Dicas

RD Station ou Active Campaign: qual a melhor ferramenta?

RD Station ou Active campaign são ferramentas entre as melhores em automação de e-mail marketing para diferentes objetivos. Entenda melhor!

Anúncios

Conheça a melhor ferramenta entre RD Station ou Active Campaign

Conheça a melhor ferramenta entre RD Station ou Active Campaign
Conheça a melhor ferramenta entre RD Station ou Active Campaign

Não é segredo para ninguém o quanto o marketing digital se popularizou entre pequenas, médias e grandes empresas. Nesse contexto, surgiram diversas ferramentas de automação e e-mail marketing. E dentre tantas escolhas, frequentemente os consumidores se fazem a seguinte pergunta: RD Station ou Active Campaign: qual a melhor ferramenta?

Primeiramente, precisamos destacar que ambas oferecem as ações básica de e-mail marketing, como criação de landing pages e personalização dos campos, por exemplo. Entretanto, cada uma apresenta suas particularidades, seus prós e contras.

No texto a seguir iremos apresentar um comparativo entre RD Station ou Active Campaign para que você conclua qual a melhor para os seus negócios. Vamos adiante!

Anúncios

O que é RD Station?

O que é RD Station?
O que é RD Station?

A Resultados Digitais é pioneira no Brasil quando o assunto é automação de marketing. Sua sede fica em Florianópolis, Santa Cantarina. E sua ferramenta já tem mais de 20.000 clientes.

O software foi desenvolvido no Brasil mesmo. Por isso, o suporte é bem eficiente e rápido. Em termos de investimento, o valor do plano básico gira em torno de R$19 reais ao mês e o Enterprise fica no valor de a partir R$ 2.099 reais ao mês. O plataforma funciona com SaaS e os dados são armazenados na nuvem.

Majoritariamente, a ferramenta se concentra em soluções de marketing e CRM, tanto para vendas quanto para relacionamento. Por meio da RD Station você pode criar campanhas para o Facebook diretamente dentro dela, poupando tempo.

Entretanto, a plataforma não tem um módulo de e-commerce. Por outro lado, é possível realizar integrações com meios de pagamento e automatizar o processo de comunicação na hora da venda e pós-venda.

É uma ótima ferramenta para quem está se aventurando no mundo do Marketing Digital e deseja começar a automação de marketing, mas não possui uma base de contatos tão grande assim.

Dentre as funcionalidades disponíveis na RD Station, podemos destacar as seguintes:

  • Otimização em SEO
  • Criação de landing pages
  • Estratégias para geração de leads
  • E-mail marketing
  • Teste A/B
  • Criação de fluxos de automação para nutrição de leads
  • Gestão dos contatos
  • Lead scoring
  • Monitoramento de leads
  • Elaboração de campanhas no Facebook direto pela ferramenta
  • Gestão das redes sociais
  • Identificação dos canais de aquisição
  • Integração com meios de pagamento e com outros CRM
  • Elaboração e análise de relatórios

Características da plataforma

A ferramenta tem como base para o seu funcionamento o funil de vendas. Ele é organizado em cinco partes: dashborad, atrair, converter, relacionar e analisar. Cada parte tem funcionalidades diferentes.

O dashboard é o painel da plataforma e mostra o resumo das principais informações de suas ações de automação. Você pode navegar por performance, leads, páginas mais acessadas, número de visitantes, entre outras opções.

Na parte de atração, você consegue realizar anúncios e programar postagens nas mídias sociais. Ademais, pode usar o recurso de otimização de SEO e conferir o painel de palavras-chave.

A parte de conversão traz templates prontos com diversos designs para que você personalize os campos e crie suas landing pages. Também oferece templates de página de captação e agradecimento.

Na aba relacionar você pode segmentar seus contatos, classificar os leads e criar sua estratégia de e-mail marketing.

Por fim, na aba analisar é a hora de mensurar as ações e seus resultados. Você pode utilizar o Business Intelligence (BI) na criação de relatórios, com um olhar estratégico sob suas campanhas.

