Educação

Quais as vantagens de fazer um curso técnico?

Você sabe o que se faz no curso técnico e quais são as suas vantagens? É sobre isso que falaremos no post de hoje. Continue a leitura e descubra!

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 11/05/2021

O que se faz em um curso técnico?

Contamos aqui as vantagens dos cursos técnicos. | Imagem: Colégio Pio XII
Contamos aqui as vantagens dos cursos técnicos. | Imagem: Colégio Pio XII

Antes de tudo, o curso técnico será uma das chaves que você poderá ter para ingressar no mercado de trabalho.

Já imaginou saber exercer parte de sua função sem mesmo ter trabalhado na área anteriormente?

Isso é possível com um curso técnico!

Essa modalidade de curso te proporciona conteúdos práticos com foco no desenvolvimento da profissão, tudo a fim de que você entre no mercado com as informações necessárias.

Interessante não é mesmo?

Contamos nesse post tudo acerca desse assunto. Então se você tem interesse em saber mais, basta continuar a leitura para descobrir. Vem com a gente!

Anúncios

Quais são as vantagens de um curso técnico?

Primeiramente, iremos te apresentar as vantagens de iniciar um curso técnico. Afinal, como te dissemos anteriormente, o mesmo poderá te abrir portas promissoras no mercado de trabalho.

Então confira:

  • Prática do mercado: Uma das principais vantagens de um curso técnico, é a prática que você adquire. Em outras palavras, você se aproxima mais da realidade da profissão.
  • Qualificação: Com um curso técnico, o seu currículo será mais complementado e atrativo para os recrutadores. Atualmente, algumas vagas de trabalho só não são preenchidas devido à falta de qualificação.
  • Menor custo: Cursos técnicos possuem um custo reduzido por natureza. Dessa forma, seu investimento em qualificação se torna bem mais acessível.
  • Menor duração: Fique tranquilo, o curso técnico dura uma média de 01 à 03 anos no máximo. Tudo depende claro, do curso e da instituição escolhida.
  • Retorno: O retorno de um curso técnico é bastante positivo, uma vez que você poderá conseguir um trabalho antes mesmo de terminá-lo ou logo no final, garantindo sua empregabilidade e retorno sobre o investimento.

Quais as desvantagens de um curso técnico?

Por outro lado, o curso também tem suas desvantagens. Contamos abaixo quais são:

  • Formação: A formação de um curso técnico é consideravelmente mais superficial quando comparada a uma graduação. Isso acontece, pois, a carga horária de um cursinho é menor, e com isso algumas matérias não são levadas em conta ou são passadas de maneira superficial.
  • Opção: Em algumas regiões, os cursos técnicos não possuem grande variedade, ou seja, existem poucas opções. Além disso, é preciso avaliar também a disponibilidade de escolas e como elas operam em cada região.
  • Mercado de trabalho: É preciso considerar que em algumas áreas de atuação a formação técnica pode não ser bem recebida. Como por exemplo a contabilidade, que dispõe o registro profissional apenas para formações superiores.

Acima de todas as ocasiões, é fundamental que você consulte e atualize os dados referentes à cursos técnicos e sua relação com o mercado de trabalho.

Anúncios

Curso técnico possui prova para ingressar?

Prova para curso. | Imagem: Escola Técnica Geração
Prova para curso. | Imagem: Escola Técnica Geração

Sim!

Os cursos técnicos possuem provas para que você possa ingressar.

De modo geral, essa etapa funciona como um vestibulinho, onde você responderá perguntas de múltipla escolha. Em algumas ocasiões, é possível que a instituição inclua uma redação como parte do processo seletivo.

As provas possuem conteúdos que foram repassados durante o ensino médio: matemática, português, biologia, sociologia, História e outros.

Existem também, duas vertentes de provas: a primeira é voltada para os alunos que buscam um curso técnico integrado ao Ensino Médio. A outra é para o grupo que já terminou a Educação Básica e quer uma qualificação subsequente.

Portanto, é necessário selecionar qual alternativa se encaixa em seu cenário atual e juntar os conteúdos para estudo.

14 melhores cursos técnicos de 2021

Quer se destacar no mercado de trabalho? Continue a leitura e saiba quais são os 14 melhores cursos técnicos de 2021 para sua profissionalização!

