão de crédito sem anuidade para clientes PJ

O novo cartão de crédito Nubank PJ é gratuito, internacional, não cobra anuidade e nem taxas de manutenção. Conheça tudo sobre ele agora mesmo!

Continue lendo
content

Como imprimir 2 via da fatura Ponto Frio?

Para quem é cliente do Ponto Frio, o cartão de crédito dá ofertas especiais e permite acessar a fatura online. Confira aqui como fazer isso!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça a conta Itaú

A conta Itaú é uma excelente opção para diferentes perfis de clientes, oferecendo opções de conta de acordo com a renda mensal. Veja aqui!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Banrisul

Conheça o Cartão de crédito Banrisul, suas características gerais, vantagens, tipos de cartão e qual o melhor para suas necessidades financeiras.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Uniprime Black

O cartão Uniprime Black oferece um programa de pontos muito interessante. Que tal aprender como solicitá-lo? Leia este post e confira!

Continue lendo