Educação financeira

Qual modalidade de parcelamento é mais vantajosa: PIX ou cartão de crédito?

O Banco Central deve lançar uma nova modalidade de parcelamento via PIX no segundo semestre desse ano. No entanto, algumas instituições já oferecem o recurso aos seus clientes. Mas, o que é melhor: parcelar no PIX ou no cartão? Entenda.

Anúncios

por Aline Barbosa

Publicado em 27/03/2022

Banco Central deve implementar a nova modalidade oficialmente no segundo semestre. No entanto, algumas instituições já oferecem o parcelamento via PIX. Confira!

Qual parcelamento é mais vantajoso: PIX ou cartão de crédito? Fonte: Adobe Stock.
Qual parcelamento é mais vantajoso: PIX ou cartão de crédito? Fonte: Adobe Stock.

Sem dúvida, o PIX caiu na graça dos brasileiros desde o seu lançamento, em 2020. Agora, o Banco Central promete uma nova funcionalidade que vai trazer ainda mais praticidades para o cidadão. Trata-se do PIX Garantido, onde será possível parcelar as compras através da ferramenta. Dessa forma, o consumidor terá duas opções de parcelamento: o PIX ou cartão de crédito. 

O pagamento instantâneo já era uma boa alternativa ao cartão de débito por apresentar a ausência de taxas para pessoas físicas. Com a função crédito habilitada, consumidores que tem dificuldade em conseguir o plástico devem ser os maiores beneficiados.

A novidade permitirá o desmembramento de valores junto aos estabelecimentos comerciais com a mesma segurança proporcionada pelo PIX à vista. Segundo o BC, a ferramenta estará disponível para todos a partir do segundo semestre de 2022. 

TED, DOC, PIX: quando usar um ou outro?

Veja quando é apropriado utilizar as três formas de transferência bancária e conheça detalhes das três alternativas!

Anúncios

Ferramenta já está disponível em algumas instituições

No entanto, diversas instituições financeiras já se anteciparam e liberaram o parcelamento via PIX em suas plataformas digitais. O banco Santander foi o pioneiro entre os bancos tradicionais a implementar a nova funcionalidade.

Assim, por meio do serviço “Divide o PIX”, o cliente tem a opção de parcelamento desde que possua saldo em conta ou crédito o suficiente para cobrir o valor da operação. Então basta determinar a data de vencimento e a quantidade de parcelas, que pode chegar até 24 vezes. 

Pelas normas do banco, a compra deve ser de no mínimo R$100,00 com parcelas a partir de R$5,00. Então, o cliente tem 59 dias para iniciar o pagamento das parcelas, e são cobrados 2,09% de juros ao mês além do IOF sobre a operação. 

Além do Santander, o Mercado Pago e o PicPay também já disponibilizaram o novo recurso aos seus clientes. Com o PicPay é possível solicitar o parcelamento através do serviço “PIX com Cartão”. A divisão é de até 12 vezes, com taxas de 3,99% por parcela. 

No Mercado Pago, a ferramenta está disponível apenas aos clientes que possuem a linha de crédito pessoal à seu dispor. O recurso, chamado “QR PIX” também proporciona um parcelamento em 12 vezes, com juros de 2,5% ao mês mais a taxa de IOF sobre a transação. 

Qual é melhor: PIX ou cartão de crédito?

Certamente, o pagamento instantâneo PIX bateu de frente com outros métodos de transferência como o TED e o DOC. Entretanto, o embate com o parcelamento através do cartão deve ser mais competitivo. Isso porque ambos podem apresentar taxas de juros.

Segundo o CEO da Matera, Carlos Netto, o novo recurso do PIX ainda está em desenvolvimento para se tornar mais vantajoso do que os cartões. Mas, ainda é preciso aguardar para ver como o mercado desenvolverá a utilização de ambos os produtos.

Nesse sentido, quem possui um cartão de crédito e puder parcelar suas compras sem juros, dará preferência ao plástico. Sendo assim, se o BC oferecer o PIX Garantido com incidência de juros, as operadoras de cartão não serão tão afetadas. Então, o maior beneficiário será de fato o consumidor que não tem acesso ao crédito. 

Sobre o autor

Aline Barbosa

Escritora e editora em diversas áreas. Amante da música e dos livros. Sempre em busca de novos desafios, acredita que aprender é um processo vitalício e busca passar o conhecimento que adquiriu na vida de forma prática e simples.

Revisado por

Tathiane Mantovani

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Drama biográfico sobre Lucille Ball e Desi Arnaz pode premiar Nicole Kidman no Oscar 2022

O filme Apresentando os Ricardos é a mais nova produção da Amazon Prime e deve dar o Oscar a Nicole Kidman na premiação deste ano. Veja mais aqui!

Continue lendo
content

Como solicitar o cartão Extra

Descubra agora como solicitar o seu cartão Extra ainda hoje, com 24x para parcelar as suas compras e anuidade diferenciada, confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça o cartão de crédito VerdeCard

Conheça aqui o cartão de crédito VerdeCard, um cartão com parcelamento em até 36x, solicitação online e muitos outros benefícios exclusivos.

Continue lendo
content

Conheça a solução Akredito

Você sabia que a Akredito é uma excelente opção para te ajudar a quitar suas dívidas? Te contamos tudo sobre o assunto aqui. Veja!

Continue lendo
content

4 motivos para ter um cartão Original Mastercard

Descubra 4 motivos para ter um cartão Original Mastercard. Saiba se esse é o cartão de crédito ideal para sua rotina diária.

Continue lendo