Dicas

Quais as vantagens de começar uma graduação?

Quer sobressair-se no mercado de trabalho? Obter conhecimentos através da graduação é um dos pontos mais importantes para o bom profissional. Confira aqui as principais vantagens de realizar o curso superior.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 15/03/2021

Descubra se vale a pena fazer faculdade

Saiba quais são os motivos para começar uma graduação. | Imagem: Freepik
Saiba quais são os motivos para começar uma graduação. | Imagem: Freepik

Uma coisa é fato: se você deseja se sobressair no mercado de trabalho e conseguir boas oportunidades, é necessário buscar capacitação e aprimoramento profissional. Ou seja: começar uma graduação.

A justificativa disso é que o mercado está cada vez mais competitivo e aqueles candidatos que não possuem um bom currículo acadêmico acabam ficando para trás.

Além disso, precisamos ressaltar que existem algumas profissões que começar uma graduação é obrigatório para poder exercê-la, como é o caso de médicos, engenheiros, psicólogos, professores, advogados, farmacêuticos e vários outros.

Portanto, se você ainda fica se questionando sobre iniciar ou não os estudos na faculdade, já te dizemos: os estudos podem sim te beneficiar bastante na sua carreira profissional. Os motivos? Te contamos logo abaixo. Para descobrir, basta continuar a leitura!

Anúncios

7 vantagens de começar uma graduação

Vantagens da graduação. | Imagem: Freepik
Vantagens da graduação. | Imagem: Freepik

Antes de iniciar a faculdade, é muito comum as pessoas ficarem se questionando sobre a sua real importância e como ela pode contribuir para sua carreira profissional. Há quem acredite que começar uma graduação não faça tanta diferença assim. Há também quem pense que só vai conseguir ter sucesso se realizar o curso na faculdade mais cara ou cobiçada da cidade.

E nossa opinião diante disso tudo é: começar uma graduação faz toda a diferença para quem quer se destacar. No entanto, existem diversas opções de faculdades no mercado e você não precisa focar somente na mais cara. Basta saber aproveitar o curso e dedicar-se.

 Confira na lista a seguir as principais vantagens do curso de graduação:

Qualificação profissional

Começar uma graduação garante qualificação profissional. | Imagem: Freepik
Começar uma graduação garante qualificação profissional. | Imagem: Freepik

Nossa lista não poderia começar diferente a não ser enaltecendo a grande qualificação profissional que quem tem diploma de graduação possui. E o motivo disso é que, com os anos de aprendizado na faculdade, o aluno adquire diversos conhecimentos (teóricos e práticos) que poderão ser colocados em prática durante as suas experiências profissionais.

Inclusive, quem faz faculdade, ganha o direito de participar de seletivas para vagas de estágio. Isso contribui ainda mais para seus conhecimentos e para sua qualificação profissional.

Tais conhecimentos fazem com que eles possam concorrer a vagas que, caso eles não estudassem, não seria possível. Afinal, existem diversas oportunidades que pedem conhecimentos específicos que não conseguimos adquirir a não ser através de cursos superiores.

Anúncios

Currículo mais competitivo

Tenha um currículo mais competitivo. | Imagem: Freepik
Tenha um currículo mais competitivo. | Imagem: Freepik

Na hora de fazer a seleção para uma vaga em aberto, a empresa precisará averiguar os currículos dos candidatos. Neste momento, não há dúvidas que ter uma graduação irá tornar o seu currículo muito mais competitivo.

Além disso, como foi dito acima, é bem provável que durante a faculdade você terá feito estágio (existem cursos em que o estágio é obrigatório inclusive), e isso irá incrementar ainda mais o seu currículo, fazendo com que as chances de aceitação nos processos seletivos seja ainda maior. Portanto, se você deseja sobressair-se nos processos para conseguir a vaga que você almeja, certamente começar uma graduação é um bom caminho.

Oportunidade de plano de carreira em grandes empresas

Plano de carreira em grandes empresas. | Imagem: Freepik
Plano de carreira em grandes empresas. | Imagem: Freepik

Essa daqui trata-se de uma vantagem especialmente para quem tem sonho de trabalhar em grandes empresas. E a razão disso é que, embora todos os processos tendam a ser competitivos, nesses casos eles são ainda mais.

