Finanças
Abono Salarial poderá vir em dobro para o trabalhador em 2022
Com a liberação do calendário de pagamento do Abono Salarial 2022, milhões de brasileiros esperam que a remuneração de 2021 também seja acertada esse ano. Veja mais a seguir!
Anúncios
Devido à suspensão do benefício em 2021, pressupõe-se que o pagamento dos dois anos-base seja feito ainda este ano. Entenda.
Sem dúvida, a pandemia do covid-19 teve um duro impacto sobre a economia brasileira. Isso fez com que o Governo Federal tomasse medidas emergenciais para segurar os cofres públicos. E, por decisão unânime do CODEFAT, o pagamento do Abono Salarial com o ano vigente de 2020 foi adiado para 2022. Porém, especula-se que com a liberação do novo calendário, o trabalhador pode receber o Pis Pasep em dobro!
Com o cronograma liberado pela Caixa Econômica Federal em Janeiro de 2022, estima-se que mais de 23 milhões de trabalhadores devam receber o PIS/PASEP este ano. Caso o Governo decida pagar os valores não recebidos no ano passado, o benefício pode chegar a até R$2.400,00.
Apesar do adiamento ter afetado diretamente o bolso dos brasileiros, que contam com o abono salarial para aliviar suas dívidas, a notícia do possível pagamento do Pis Pasep em dobro trouxe um certo alívio para quem achou que havia perdido o direito. Agora, os trabalhadores aguardam uma decisão oficial do CODEFAT em relação à lacuna deixada em 2021, com a expectativa que os dois anos-base sejam acertados em 2022.
Como fazer a carteira de trabalho digital
Veja aqui como fazer a CTPS Digital e tenha muito mais praticidade na palma da sua mão!
O que é e quem tem direito ao PIS/PASEP
Pois bem, o Abono Salarial é um benefício previsto por Lei. Então, ele está disponível aos trabalhadores das áreas públicas e privadas que cumprem os requisitos exigidos pelo Governo Federal. O valor equivale a no máximo um salário mínimo, e é remunerado anualmente pela Caixa Econômica Federal através do calendário estabelecido pelo CODEFAT.
O montante é pago proporcionalmente aos meses trabalhados no ano-base, dividindo o valor do salário mínimo pela quantidade do tempo de serviço do trabalhador. Além disso, a data do recebimento vai de acordo com o mês de nascimento do indivíduo. Portanto, os pagamentos são feitos de forma gradual durante o ano.
Ademais, só recebe o PIS/PASEP quem tem cadastro no PIS há pelo menos 5 anos e recebeu no máximo dois salários mínimos por mês durante o ano-base, trabalhou por no mínimo 30 dias com carteira assinada e tem os dados cadastrados pelo empregador de forma correta no RAIS.
Para verificar se você tem direito ao Abono, bem como se vai ou não recebê-lo em dobro este ano, basta acessar o site da Caixa ou consultar o benefício através do app CTPS Digital.
Em Alta
Cartão BPI Gold ou Cartão BPI Prémio: qual o melhor?
Veja qual o cartão ideal para você: BPI Gold ou BPI Prémio. Enquanto o primeiro tem seguros associados, o segundo oferece descontos, confira!
Continue lendoCartão Caixa Mais ou Cartão Caixa SIM: qual o melhor?
Descubra tudo sobre o cartão Caixa Mais ou Cartão Caixa SIM, opções para manter a sua vida financeira em dia com diversos benefícios, veja.
Continue lendoComo abrir conta na corretora de investimentos Ágora
Para abrir uma conta na corretora de investimentos Ágora, você precisa acessar o site e preencher um formulário. Saiba como fazer isso aqui!
Continue lendoVocê também pode gostar
Como consultar o saldo FGTS online
Com a possibilidade do saque, muitas pessoas querem consultar o saldo FGTS online. E o post de hoje tem como objetivo sanar toda as dúvidas.
Continue lendoOs 8 melhores cartões sem anuidade
Que tal conhecer os melhores cartões em anuidade disponíveis no mercado? Então, leia este post e saiba todos os detalhes sobre esses cartões.
Continue lendoAs 8 principais perguntas sobre o Original Mastercard
Conheça todas as características e vantagens do cartão de crédito Original Mastercard e saiba se ele é o ideal para suas necessidades.
Continue lendo