Auxílio Governo

Saiba quais são as principais diferenças entre o BPC e o Auxílio Inclusão

O Auxílio Inclusão foi criado em 2021 para garantir a inserção de segurados do Beneficio de Prestação Continuada ao mercado de trabalho através de um abono mensal. Mas, para participar, o cidadão precisa estar atento às regras exigidas pela previdência. Veja mais aqui!

Anúncios

Ambos os benefícios são oferecidos pelo INSS, mas é preciso ficar atento às regras para recebê-los. Entenda.

Conheça as diferenças entre o BPC e o Auxílio Inclusão. Fonte: Freepik.
Conheça as diferenças entre o BPC e o Auxílio Inclusão. Fonte: Freepik.

Pois bem, desde outubro de 2021 que uma parcela de segurados do INSS podem recorrer a um novo abono previdenciário conhecido como Auxílio Inclusão. Com vínculo ao Benefício de Prestação Continuada, o programa tem como objetivo inserir determinados grupos no mercado de trabalho. No entanto, apesar da unificação dos benefícios, existe uma diferença entre o BPC e Auxílio Inclusão em relação aos pagamentos.

Antes de mais nada, o BPC é um benefício assistencial que concede um salário mínimo mensal à PCDs em situação de vulnerabilidade econômica. Então, ele existe para garantir que pessoas com deficiência de longo prazo possam receber um auxílio que complemente à renda familiar e ajude nos gastos relacionados à sua enfermidade.

Já o Auxílio Inclusão visa garantir a inserção do segurado pelo BPC no mercado de trabalho. Para receber o abono, é necessário apresentar vínculo ao Benefício e carteira assinada pelo empregador. Ademais, o pagamento do Auxílio não exclui o salário pago pelo BPC. O que acontece é que o segurado recebe o salário do emprego e um adicional de R$600,00 como forma de incentivo.

Conheça o benefício Auxílio Inclusão

Veja como funciona o novo benefício do INSS para PCDs e como se inscrever no programa de inserção ao mercado de trabalho!

Quais as regras para receber o Benefício de Prestação Continuada?

Antes de mais nada, o segurado precisa estar em situação de vulnerabilidade econômica, com a renda familiar per capita inferior a ¼ do salário mínimo vigente. Além disso, é exigido que o cidadão apresente laudos médicos que comprovem alguma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial por no mínimo dois anos. 

Quais as regras para receber o Auxílio Inclusão?

Primeiramente, é obrigatório que o cidadão seja segurado do BPC e exerça uma atividade remunerada, com contribuição mensal ao INSS ou RPPS. O salário pago pela atividade precisa ser menor do que dois salários mínimos, e a pessoa deve estar com o CPF inscrito no Cadastro Único. Assim como o BPC, a renda familiar mensal deve ser inferior a ¼ do salário mínimo. 

Atenção. A Maria quer falar com você.

banner image

Estamos enviando diversas opções de cartões e empréstimos pré-aprovados no WhatsApp.

Você será redirecionado a outro site

Quais as enfermidades que concedem ambos os benefícios ao cidadão?

Podem solicitar os benefícios qualquer cidadão brasileiro portador das seguintes enfermidades:

  • Alienação mental;
  • Cardiopatia grave;
  • Cegueira;
  • Doença de Paget;
  • Contaminação por radiação;
  • Espondiloartrose anquilosante;
  • Hanseníase;
  • Hepatopatia grave;
  • Mal de Parkinson;
  • Neoplasia maligna;
  • Nefropatia grave;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; e 
  • Tuberculose ativa.

Qual o valor pago pelo Auxílio Inclusão?

Por fim, o valor oferecido pelo abono é a metade do salário mínimo vigente. Dessa forma, em 2022 o segurado tem direito a R$600,00. Ademais, é importante reiterar que o beneficiário precisa ter vínculo ao BPC para receber a quantia. 

Em Alta

content

Novo aplicativo BS2 promete conta digital internacional até para quem não é cliente do banco!

O novo aplicativo BS2 promete uma conta digital internacional com ainda mais praticidades para os seus clientes. Confira!

Continue lendo
content

Como se inscrever no Catador de Recicláveis

É catador de recicláveis e reside no estado do Ceará? Então, veja aqui se você tem direito e como se cadastrar no auxílio do governo!

Continue lendo
content

Qual cartão mais fácil de ser aprovado

Se você está procurando um cartão mais fácil de ser aprovado, então, confira aqui nossas dicas e sugestões de cartões de crédito.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Confira os principais documentos para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022

Se você vai fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 confira os principais documentos necessários e não deixe para última hora!

Continue lendo
content

Conheça o Crédito Habitação BPI

Conheça o Crédito Habitação BPI que oferece crédito com taxas de juros variáveis, mistas e fixas, além de financiar até 90% do imóvel.

Continue lendo
content

Empréstimo Superdigital online: rápido, fácil e seguro

Precisa de dinheiro rápido e com taxas competitivas? Então, conheça aqui o empréstimo Superdigital online e suas principais vantagens.

Continue lendo