O setor de recrutamento e seleção de grandes empresas utilizam de vários critérios até chegar nos candidatos ideais para chamar para o processo seletivo, que, por sua vez, possuem várias etapas até chegar no candidato ideal.

E se você possuir um curso de graduação concluído, provavelmente você já terá uma bagagem acadêmica e profissional para conseguir, não apenas ser chamado para o processo, mas também para saber como portar diante dele, aumentando assim suas chances de contratação.

Após ser contratado, ter uma graduação também faz toda a diferença dentro de grandes empresas. Afinal, elas também contam com um plano de carreira para funcionários e ter conhecimento fará com que você consiga subir níveis até realizar-se profissionalmente dentro da instituição. Este também é de fato um grande benefício que poderá te proporcionar muita estabilidade e realização.

Melhor remuneração

A faculdade permite uma melhor remuneração. | Imagem: Freepik
A faculdade permite uma melhor remuneração. | Imagem: Freepik

Quem não almeja um bom salário, não é mesmo? Pois então… Essa é uma vantagem bastante expressiva de começar uma graduação. Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE, os profissionais com diploma superior podem ganhar até 220% mais do que aqueles que não estudaram, segundo O Estadão.

20 profissões com maiores rendimentos

A Receita Federal liberou um relatório que destaca as profissões com maiores rendimentos em 2020. Saiba mais!

Além disso, por serem mais requeridos pelas empresas, eles acabam recebendo aumento com maior frequência para garantir que eles estarão satisfeitos profissionalmente e que não irão trocar a empresa por uma oportunidade que receberiam mais.

Possibilidade de atuar como autônomo

Trabalhe como autônomo. | Imagem: Freepik
Trabalhe como autônomo. | Imagem: Freepik

Se o seu desejo é trabalhar como autônomo, saiba que o curso superior também poderá contribuir bastante para que você tenha as qualificações necessárias para cumprir as funções com eficiência.

Afinal, uma vez que você terá aprendido sobre noções de empreendedorismo e como executar as atividades da sua área durante a faculdade, você não precisará necessariamente trabalhar em uma empresa antes de iniciar sua carreira autônoma e ainda conseguirá saber como agir diante de determinadas situações.

Neste caso, o estágio que você deverá ter realizado durante a faculdade, novamente terá uma grande importância. Portanto, aproveite-o o máximo que der!

Estabilidade financeira

Em primeiro lugar, tenha estabilidade financeira e realize seus desejos. | Imagem: Freepik
Em primeiro lugar, tenha estabilidade financeira e realize seus desejos. | Imagem: Freepik

Quando se tem um curso superior, as chances de contratação nas empresas tornam-se muito maiores. Além disso, você terá também mais chances de crescimento para fazer carreira. E, caso você exerça suas atividades com profissionalismo e responsabilidade, é menos provável que você seja surpreendido com uma demissão repentina.

Portanto, se você tem medo da incerteza profissional, de um futuro instável e sem garantia principalmente financeira, saiba que começar uma graduação diminuirá consideravelmente esse sentimento. Além disso, fará com que você possua uma estabilidade financeira a longo prazo, sendo mais fácil de se organizar e até mesmo fazer planos e realizar sonhos, como: comprar um imóvel, investir dinheiro, casar-se, entre outros.

Conhecimento e experiência

Obtenha conhecimento e experiência na graduação. | Imagem: Freepik
Obtenha conhecimento e experiência na graduação. | Imagem: Freepik

Já te contamos que durante a graduação você irá adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a profissão que você deseja exercer, certo? Pois bem… Isso não é tudo. Além disso, você poderá realizar troca de conhecimentos e experiências com seus colegas de curso e professores que com certeza te ajudarão muito na sua carreira profissional. Afinal, para um bom profissional, o bom networking faz toda a diferença!

