Empreendedorismo

Conheça a Upwork Brasil: como ganhar dinheiro como freelancer

Já pensou trabalhar como freelancer através de uma plataforma segura para ganhar dinheiro na internet? É o que a Upwork Brasil pode te proporcionar. Leia o artigo e saiba mais.

Anúncios

por Maria Luísa Barbosa

Publicado em 15/03/2021

Ganhe dinheiro como freelancer em 2021

Saiba como ganhar dinheiro pela Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Saiba como ganhar dinheiro pela Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

O trabalho como freelancer tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E o motivo disso são os benefícios que essa modalidade proporciona, como: mais autonomia, menos despesas, maior diversificação, maior possibilidade de aumentar os gastos em pouco tempo e melhor gestão do seu tempo. E para usufruir desses benefícios e encontrar bons clientes, os profissionais têm usado plataformas como a Upwork Brasil.

Você já a conhece? A Upwork é conhecida como uma intermediadora entre freelancers e contratantes de toda parte do mundo a fim de auxiliar tanto quem procura serviço, como quem procura profissional. Já com a opção da Upwork Brasil, você pode localizar apenas as oportunidades nacionais, facilitando ainda mais a sua busca.

Então se porventura este é o seu caso e você deseja ganhar dinheiro como freelancer, recomendamos que você conheça mais a fundo sobre essa plataforma e faça o seu cadastro. Se interessou? Se você quer entender mais sobre essa plataforma e os seus benefícios, não deixe de ler esse artigo!

Anúncios

O que é a Upwork Brasil?

Upwork Brasil: plataforma digital para freelancers. | Imagem: Pixabay
Upwork Brasil: plataforma digital para freelancers. | Imagem: Pixabay

Como foi dito anteriormente, a Upwork Brasil é uma plataforma destinada aos serviços freelancers, sendo muito útil para pessoas que querem trabalhar de forma autônoma e independente e principalmente para clientes que estão em busca de profissionais que prestam determinados serviços.

Embora seja uma empresa conhecida em vários países, a Upwork na versão Brasil é voltada para oportunidades para brasileiros, sendo muito fácil de encontrar freelancers e clientes em todo o país, ainda que o conteúdo seja em inglês e o pagamento seja em dólar.

Portanto, para se cadastrar na plataforma é preciso que você defina qual é a sua finalidade: se deseja ser freelancer (prestador de serviço) ou contratante e realizar os passos solicitados. Falaremos sobre isso adiante.

Como se tornar freelancer na Upwork Brasil?

Como tornar freelancer na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Como tornar freelancer na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

Bom, já te contamos que o trabalho freelancer é realmente muito vantajoso para quem deseja ganhar dinheiro de forma autônoma e descomplicada e que a Upwork Brasil pode contribuir bastante com isso. Mas… Como, de fato, funcionaria o processo para te tornar freelancer na plataforma? É sobre isso que falaremos nos tópicos a seguir. Confira:

Anúncios

Como a Upwork Brasil se diferencia das demais plataformas?

Diferença entre as plataformas.| Imagem: Pixabay
Diferença entre as plataformas.| Imagem: Pixabay

Antes de mais nada, é bom ressaltar que a Upwork Brasil funciona diferente de outras plataformas para freelancer disponíveis no mercado. Por exemplo: a Workana possui versões em três línguas, sendo possível encontrar uma versão inteiramente em português para que você possa se cadastrar, preencher o seu currículo profissional e procurar por oportunidades. Da mesma forma da Fiverr que recentemente também lançou uma versão brasileira.

Já a Upwork Brasil, embora possua essa modalidade em que é voltada para profissionais e clientes brasileiros, todo o seu conteúdo, trâmites e pagamentos não são nacionais, mas sim em inglês e o pagamento em dólar, sendo necessário que você se habitue com isso. Mas garantimos: não é nenhum bicho de sete cabeças e com tantas vantagens que a plataforma oferece se adequar a ela vale super a pena!

