Educação financeira

Qual a diferença entre endividamento e inadimplência?

Você sabe qual é a diferença entre endividamento e inadimplência? Então, continue a leitura e confira tudo sobre esses dois conceitos.

Anúncios

por Tathiane Mantovani

Publicado em 26/05/2021

Descubra a diferença entre esses dois conceitos

Descubra a diferença entre esses dois conceitos. Fonte: Pexels.
Descubra a diferença entre esses dois conceitos. Fonte: Pexels.

Primeiramente, você sabe qual é a diferença entre endividamento e inadimplência? Isso mesmo! Existe diferença entre esses dois conceitos do mundo da educação financeira. Nem sempre o endividado tem o nome sujo na praça, já o inadimplente corre esse risco o tempo todo.

É muito importante saber o que significa cada um destes conceitos para você não cometer a gafe de interpretar a situação de um amigo ou um familiar de maneira errada. Além disso, você saberá em qual conceito se encaixa de acordo com a sua situação financeira atual.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre a diferença entre endividamento e inadimplência? Então, continue a leitura deste texto e veja todas as informações que selecionamos para você. Vamos lá!

Anúncios

O que é estar endividado?

Uma pessoa endividada é aquela que tem uma dívida para pagar, mas tem dinheiro suficiente para quitá-la dentro do prazo de vencimento sem comprometer o seu orçamento. Ou seja, é uma pessoa que tem uma dívida de longo prazo, como financiamento, empréstimo, compras parceladas no cartão de crédito ou no carnê, entre outros.

Mas ela tem uma renda mensal que é suficiente para pagar as parcelas da dívida e, ao mesmo tempo, quitar as despesas essenciais, como água, luz, telefone, gás, aluguel, entre outros. Por isso, se você tem uma dívida de longo prazo e consegue pagá-la em dia, pode ser considerado endividado.

O que é estar inadimplente?

Já o inadimplente, é aquela pessoa que tem uma dívida em longo prazo, ou seja, é um endividado. Porém, não tem condições financeiras de pagá-la dentro do prazo do vencimento ou, até mesmo, depois dele.

Isso pode acontecer por diversos motivos, como desemprego, má administração da renda, falta de comprometimento, excesso de dívidas, entre outros. Dessa forma, a pessoa acaba deixando de pagar a sua dívida e se torna inadimplente.

Esse comportamento gera prejuízos para a pessoa, pois ela perde o crédito no mercado, bem como pode ser incluída na lista de mau pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC.

Além disso, quando conseguir o dinheiro para quitar a dívida em atraso deverá pagá-la com juros elevados, ou seja, poderá pagar o dobro do valor por causa da inadimplência. E, ainda, pode não conseguir retomar sua credibilidade diante do mercado dependendo de onde fez a dívida.

Anúncios

Então, qual a diferença entre endividamento e inadimplência?

Então, qual a diferença entre endividamento e inadimplência? Fonte: Pexels.
Então, qual a diferença entre endividamento e inadimplência? Fonte: Pexels.

Agora que você já sabe o que é cada conceito, fica mais fácil saber a diferença entre endividamento e inadimplência, não é verdade? Já que o endividado é aquele que tem uma dívida em longo prazo, mas tem condições financeiras para quitá-la no prazo correto.

Portanto, o endividado tem uma saúde financeira positiva. Já o inadimplente, é aquele que tem dívidas acumuladas e atrasadas, mas não tem dinheiro para pagá-las de acordo com o que foi acordado com o credor.

Diante disso, o inadimplente tem uma saúde financeira ruim, já que não cumpre as suas responsabilidades diante das empresas na qual comprou um produto ou contratou um serviço. 

E aí, você se considera endividado ou inadimplente? Se você está endividado, cuidado para não se tornar um inadimplente. Então, sempre faça um bom planejamento financeiro para não correr esse risco.

Mas, se você está inadimplente, procure alternativas para quitar as suas dívidas atrasadas e limpe o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Assim, poderá retomar a sua saúde financeira e a credibilidade diante do mercado.

20 Cursos de finanças pessoais gratuitos

Quer investir na educação financeira e acha que isso custa caro? Está enganado! Confira a nossa lista com 20 cursos de finanças pessoais gratuitos.

Todo endividamento deixa o nome sujo?

Mas, afinal, todo endividamento deixa o nome sujo? A resposta é não. Como vimos anteriormente, o endividado tem uma saúde financeira positiva. Já que ele tem dinheiro para quitar as suas dívidas dentro do prazo acordado.

Porém, se ele não fizer um bom planejamento financeiro, pode perder as rédeas das suas contas e acabar se tornando um inadimplente. A partir daí, a pessoa passa do endividamento para a inadimplência.