Crescimento pessoal

Sobretudo, a faculdade te proporciona crescimento profissional e pessoal. | Imagem: Freepik
Sobretudo, a faculdade te proporciona crescimento profissional e pessoal. | Imagem: Freepik

Por fim, mas não menos importante, saiba que iniciar uma graduação fará com que você cresça não apenas o seu lado profissional, mas também o seu lado pessoal.

É bem provável que ao fazer um curso superior você conseguirá se desenvolver como pessoa, principalmente seu lado crítico, humano e empático. Características que são muito valorizadas até mesmo durante os processos seletivos e no dia a dia das empresas, o que te ajudará bastante!

3 opções de onde começar uma graduação

Opções para realizar a graduação. | Imagem: Freepik
Opções para realizar a graduação. | Imagem: Freepik

Agora você já sabe quais são as 7 vantagens de começar uma graduação. E provavelmente já se convenceu sobre a realização de um curso superior para se destacar no mercado profissional, acertei?

Porém, essa decisão não é o suficiente para que você inicie o curso e possa usufruir de todas as vantagens. Antes disso, você precisará definir qual é a instituição de ensino responsável pelos seus estudos.

Vale relembrar o que foi dito anteriormente: ainda que muita gente acredite, não é somente a faculdade mais cara ou cobiçada que irá oferecer um bom ensino. Aliás, quem pensa assim está muito equivocado(a).

Existem diversas opções disponíveis que oferecem excelente custo x benefício e que conseguem te preparar muito bem para o mercado de trabalho.

Para te comprovar isso, separamos três opções de faculdades que você pode começar uma graduação e ter muito retorno profissional. Veja abaixo:

Estácio

Estácio de Sá. | Imagem: Uol
Estácio de Sá. | Imagem: Uol

A nossa primeira indicação é a universidade Estácio. Ela é uma das maiores instituições de ensino do Brasil com mais de 50 anos de história e mais de 400 cursos disponíveis.

Através dela, você pode tanto estudar presencialmente (em um dos seus polos de ensino que estão espalhados por todo o Brasil), como também optar pelo ensino à distância, sendo realizado através do portal do aluno.

São vantagens de ingressar em um curso superior na universidade Estácio:

  • Notas altas no MEC: esse é sem dúvidas um dos principais critérios que o aluno leva em consideração na hora de escolher a instituição de ensino. E quanto a isso, podemos afirmar que a Estácio está com tudo! Suas notas, são, de 1 a 5: 4 no conceito institucional (CI), 4 no conceito institucional (CI) para o EAD e 3 no índice geral de cursos (IGC);
  • Boa infraestrutura: a instituição oferece boa infraestrutura tanto nos seus polos presenciais, como também no seu polo EAD, o que garante qualidade para as atividades escolares;
  • Corpo docente qualificado: além de uma boa infraestrutura, a Estácio preocupa-se também com o seu corpo docente. Portanto, alunos que escolhem a instituição para começar uma graduação, terão a garantia de professores qualificados e capacitados;
  • Estácio carreiras: a universidade oferece um portal que contribui para a elaboração do currículo, acesso às vagas de estágio e emprego disponíveis na área do aluno, bem como dá a opção de esclarecimento de dúvidas a respeito de empregabilidade;
  • Parcelamento estudantil: e se você deseja iniciar um curso na Estácio, mas não tem condições financeiras para arcar com a mensalidade integral, não tem problema! A instituição oferece parcelamento estudantil que não necessita de conta no banco, fiador ou Enem. Entre em contato com o setor financeiro da Estácio para mais informações.

Unopar

Unopar. | Imagem: Quero Bolsa
Unopar. | Imagem: Quero Bolsa

Assim como a Estácio, a Unopar também é uma instituição privada bastante conhecida no país, com mais de 40 anos de história. Possui cursos em três modalidades: presencial, semipresencial e à distância e reconhecimento do MEC (Ministério de Educação).