Anúncios

Planos da RD Station

 O plano light da RD permite que você capture contatos por landing pages e pop-ups e engaje-os com segmentação, e-mail marketing e automação básica.

O plano básico, por sua vez, conta com análises do funil de Marketing e Vendas. Ademais, é possível realizar otimização de SEO com análise de palavras-chave do SEMrush. Além disso, você consegue realizar a gestão de contatos com sinalização de oportunidades e vendas, além de mais de 30 templates para criação de e-mail marketing.

Ademais, esse plano também é possível editar as landing pages e que você faça a integração com o Zapier.

O plano Pro possui todas as funcionalidades do plano básico, mas inclui a automação de marketing com ações condicionais, traqueamento de leads, lead scoring, teste A/B tanto em email quanto em landing page, além de diversas outras integrações e consultoria.

Por fim, a opção mais completa possui todas as funcionalidades do plano Pro, mas inclui relatórios personalizados com BI e você tem um número ilimitado de usuários.

Quais são os prós e contras do RD Station?

Primeiramente, precisamos destacar a interface amigável e intuitiva da RD Station. Ademais, ela tem um ótimo custo benefício para quem está iniciando. Além disso, com ela você consegue atrair visitantes qualificados para o seu site e gerenciar o seu relacionamento com eles, aumentando o número de oportunidades.

As Landing pages que você pode criar com RD Station garantem uma maior taxa de conversão de Leads. E, na sequência, você consegue analisar seus resultados e ter uma visão estratégica das suas iniciativas em automação de marketing.

Ademais, a ferramenta torna mais fácil a aplicação de estratégias digitais, auxiliando na otimização de SEO, gerenciamento das redes socais e até mesmo o controle do ROI (retorno sobre o investimento).

Por outro lado, os templates não permitem muita edição, com recursos mais limitados, deixando as lading pages mais estáticas. Ademais, os fluxos de automação são mais simples e os relatórios também. Por fim, não há muitas funções quando o assunto são testes com variáveis.

Se você procura uma ferramenta de automação de marketing mais robusta, talvez seja melhor optar por alguma internacional. Contudo, se você está iniciando, a RD Station é uma ótima escolha.

O que é Active Campaign?

O que é Active Campaign?
O que é Active Campaign?

A Active Campaign já auxiliou mais de 90.000 clientes ao redor do mundo quando o assunto é automação de marketing. A ferramenta conta com diversas funções e integrações, atuando de maneira rápida e com uma interface bem amigável e intuitiva.

Ela também funciona como uma ótima ferramenta de e-mail marketing e você pode adicionar o CRM de vendas.

É preciso destacar que há algumas limitações, dependendo da sua necessidade. Os templates não tem muita flexibilidade, principalmente em termos de segmentação comportamental. Em contrapartida, são bem simples de utilizar.

Assim como a RD Station, não oferece um módulo de e-commerce. Mas, possui integração com os meios de pagamentos mais utilizados no Brasil.

O plano básico da Active Campaign começa em U$9 dólares por mês e você pode ter até 500 assinantes na newsletter. Mas, caso você queira recursos mais robustos, como o CRM embutido e a pontuação de leads, é melhor fazer um upgrade para outro plano, que começa em US $ 49 por mê por mês.

Essa ferramenta é ótima para quem já está em um nível intermediário de automação.

ActiveCampaign: Tudo o que você precisa saber

A ferramenta conhecida como ActiveCampaign já ajudou mais de 90.000 clientes a mandar e-mails que atingem ótimos resultados. Conheça mais aqui!

Características da plataforma

A ActiveCampaign, com certeza, se destaca em suas automação. Ela oferece auroresponders, com ações condicionais. Ademais, é possível automatizar o gerenciamento de leads e contatos.

Além disso, você conta com automações no CRM, conhecidas como “ofertas”. Lá, você pode adicionar informações sobre contatos, marcar compromissos e enviar mensagens diretas. Você pode enviar mensagens direcionadas especialmente para os seus visitantes também.

