Educação financeira

Veja o que precisa para declarar o Imposto de Renda em 2022

Fazer a declaração do Imposto de Renda pode parecer um desafio, mas se você se programar com antecedência e reunir os documentos, tudo fica mais fácil e fluido. Então, não deixe para a última hora e reúna toda a documentação necessária para estar nos primeiros lotes de restituição.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 12/02/2022

Segundo especialistas, reunir documentos com antecedência pode evitar os riscos de cair na malha fina. Confira!

Veja os documentos para declarar Imposto de Renda em 2022. Fonte: Governo Federal.
Veja os documentos para declarar Imposto de Renda em 2022. Fonte: Governo Federal.

Se você deseja adiantar sua restituição do IR, então fique de olho no prazo! Nesse sentido, o prazo para declarar o Imposto de Renda em 2022 deve iniciar em março e será referente ao ano base de 2021. Para quem quer se livrar da obrigação logo de início, deve prestar atenção na documentação necessária e já começar a separar.

Embora o prazo oficial para declarar o Imposto de Renda em 2022 não tenha sido informado, espera-se que ele siga o padrão dos anos anteriores. Ou seja, iniciando em março com data limite para final de abril. Por isso é importante que você deixe os documentos necessários em ordem, já que se precisar de algo a mais poderá ter tempo suficiente para correr atrás. Dessa forma, você evita de cair na malha fina.

Segundo especialistas, agir com planejamento certo pode te dar a vantagem de entrar nos primeiros lotes de restituição. Além disso, você poderá se programar para garantir o menor pagamento, ou ainda um melhor valor de restituição. Portanto, trouxemos a lista completa de documentos necessário para declarar o Imposto de Renda em 2022. Confira a seguir.

Como fazer a declaração de imposto de renda para pessoa jurídica.

Investidor: como fazer a declaração do IR

Se você possui investimentos, confira como fazer a declaração de Imposto de Renda sobre eles.

Anúncios

Renda

Nessa categoria entram os informes de rendimento de instituições financeiras, corretoras, salários, aposentadoria, pensões, pró labore, entre outras. Além disso, para declarar o Imposto de Renda em 2022 você também deve reunir documentos de doações recebidas, heranças, e qualquer outra renda, até mesmo dos programas como Nota Fiscal Paulista.

Bens e direitos

Aqui entram os documentos de comprovação de compra e venda de bens, escrituras, matrícula do imóvel, IPTU e, se houver, documentos para comprovação acionária das suas empresas. Vale lembrar que para declarar o Imposto de Renda em 2022 você deve reunir esses documentos referentes a 2021.

Anúncios

Dívidas e ônus

Então, aqui você deve reunir documentos e informações para comprovar caso tenha contraído ou pago uma dívida ou ônus.

Rendas variáveis

Investimentos também contam na hora de declarar o Imposto de Renda em 2022. Então, reúna os documentos de controle de compra e venda de ações referentes a 2021, além de Documento de Arrecadação da Receitas Federais e informe de rendimento de renda variável.

Pagamentos e deduções

Aqui vale qualquer recibo de pagamento de planos de saúde, despesas médicas e odontológicas, despesas com educação e até mesmo comprovante de pagamento de previdência social privada. Além disso, vale lembrar que para declarar o Imposto de Renda em 2022 você também vai precisar informar recibos de doações, e pagamentos de outros serviços, como emprega doméstica por exemplo.

Informações complementares

Por fim, caso você possua bens como imóveis, veículos, embarcações, entre outros, será necessário fornecer algumas informações adicionais para declarar o Imposto de Renda em 2022.

Documentos

Então, depois de reunir todos os documentos cabíveis para o seu caso, você deve juntar documentos pessoais seus e de seus dependentes, além de cópia da última declaração de IR efetuada. Ademais, não se esquece de levar comprovante de endereço atualizado e dados da conta para restituição. Não espere para declarar o Imposto de Renda em 2022 na última hora, pois você pode sair prejudicado. Então, planeje-se!

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cartão de crédito Santander Universitário SX: como funciona

O Santander resolveu apostar em uma opção para estudantes: o Santander Universitário SX . Ainda não conhece ele? Então, acompanhe aqui.

Continue lendo
content

Confira quais são as revisões do INSS disponíveis para aposentados!

Além da Revisão da Vida Toda, existem outras revisões do INSS que podem beneficiar e muito os aposentados! Confira aqui.

Continue lendo
content

Confira detalhes sobre a nova conta digital da Porto Seguro

A conta digital Porto Seguro é gratuita e oferece diversos benefícios aos clientes da seguradora. Veja quando ela estará disponível!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Veja como aumentar o score de crédito do Serasa para conseguir empréstimo!

Qualquer pessoa está sujeita a análise de crédito na hora de pedir um empréstimo. Então veja como aumentar o score de crédito do Serasa!

Continue lendo
content

Empréstimo SuperSim online: liberação do dinheiro rápida por PIX

Conheça aqui o empréstimo SuperSim online com liberação rápida do crédito por PIX, taxas de juros atrativas e muitos outros benefícios.

Continue lendo
content

Como solicitar cartão da Ame Digital

Veja como é simples fazer o cartão da Ame para poder comprar recebendo dinheiro de volta e sem se preocupar com taxas escondidas nem anuidade.

Continue lendo