Como a plataforma funciona

Funcionamento da Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Funcionamento da Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

Sabendo disso, vamos ao funcionamento da plataforma: o freelancer, ao realizar o seu cadastro, terá a opção de escolher um dos três planos que a plataforma oferece (básico, premium e empresarial), sendo que cada um dos planos oferece benefícios diferentes para que depois disso possa procurar por trabalhos na sua área e enviar propostas.

Ah, e é bom ressaltar que, embora a plataforma seja em inglês, você consegue enviar mensagens ao cliente em português para tornar a comunicação mais fácil e pessoal até que o projeto seja fechado.

Após o fechamento, a Upwork Brasil se encarrega de fazer a administração e suporte durante todo o projeto, inclusive na parte financeira, uma vez que o pagamento só será disponibilizado para o freelancer após a conclusão do trabalho e a confirmação que está tudo ok.

Por fim, você poderá ser avaliado na plataforma para que possa ganhar certo destaque e/ou entender quais são os pontos de melhoria para trabalhos futuros.

Se interessou pelo serviço? Agora é hora de ver qual é o passo a passo para realizar o seu cadastro e aprender como ganhar dinheiro como freelancer na Upwork Brasil. Veja nos tópicos abaixo.

Como se cadastrar

Saiba como se cadastrar na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Saiba como se cadastrar na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

Para fazer cadastro na plataforma Upwork Brasil como freelancer é bem simples e rápido, basta seguir alguns passos. Confira quais são:

  1. Acesse o site da Upwork no seu navegador;
  2. Clique no botão “Sign Up” localizado no canto superior direito da tela;
  3. Em seguida, você terá que preencher as seguintes informações: first name, last name e e-mail address;
  4. Feito isso, informe que deseja se cadastrar como freelancer;
  5. Provavelmente a plataforma irá te pedir para confirmar o seu e-mail para garantir a validação da conta, faça isso;
  6. Com a conta validada, informe quais serão as áreas que você deseja fornecer e o seu nível de habilidade em cada uma delas, sendo entry level para iniciante e expert para experiente;
  7. Depois, após incluir as áreas que você deseja fornecer, você deverá selecionar quais são os serviços específicos dentro dela. Assim a plataforma filtrará quais os serviços aparecerão para você;
  8. E ao finalizar o preenchimento das configurações, o seu cadastro estará finalizado e pronto para seguir para o próximo passo: a inclusão do seu currículo acadêmico e profissional na plataforma.

Como fazer o seu currículo na Upwork Brasil

Cadastro do currículo na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Cadastro do currículo na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

Após se cadastrar na plataforma, você será direcionado para a criação do seu perfil pessoal e profissional. Veja quais são os passos:

  1. Escolha uma foto de perfil (atenção! Essa deve ser uma foto com cunho profissional, uma vez que será a primeira impressão que os clientes terão de você. Então escolha preferencialmente uma foto de roupa social, sem excesso de maquiagem e e em um fundo neutro);
  2. No campo “Professional Title”, você deve inserir um título em inglês que descreva suas atividades profissionais. Neste momento é ideal que você seja breve, ok?;
  3. Em seguida, no campo Professional Overview, você deverá criar uma descrição completa sobre sua trajetória profissional (diga com que você trabalha, quais são suas habilidades profissionais, onde você estuda ou estudou, quais foram suas experiências profissionais prévias)… Enfim, tente ser bem detalhista para que não restem dúvidas. E atenção! É importante que seu inglês seja impecável neste momento. Caso você sinta dificuldades, peça ajuda profissional;
  4. Feito isso, você passará por um processo de avaliação da Upwork Brasil que, caso aprovado, será necessário preencher outras informações referentes ao seu nível de escolaridade no campo “Add Education” e sobre suas experiências profissionais em “Add employment”;
  5. A plataforma irá juntar todas as informações passadas para criar o seu perfil profissional para que você possa começar a procurar oportunidades nas áreas que você selecionou e logo poder começar a ganhar dinheiro como freelancer. Viu como é simples?

