Finanças

PIS/PASEP do ano vigente de 2020 começa a ser pago em 2022. Veja se você tem direito ao benefício!

Após decisão do Codefat, o abono salarial de 2021 com vigência de 2020 foi adiado para poupar os cofres públicos. Porém, os valores em atraso foram liberados para pagamento e o calendário do PIS/PASEP 2022 já está no ar. Entenda.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 20/01/2022

Com o pagamento do Pis Pasep adiado, muitos trabalhadores pensaram que haviam perdido o direito ao abono salarial. Porém, o Governo Federal já publicou o calendário de pagamento dos valores atrasados. Confira mais a seguir.

Veja se você pode receber o PIS/PASEP 2022. Fonte: Caixa Econômica Federal.
Veja se você pode receber o PIS/PASEP 2022. Fonte: Caixa Econômica Federal.

Pois bem, o abono salarial é um benefício oferecido a um grupo de trabalhadores do setor público e privado com pagamento anual através da Caixa Econômica Federal, e com valores que podem chegar a até um salário mínimo. Entretanto, por decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o calendário do Pis Pasep de 2021 foi adiado para 2022. Veredito este que causou mal estar em grande parte da população que depende do auxílio financeiro para pagar suas contas. 

Mas, a boa notícia é que os pagamentos do ano vigente de 2020 devem começar ainda este mês. o Governo Federal já preparou o cronograma da remuneração, e você pode conferir se tem direito ao incentivo, bem como o valor disponibilizado, de forma simples e sem sair de casa. 

Antes de mais nada, é preciso se enquadrar em algumas situações que exigidas pelo Governo para receber o abono. Primeiramente, você precisa estar inscrito no PIS há pelo menos 5 anos. Além disso, não pode ter recebido mais do que dois salários mínimos por mês no ano vigente, e também precisa ter trabalhado por no mínimo 30 dias com carteira assinada. 

Não têm direito ao benefício os trabalhadores informais, empregadas domésticas, trabalhadores (urbanos e rurais) empregados por pessoas físicas e trabalhadores contratados por pessoas físicas mas equiparados a jurídica.

Como receber o seguro desemprego

Veja aqui como receber este benefício para colocar as contas em dia!

Então, existem diversas formas de consultar se você tem direito ao PIS. Nesse sentido, é possível se informar sobre o assunto através dos sites da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Trabalho ou do Governo Federal. Além disso, se preferir também pode ligar no número 158 para maiores informações.

Porém, a forma mais simples e completa para saber sobre o abono salarial é através do aplicativo da carteira de trabalho digital. Para utilizá-lo, é necessário primeiro fazer um rápido cadastro no site do Governo Federal. Então, é só baixar o app em seu smartphone através da App Store ou Google Play e inserir os seus dados de CPF e senha. 

Com a CTPS digital você tem acesso a todas as suas informações profissionais como contratos de trabalho, alterações salariais e benefícios disponíveis em seu nome. Inclusive, é na aba “benefícios” que você fica sabendo se pode ou não receber o PIS, qual o valor disponível e em qual data ele será pago. Tudo de forma gratuita e em poucos cliques!

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

O que é CDB e CDI: qual a diferença entre eles?

O que é CDB, CDI e qual a diferença entre eles? Pois esses são tipos de ativos de investimento da renda fixa, e trazem menores riscos. Entenda

Continue lendo
content

10 bilionários mais jovens do mundo 2021

Você sabe quais são os 10 bilionários mais jovens do mundo de 2021? Separamos aqui a lista com os nomes e patrimônios de cada um deles. Veja!

Continue lendo
content

Empréstimo para negativado BKM: o que é o BKM?

Conheça aqui a BKM Financeira e sua opção de empréstimo para negativado com aprovação ágil, 120 meses para pagar e juros de 1,35%a.m.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

PicPay: Como ganhar dinheiro com o PIX

como ganhar dinheiro com PIX através de sua conta no PicPay? Pois venha descobrir em nosso artigo, é muito fácil! Clique e descubra como aqui

Continue lendo
content

Qual a diferença entre o Auxílio Brasil e o Auxílio Permanente, e quem pode receber os benefícios?

Com a criação do Auxílio Permanente, quem recebe o Auxílio Brasil também terá direito? Tire essa e outras dúvidas aqui!

Continue lendo
content

PIX: Como proteger a sua conta digital

PIX é um meio de pagamento rápido e bastante seguro. Porém existem algumas atitudes para trazer ainda mais segurança para o PIX e sua conta.

Continue lendo