Educação financeira

Cidadãos agora tem acesso à declaração pré-preenchida do IR 2022

Este ano a Receita Federal lançou uma série de ferramentas para auxiliar o cidadão a preencher sua declaração do Imposto de Renda corretamente. Agora, contribuintes com certificado digital ou contas nível ouro e prata conseguem o documento pré-preenchido! Entenda mais a seguir.

Anúncios

O documento está disponível através de acesso com certificado digital ou login avançado na plataforma do governo. Entenda.

Cidadãos agora tem acesso à declaração pré-preenchida do IR. Fonte: Adobe Stock.
Cidadãos agora tem acesso à declaração pré-preenchida do IR. Fonte: Adobe Stock.

Desde o último dia 15/03, cidadãos que possuem certificado digital ou que tem contas no nível prata ou ouro na plataforma Gov.br do Governo Federal começaram a receber a declaração pré-preenchida do IR. Dessa forma, o contribuinte tem acesso a um documento com suas informações financeiras recolhidas pelo Fisco, e pode apenas confirmar os dados para enviar a declaração do Imposto. 

O recurso está disponível no e-CAC e teve uma ampliação de serviços desde o ano passado, quando a declaração pré-preenchida do IR estava disponível apenas a quem tinha o certificado digital. Então, a partir desse ano, usuários com um nível mais seguro de conta na plataforma do governo também tem acesso.

No documento, o cidadão recebe através do portal do e-CAC as informações referentes a seus rendimentos, bens, ônus e deduções. Esses dados são adquiridos por declarações de empresas, bancos, planos de saúde, imobiliárias e repassadas à Receita Federal.

Então, cabe ao contribuinte confirmar se os dados estão corretos e alterar, excluir ou incluir informações pertinentes ao IR que não constam no documento pré-preenchido. 

No caso de não possuir um certificado digital, a pessoa deve acessar o e-CAC com o login e senha de uma conta nível prata ou ouro do Gov.br. E, se não tiver uma conta em nenhum desses níveis, verificar o que é necessário no site para aprimorar o level de segurança.

Cidadãos que acessam o portal com o certificado já são nível ouro automaticamente, o que garante acesso irrestrito a todos os serviços públicos e digitais presentes no site do governo. 

Veja como fazer o IR de seus investimentos.

Veja o que precisa para declarar o IR 2022

Confira quais são os documentos necessários para preencher a declaração de forma correta.

Como acessar a declaração pré-preenchida do IR?

Pois bem, o documento está disponível em praticamente todas as plataformas da Receita. Sendo assim, é possível acessá-lo através do programa gerador da declaração, no aplicativo Meu Imposto de Renda e também no e-CAC. Pelo programa gerador, a opção “iniciar declaração a partir da pré-preenchida” aparece logo na tela inicial.

Para acessar os dados, é preciso acessar a conta do Gov.br com os dados de login e senha, e o próprio aplicativo redireciona o contribuinte ao programa para que ele conclua a importação do documento pré-preenchido. 

Alterações no acesso da plataforma do governo

No final de fevereiro, o e-CAC mudou os níveis de segurança para quem utiliza a plataforma Gov.Br para ter acesso a informações da Receita. Desde então, usuários nível bronze já não tem mais acesso a esses recursos.

Em março, o órgão lançou algumas ferramentas para auxiliar o contribuinte a declarar seu Imposto de Renda por meio da plataforma. Mas, a declaração pré-preenchida do IR só ficou disponível a partir do dia 15. 

Segundo a Receita, os recursos existem para reduzir a necessidade do cidadão de ir até um posto para adquirir informações sobre declarações dos anos anteriores. Este ano, o prazo de envio da declaração do IR começou dia 07 de março e vai até 29 de abril. 

Em Alta

content

Confira as melhores opções de celular bom e barato para 2022!

É possível conseguir um celular bom e barato sem precisar gastar valores exorbitantes no aparelho! Quer saber mais? Veja aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Uniprime Black

O cartão Uniprime Black oferece um programa de pontos muito interessante. Que tal aprender como solicitá-lo? Leia este post e confira!

Continue lendo
content

Conheça a conta à ordem Best Serviços Mínimos

Quer uma conta à ordem completa com custo reduzido de operação? Conheça a conta Best Serviços Mínimos e aproveite todos os seus benefícios.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Quais são as opções de saque do Fundo de Garantia este ano?

Confira quais são as modalidades de saque do FGTS 2022 disponíveis para os trabalhadores em regime CLT e como resgatar os valores.

Continue lendo
content

Como ganhar dinheiro com o TikTok

É possível ganhar dinheiro com o TikTok através do número de seguidores e com boas parcerias! Em nosso post explicamos melhor. Confira!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Apple

Conheça o Cartão Apple e comece a pagar com praticidade. Descubra quais são as vantagens, compare com outros cartões e veja como solicitar.

Continue lendo