Se você deseja uma ferramenta que tem um ótimo usto benefício, boa reputação e centraliza as informações das suas iniciativas de marketing em um só lugar, a Active Campaign é uma ótima alternativa.

Quais os diferenciais da ferramenta?

Primeiramente, é importante destacar que o CRM da ActiveCampaign conta com diversos recursos inteligentes. Outro ponto é o suporte, que está sempre disponível para treinamentos e para te ajudar na implementação.

Ademais, a interface é amigável, intuitiva e bem simples de usar. É possível começar a aplicar seus conhecimentos de marketing de forma rápida, mesmo que você não seja um expert.

As integrações e configurações não são tão complexas. Afinal, a ferramenta disponibiliza diversos templates de e-mail marketing e modelos de automação já prontos. Não há necessidade de utilizar códigos e você pode personalizar os campos de acordo com seus objetivos.

Em termos de integrações, os principais apps e plataformas integram com a ferramentas. E, se você já tem uma lista de contatos de leads, essa é uma ótima escolha.

Você pode incluir redes sociais e até mesmo gestores de conteúdo, não necessitando fazer a migração do zero, por exemplo. E, por falar em migração, a empresa conta com um time de brasileiros focados em ajudar os clientes a replicar e otimizar as campanhas na ferramenta. E não há nenhuma cobrança por esse serviço, assim como não há custo de suporte ou implementação, diferente da RD Station.

Quais são os prós e contras da Active Campaign?

Primeiramente, é preciso destacar a facilidade de uso. Afinal, a Active Campaign é pioneira no construtor de automação de marketing visual. A interface é muito bem projetada e se torna muito intuitiva para o usuário. Assim, não é preciso treinamento para utilizá-la.

Além disso, ela é acessível até mesmo para pequenas empresas que não possuem um orçamento muito grande quando o assunto é marketing. Conforme mencionamos, o plano mais básico gira em torno de US $ 9 dólares ao mês, sem taxas de instalação iniciais.

Ademais, a ActiveCampaign se integra com mais de 2.000 ferramentas diferentes por meio da integração principal com a Zapier. Contudo, é importante ressaltar que para usufruir dessas integrações você precisa de uma assinatura paga com a própria Zapier para ter acesso a algumas delas.

O recurso de teste A/B permite que você faça testes de fluxos completos ao invés e e-mails individuais, como é o caso da maioria das ferramentas de automação de marketing.

Por fim, a Active Campaign vem desenvolvendo recursos baseados em machine learning, o que gera a possibilidade de envios preditivos, conteúdos e pontuação preditiva, além de analisar a probabilidade de conversão, te auxiliando na hora de montar seus fluxos e automatizar seus processos.

Como pontos negativos, por sua vez, precisamos destacar que o CRM embutido na ferramenta Active Campaign não é tão bmo quanto um CRM de plataformas autônomas, como o da Salesforce ou do Pipedrive. Contudo, é preciso destacar que ele pode ser uma boa escolha, já que os recursos de automação podem compensar, dependendo da sua prioridade.

Além disso, embora os relatórios da ferramenta sejam bem abrangentes e tenham insights bem valiosos quando o assunto é conversão de leads, eles podem ser um tanto quanto complexos e serem difíceis de interpretar ou navegar.

RD Station ou Active Campaign?

RD StationActive Campaign
Tipo de PlanoProPlus
Contatos50005000
E-mails por mês7,5 por contatoIlimitado
ImplementaçãoR$1.890R$0
FuncionalidadesEmail MarketingEmail Marketing
Automação de marketingAutomação de marketing e vendas
Lead ScoringLead Scoring para múltiplas personas
Integração de dados com e-commerce
Livechat e chatbox
Plano Anual$799$640

Primeiramente, é importante destacar que ambas as ferramentas possuem ações básicas de email marketing, tais como:

  • Elaboração de landing pages
  • Criação de qualificação de leads
  • Automação de marketing
  • Rastreamento de leads

Por um lado, a RD Station tem um ótimo custo benefício para pequenas e médias empresas que estão começando e não tem uma base de contatos muito grande. Ademais, facilita a aplicação das estratégias de e-mail marketing. Entretanto, sua capacidade de automação é mais limitada e os templates não possuem tantos recursos na hora da edição, o que torna as landing pages mais estáticas.