Veja quais são algumas vantagens de ingressar os estudos na faculdade Unopar:

  • Professores altamente capacitados: os professores da faculdade Unopar são altamente capacitados, além de passarem por constante aperfeiçoamento. Dessa forma, alunos que escolhem essa instituição para começar uma graduação, têm a garantia de qualidade de ensino através de aulas interativas e enriquecedoras;
  • Processo educativo diferenciado: o processo da Unopar visa contribuir para que o estudante desenvolva não apenas o lado profissional, mas também o pessoal para garantir que ele consiga uma boa bagagem acadêmica;
  • Aulas preparadas por equipes multidisciplinares: todas as aulas da Unopar são preparadas com o máximo de dedicação e atenção através de uma equipe multidisciplinar;
  • Disponibilização de portal online de qualidade: tendo em vista que o foco da faculdade são os cursos à distância, ela disponibiliza de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) totalmente interativo e tecnológico a fim de melhorar a experiência do aluno e contribuir com seu aprendizado;
  • Preços acessíveis: e tudo isso através de preços bastante acessíveis. Na Unopar, você encontra cursos com matrículas inferiores a R$ 60,00 e mensalidades abaixo de R$ 200,00.

Unicesumar

Unicesumar. | Imagem: Unicesumar
Unicesumar. | Imagem: Unicesumar

Por fim, nossa última recomendação para começar uma graduação é a Unicesumar. Assim como as outras duas opções da lista, essa universidade possui modalidades de ensino presencial e à distância para que você possa escolher aquela que mais lhe agrada.

Além disso, como suas principais vantagens, podemos citar:

  • Está entre os 10 maiores grupos educacionais do Brasil;
  • Possui nota máxima no MEC (Ministério da Educação);
  • Tem mais de 700 polos de educação espalhados em todo o país;
  • Possui nota 4 em índice geral dos cursos (ICG) por 9 anos consecutivos;
  • Tem mais de 200 parcerias internacionais e mais de 250 mil alunos matriculados

E então, vale a pena começar uma graduação?

Enfim... Fazer graduação vale a pena? | Imagem: Freepik
Enfim… Fazer graduação vale a pena? | Imagem: Freepik

No decorrer desse post te contamos quais são as principais vantagens de começar uma graduação, como: qualificação profissional, melhor remuneração, estabilidade financeira, possibilidade de trabalhar como autônomo e outros.

Além disso, te contamos também que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e que se você deseja se sobressair é necessário que você se capacite.

Portanto, na hora de responder essa questão, nossa resposta não poderia ser outra a não ser que: sim, sem dúvidas, começar uma graduação vale super a pena!

Só não se esqueça de escolher qual das modalidades de ensino (presencial, semipresencial ou ensino à distância) mais se encaixam na sua rotina. Depois, definir qual será a instituição que mais lhe agrada, realizar sua matrícula para usufruir dos benefícios e dar start a uma carreira profissional de muito sucesso!

É isso. Acima de tudo, esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você. E caso você queira mais dicas como essa, continue acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui!

Os melhores sites para procurar emprego em 2021

Está desempregado e não sabe mais onde procurar emprego? Elencamos os melhores sites para procurar emprego em 2021 na lista abaixo. Confira!

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Casas Bahia: 10% de desconto na primeira compra

Saiba tudo sobre o cartão de crédito Casas Bahia, como solicitá-lo, quais são suas vantagens e características e se ele é ideal para você.

Continue lendo
content

Conheça o empréstimo online da Credjet

Conheça o empréstimo online Credjet, quais suas características, vantagens e os requisitos para solicitá-lo e confira se é ideal para sua necessidade.

Continue lendo
content

Como solicitar o consórcio Fiat

O consórcio Fiat é a opção perfeita para adquirir um automóvel 0km, com facilidade e livre de burocracias e juros. Quer ver como? Confira aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o empréstimo pessoal Credisfera

Conheça o empréstimo pessoal Credisfera e saiba se ele é ideal para sua necessidade financeira, além das vantagens do empréstimo.

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Sicoob Black

Com tantos benefícios exclusivos do cartão Sicoob Black, fica difícil não querer solicitá-lo. Confira aqui tudo o que precisa fazer para ter esse produto!

Continue lendo
content

Conheça a Santander Conta Corrente

Saiba tudo que precisa sobre a Santander conta corrente e abra hoje mesmo a sua conta sem sair de casa para ter acesso às vantagens do banco.

Continue lendo