Educação financeira
Confira quais são as regras e como solicitar a pensão por morte do INSS
Por mais duro que seja perder um ente querido, lidar com a burocracia relacionada ao falecimento é necessário para garantir o amparo aos dependentes. Então, saiba como funciona a pensão por morte do INSS, e como solicitá-la.
Anúncios
O benefício está disponível para dependentes do contribuinte falecido, mas é necessário cumprir algumas regras para a concessão. Entenda.
Durante o pico da pandemia do coronavírus, que acometeu mais de 18 milhões de brasileiros na época, a busca por maiores informações sobre benefícios previdenciários e pensão por morte do INSS aumentaram significativamente. Enquanto a maioria dos seguros do Instituto tem a ver com o contribuinte, a pensão por morte serve para amparar financeiramente os dependentes de quem veio a óbito.
Dessa forma, é um abono previdenciário pago pelo INSS aos familiares de um cidadão contribuinte que foi declarado morto pela Justiça brasileira. No entanto, existem diversas regras para a concessão do benefício, principalmente após a Reforma da Previdência em 2019.
Para receber o auxílio, é obrigatório apresentar uma série de documentos que comprovem a ligação do contribuinte morto aos solicitantes. O objetivo é proporcionar um amparo financeiro à família que sofreu a perda do ente querido para que ela consiga se sustentar.
Assim, tanto o prazo de pagamento quanto o valor disponibilizado dependem de alguns fatores. Como por exemplo a idade dos dependentes e a renda mensal que o falecido recebia ante o ocorrido.
Quem tem direito a pensão por morte do INSS?
Podem receber o abono o cônjuge, companheiro (a), filhos menores de 21 anos em qualquer condição, ou que tenha deficiência mental, intelectual ou enfermidade grave. Também podem receber o auxílio os pais e irmãos menores de 21 anos ou com deficiência/enfermidade grave.
Você será redirecionado a outro site
Qual o prazo de recebimento da pensão por morte do INSS?
Pois bem, os dependentes menores de 21 anos têm direito ao benefício durante três anos. Quem tem entre 21 e 26 anos, recebe a pensão por seis anos. Entre 27 e 29 anos, são dez anos. De 30 a 40 anos, são quinze anos. Já os dependentes entre 41 e 43 anos têm direito ao benefício por vinte anos. E, acima de 44 anos, a pensão por morte é vitalícia.
Quais os documentos exigidos para os cônjuges ou companheiros?
Quem é casado formalmente, precisa apresentar a certidão de casamento e a certidão de óbito do contribuinte. Já para quem tinha uma união estável com o falecido, a lista de documentos é mais extensa. Dessa forma, são exigidos:
- Certidão de óbito do contribuinte;
- Conta bancária conjunta;
- Sentença judicial declaratória de união estável;
- Declaração do IR onde conste o solicitante como dependente;
- Certidão de nascimento do filho (se houver);
- Prova de residência conjunta;
- Provas de despesas domésticas;
- entre outros.
Como solicitar a pensão por morte do INSS?
Então, o processo é feito de maneira online através do site ou aplicativo Meu INSS. Para acessá-lo, é necessário criar uma conta no portal GovBr com login e senha. Na tela inicial, é possível buscar pela alternativa “pensão”, e logo após, “pensão por morte”, que pode ser urbana ou rural.
Se o sistema pedir uma atualização de dados cadastrais, efetue-os e depois clique em “avançar”. Em seguida, o Instituto informa quais são as regras de concessão do benefício. Ao clicar em “continuar”, você deve confirmar suas informações para contato e preencher todos os dados solicitados, além de anexar os documentos exigidos pelo órgão.
Agora que você já sabe o que é necessário para solicitar a pensão por morte do INSS, confira o conteúdo recomendado abaixo sobre quais as possibilidades de receber aposentadoria e pensão por morte simultaneamente.
Pode receber aposentadoria e pensão por morte?
Aposentados pelo INSS tem direito ao benefício da aposentadoria e da pensão por morte ao mesmo tempo? Saiba mais agora mesmo!
Em Alta
Tesouro IPCA ou Tesouro Selic: qual o melhor investimento?
Na hora de escolher Tesouro IPCA ou Tesouro Selic, você deve entender do que se trata cada um deles e as diferenças. Confira aqui!
Continue lendoKabum é confiável?
Descubra em primeira mão se a plataforma Kabum é confiável, quais são as suas vantagens, desvantagens e como comprar com segurança.
Continue lendoConheça o consórcio Itaú
Quer realizar o sonho de possuir uma casa própria ou automóvel? Então, confira no post de hoje informações sobre o consórcio Itaú.
Continue lendoVocê também pode gostar
Conheça o cartão Credicard Zero
Conheça todos os benefícios do cartão Credicard Zero, sem anuidade e prático para você! Clique e saiba mais!
Continue lendoComo funciona o Serasa Limpa Nome?
Saiba mais sobre como funciona o Serasa Limpa Nome e de que maneira você pode se livrar das dívidas mesmo com pouco dinheiro no bolso.
Continue lendoConheça a conta Digital Trigg: lançamento em 2021
Conheça a conta digital Trigg, nova plataforma digital que tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2021 e saiba como se preparar para novidade.
Continue lendo