Como conseguir jobs na plataforma

Conseguir jobs na plataforma. | Imagem: Pixabay
Conseguir jobs na plataforma. | Imagem: Pixabay

Para conseguir trabalhos pela Upwork Brasil, você precisa antes de mais nada realizar o seu cadastro conforme listamos anteriormente. Em seguida, é necessário que você acompanhe as oportunidades cadastradas na sua área para que você possa enviar a sua proposta e negociar com o cliente a fim de chegar a um acordo e iniciar a execução do projeto.

Entretanto, há algumas maneiras de se destacar e garantir que os clientes se interessem por você com mais facilidade, aumentando as chances de conversão. Veja a seguir quais são.

21 maneiras inteligentes de ganhar dinheiro online

Nunca foi tão fácil encontrar maneiras legítimas de ganhar dinheiro online. Basta encontrar um nicho onde você se destaca e começar a monetizar o seu conhecimento.

Ganhar dinheiro trabalhando como freelancer: 5 dicas para se destacar na Upwork Brasil

Cinco dicas na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Cinco dicas na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

Para se destacar na plataforma e conseguir fechar mais projetos como freelancer, recomendamos que você siga as nossas 5 dicas abaixo:

Complete o seu perfil na plataforma

Conclua o eu perfil na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Conclua o eu perfil na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

Ainda que não seja fator obrigatório ter o perfil completo na plataforma, quanto mais informações você disponibilizar para os clientes, mais eles poderão te conhecer e mais credibilidade e profissionalismo você passará.

Portanto, crie o seu perfil com o máximo de informações possíveis, desde às suas informações pessoais, até as informações acadêmicas e profissionais, sempre se atentando ao inglês e a veracidade dos dados informados. Se porventura você tiver dificuldades com a língua estrangeira, tome cuidado! Não é recomendado que você utilize tradutores online, como é o caso do Google Tradutor. Isso porque a plataforma consegue identificar que você o utiliza e pode até mesmo banir a sua conta. Portanto, neste caso é necessário que você conte com uma ajuda profissional para revisão do seu texto.

Inclua o seu portfólio

Inclua seu portfólio na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Inclua seu portfólio na Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

Além do perfil pessoal e profissional completo, você deve também incluir o seu portfólio para que seus clientes possam conhecer mais a respeito dos trabalhos já desenvolvidos por você.

Se você possuir portfólio em alguma plataforma específica para a divulgação de trabalhos, como é o caso do Behance, a dica é que você divulgue o link do mesmo juntamente com seu perfil profissional.

Assine o plano Premium da Upwork Brasil

Obtenha a versão premium da plataforma. | Imagem: Pixabay
Obtenha a versão premium da plataforma. | Imagem: Pixabay

Te contamos acima que a Upwork Brasil oferece três opções de planos, sendo eles:

  • Básico: não gera custo algum ao freelancer;
  • Premium: o valor da assinatura é de U$ 49,90 mensais;
  • Empresarial: possui valores variados, sendo necessário entrar em contato com a plataforma para estipular qual será o orçamento mensal.

Portanto, caso você queira se sobressair na plataforma perante os demais freelancers, mais uma dica é assinar o plano premium, fazendo com que você tenha mais vantagens e visibilidade.

Cadastre-se em categorias de acordo com seu perfil

Faça seu cadastro na caegoria correta de acordo com seu perfil. | Imagem: Pixabay
Faça seu cadastro na caegoria correta de acordo com seu perfil. | Imagem: Pixabay

No momento do cadastro na plataforma, você teve que selecionar categorias que deseja trabalhar, indicando qual é o seu nível de experiência. É muito importante que você faça essa seleção com o máximo de coerência e sinceridade possível para que, quando as demandas aparecerem, você consiga realizá-las com excelência e possa ser recomendado por esse cliente para que sua credibilidade e destaque na plataforma aumentem.

Procure tags específicas

Busque tags específicas na plataforma. | Imagem: Pixabay
Busque tags específicas na plataforma. | Imagem: Pixabay

Por fim, mas não menos importante, não deixe de procurar tags específicas para encontrar oportunidades que sejam de fato atraentes para você. Por exemplo: uma vez que a empresa não limita apenas os trabalhos do Brasil, uma boa maneira de filtrar a busca através das tags é inserir na busca: “português brasil”, assim você garante que os serviços filtrados são nacionais e que você poderá realizá-los sem grandes problemas.