Ou seja, uma pessoa que não consegue quitar as suas dívidas junto aos credores, em consequência, seu nome é incluído na lista de mau pagadores dos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, você fica com o nome sujo no mercado.

Portanto, ser endividado não deixa o seu nome sujo, mas ser inadimplente sim. Por isso, fique atento às boas práticas que vamos mencionar no próximo tópico. Dessa forma, você não corre o risco de se tornar inadimplente.

Como limpar nome e aumentar score do CPF

Quer aprender como limpar nome e quitar suas dívidas por apenas R$100 reais? Leia o texto e conheça o Feirão Serasa Limpa Nome.

Quais as boas práticas para evitar a inadimplência e o endividamento?

Quais as boas práticas para evitar a inadimplência e o endividamento? Fonte: Unsplash.
Quais as boas práticas para evitar a inadimplência e o endividamento? Fonte: Unsplash.

Para evitar o endividamento e, consequentemente, a inadimplência existem algumas boas práticas simples que podem ser adotadas. Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar delas, mas é sempre bom reforçar. Vamos lá!

Faça compras à vista

A principal boa prática para evitar o endividamento e a inadimplência é organizar a sua renda para evitar fazer compras a prazo. Quando você tem um bom planejamento financeiro e compra produtos ou serviços à vista não corre o risco de ficar endividado e, consequentemente, inadimplente. Além disso, pense duas vezes antes de comprar algo, para não ficar gastando toda a sua renda com itens supérfluos.

Levante as suas dívidas e receitas

Invista um tempo para colocar em uma planilha todas as suas despesas, dívidas e receitas. Dessa forma, você consegue saber como está a sua saúde financeira, ou seja, se está devendo mais do que ganha, suas finanças estão ruins e você precisa equilibrar as suas contas para não se tornar inadimplente.

Planeje as sua vida financeira

Agora que você já sabe quanto deve e quanto ganha no mês, fica mais fácil organizar as suas finanças e planejar como poderá economizar dinheiro para comprar os produtos e serviços que necessita à vista. 

Aproveite para chamar sua família para fazer parte desse momento, já que todos precisam colaborar para que o planejamento funcione. E não se esqueça de incluir no planejamento um valor para a sua reserva financeira.

Faça uma reserva financeira

Quando você tem uma reserva financeira, é possível ter dinheiro para quitar as suas dívidas caso aconteça algum imprevisto, como desemprego, doença grave, acidente, entre outros. Dessa forma, você consegue organizar as suas finanças e não compromete o seu orçamento.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre endividamento e inadimplência, fica mais fácil se organizar para não se tornar um inadimplente. Agora, se você já está em situação de inadimplência, não se preocupe! Confira quais são os seus direitos de inadimplente clicando no botão abaixo.

Quais os direitos de quem está inadimplente?

Confira quais são os direitos e as obrigações do consumidor inadimplente e das empresas e instituições financeiras credoras, e não se deixe mais enganar!

Sobre o autor

Tathiane Mantovani

Estrategista de Conteúdo, Redatora SEO e Escritora com mais de 9 livros publicados nas áreas de Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Estudante de Jornalismo. Bacharel em Administração. Especialista em Marketing de Conteúdo, Design Instrucional, Gestão de Pessoas e Psicopedagogia Institucional. Apaixonada pela arte da escrita e amante dos livros técnicos.

Em Alta

content

Conheça o Empréstimo MOVA

Empréstimo MOVA é uma novidade que surgiu no mercado financeiro brasileiro, com melhores condições e sem intermédio de bancos. Confira sobre!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Latam Pass Black

O cartão Latam Pass Black oferece um ótimo programa de recompensas. Quer saber como solicitá-lo? Então, leia este post e saiba mais!

Continue lendo
content

Como abrir conta digital UZZIPAY

Quer saber em primeira mão como abrir a conta digital UZZIPAY e usufruir de todos os seus benefícios? Leia este post e saiba mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o empréstimo pessoal Ciclic

Com o empréstimo pessoal Ciclic, você escolhe entre três modalidades para organizar as finanças e ter mais liberdade financeira. Confira!

Continue lendo
content

Conheça o lançamento da Amazon Prime Video que é um dos queridinhos ao Oscar 2022

Conheça uma das apostas de filme candidato ao Oscar 2022 que faz sua estréia em Janeiro na Prime Video e vai te deixar emocionado!

Continue lendo
content

9 cartões para assalariados negativados 2021

Conheça aqui quais são os melhores cartões para assalariados negativados e veja que mesmo com o nome sujo você pode ter um bom produto financeiro.

Continue lendo