Educação financeira

Como verificar se você está com o nome sujo no Serasa

Se você está com dívidas abertas em seu nome, pode ser que tenha alguma restrição no CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito. Entretanto, existem ferramentas que podem te ajudar a descobrir se você tem o nome sujo. Saiba mais a seguir.

Anúncios

por Aline Barbosa

31/03/2022 | Atualizado em 01/04/2022

Se você quer saber se faz parte dos brasileiros com o nome sujo, confira aqui o que fazer!

Confira como saber se você tem o nome sujo. Fonte: Serasa.
Confira como saber se você tem o nome sujo. Fonte: Serasa.

Pois bem, segundo uma nova pesquisa do Mapa da Inadimplência, conduzido pela Serasa Experian, mais da metade da população adulta brasileira está negativada. Nesse sentido, são 62,5 milhões de pessoas com débitos em atraso por todo o país. Se você tem alguma dívida em atraso, existem algumas formas de como saber se você tem o nome sujo.

Então, “estar com o nome sujo” é uma forma popular de descrever a restrição no CPF. Essa restrição ocorre quando deixamos de pagar alguma conta dentro do prazo. Por conta disso, a empresa ou instituição credora inclui o documento do consumidor no sistema de clientes inadimplente dos órgãos de proteção ao crédito. 

No entanto, deve-se avisar o cidadão por carta ou e-mail antes de seu nome figurar nessa lista. A mensagem serve para alertar o consumidor que ele possui pendências em aberto e que precisa regularizar sua situação. Caso não o faça dentro do período estipulado no corpo do texto, a empresa oficializará a inclusão na lista de inadimplentes.

Entenda como funciona o Serasa Score

Confira em detalhes como funciona o sistema de pontuação de crédito da Serasa Experian.

Anúncios

Quais as consequências de ter o nome sujo

Sem dúvida, um dos principais questionamentos ao adquirir uma irregularidade no CPF é se é possível contratar financiamentos, cartões ou linhas de crédito em instituições bancárias. Sim, existem alguns bancos e empresas que aceitam clientes mesmo com o nome sujo. No entanto, o limite ofertado e as chances de aprovação são menores. 

Ao performar uma análise de crédito, as entidades avaliam o perfil financeiro individual do cliente. Dessa forma, se existem restrições por falta de pagamento, a empresa pode recusar a concessão de crédito por entender que existem riscos ao oferecê-lo à você. 

Pessoas que tem o nome sujo também podem encontrar dificuldades em realizar o parcelamento de compras, fazer matrícula em escolas e faculdades particulares e até abrir uma nova conta corrente. 

No caso de o valor do débito em atraso ser muito alto, algumas empresas podem entrar com o pedido de restituição na Justiça. Ou seja, o valor disponível na conta bancária, assim como os bens que ele possui, são requeridos judicialmente para quitar suas dívidas. Entretanto, são poucas instituições que podem recorrer a esse meio, e o cliente deve ser avisado antecipadamente. 

Como saber se você tem o nome sujo

Sem dúvida, uma das formas mais simples e rápidas para verificar se você possui alguma restrição no nome é através do site ou aplicativo da Serasa. Por lá, pode-se conferir se existem débitos negativados na base da empresa.

Em caso positivo, é possível acessar os detalhes da dívida, além da data em que foi incluída no sistema e o valor em aberto. Veja a seguir como fazer.

  • No site ou aplicativo da Serasa, clique na opção “consultar CPF grátis”;
  • Acesse sua conta com os dados de login e senha;
  • Clique em “meu CPF” e realize a consulta;

A próxima etapa do processo apresenta todas as informações sobre o seu CPF na plataforma. Você pode verificar qual o seu score de crédito e acessar o Serasa Limpa Nome para negociar suas pendências financeiras caso tenha dívidas à regularizar. 

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Das páginas para as telas — conheça algumas das adaptações mais bem sucedidas do cinema!

As adaptações de livros para filmes se tornaram um negócio rentável em Hollywood. Mas, você sabe quais são elas? Confira aqui algumas das produções mais populares!

Continue lendo
content

Conheça o cartão Platinum BV

Com o cartão Platinum BV suas compras valem mais, afinal, você tem acesso a um programa de pontos e mais descontos. Conheça mais aqui.

Continue lendo
content

Conta Pride Bank sem taxas de manutenção

A conta Pride Bank é muito interessante para quem busca um produto sem taxas de manutenção. Ficou interessado? Leia o post e confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Os 30 milionários que mais doam para caridade

Ganhar muito dinheiro é bom, mas melhor ainda é doar. Conheça aqui os 30 milionários que mais doam para caridade, como Oprah e Neymar.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo FinanZero

Você conhece o FinanZero? Ele é um buscador online de empréstimos que pode te ajudar a encontrar a melhor opção. Leia o post e saiba mais!

Continue lendo
content

Conheça o Iupp Itaú

Você conhece o programa de vantagens Iupp Itaú? Te contamos aqui o que é, para que serve e vantagens. Continue a leitura e descubra.

Continue lendo