As vagas dos cursos técnicos são limitadas?

Nessa ocasião, a maioria das instituições possuem uma cota de vagas por curso.

Por exemplo, o curso de design de interiores possui 40 vagas em aberto. Para conseguir ocupar uma delas dentro do ranking, será necessário se sair consideravelmente bem na prova.

Quanto menor for a quantidade de vagas, maior será o seu nível de dedicação.

Quando optar por um curso técnico?

Nesse sentido, é necessário avaliar o nível de seu interesse e de seus objetivos.

De modo geral, qualquer pessoa que queira se qualificar para o mercado precisa se profissionalizar.

E este é o ponto mais primordial que você precisará levar em consideração ao optar por um curso técnico.

Ressaltamos que imergir em uma profissão de qualquer maneira não é possível, contando que as empresas possuem requisitos consideravelmente rígidos e bem competitivos.

Ou seja, se houver outra pessoa mais preparada em sua frente, você poderá perder o lugar.

E justamente por isso, o curso técnico pode te oferecer a possibilidade de subir de nível em sua carreira e manter sucesso em suas tentativas.

Ao optar por um curso técnico, você diz “SIM” à sua capacidade de exercer uma função com qualidade e profissionalismo.

Quais os requisitos para entrar em um curso técnico?

Agora que você entendeu mais sobre o funcionamento de um curso técnico, te contaremos quais são os requisitos para iniciá-lo:

Para iniciar um curso técnico, você precisará estar cursando o ensino médio, afinal, o diploma de conclusão só poderá ser recebido uma vez que seus estudos na escola convencional terminarem.

Desse modo, é possível iniciar um curso no primeiro ano do ensino médio e concluí-lo no terceiro ano, período no qual você também concluirá o técnico e poderá retirar seu diploma.

Acima de tudo, não confunda curso técnico com profissionalizante, uma vez que o curso profissionalizante pode ser feito ainda cursando o ensino fundamental.

Por outro lado, os cursos técnicos também são válidos pra quem terminou o ensino médio.

Conclusão

Benefícios cursos técnicos. | Imagem: Tecnim
Benefícios cursos técnicos. | Imagem: Tecnim

Por fim, você pôde compreender melhor o que o curso traz de benefício para sua vida acadêmica e profissional.

Nunca se esqueça de que optar por um curso dessa modalidade exige uma análise de interesses e objetivos.

Como citamos no post de hoje, o mercado, a área de atuação e a região precisam ser dosados em sua escolha, afim de que você possa desenvolver sua carreira de uma maneira sábia.

Se ainda assim você permaneceu com alguma dúvida, o que acha de nos contar abaixo do post? Dessa forma poderemos esclarecer tudo a você.

No mais, continue acompanhando o nosso blog e permaneça atualizado de informações que serão fundamentais para a construção de seu futuro.

Nos vemos por aqui nos próximos posts! Até mais!

Curso técnico ou graduação: qual escolher?

Está em dúvida sobre qual curso fazer para dar um UP na sua carreira profissional? Te contamos aqui quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Veja!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Seguro residencial vale a pena?

Está pensando em contratar um seguro residencial? Confira aqui no post o que é e os principais benefícios para te ajudar na decisão.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com Bitcoin

O mercado de Bitcoins vem crescendo, o que aumentou sua procura. Nesse sentido, no post de hoje falaremos sobre como ganhar dinheiro com bitcoin.

Continue lendo
content

Tudo sobre o sistema SisFIES

O sistema SisFIES foi criado para auxiliar os usuários na hora de solicitar financiamento estudantil. Quer saber mais? Leia o post e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como abrir conta C6 Yellow

A abertura da conta C6 Yellow é fácil, rápida, digital e totalmente gratuita. Então, para saber mais sobre o processo, basta conferir aqui.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão de crédito Magazine Luiza Ouro

Saiba como solicitar o cartão Magazine Luiza Ouro, quais são os benefícios e o passo a passo para ser um cliente da Magazine Luiza.

Continue lendo
content

Como saber o lote da restituição do IRPF 2021?

Quer saber qual a vigência do calendário de restituição do IRPF 2021? Te contamos aqui nesse post. Clique para descobrir.

Continue lendo