Finanças
Abono Salarial poderá vir em dobro para o trabalhador em 2022
Com a liberação do calendário de pagamento do Abono Salarial 2022, milhões de brasileiros esperam que a remuneração de 2021 também seja acertada esse ano. Veja mais a seguir!
Anúncios
Devido à suspensão do benefício em 2021, pressupõe-se que o pagamento dos dois anos-base seja feito ainda este ano. Entenda.
Sem dúvida, a pandemia do covid-19 teve um duro impacto sobre a economia brasileira. Isso fez com que o Governo Federal tomasse medidas emergenciais para segurar os cofres públicos. E, por decisão unânime do CODEFAT, o pagamento do Abono Salarial com o ano vigente de 2020 foi adiado para 2022. Porém, especula-se que com a liberação do novo calendário, o trabalhador pode receber o Pis Pasep em dobro!
Com o cronograma liberado pela Caixa Econômica Federal em Janeiro de 2022, estima-se que mais de 23 milhões de trabalhadores devam receber o PIS/PASEP este ano. Caso o Governo decida pagar os valores não recebidos no ano passado, o benefício pode chegar a até R$2.400,00.
Apesar do adiamento ter afetado diretamente o bolso dos brasileiros, que contam com o abono salarial para aliviar suas dívidas, a notícia do possível pagamento do Pis Pasep em dobro trouxe um certo alívio para quem achou que havia perdido o direito. Agora, os trabalhadores aguardam uma decisão oficial do CODEFAT em relação à lacuna deixada em 2021, com a expectativa que os dois anos-base sejam acertados em 2022.
Como fazer a carteira de trabalho digital
Veja aqui como fazer a CTPS Digital e tenha muito mais praticidade na palma da sua mão!
O que é e quem tem direito ao PIS/PASEP
Pois bem, o Abono Salarial é um benefício previsto por Lei. Então, ele está disponível aos trabalhadores das áreas públicas e privadas que cumprem os requisitos exigidos pelo Governo Federal. O valor equivale a no máximo um salário mínimo, e é remunerado anualmente pela Caixa Econômica Federal através do calendário estabelecido pelo CODEFAT.
O montante é pago proporcionalmente aos meses trabalhados no ano-base, dividindo o valor do salário mínimo pela quantidade do tempo de serviço do trabalhador. Além disso, a data do recebimento vai de acordo com o mês de nascimento do indivíduo. Portanto, os pagamentos são feitos de forma gradual durante o ano.
Ademais, só recebe o PIS/PASEP quem tem cadastro no PIS há pelo menos 5 anos e recebeu no máximo dois salários mínimos por mês durante o ano-base, trabalhou por no mínimo 30 dias com carteira assinada e tem os dados cadastrados pelo empregador de forma correta no RAIS.
Para verificar se você tem direito ao Abono, bem como se vai ou não recebê-lo em dobro este ano, basta acessar o site da Caixa ou consultar o benefício através do app CTPS Digital.
Em Alta
Como solicitar o cartão Santander Unlimited Black
Conheça o Cartão Santander Unlimited Black, saiba quais são os benefícios, compare e descubra como solicitar o seu para ter exclusividade.
Continue lendoComo antecipar FGTS pela BX Blue? Confira aqui
Quer quitar suas dívidas ou colocar suas finanças em dia com juros menores? Saiba como antecipar FGTS pela BX Blue e aproveite. Confira!
Continue lendoConheça o consórcio Itaú
Quer realizar o sonho de possuir uma casa própria ou automóvel? Então, confira no post de hoje informações sobre o consórcio Itaú.
Continue lendoVocê também pode gostar
Os salários mais altos do cinema: saiba quem são os artistas mais bem pagos de Hollywood
Segundo a lista da Forbes alguns dos artistas mais bem pagos de Hollywood são os que participaram de franquias Marvel. Conheça os outros aqui!
Continue lendoCartão de crédito para menor de 18: conheça as opções
Confira aqui as melhores alternativas de cartão de crédito para menor de 18 anos e ofereça maior liberdade financeira aos seus filhos!
Continue lendoComo solicitar o cartão Easy
Descubra o passo a passo para solicitar o cartão Easy online, via telefone ou pelo aplicativo e saiba quais são as vantagens desse cartão de crédito.
Continue lendo