A Upwork Brasil vale a pena?

Benefícios da Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay
Benefícios da Upwork Brasil. | Imagem: Pixabay

Com tantas informações a respeito da Upwork Brasil, é hora de tentar entender se realmente vale a pena tentar ganhar dinheiro como freelancer através dela. Para isso vamos avaliar algumas questões. Veja abaixo:

O primeiro ponto que você deve estar se questionando é pelo fato de a plataforma não ser em português e das transições acontecerem em dólar, podendo ser visto como uma desvantagem, especialmente para quem não domina a língua inglesa.

Por outro lado, é uma plataforma que possibilita visualizar oportunidades de trabalho de todo o mundo, sendo possível encontrar àquelas que sejam pertinentes e condizentes com aquilo que você está disposto(a) a fazer. Para facilitar a busca, utilize as tags específicas como explicamos acima.

Além disso, por ser uma empresa bem consolidada no mercado mundial, com muitos anos de experiência e vários negócios já concretizados, acredita-se que é uma boa empresa para se confiar.

Então, como uma visão geral, conclui-se que ter um cadastro na Upwork Brasil para tentar fazer uma renda extra e trabalhar como freelancer, vale a pena sim, especialmente para profissionais que desejam boa visibilidade sem limitação regional. Quer comprovar? Siga o passo a passo descrito acima e faça o seu cadastro agora mesmo.

Conclusão

Upwork Brasil é bom? | Imagem: Pixabay
Upwork Brasil é bom? | Imagem: Pixabay

No mais, esperamos que você possa ter compreendido quais são os benefícios de trabalhar como freelancer para garantir sua renda mensal e de realizar o seu cadastro em uma das maiores plataformas destinadas ao serviço autônomo do mundo.

Não se esqueça que o cadastro é bem simples, leva pouco mais de 10 minutos para ser finalizado, sendo obrigatório que seja feito em inglês. Então atente-se aos detalhes, preencha com as suas informações e esteja pronto para encontrar as melhores oportunidades para ganhar dinheiro como freelancer. Tenho certeza que você irá adorar!

E se você quiser mais informações a respeito de mercado de trabalho e finanças, continue acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui!

18 Sites para você ganhar dinheiro online

Se você quer ganhar dinheiro online precisa conhecer os sites que elencamos abaixo. Comece 2021 com o pé direito e faça uma renda extra.

Sobre o autor

Maria Luísa Barbosa

Publicitária com vasta experiência em criação de conteúdo para web. Escrevo sobre finanças há mais de um ano com objetivo de te auxiliar a ter uma melhor experiência financeira. Nas horas vagas, sou mãe de pet, amante da arte e da moda. Prazer, Malu! (:

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça o cartão Unicred Platinum

Está procurando por um cartão com inúmeros benefícios para viajar? Neste post falaremos sobre o cartão Unicred Platinum, confira!

Continue lendo
content

Veja como solicitar a recuperação de senha do CAIXA Tem

Se você esqueceu sua senha de acesso, veja como fazer a recuperação de senha do CAIXA Tem para receber o Auxílio Brasil.

Continue lendo
content

Auxílio Gás deve contemplar 5,58 milhões de famílias em fevereiro

A lista de aprovados do Auxílio Gás é ampliada para o mês de fevereiro e deve contemplar 5,58 milhões de lares brasileiros. Confira mais aqui!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Tudo sobre a Conta Digital C6 Bank

Conheça tudo sobre o que você precisa saber sobre a Conta Digital C6 Bank. Conheça as vantagens, desvantagens e serviços oferecidos pelo C6.

Continue lendo
content

Qual o cartão de crédito fácil de aprovar?

Separamos aqui opções de cartão de crédito fácil de aprovar, como do Pan e Next, que oferecem facilidade para conseguir. Confira mais aqui!

Continue lendo
content

Conheça o Cartão de crédito Ibicard Fácil

Conheça o Cartão de crédito Ibicard Fácil, disponível para negativados! Entenda como funciona, conheça os benefícios e saiba como solicitar.

Continue lendo