Por outro lado, a Active Campaign apresenta um software de automação mais robusto, com uma interface amigável e intuitiva. Entretanto, em termos de personalização dos templates e construção de segmentação de leads e consequências é mais limitado. Ademais, também não possui módulos para e-commerce.

Ambas as ferramentas estão entre as 10 melhores em termos de e-mail marketing. Portanto, no final, a escolha da sua ferramenta de automação de e-mail marketing dependerá dos seus objetivos e do orçamento, pois ambas as ferramentas são robustas e entregam o que prometem com qualidade e excelência.

Cuidado com ferramenta “tudo-em-um”

É preciso tomar cuidado com ferramentas que entregam “tudo-em-um” como a RD Station. Isso porque você pode ter que passar mais tempo configurando a ferramenta do que de fato planejando suas ações de marketing.

A Active Campaign, por outro lado, possibilita que o usuário se conecte com diversas ferramentas especializadas para cada ação de marketing. Assim, você tem acesso a ferramentas de e-mail marketing, automação, edição e criação de landing pages, etc.

Ademais, outro ponto é que os testes A/B da Active Campaign não são limitados, o que é fundamental para o sucesso da sua estratégia de marketing. Afinal, você precisa criar fluxos otimizados de automação de marketing e, para isso, precisa realizar testes.

Na RD Station, você precisa fazer o “tagueamento” de forma manual, enquanto na Active Campaign o processo é automatizado.

Outro ponto que merece destaca é o lead scoring. Enquanto na RD tanto os materiais quanto as ações valem a mesma pontuação para diferentes tipos de personas, na Active há pontuações diferentes para uma qualificação mais assertiva em diferentes tipos de perfis.

Além disso, em se tratando de entregabilidade de e-mails, o que é um dos pontos-chave da sua estratégia, a taxa da RD é abaixo da média, segundo relatos de antigos clientes. Enquanto na Active Campaign, a entregabilidade é muito melhor, sem correr o risco de cair na caixa de spam.

Agora que você conheceu os prós e contras de ambas as plataformas, confira também o comparativo abaixo entre o Active Campaing e o Leadlovers!

Active Campaign ou Leadlovers: qual escolher?

Precisa de uma ferramenta de automação de marketing, mas está em dúvida sobre qual escolher? Realizamos um comparativo das duas principais: Active Campaign ou Leadlovers.

Em Alta

content

Cartão Digio ou Cartão Will Bank: qual o melhor?

Cartão Digio ou cartão Will Bank: confira mais informações sobre os dois cartões, ambos se anuidade, com app intuitivo e outros benefícios.

Continue lendo
content

Como solicitar o Cartão Flex Car Visa Vale

Saiba mais sobre o cartão Bradesco Flex Car Visa Vale, entenda os benefícios e saiba como funciona. Entenda como solicitar o seu.

Continue lendo
content

Carnê Magazine Luiza: tire suas dúvidas agora

Quer comprar parcelado, mas não tem cartão de crédito? Então, confira no post de hoje as principais dúvidas sobre o carnê Magazine Luiza

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como solicitar o cartão Ewally

Conheça o Cartão Ewally, veja as vantagens de um cartão pré-pago sem anuidade, descubra os benefícios e entenda como solicitar o seu agora!

Continue lendo
content

Conheça o cartão de crédito Home Depot

Quer um cartão que ofereça descontos e condições especiais para você na hora das suas compras? Então, conheça o cartão de crédito Home Depot.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Kallan

Nas lojas Kallan, quem tem o cartão de crédito da rede pode parcelar compras em 10x e tem acesso a mais ofertas. Veja como fazer o seu aqui!

Continue lendo